Como sabemos a idade do nosso planeta? Como os fósseis e as rochas podem nos ajudar a ordenar eventos que aconteceram no passado da Terra? E como são realizadas as datações desses materiais? Essas são algumas das perguntas que esperamos responder nesse minicurso, aprendendo um pouco sobre como foi o processo de datação ao longo da história científica até chegarmos no 4,6 bilhões de anos do planeta, entender como as rochas e os fósseis podem nos ajudar a ordenar diversos eventos e como são realizadas as datações radiométricas. Assim sendo capaz de interpretar a Carta Cronoestratigráfica Internacional, que resume o tempo geológico da Terra. Por fim, vamos discutir a respeito do Antropoceno e das mudanças que podemos causar no planeta.


Sugestão de população/comunidade:

  • Alunos de escola pública da educação básica (a partir do 6º ano);
  • Professores da rede pública da educação básica;
  • Estudantes da UFPR.

Carga Horária Teórica: 8h

Critérios de Frequência e Aproveitamento: participar de pelo menos 80% da carga horária do curso.

Programação da Atividade:

  • Introdução: conceitos básicos de geologia.
  • Histórico sobre os métodos utilizados para tentar quantificar a idade da Terra.
  • Estratigrafia: como as rochas e fósseis podem ajudar na percepção de tempo.
  • Geocronologia: como datamos as rochas e os minerais.
  • Carta Cronoestratigráfica Internacional.
  • Antropoceno: a idade das grandes mudanças que a humanidade vem causando.

Inscrições no link https://doity.com.br/xi-feira-regional-de-ciencias-do-litoral-do-parana/inscricao

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