Marcia Rodrigues de Souza Mendonça

UNICAMP

Docente do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp (área de língua materna), com mestrado e doutorado em Linguística. Centra suas pesquisas em (Multi)letramentos, letramentos do mundo do trabalho, ensino-aprendizagem de língua materna, materiais didáticos, organização curricular, análise linguística e formação de professores. Realiza assessorias a instituições de ensino, Ongs e órgãos públicos no tocante a políticas públicas de educação, organização curricular, formação de professores e análise e elaboração de materiais didáticos. Coordena, com Marcos Lopes, o Programa PIBID Letras Unicamp, iniciado em 2018 e lidera o grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de língua portuguesa, certificado pelo CNPQ. Atualmente é Coordenadora Acadêmica da COMVEST (Unicamp), sendo responsável pela coordenação de bancas do vestibular desta universidade.

Cibelle Amorim Martins

UFRN

  Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de Didática e Tecnologias da Educação, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), Centro de Educação (CE). Coordena o Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) e a organização do Encontro de Práticas Educativas Digitais (e-PED). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE) e editora executiva da Revista Prometeu. Atua como professora permanente e vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (UFRN). Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (UFC), com período de estágio sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Educação (UFC) com foco em práticas culturais digitais. Participa de projetos de pesquisa, ensino e extensão entorno de temáticas como: Tecnologias Educacionais, Práticas Educativas Digitais, Mídia-Educação, Material Didático Multimodal, Linguagens Multimídia na Educação, Educação Híbrida e Formação de Professores.

Pedro Navarro

Instituto Cervantes, Nova Delí

Es licenciado en Filología Inglesa (Universidad Autónoma de Madrid), especialista universitario en Enseñanza de ELE (Universidad Complutense de Madrid) y máster de ELE (Universidad de Alcalá de Henares). Fue corrector tipográfico, revisor y traductor inglés-español (Editorial Síntesis), así como asesor pedagógico, director de investigación y formación y autor de materiales didácticos (Editorial Edelsa). Fue profesor en diversos centros de Madrid, Granada, Málaga y São Paulo, así como coordinador académico en el Instituto Cervantes de Belo Horizonte. Formador de profesores en diversas instituciones europeas, norteamericanas y brasileñas. Actualmente es jefe de estudios en el Instituto Cervantes de Nueva Delhi.

Ana Elisa Ribeiro

CEFET-MG

Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e no ensino médio. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Tem estágios pós-doutorais em Comunicação, Linguística Aplicada e Estudos Literários. Lidera o grupo de estudos (CNPq) Mulheres na Edição e é membro do GT A mulher na literatura da ANPOLL e da EDI-RED (estudos de edição, Madri, Espanha). É coordenadora do projeto de extensão Aula Aberta. Tem trabalhado em duas frentes: a linguística aplicada e a edição, em pesquisas que confluem sempre em questões sobre leitura e escrita. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial), "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios) e "Multimodalidade, Textos e Tecnologias" (Parábola, 2021). É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil (Fapemig) e o Acordo técnico-científico CEFET-MG/Academia Mineira de Letras. Sua produção pode ser encontrada no site anadigital.pro.br

Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho

IFBA

Atua na área de Educação com ênfase em Educação em Direitos Humanos, currículo, políticas educacionais e formação de professores. Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal da Bahia/IFBA. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Tem experiência com Ensino a distância/EAD (professor conteudista e formador), bem como dispõe de experiência em formação de professores da educação básica ( de 2009 a 2017) e revisão/elaboração de materiais didático-pedagógicos para a educação básica ( com ênfase na educação em direitos humanos).

Isis Milreu

UFCG

É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade e professora permanente do programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da referida instituição. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.

Amarino Oliveira de Queiroz

UFRN/FELCS

Bacharel em Letras Espanhol (Universidade Federal da Bahia). Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia). Doutor em Letras (Universidade Federal de Pernambuco). Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (Universidade Federal da Bahia). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Literaturas e Culturas Hispânicas, Literaturas e Culturas Africanas, Literatura e Cultura Brasileira e Língua Espanhola. Na UFRN é membro das bases de pesquisa Literatura e Sociedade e Estudos Hispânicos. Na Universidade Federal do Espírito Santo, campus das Goiabeiras - Vitória, é membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Africanidades e Brasilidades - NAFRICAB. Colabora com os Programas de Pós-graduação em Teoria da Literatura (UFPE) e Literatura e Cultura (UFBA), na condição de coorientador de teses de doutorado.

