Oficina Modos de ensinar literaturas hispânicas
TEMA: Modos de ensinar literaturas hispânicas
PERÍODO: 23 de setembro de 2021
HORÁRIO: 9h às 12h
PÚBLICO ALVO: Inscritos no EUH 2021
RESUMO:
A oficina propõe refletir, de modo prático, sobre o ensino de literaturas hispânicas. Para isto, serão discutidos temas como repertório do professor-leitor de língua espanhola e literaturas hispânicas, seleção de textos de gêneros variados e exploração dos recursos expressivos e estéticos, presentes nos textos, produtores de efeitos de literariedade. Pretende-se contribuir para a capacitação dos participantes quanto à produção de material didático que possibilite fruição literária além de conhecimentos de língua espanhola e culturas hispânicas. A metodologia utilizada será a exposição dialogada de conteúdos e a produção dos participantes. Espera-se que estes envolvam-se na leitura e discussão dos textos literários e produzam questões que explorem a literariedade de tais textos.
Palavras-chave: Ensino, Literaturas hispânicas, Formação de professores
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Discutir modos de ensinar literaturas hispânicas;
- Produzir materiais didáticos que explorem a literariedade dos textos.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:
A oficina acontecerá em formato síncrono, utilizando a plataforma de videoconferência Google Meet, expondo textos literários e dialogando sobre eles.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Atividade |
CH |
|
1h30 |
|
1h30 |
RECURSOS UTILIZADOS:
- Google Meet;
- PowerPoint.
AVALIAÇÃO:
- Produção de material didático.
REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, Nabil. Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma “terceira via” didático-pedagógica. In: TEXTOS FCC, São Paulo, v. 42 , nov. 2014, p. 1-48.
CLÍMACO, A.; ORTEGA, R. da.; MILREU, I. (Org.). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. Campina Grande: EDUFCG, 2018.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
NUNES, G.; BRIGIDA, M.; LOPES, T. O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o Professor Nabil Araújo. In: Palimpsesto. Nº 32, Ano 19, 2020, pp. 3-28.
SANTOS, A. C. dos. “A literatura no ensino de línguas estrangeiras”. In: Revista Línguas & Ensino. v. 1. Faculdade de Letras – UFRJ, 2015. Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/le/article/viewFile/21060/11942 Acesso em 2 AGO 2021