DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NO X SEMINÁRIO FLUMINENSE DE SOCIOLOGIA DA UFF
A Comissão Organizadora do X Seminário Fluminense de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, que se torna válido a partir da data de sua publicação, podendo sofrer alterações, caso seja necessário, por meio de editais complementares.

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
O X Seminário Fluminense de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo tema é "Ruptura democrática: impactos na sociedade brasileira e no campo das Ciências Sociais", será realizado em formato online, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro de 2021, organizado na cidade de Niterói (RJ).


2. DOS OBJETIVOS DO EVENTO
Seu objetivo é fomentar o debate e o intercâmbio acadêmico entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da área, tornar públicas as pesquisas desenvolvidas pelos alunos/as/es do PPGS (matriculados e egressos), estimular a produção de trabalhos e gerar oportunidade de divulgação a um público mais amplo, independentemente das diferentes etapas em que se encontrem as suas investigações.


3. DOS GRUPOS DE TRABALHO
GT 1 - Arte, sociedade e cultura
Coordenadores: Prof. Jorge De La Barre (PPGS-UFF), Marina Lima (PPGS-UFF) e Bruna Raposo (PPGS-UFF)
Esse Grupo de Trabalho destina-se às discussões acerca dos diversos mundos da arte, ações coletivas e agências. Interessam as diversas formas expressivas: artes plásticas, literatura, cinema, música, fotografia, moda, arte urbana, entre outras. De forma ampla: os estudos das trajetórias dos diversos agentes vinculados aos mundos da arte; os sentidos sociais, culturais, políticos e estéticos atribuídos aos objetos e fenômenos estudados; os
seus agenciamentos com memória, tradições, convenções, valores, costumes; nos casos de cultura material, se enquadram também os processos de patrimonialização, ritualização e seus respectivos efeitos nas formas e manifestações sociais.

GT 2 - Sociedade e Religião
Coordenadores: Profa. Christina Vital (PPGS-UFF) e Milleni Freitas (PPGS-UFF)
Este Grupo de Trabalho tem como objetivo contemplar estudos no âmbito das ciências sociais cuja atenção recaia sobre interfaces existentes entre religião, política, arte e práticas culturais. Sendo assim, interessam as pesquisas empíricas, documentais e bibliográficas sobre os mais diferentes grupos religiosos em suas dimensões doutrinárias, teológicas, ritualísticas, institucionais, políticas e culturais com foco na contemporaneidade.

GT 3 - Estado e mercados
Coordenadores: Prof. Marcos Otávio (PPGS-UFF), Matheus Carvalho (PPGS-UFF) e Jorge Carlos Dias (PPGS-UFF)
Este Grupo de Trabalho destina-se às discussões acerca das ações e instituições concebidas como estatais e políticas, além de processos e relações de poder num sentido mais amplo, bem como investigações sobre mercados e suas respectivas relações (econômicas, políticas, sociais e culturais) tanto nos âmbitos do legal e ilegal, como também de suas vinculações às diferentes estratégias para o desenvolvimento no contexto do
capitalismo e neoliberalismo na contemporaneidade.

GT 4 - Estado e conflitos
Coordenadores:
 Prof. André Dumans (PPGS-UFF), Telma Mabureza (PPGS-UFF) e Bianca Sampaio (PPGS-UFF)
Este Grupo de Trabalho estimula a reflexão sobre representações sociais, práticas, agentes e diferentes estratégias para o desenvolvimento e conflito que dão sentido social aos processos sócio-políticos, estatais e econômicos. O foco recai sobre a diversidade e a complexidade dos processos de constituição e consolidação do Estado, da política e da economia e seus efeitos sobre a produção das formas de intercâmbio, circulações e
modalidades de violência contemporâneas.

GT 5 - Desigualdades e diferenças
Coordenadores:
 Profa. Verônica Toste (PPGS-UFF) e Danielle Rodrigues (PPGS-UFF)
Este Grupo de Trabalho destina-se às discussões acerca de um eixo central da vida social contemporânea, a saber: a desigualdade. Neste eixo, privilegiam-se as análises sobre as causas, discursos de legitimação, contextos institucionais e mecanismos de produção e reprodução social das desigualdades de oportunidades e de resultados; a relação entre discriminação e desigualdades, os aspectos relacionais e organizacionais das
desigualdades a intersecção entre desigualdades categóricas, além das formas, linguagens, políticas e agências de enfrentamento das desigualdades. O GT privilegia sobretudo estudos científicos e fundamentados por teoria, metodologia e empiria, além de formulados
conforme os parâmetros da objetividade e reflexividade sociológica, valorizando as ciências sociais como forma de produção de conhecimento.

