“Quanto mais o homem apreender o caráter de missão que a vida tem, tanto mais lhe parecerá carregada de sentido a sua vida”. Viktor Frankl
"AMOR, SOFRIMENTO E ARTE: o legado frankliano para a contemporaneidade" é o tema do X CBLAE (X Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial), realizado pela ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial).
Em virtude da pandemia do Coronavírus, o evento ocorrerá VIRTUALMENTE, de 09 a 11 de outubro de 2020. Na ocasião também iremos celebrar os dez anos de fundação da ABLAE.
O X CBLAE tem o compromisso com a fidelidade ao pensamento do Dr Viktor Frankl e o respeito à dignidade humana. Por isso, temos o propósito de favorecer o crescimento do ser humano e a transformação da sociedade, compreendendo o sentido da vida como força motriz para estas mudanças. Veja alguns dos nossos objetivos:
Venha você também fazer parte desse momento marcante na história da Logoterapia brasileira!!!
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoCredenciamento Credenciamento
Cerimônia de Abertura Abertura · Alisson de Meneses Pontes, Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
Mantendo a tocha acesa: o papel da ABLAE na expansão do legado Frankliano Conferência · Alisson de Meneses Pontes
Logoterapia e o sentido do amor Mesa-redonda · Lucía Copello, Marina Lemos Silveira Freitas
Coffee Break Coffee break
Criatividade e arte na práxis logoterapêutica Estudo de Caso · Sheila Maria Hesketh Rabuske, Sonia Regina Silvestre do Nascimento, Tatiana Oliveira de Carvalho
Espiritualidade e arte: o homem em busca de sentido Palestra · Thiago Antonio Avellar de Aquino
Intervalo do Jantar Intervalo
Logoterapia e o sentido do sofrimento na prática psicoterapêutica Mesa-redonda · Diogo Arnaldo Corrêa, Marcus Tulio caldas
O legado intelectual de Viktor Frankl Palestra · Heloisa Reis Marino
Recebimento do Prêmio Viktor Frankl Premiação · Paulo Kroeff
Encerramento 1º dia Encerramento
Sofrimento e formas de cuidado em Logoterapia: Suicídio, Burnout e Cuidados Paliativos Estudo de Caso · Helga Hinkenickel Reinhold, Lorena Bandeira Melo de Sá, Sarah Xavier Vasconcelos de Fialho Rodrigues
Apresentação de comunicação breve (oral) Apresentação Oral
Coffee Break 2 Coffee break
Arte literária na biblioterapia Palestra · Paulo Kroeff
Intervalo do almoço 1 Almoço
Logoterapia e o sentido da arte Mesa-redonda · Eloisa Marques Miguez, Marianne da Silva Prado
Amor e transformação social Estudo de Caso · Daniele Cajaseiras Matos, Denise Gersen Pinto Coelho, Simone Guedes Alves Gomes dos Santos
Coffee Break 3 Coffee break
Sim à vida apesar de tudo: a fé como expressão da vontade de um sentido último Palestra · Ivo Studart Pereira
O legado frankliano para a vida cotidiana Estudo de Caso · David Moises Barreto dos Santos, Francisco Carlos Gomes dos Santos, Marcos Luiz Soares
Encerramento 2º dia Encerramento
Assembleia Ordinária dos associados da ABLAE Sessão Solene
Espiritualidade na superação de crises Mesa-redonda · Benedito Guilherme Falcão Farias, Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha
A busca de sentido na vida no contexo de isolamento social Mesa-redonda · Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte, Maria Helena Budal da Silva
Coffee Break 4 Coffee break
O amor como a meta mais elevada do ser humano Palestra · Claudio García Pintos
Amor, sofrimento e arte: o legado frankliano para a contemporaneidade Conferência · Guillermo Pareja Herrera
Encerramento do congresso Encerramento
O Credenciamento será realizado VIRTUALMENTE no dia do evento.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) é uma sociedade civil, de âmbito nacional, de fins não lucrativos. Foi fundada a dia 21 de novembro de 2010, em Curitiba (PR), em Assembleia Geral ocorrida ao final do V Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial.
