XII Ciclo de Estudos Jurídicos da Faculdade R.Sá

20 de novembro de 2018, 16h00 até 21 de novembro de 2018, 21h00
Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA - Picos, PI

Informações

O Institudo de Educação Superior Raimundo Sá, através da Coordenação do Curso de Direito realiza o XII Ciclo de Estudos Jurídicos da Faculdade RSá.

A edição deste evento que acontece nos dias 20 e 21 de novembro de 2018 na sede do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, traz como tema: NOVOS DIREITOS E CONTEMPORANEIDADE,  que contribui decisivamente para o desenvolvimento das Ciências Jurídicas e Sociais na macroregião de Picos. 

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Prof. Me. José Elves Batista Dias

Saiba mais

Professor Nilson Ferreira

Saiba mais

Dr. Gabriel Eidelwein Silveira

Saiba mais

Dr. Julieta Sampaio Neves Aires

Saiba mais

Prof. Me. Rodrigo de Lima Leal

Saiba mais

Prof. Me. Adriano Silva Borges

Saiba mais

Alekssandro Souza Libério

Saiba mais

Ortiz Coelho da Silva

Saiba mais

Cássio Luz Pereira

Saiba mais

Hucilde Antônio de Carvalho Filho

Saiba mais

Joicyara Bernardes de Lima Ferreira

Programação:

CREDENCIAMENTO Credenciamento

ATRAÇÃO CULTURAL Apresentação Artística

ABERTURA OFICIAL DO EVENTO Abertura

LEI MARIA DA PENHA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Palestra · Dr. Julieta Sampaio Neves Aires

O ESTADO DE DIREITO Workshop · Dr. Gabriel Eidelwein Silveira

ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO Workshop · Prof. Me. José Elves Batista Dias

PROCESSO DO TRABALHO Workshop · Prof. Me. Adriano Silva Borges

GOVERNANÇA CORPORATIVA Workshop · Prof. Me. Rodrigo de Lima Leal

ADVOCACIA PÚBLICA Workshop · Hucilde Antônio de Carvalho Filho, Joicyara Bernardes de Lima Ferreira

LINGUAGEM FORENSE Palestra · Professor Nilson Ferreira

CRIMINALIDADE URBANA Mesa-redonda · Alekssandro Souza Libério, Cássio Luz Pereira, Ortiz Coelho da Silva

Credenciamento

Acontecerá nas salas da Faculdade, no 1º andar. 

Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA

Rodovia BR-316, 5, s/n

Altamira , Picos - PI

64602-000

Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA

Rodovia BR-316, 5, s/n

Altamira , Picos - PI

64602-000

APOIADORES

Swot Consultoria Júnior

Empresa Júnior do curso de Administração da Faculdade RSá.
Consultorias
Organização de Eventos
Treinamentos
Cursos de Extensão

Prof. Me. José Elves Batista Dias

Faculdade R. Sá


Mestre em Direito pela PUC-MINAS; Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade de Ciência Humanas e Juridica de Teresina -CEUT; Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI; Especialista em Docência da Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa pela Faculdade R. Sá; Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá; Graduado em Ciências Jurídica pela Fundacão Universidade Estadual do Piaui - FUESPI (2005); Graduado em Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI; Servidor Público Estadual e Professor Especialista do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - FACULDADE R. SÁ.

Professor Nilson Ferreira

EBRADI


Natural de Teresina-PI (1961); Graduado em Licenciatura em Letras e Especialista em Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura, pela FACEL/PR; Professor de Língua Portuguesa (desde 1980); Consultor Linguístico e Estilístico; Editor; Escritor; Jornalista (DRT - 2243/PI); Professor de Linguagem Forense na ESMEPI, nos cursos de pós-graduação em Direito Público e Privado; Possui aperfeiçoamento em Redação Jurídica e Oratória ESA-OAB/PI; Ocupações atuais: Coordenador Pedagógico e Professor de Língua Portuguesa, Redação e Oratória da Casa Camões, Professor de Língua Portuguesa, Redação e Oratória da Digitalis Educacional, Quadro Em Bom Português, Rádio Pioneira, Consultor Linguístico da Rádio Pioneira, Diretor Administrativo-Financeiro da CIAERO.

