Clódis de Oliveira Andrades Filho

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É Doutor em Geociências, pelo Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto na área de Geologia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), fazendo parte do corpo docente da Graduação em Gestão Ambiental e contribui em cursos de graduação em Engenharias e Tecnológicos. É professor permanente do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS), em São Francisco de Paula. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase nas Geotecnologias - Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento na Análise Ambiental. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UERGS (2014-2018). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (GANECO - UERGS/CNPq).

Andrews Duarte da Cruz

Serviços técnicos de engenharia S.A.

Biólogo do núcleo de fauna da STE.

Caroline Voser Pereira Roschild

Serviços Técnicos de Engenharia S.A.

Ecóloga, Especialista em Malacologia de Vetores (FIOCRUZ/RJ) e em Meio Ambiente e Biodiversidade (UERGS-Litoral Norte), Mestranda em Ciências Ambientais (UFPel). Áreas de atuação: Saúde de ecossistemas aquáticos, entendendo suas relações ambientais e seus múltiplos usos através dos insetos aquáticos - Macroinvertebrados bentônicos – Pesquisas em Malacofauna límnica e terrestre, Saúde Pública, Helmintos de interesse médico, Parasitoses, Análises físico-química da água e efluentes. Consultora Ambiental.

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Universidade do Sul de Santa Catarina

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pós-Doutor pelas University of Cambridge, Manchester Metropolitan Universitty, Reino Unido e Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha. Professor permanente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação e dos Mestrados e Doutorado em Administração e em Ciências Ambientais, da Universidade do Sul de Santa Catarina. Fellow do Cambridge Centre for Energy, Environment and Natural Resource Governance (C-EENRG), Department of Land Economy, University of Cambridge, Cambridge, Reino Unido. Líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), Unisul. Cidadão Honorário de Florianópolis, título atribuído pela Câmara Municipal de Florianópolis. Cidadão Catarinense, título atribuído pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Daiane Regina Valentini

Universidade Federal da Fronteira Sul

Arquiteta e Urbanista (2007) e mestre em Geomática (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro em DINTER com a Universidade Federal da Fronteira Sul. Desde 2016 é docente efetiva Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim, atuando nas áreas de Planejamento da paisagem, Projetos arquitetônico, urbanístico e paisagístico, infraestrutura e mobilidade urbana. De 2009 -2016 atuou como professora de ensino superior na região de Chapecó-SC – UNOESC e UNOCHAPECÓ, em cursos de graduação e especialização nas áreas de Projeto Arquitetônico e urbanístico, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas. De 2009 a 2016 atuou como arquiteta e urbanista do quadro efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Chapecó-SC, nos Departamentos Elaboração de Projetos, Geoprocessamento, Mobilidade Urbana e Obras Públicas. Como pesquisadora, está inserida nos Grupos de Pesquisa CNPQ Planejamento da Paisagem e Sistema de Espaços Livres IntraUrbanos – UFSM e Projeto e Tecnologia da Arquitetura – UFFS. Orientadora do trabalho vencedor do I Prêmio Rosa Kliass 2017. Orientadora de trabalho Menção Honrosa Concurso BID URBANLAB 2017.

Fernanda Zimmermann Teixeira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS. Fez Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ) em 2015 e no Geomatics and Landscape Ecology Laboratory na Carleton University, Canadá, em 2016, e no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2017 e 2019. Atualmente é pós-doutoranda PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS). Participa das ONGs Instituto Econsciência e Instituto Curicaca. Seus principais interesses são os impactos de rodovias sobre a fauna, ecologia da paisagem, qualificação das avaliações de impacto ambiental e conservação da biodiversidade.

Luciana Ribeiro

Centrais Elétricas do Sul do Brasil

Arqueóloga trabalhando na área há 20 anos, com experiência na execução e gestão executiva de projetos de patrimônio cultural, incluindo arqueológicos. Nos últimos 10 anos incrementou seu currículo nas ações de gestão, conservação, preservação, planos públicos e privados, de projetos de arte rupestre, pinturas e gravuras, em especial nos estados de SC, MS, BA, RN, incluindo áreas de parques nacionais e prefeituras.

Raquel Machado Rech

Arqueóloga

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em História com área de concentração em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), “Doutorado-Sanduíche” em Arqueologia pela CAPES junto à Universidade de Tel Aviv (2001) e Doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2003). Foi arqueóloga membro do “Projeto Apollonia”, convênio UFRGS-Universidade de Tel Aviv (1996-2012). Foi Coordenadora de Produção Cultural no StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo (2005-2006). Foi Arqueóloga do Núcleo de Arqueologia do Centro de Cultura Missioneira da URI/Santo Ângelo (2006-2007). Foi Coordenadora do Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal de Santo Ângelo (2007-2015). Foi Sócia-Diretora da Brasil Sul Arqueologia & Projetos Educacionais Ltda (2008-2010). Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro, atribuído pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM/MinC, pela criação do Projeto de Educação Patrimonial “Jornadas de Arqueologia Missioneira” (2010). Foi Presidente do COMPAHC - Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo (2012-2015). Atuou também com consultorias em projetos de arqueologia preventiva e de educação patrimonial (2004-2015).

Sheila Patricia de Andrade

Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente mestranda bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da UFSC.Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2017, pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi bolsista CNPq de graduação sanduíche do programa Ciência Sem Fronteiras na Kingston University London, dedicando-se aos estudos de Arquitetura. Foi bolsista de Iniciação Científica com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) onde desenvolveu pesquisa na área de sintaxe espacial e movimento de pedestres. Em 2017 participou de uma das equipes semifinalistas do concurso BID UrbaLab Natal, recebendo menção honrosa, e também foi vencedora nacional do I Prêmio Rosa Kliass ? Concurso Universitário Nacional de Paisagismo, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) em parceria com o CAU/SP.