O compromisso da ABLAE é com a fidelidade ao pensamento do Dr Viktor Frankl e o respeito à dignidade humana. Por isso, nossas ações têm o propósito de favorecer o crescimento do ser humano e a transformação da sociedade, compreendendo que o sentido da vida é a força motriz para estas mudanças.
Graduado em Psicologia - UNIPE (2010); Mestre em Ciências das Religiões - UFPB (2012); Doutor em Psicologia Clínica - UNICAP (2019); Especialista em Logoterapia e Análise Existencial - Unilife-FIP (2019). Presidente da UNILIFE Sistema de Ensino. Presidente da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) gestão 2019-2020. Atua como confereicista, escritor, psicólogo e professor.
Logoterapeuta, doutor en psicologia (UCA), professor titural (UCA e Universidade Austral). Uma das maiores referências da Logoterapia na América Latina. Professor convidado em universidades latino-americanas. Diretor do CLEA-UCA (Centro de Logoterapia e Análise Existencial de UCA), autor de 16 livros publicados na Argentina, Brasil, México e Barcelona.
Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); Pós-Doutoranda em Psicologia na Escola de Psicologia da Universidade do Minho - Braga/Portugal (em andamento); Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); Especialista em Psicologia Escolar/Educacional e Psicopedagogia (2002); Graduação pela Universidade Católica de Petrópolis em Pedagogia (1973), em Psicologia (1981) e em Direito (1999). Pesquisadora e Professora do Curso de Mestrado e Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente tem interesse por estudos e pesquisas nas áreas de cognição social; processos psíquicos e construção da moralidade; crenças na espiritualidade e saúde psíquica; crenças e valores; crenças e sentido de vida; desenvolvimento cognitivo; autorregulação; aprendizagem.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). É especialista em Abordagem Sistêmica da Família (UNIFOR), especialista em Logoterapia (ALVEF), mestre em Psicologia (UNIFOR) e doutoranda em Ciências das Religiões (UFPB).Atualmente é psicóloga clínica, psicóloga do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e professora na Faculdade Católica de Fortaleza. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl.
Graduado e mestre em Computação.; Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA); Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela UCSal. Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no curso de Engenharia de Computação e no mestrado em Educação. Conferencista e autor de vários artigos. Membro fundador do NUCLAE-Núcleo de Logoterapia e Análise Existencial da UCSal. Coordenador do GT de pesquisa da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial), na gestão 2019-2020.
Psicóloga com atuação na clínica; Mestranda do Programa em Família na Sociedade Contemporânea. Pela UCSal; Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Sobral (SP). Coordenadora e docente do curso de pós graduação de Logoterapia e Análise Existencial da UCsal-Universidade Católica do Salvador. Docente do curso de psicologia e de Direito da UCSal. Docente convidado em Cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial no país. Fundadora e coordenadora do Grupo de Logoterapia da Bahia LOGOBAHIA, desde 2013. Fundadora e coordenadora do projeto social “O Sentido do Servir Bahia” desde 2015. Fundadora e coordenadora do NUCLAE-Núcleo de Logoterapia e Análise Existencial da UCSal. Membro da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial), 2ª secretária na gestão 2019-2020.
Psicólogo com atuação clínica; Doutor e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP (PUC-SP); especialista em Logoterapia e Análise Existencial Clínica pela SOBRAL (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana); formado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santa Teresinha de São José dos Campos, SP; docente na Graduação em Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes, SP (UMC); docente convidado em Cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial no país.
Graduada em Pedagogia e em Letras; Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP); Especialista em Análise Existencial aplicada à Educação pela SOBRAL/SP. Docente no curso de pós-graduação (Lato sensu) em diversas universidades do Brasil. Diretora do Centro de Educação Nossa Senhora das Graças, desde 1996 em Jacarei/SP, cujo projeto pedagógico é baseado na Análise Existencial de Viktor Frankl e na Educação Personalizada de Víctor García Hoz. Autora dos livros “Educação em busca de sentido: pedagogia inspirada em Viktor Frankl”, pela Paulus, 2014 editado em português e espanhol, e “Educação em Viktor Frankl – entre o vazio existencial e o sentido da vida”, (Brazil Publishing, 2019). Membro da comissão científica da ABLAE – Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (2019-2020). Membro do CIEB-Centro Interdisciplinar de Estudos em Bioética. Co-autora do livro Sexualidade, gênero e desafios Bioéticos.