GT 6 - Tecnologias digitais
Coordenadores:
 Prof. Jair Ramos (PPGS-UFF) e Lara Miranda (PPGS-UFF)

Este Grupo de Trabalho se dedica às pesquisas sobre tecnologias digitais que têm efeitos em configurações de socialidades, modos de subjetivação e relações de poder e, simultaneamente, um produto social e um ator em redes sociotécnicas. Busca-se compreender o impacto da produção e do armazenamento de grandes volumes de dados – big data – em diferentes esferas sociais, bem como na circulação e recepção do conhecimento científico e das ideias.

 

4. DA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NOS GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
4. 1. Poderão se inscrever para apresentação de trabalhos nos GTs pessoas graduandas, graduadas, pós-graduandas, pós-graduadas e pessoas interessadas que desenvolvam pesquisas na área das Ciências Sociais ou que dialoguem com os temas propostos pelos GTs.
4.2. Cada proponente poderá enviar apenas um trabalho escrito de autoria individual ou em coautoria por Grupo de Trabalho (GT). Em caso de mais de uma pessoa participante, apenas uma delas deverá realizar a inscrição.
4.3. Os resumos das propostas de comunicação deverão ser enviados, via formulário eletrônico disponibilizado neste edital no site do evento, a partir do dia 14 de outubro até às 23h59m do 08 de novembro de 2021. No ato da inscrição a/o/e participante deverá indicar o GT ao qual deseja se inscrever e enviar o resumo de seu trabalho.
4.4. O X Seminário Fluminense de Sociologia reserva 20% da aprovação de trabalhos para pesquisadores pretos, pardos, indígenas, trans e com deficiência.
4.5. Cada sala remota de GTs terá duração de até 3 (três) horas.

 

5. DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS
5.1. Os resumos devem ser enviados entre os dias 14 de outubro de 2021 e 08 de novembro de 2021, através do site https://doity.com.br/x-seminario-fluminense-de-sociologia/ na aba “inscrições”;
5.2. Os resumos devem conter entre 1.500 (mil e quinhentas) e 2.000 (duas mil) palavras e apresentar título; autoria; tema de pesquisa; breve revisão teórica; metodologia; conclusões parciais ou finais; referências bibliográficas.

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS

Agradecemos a todes/as/os que enviaram resumos para o X Seminário Fluminense de Sociologia. A seguir, estão os resumos aprovados. 

GT 1 - Arte, Sociedade e Cultura

PRÁXIS ENUNCIATIVA: CONSTRUÇÃO EXPOGRÁFICA E INTERDISCURSIVIDADE EM FOLDERS EXPOSITIVOS (Karoline Santana Guimarães)

POR TRÁS DA TELA: A PLATAFORMIZAÇÃO DA LITERATURA (RE)PRODUZIDA PELO TRABALHO NÃO PAGO (Milena Geisa dos Santos Martins)

Imagens Bororo: Uma análise antropológica da imagética produzida pela Comissão Rondon e os Salesianos no Brasil Central (Leandro Teixeira da Silva)

AFETOS DESESTABILIZADOS EM LUGARES DE DESAPARIÇÃO NO CINEMA BRASILEIRO (Wendell Marcel Alves da Costa)

O Monstro-Humano: como o cinema fantástico filmou o nazismo (SERGIO SCHARGEL e Bernardo Brum)

O Joia como Dádiva: patrimônio e reciprocidade em um botequim carioca (Antonina de Lima Fernandez)

Performance Menstrual: ativismo no Sagrado Feminino (Gabriela da Silva Dezidério)

GT 2 - Sociedade e Religião

A RELIGIÃO COMO FATOR DE IMPACTO NO PERÍODO PANDÊMICO (Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior)

Religião e política no Brasil: o populismo religioso de direita em Jair Bolsonaro (Edson Lugatti Silva Bissiati)

Você é da Nação? Entre o Judeu Real e o Judeu Imaginário no processo de emancipação política na Revolução Francesa (Gabriela Mehl Domingues Kucuruza) 

GT 3 - Estado e mercado

Sistemas de Trabalho e Mobilidade: uma reflexão sobre as categorias de modernidade e globalização no pensamento de Anthony Giddens, Luc Boltanski e Éve Chiapello (Ana Raquel  Rosa do Couto)

Notas sobre as Ciências Sociais em Moçambique e os desafios para o Ensino Superior (Lucas Santos de Oliveira) 