Dr. Gabriel Eidelwein Silveira

UFPI


Professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), área "Teoria Sociológica". Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito (UNISINOS, 2006), Mestre em Sociologia (UFRGS, 2009), Doutor em Sociologia (UFRGS, 2017). Desenvolve pesquisa na área de direitos humanos e direitos fundamentais, considerados os direitos de minorias e diversidade e os novos direitos de cidadania, em abordagem comparada, tendo em vista a jurisprudência constitucional nos Estados Unidos e no Brasil. Participa do Programa de Aperfeiçoamento Científico da FEEVALE (PACF), vinculado ao Grupo de Pesquisa "Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental", no respectivo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, sob coordenação da Profa. Dra. Denise Quaresma da Silva. Foi pesquisador visitante na UMass Amherst, voltado aos temas da jurisprudência constitucional comparada e da filosofia política das decisões judiciais. É membro do 'Affiliates Advisory Goup' do 'Younger Comparativists Committee' da American Society of Comparative Law (YCC/ASCL) (mandatos 2016-2018). Participa do Grupo de Pesquisa Magistratura, Sociedade e Política (UFRGS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Criminologia (GEPCRIM/PUCRS). Realizou Missão Científica de Curta Duração na UMass Amherst (2012), voltada ao tema do recrutamento judicial. Realizou estágio de pesquisa doutoral "sanduíche" no laboratório de sociologia CERLIS (Univ. Paris V - Sorbonne, 2013-14), voltado ao tema dos sistemas judiciais contemporâneos (com pesquisa de campo sobre os Prud'Hommes). Lecionou na Faculdade de Direito Dom Alberto (até 2009/2), na Unversidade Univates (até 2015/2), na Unifoz - Faculdades Integradas de Foz do Iguaçu (até 2018/1) e na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA (até 2018/1), as seguintes disciplinas: Filosofia do Direito(/Teoria Política), Sociologia do Direito, História do Direito, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Direito do Trabalho, Teoria Sociológica, Teoria Antropologica, Direito Constitucional, Projeto de Monografia (TCC), Sociologia das Organizações, Princípios Constitucionais do Processo Judicial Contemporâneo (Especialização em Direito do Trabalho), Teoria dos partidos políticos, Instituições políticas e regimes de governo.

Dr. Julieta Sampaio Neves Aires

Defensoria Publica do Estado do Piaui e Faculdade R. Sá


Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995). Atualmente é Defensora Pública da Defensoria Pública do Piauí. Tem experiência na área de Ciência Política.

Prof. Me. Rodrigo de Lima Leal

Faculdade R. Sá


Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Atualmente é professor - Secretaria da Educação e Cultura do Piauí, advogado sócio - Feitosa Leal Advocacia, professor mestre do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

Prof. Me. Adriano Silva Borges

Faculdade R. Sá


Possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (2011) e mestrado em Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Atualmente é advogado - BORGES & BORGES, advogado - Ordem dos Advogados do Brasil/PI, professor titular do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, coordenador do curso de direito do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, professor titular do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá e professor titular do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.

Alekssandro Souza Libério

Faculdade R. Sá


Nasceu em Oeiras PI em 30 de março de 1985, formou-se em Direito na Universidade Estadual do Piaui (2012) tendo, enquanto acadêmico, presidido o Diretório Central dos Estudantes (DCE) nos anos de 2010 e 2011, instituição onde ministra aula como professor temporário desde 2014, tendo atuado como coordenador do curso no período de 2015 e 2016. Fez estágio na Defensoria Pública do Piauí nos anos de 2011 e 2012, bem como no Juizado Especial Cível e Criminal anexo da UESPI. Foi monitor das disciplinas de direito do trabalho (2010.2) e Direito das Coisas (2011.1) Cursou dois semestre do curso de Administração na Universidade Federal do Piauí (2007). Já publicou diversos artigos em revistas de elevado prestígio nacional, como também em eventos que participou. Ministra palestras na área da ciência jurídica. É pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal (2013) pela Faculdade R.Sá onde leciona disciplinas do curso de Direito desde 2015. Atuou como Conciliador Federal na Justiça Federal da comarca de Picos nos anos de 2012 e 2013. Também atuou como Procurador Jurídico dos municípios de Picos (2013 - 2016) e Vera Mendes (2015). Advogado desde outubro de 2012.