Psicólogo clínico; Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Especialista em Logoterapia e Análise Existencial. Fundador e diretor clínico do Núcleo de Logoterapia Agir Três. Coordenador do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e das possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ. Sócio-fundador da Ablae - Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial. Conferencista internacional. Psicoterapeuta com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial.
Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1981), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (1982) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Atualmente é pesquisador voluntário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consultor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG e da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial - ABLAE, sócio diretor - supervisor e diretor da ASSOCIAÇÃO DE LOGOTERAPIA VIKTOR E. FRANKL, outro (especifique) e psicólogo clínico - supervisor e professor do INSTITUTO PHILEO DE PSICOLOGIA. Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, e na área existencial, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres engenheiras, trabalho e tecnologia, crises existenciais do homem moderno. E experiência na área psicoteológica, ministrando cursos de Aconselhamento Pastoral e Prevenção ao Suicídio, relacionamento casais, pais e filhos, trabalho.
Tem formação profissional em Filosofia com especialidade em Psicologia, Desenvolvimento Humano, Logoterapia e Análise Existencial e Tanatologia. Recebeu o título de mestre e doutor summa cum laude na Universidad Iberoamericana, no México. Sua produção científica está pautada em livros, artigos e colunas periódicas. É autor de oito livros, publicados no México, Argentina, Estados Unidos e Brasil. Exerce atividade docente e consultoria como professor visitante em universidades mexicanas e da América Latina. Sua prática psicoterapêutica está unida a sua prolífica criação literária conhecida como Cartas del Desierto – 4.000 programas de rádio difundidos pela Radio Universidad – Chihuahua e na Internet. Sua amizade, correspondência e colaboração com Dr. Viktor Frankl se estendeu por 25 anos.
Psicóloga, Especialista em Logoterapia Clínica e especialista em Análise Existencial e Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL. Atua como psicoterapeuta em São José dos Campos e na área de Formação Humana com vários grupos e instituições. Docente nos cursos de Especialização em Análise Existencial e Logoterapia na SOBRAL, PUC-Paraná, UCDB Mato Grosso do Sul, Faculdade SEDAC Mato Grosso e em outras Instituições do Brasil. Docente e consultora no Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Análise Existencial e Logoterapia da SOBRAL. Realizou estudos de Logoterapia em Roma-Itália, sob a orientação do Prof. Dr. Túllio Bazzi, onde se encontrou pessoalmente com Viktor Frankl. Realizou revisão técnica de obras de Frankl publicadas em português.
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Especialização em Logoterapia pelo "Süddeutsches Institut für Logotherapie", em Fürstenfedldbruck, Alemanha e no "Institute of Logotherapy", em Berkeley, EUA. Atualmente é avaliador institucional do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos e docente do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Logoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: valores, logoterapia, stress e burnout do professor, metodologia da pesquisa.
Possui graduação em Psicologia (2007), mestrado (2009) e doutorado (2017) em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. É tradutor e pesquisador da obra do psiquiatra e filósofo austríaco Viktor Emil Frankl. Atualmente, trabalha como psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de ser membro efetivo do Conselho Científico da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (Gestão 2019-2020).
Psicóloga, Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Membro do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre; Diretora Acadêmica e Professora de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Coordenadora da Especialização em Estudos de Logoterapia e Análise Existencial da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Associada da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) e membro do Grupo Gestor da ABLAE (2019-2020). Áreas temáticas de pesquisa: Logoterapia e Análise Existencial; Ócio e Temporalidades Livres; Psicologia do Desenvolvimento.
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB) com formação em Logoterapia e Análise Existencial; Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba; Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela (UFPE). Docente e supervisora clínica da Universidade Centro Universitário Maurício de Nassau em Campina Grande/PB. Lider do grupo de pesquisa e extensão SOSEIN: Estudos em Logoterapia. Assistente Editorial da Revista Logos e Existência. Escritora e conferencista.