RELAÇÕES ENTRE A CRISE DO CORONAVÍRUS E A CRISE DEMOCRÁTICA (Matheus de Oliveira Brancaglion)

A AGRICULTURA ORG NICA E AS ESTRATÉGIAS DE MERCADO NO BREJAL/RJ (Paola Carneiro Pessoa)

O Estado dependente e seus reflexos na mentalidade do Superior Tribunal Militar a partir dos julgamentos de presos políticos na ditadura empresarial militar brasileira (João Vitor Hugo Menezes do Nascimento)

Imaginário e realidade: uma análise sobre a mineração e suas consequências em Terras Indígenas da Amazônia (Lucas Marcondes Cesar Tadiello)

Autarquias em Moçambique: exercício da cidadania à luz da lei que cria as autarquias (António Raúl Sitoe)

GT 4 - Estado e conflitos

Mudanças na legislação eleitoral e seus efeitos na representação político-partidário (1985-2020) (Brehner Beline Gomes de Paiva)

Autonomia Universitária e Recessão Democrática no Brasil: o caso do intervencionismo nas Universidades Públicas (2019-2021) (Marcos Felipe Nascimento Teixeira)

AS VERDADES QUE PODEM NOS UNIR PARA A GARANTIA DOS DIREITOS DEMOCRÁTICOS (Mariana Cavalcante Ouverney)

Entre PEC´s e retrocessos: O enfraquecimento do modelo indigenista de 1988 no Governo Bolsonaro (Wagner das Chagas Araújo Borges)

SINDICATO DOS METALÚRGICOS EM TEMPOS DE CRISE: Uma análise exploratória comparativa das últimas negociações coletivas (Maria Carolina Barcellos Ferreira) 

DO QUARTEL PRA DENTRO” UM ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PODER, HIERARQUIA E MACHISMO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE (Luciana Tourinho Prata)

Estado, violência e homofobia: cartografia do projeto "cura gay" (Gabriel Merlim Moraes Villela)

GT 5 - Desigualdades e diferenças 

A transferência de renda para grupos focalizados: os programas Cheque Cidadão e Bolsa Família em perspectiva (Natália Cristina Granato)

Mais do que “cortinas de fumaça”: dialogando com Viviana Zelizer e Charles Tilly para pensar a imbricação entre cultura e economia no governo Bolsonaro (Henrique Rodrigues Moreira)

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (Thiago da Conceição Dias)

CADEIA DE CUIDADO GLOBAL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO AU PAIR ESTADOS UNIDOS A PARTIR DO FEMINISMO MARXISTA (Ana Paula Ranzi)

Ingleses em Niterói: Uma Análise Sociológica Sobre O Mundo Náutico Na Cidade Fluminense (Larissa Merecci) 

Os “novos estudantes” e o capital informacional: um estudo de caso sobre os ingressantes de Ciências Sociais da UFF (Thays Oliveira Espindola Cruz)

GT 6 - Tecnologias Digitais

AFETO E PERCEPÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DO ELEITOR (Camila Araújo Soares)

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PANDEMIA, O SURGIMENTO DE UM NOVO ESPAÇO VIRTUAL: EXPERIÊNCIAS DO GEGPÁDUA (JOSÉ SÉRGIO DIAS PAGE e Daniel Costa de Paiva)

RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO PLATAFORMIZADO COMO ENFRENTAMENTO À PRECARIZAÇÃO: MITIGAÇÕES E FORMAS DE RESISTÊNCIA. (Yves Faria Pessanha Gabriel)

A aceleração tecnológica e os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na juventude: uma análise interdisciplinar entre a sociologia de Hartmut Rosa, a psicologia de Jean M. Twenge e a neurociência de Manfred Spitzer (Thiago Pacheco Gebara)

A fotografia como recurso etnográfico na pesquisa das Ciências Sociais- um estudo sobre as crianças moradoras da Ocupação Nossa Senhora de Lourdes e Novo Amanhecer durante a pandemia (Luciana Tourinho Prata)

Os resumos aprovados já se encontram na aba "programação". 

 

6. DO CRONOGRAMA E PRAZOS DO EVENTO

Datas

Atividades

14/10 a 02/11 08/11

(Prazo prorrogado)

Período de submissão de resumos

04/11 a 14/11

Avaliação de resumos por coordenadores

16/11

Divulgação dos resumos aprovados

17/11

Divulgação da programação final dos GTs

30/11 a 03/12

Realização do Seminário Fluminense de Sociologia

 

Para ter acesso ao Edital de Chamada de Trabalhos, clique aqui