Leandro Silveira de Araujo

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto II no Instituto e Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Araraquara), instituição em que também se licenciou e bacharelou em Letras (Português e Espanhol). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo (UNCUyo/Argentina) e foi bolsista CAPES de doutorado-sanduiche no 'Depto de Filología Espaola', da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica, atuando principalmente em pesquisa associada aos seguintes temas: estudos descritivos do espanhol, gramaticalização, variação e mudança linguísticas, história do espanhol e das línguas românicas, estudos contrastivos entre espanhol e português. Líder do "Núcleo de Estudos da Norma Linguística" - NormaLi (CNPq/UFU).

Valdecy de Oliveira Pontes

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto IV na graduação em Letras-Espanhol/ Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará. Atuou como Subcoordenador de Mobilidade Internacional na Coordenadoria de Assuntos Internacionais dessa Universidade (junho/2013 - outubro/2015) e foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET - UFC) de maio de 2014 a maio de 2018. Membro da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL). Um dos Líderes do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (SOCIOLIN-LE -CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (TRAFE-CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (SOCIOLIN - CE - CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Funcionalismo (vertente norte-americana - Linguística Baseada no Uso) e na Abordagem funcionalista da Tradução. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: descrição e análise linguística em português e/ou espanhol, variação e mudança linguística, Sociolinguística e tradução, Sociolinguística Educacional, Sociofuncionalismo, tempo, aspecto, modalidade, pretéritos perfeito e imperfeito, tempo verbal, ponto de referência, tradução funcionalista e ensino de língua estrangeira.

Leandra Cristina de Oliveira

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no ensino de Língua Espanhola e Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg/UFSC), da Área de concentração "Sociolinguística e dialetologia", Linha de pesquisa "Contato, variação e mudança linguísticas", com orientações em níveis de mestrado e doutorado no campo em questão, voltando-se para estudos descritivos como também aplicados (Ensino e Tradução). Projeto de pesquisa em andamento (PPGLg/ El Colegio de México - COLMEX) "A variação linguística na perspectiva comparada: um estudo sociolinguístico no âmbito da Tradução". Coordenadora do projeto de pesquisa "Estudios en corpus del español escrito con marcas de oralidad" (CEEMO).

Raquel da Silva Ortega

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Adjunta do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente credenciada no programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da UESC. Doutora em Estudos Literários Neolatinos - opção: Literaturas Hispânicas (UFRJ) e Mestre em Letras Neolatinas - Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas (UFRJ). Graduação em Letras Português/Espanhol (UERJ). Também leciona na Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica, da Uesc. Coorganizadora do livro Ensino de Literaturas Hispânicas: Reflexões, Propostas e Relatos (EDUFCG, 2018). Membro do GT/ ANPOLL Relações Literárias Interamericanas. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Literaturas Hispânicas: Ensino, Pesquisa, Culturas e Releituras (GPLITHIS) e participa como Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa ELLE (Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras), da Uesc e Filosofia da tradução: do mito ao logos, da UERJ. Associada da ABH (Associação Brasileira de Hispanistas) e da APEEBA (Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia). Atua no ensino e na pesquisa das literaturas hispánicas.  

ADRIANA ORTEGA CLIMACO

Instituto Federal de São Paulo - Campus Jacareí

Possui Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura Plena), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Graduação em Letras Português/Espanhol (Bacharelado e Licenciatura Plena), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009); Especialização em Espanhol Instrumental para Leitura, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014); Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) e Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Instituto Federal de São Paulo Campus Jacareí. Tem experiência na área de História e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Literatura Argentina, História e Ficção.

Lilian de Souza Batista Silva

UFRN/FELCS

Professora Substituta/Temporária na FELCS/UFRN. Especialista em Docência da Língua Espanhola (FAERPI). Licenciada em Letras Língua Espanhola e Literaturas (UFRN), Técnica em Segurança do Trabalho (IFRN), Tecnóloga em Gestão Pública (UnP) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UEPB).

Maurivânia Medeiros Pinheiro

E.E.T.I Winston Churchill - RN

Licenciada em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Especialista em Docência de Língua Espanhola pela Faculdade Entre Rios do Piauí- FAERPI (2016). Funcionária pública, atualmente é professora efetiva da rede estadual do RN, alocada na E.E.T.I Winston Churchill, onde leciona as disciplinas de Língua Espanhola e Eletivas.

Diego Martín Bravo

IFRN - Campus Parelhas

Diego Martín Bravo, natural de Buenos Aires, Argentina. Graduação Plena em Letras Português e Inglês e suas Literaturas, no ano 2009 pela UFRN, Ceres, Currais Novos. Graduado com a primeira turma da Licenciatura de Língua Espanhola, 2013, na mesma UFRN. Especialista em Ensino-Aprendizagem em Língua Inglesa, 2011, UFRN, Natal. Mestre em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, Natal, 2016. Professor do Estado do RN, (2013-2016) Professor Substituto no curso de Língua Espanhola do CERES, Currais Novos, (2015-2016). Atualmente, professor efetivo de Espanhol do IFRN, campus Parelhas.