Doctorada en Psicología, Universidad del Salvador. Licenciada en Psicología, egresada de la Universidad Católica Argentina, Buenos Aires. Psicoterapeuta de adolescentes y adultos, con especialidad en Logoterapia y Análisis Existencial y formación en Terapia Cognitivo Conductual. Profesional de la Dirección General de Políticas de Juventud, dependiente de vice jefatura de Gobierno dónde desempeña tareas de investigación, diseño, supervisión y evaluación de proyectos de políticas públicas en materia de empleo y orientación vocacional destinados a los jóvenes de la ciudad. Directora del CLAE (Centro de Logoterapia y Análisis Existencial de la Universidad Católica Argentina).
Professora Marianne Prado, CRIADORA DA LOGOARTE, Terapeuta artística, Logoterapeuta Diplomada em Logoterapia pelo Viktor Frankl Instituto de Dallas.
Psicólogo clínico pela (UFES); Licenciado em Filosofia (UFMA); Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Fenomenológica-Existencial (PUC/BH); Especialista em Logoterapia (FACET) e Especialista em Logoterapia Clínica (ALVEF). Psicólogo Voluntário do Programa de DST/Aids do Hospital das Clínicas de Vitória/ES (HUCAM); Palestrante na área de saúde Mental da Federação das Indústrias do ES (FINDES). Docente do curso de Psicologia (FABRA). Docente do curso de Especialização em Logoterapia (LogoRio). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) nas gestões 2016/2018 e 2019/2020.
Médico psiquiatra pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Médico psiquiatra do Instituto de Medicina Integral Professor Fernandes Figueira (IMIP). Preceptor da Residência em Psiquiatria do IMIP. Doutor em psicologia pela Universidade de Deusto, Bilbao Espanha, na área de família e saúde. Professor Adjunto IV da graduação em psicologia e Professor colaborador da pós-graduação (mestrado e doutorado em psicologia clínica) da Universidade Católica de Pernambuco. Membro da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial). Membro do GT Psicologia e Religião da ANPEPP.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), Formação em Análise Existencial - Logoterapia pela ALVEF (2002) e Pós Graduação em Psicologia Analítica pela PUC-PR (2010), Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Atualmente é Psicóloga Clínica em consultório particular. É professora convidada de cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial desde 2003, Professora da Graduação em Psicologia da PUC-PR. Membra da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Diretora do Núcleo de Logoterapia de Curitiba (2020), coordenando grupos de estudo em Logoterapia e Análise Existencial e prestações de serviço na área.
Médica Pediatra. Mestre e doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em Logoterapia aplicada a Educação pela SOBRAL e em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente de cursos de pós-graduação em Logoterapia no Brasil. Conferencista e escritora. Vice-presidente da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) na gestão de 2019-2020. Vice-presidente do IECVF (Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl em Ribeirão Preto/SP.
Psicóloga clínica e educacional. Especialista em Logoterapia e Análise Existencial. Mestre em Sexualidade Humana. Doutoranda em psicologia. Fundadora e diretora da ALVEF-Curitiba. Conselheira da ABLAE. Credenciada pelo Viktor Frankl Institut de Viena
Psicóloga Clínica. Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl - ALVEF. Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialização em Logoterapia Clínica com credenciamento pelo Institut Viktor Frankl, de Vienna. Especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Formação em Organização & Métodos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ. Professora do curso de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl ? ALVEF. Professora do curso de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial na Universidade Católica de Petrópolis - UCP em parceria com a Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl ? ALVEF. Coordenadora Pedagógica do curso de Pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial da UCP-ALVEF. Membro da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl - ALVEF. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial ? ABLAE. Compôs a Diretoria da ABLAE na gestão 2015-2016. Atua em consultório particular. Presta consultoria à empresas e à profissionais liberais. Realiza palestras em instituições de diversos segmentos. Palestrante em Congressos. Presta atendimento clínico à jovens, adultos, terceira idade, casais e grupos. Realiza processo de Orientação Vocacional e Profissional. Presta serviço voluntário, na função de psicóloga, em diversos Centros e Obras Sociais. Colunista no Programa de Rádio " Em dia com a Notícia", na FM 106.7 desenvolvendo temas sobre Psicologia.
