TEMA: Modos de ensinar literaturas hispânicas

PERÍODO: 23 de setembro de 2021

HORÁRIO: 9h às 12h

PÚBLICO ALVO: Inscritos no EUH 2021

 

RESUMO:

A oficina propõe refletir, de modo prático, sobre o ensino de literaturas hispânicas. Para isto, serão discutidos temas como repertório do professor-leitor de língua espanhola e literaturas hispânicas, seleção de textos de gêneros variados e exploração dos recursos expressivos e estéticos, presentes nos textos, produtores de efeitos de literariedade. Pretende-se contribuir para a capacitação dos participantes quanto à produção de material didático que possibilite fruição literária além de conhecimentos de língua espanhola e culturas hispânicas. A metodologia utilizada será a exposição dialogada de conteúdos e a produção dos participantes. Espera-se que estes envolvam-se na leitura e discussão dos textos literários e produzam questões que explorem a literariedade de tais textos.

 

Palavras-chave: Ensino, Literaturas hispânicas, Formação de professores

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Discutir modos de ensinar literaturas hispânicas;
  • Produzir materiais didáticos que explorem a literariedade dos textos.

 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

A oficina acontecerá em formato síncrono, utilizando a plataforma de videoconferência Google Meet, expondo textos literários e dialogando sobre eles.

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

Atividade

CH

  • Exposição dialogada, via PowerPoint, do conteúdo.

1h30

  • Elaboração conjunta de material didático.

1h30

 

RECURSOS UTILIZADOS:

  • Google Meet;
  • PowerPoint.

 

AVALIAÇÃO:

 

  • Produção de material didático.

 

REFERÊNCIAS:

 

ARAÚJO, Nabil. Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma “terceira via” didático-pedagógica. In: TEXTOS FCC, São Paulo, v. 42 , nov. 2014, p. 1-48.

CLÍMACO, A.; ORTEGA, R. da.; MILREU, I. (Org.). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos.  Campina Grande: EDUFCG, 2018.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

NUNES, G.; BRIGIDA, M.; LOPES, T. O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o Professor Nabil Araújo. In: Palimpsesto. Nº 32, Ano 19, 2020, pp. 3-28.

SANTOS, A. C. dos. “A literatura no ensino de línguas estrangeiras”. In: Revista Línguas & Ensino. v. 1. Faculdade de Letras – UFRJ, 2015. Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/le/article/viewFile/21060/11942 Acesso em 2 AGO 2021

 

Compartilhe!