Formulário de Inscrição de times para a competição de Maratona de Programação, do X Simpósio de Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais / IFNMG - Campus Januária, que ocorrerá no período de 28 a 30 de Novembro de 2018.

DATA: 30/11/2018 (SEXTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14 às 17 horas.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: ACESSE AQUI

INFORMAÇÕES: A maratona de programação segue as mesmas regras das maratonas realizadas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e maratonas internacionais, realizadas pela Association for Computing Machinery (ACM). Maiores informações podem ser obtidas no link http://maratona.ime.usp.br/

TIMES: Os times são formados por um técnico (professor) e três alunos regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores. Todos os participantes devem ter suas inscrições confirmadas no X Simpósio de Informática.

FORMATO: Os times receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante as 3 horas de competição. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis (C, C++ ou JAVA). Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e um outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação os times terão à sua disposição apenas UM computador e todo o material escrito que desejarem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet durante a competição.
Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se,

PARA TODOS os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc. Em caso de submissão de solução incorreta, o time é penalizado com o acúmulo 20 minutos extras no tempo total.

O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 3 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema.

Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.