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestre em Psicologia – área Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-Cultural – pela Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda em Psicologia. Possui título de especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Federal de Psicologia, formação em Logoterapia (UEPB), em Dinâmica de Grupo (CDG-PE) e em Educação Especial (UFMA). Experiência como psicóloga escolar no Centro de Educação Especial Pe. João Mohana por mais de 10 anos. Foi membro do grupo gestor do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região – Seção Maranhão (VI Plenário), onde criou e coordenou em seus primeiros anos a Comissão de Psicologia na Educação. Permanece como membro da referida comissão, hoje ligada ao CRP-22. Foi professora universitária nos cursos de Psicologia e Pedagogia e em cursos de pós-graduação de Saúde Mental e Psicopedagogia. Atualmente, é psicóloga no TJMA e no Instituto Geist. É docente e coordenadora do Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist, onde também desempenha a função de diretora geral. É coordenadora do Conselho Científico da ABLAE. Presidente do VIII CBLAE.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); membro do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e Religião da ANPEPP. Desenvolve pesquisas nos temas de Logoterapia, sentido na vida, espiritualidade e saúde, identidade religiosa, crenças, valores humanos, virtudes, bem-estar existencial, psicologia da religião e da espiritualidade, Cultura de paz.
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Mestre em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira - IMIP(2016). Residência/Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, em Recife-PE(2016).Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo, pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB(2013). Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Três Marias em João Pessoa-PB e da EESAP em Guarabira-PB. Professora da pós-graduação em Logoterapia e Análise existencial da UNILIFE. Experiência acadêmica e ênfase de pesquisa na área de Logoterapia e Análise Existencial, Espiritualidade e Saúde, Cuidados Paliativos, Morte e Luto. Psicóloga clínica e hospitalar, atuando atualmente como psicóloga e coordenadora do Setor de Psicologia do Hospital Municipal Prontovida- João Pessoa/PB.
Psicólogo (CRP-07/000592). Professor. Psicoterapeuta. Doutor em Psicologia (Espanha). Mestre em Educação (EUA). Especialista em Terapia de Casal e Família (Espanha). Professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde exerceu vários cargos além de professor, como Chefe de Departamento e Diretor do Instituto. Membro fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial-ABLAE (2010-2012). Professor de Logoterapia em várias Instituições no Brasil. Autor de diversos artigos e de livros publicados: 1. Possibilidades e Desafios da Pessoa com Deficiência – Contribuições da Logoterapia e da Teoria Sistêmica (2012); 2. Logoterapia e Existência: A importância do sentido da vida (2014). Coautor e organizador do livro Finitude e Sentido de vida – O embate da logoterapia com a tríade trágica – volumes 1 e 2 (2014 e 2018). Voluntário na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga/RS e no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência/RS. Ex-voluntário na Asociación Española contra el Câncer e em Médicos del Mundo (Madrid/ Espanha).
Pedagoga pela PUC-SP, especialista em Administração Escolar, Filosofia e História da Educação, pós-graduada em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e especialista em Logoterapia pela Alvef. Fundadora e diretora pedagógica do Núcleo de Logoterapia – Psicologia – Educação – Agir3 – São Paulo – com credenciamento e acreditação da Associação Internacional de Logoterapia e Análise Existencial e do Instituto Viktor Frankl de Viena, também coordenadora e docente no Curso de Introdução a Logoterapia e Análise Existencial do núcleo. Membro da Diretoria da ABLAE na gestão 2015/2016. Pesquisadora na área de Sentido no trabalho e facilitadora de Coaching Logoterapêutico. Docente nos Institutos de Educação e de Administração e Negócios das Universidades Uniban e Anhanguera, coordenadora de estágio supervisionado e atividades complementares. Autora de capítulos de livros sobre Gestão.