Ortiz Coelho da Silva

Faculdade R. Sá


Mestrando como Aluno Especial do Programa de Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE (Campus Petrolina) ,Graduado em Letras-Português, Professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio, Cursos Preparatórios para Concursos e do Curso de Letras-Português da Faculdade São Judas Tadeu - Piauí e Pernambuco e Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, Professor dos Cursos de Direito, Administração e Serviço Social da Faculdade Raimundo Sá (R.Sá) e dos Cursos de Administração e Contabilidade da Faculdade São Judas Tadeu - Piauí e Pernambuco, Professor de Cursos Preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e docente de cursos de Pós-Graduação Latu Sensus da Faculdade Raimundo Sá (R.Sá) e da Faculdade São Judas Tadeu - Piauí e Pernambuco, Professor Efetivo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Dom José Dias Vasques - Bom Jesus (Pi), sendo Analista Processual Efetivo do Município de Picos-Pi, tendo como área de atuação as pesquisas relacionadas ao estudo sobre o relacionamento entre Direito e Senso Comum, na área de Sociologia dos Recursos Hídricos, Filosofia do Direito, Legislação Social. Administração Pública, postulado da Afetividade no Direito Civil de Família e Direito do Trabalho em sua interrelação com o Direito Previdenciário, bem como estudos sobre Gênero e Sexualidade envoltos na prática pedagógica ".

Cássio Luz Pereira

UESPI


Graduado em Direito 2005 (UniABC/SP), com Especialização em Direito Processual Civil (Unisul) e Direito do Trabalho e Direito Previdenciário (FRSA), com extensão no Curso de Atualização sobre o Novo CPC (IDC) e também em Direito Societário e Mercado de Capitais (ESA/SP) - Curso Técnico Contábil (Colégio Barão de Mauá). Advogando desde 2007, atualmente é sócio-administrador do Escritório de Advocacia Luz & Luz Advogados. Também exerce a função de Procurador dos Municípios de Picos/PI, Caldeirão Grande do Piauí/PI e São João da Canabrava/PI, Santana do Piauí/PI. Atuei também como Procurador da Câmara de Vereadores do Município de São João da Canabrava. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PI, na secção Estadual do Triêno 2016/2018 e Subseção Picos Triênio 2013/2015. Assessor Parlamentar do Vereador Wellington Dantas no Município de Picos (2015/2016) Professor/Coordenador do Curso de Bacharelado em Direito na UESPI - Campus Barros Araújo - Picos/PI desde Março de 2016. Experiência e atuação em Direito Administrativo, Cível, Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, Consumidor e Bancário. Na área acadêmica, professor de Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito do Trabalho e Pratica Jurídica Tributária e Civil. Tenho como objetivo acadêmico a formação de Mestrado ou Doutorado em Direito. Profissionalmente pretendo seguir a Advocacia, assim como na Areá Acadêmica.

Hucilde Antônio de Carvalho Filho

Defensoria Pública


Graduando do Curso de Bacharelado em Direito pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA. Fez estágio na 5ª Vara da Comarca de Picos entre janeiro/abril de 2016, atualmente é estagiário na Defensoria Pública do Estado do Piauí - Núcleo Regional de Picos desde outubro de 2016 e voluntário no Projeto Laboratório Maria da Penha, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí em parceria com o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA.

Joicyara Bernardes de Lima Ferreira

Defensoria Pública


Possui graduação em Direito pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá(2017). Atualmente é Auxiliar de gestão de nível médio da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Direito.