Palestrantes
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Alessandra Cruz de Oliveira
UESB
Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013), Especialista em Inglês como Língua Estrangeira (2001) e Graduada em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1998). É professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL). Pesquisadora e membro dos grupos de Pesquisa em Linguística Histórica e Aplicada e Grupo de Pesquisa Linguagem, Tecnologias e Educação(UESB/CNPQ/FAPESB).
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Andréia Silva Araujo
UESC
Professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Concluiu o curso de graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, em 2011. Líder do Grupo de Pesquisa Variação, Linguagem e sociedade - VARIALINS, devidamente cadastrado no CNPq. Interesse por investigações de fenômenos que envolvam os seguintes temas: categorias verbais, pronomes, variação/mudança linguística na interface funcionalismo/sociolinguística/pragmática, questões metodológicas de coleta e constituição de bancos de dados sociolinguísticos, gênero e relações de poder, atitude/percepção linguística, aspectos socioestilísticos, estratégias de polidez e seus efeitos nos usos linguísticos.
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Aurelina Ariadne Domingues Almeida
UFBA
Sou doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizei estágio pós-doutoral em Linguística (UNEB-PNPD-CAPES), tratando do fenômeno da categorização humana sob a ótica da Linguística Cognitiva. Sou professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), atuando na sua Graduação em Letras e no seu Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC). Coordeno o Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), associado ao Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). Integrei o PARFOR e o PROESP. Fui parecerista, coordenadora adjunta e assessora do PNLD-MEC/FNDE. Ocupei a função de vice-coordenadora do PPGLinC do ILUFBA (2020-2022). Dedico-me aos seguintes temas de pesquisa: sistemas adaptativos complexos; história do sistema conceptual; categorização, conceptualização, metáforas, metonímias, multimodalidade e memes. Organizei coletâneas e escrevi capítulos e artigos que respectivamente constam de livros e periódicos. Oriento estudos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
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Cristina dos Santos Carvalho
UNEB
Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1992), graduação em Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em janeiro de 2018. Atualmente, é Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa Usos e Contextos da Língua Portuguesa ? GconPort. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, sociolinguística variacionista, funcionalismo, sentenças complexas, gramaticalização e abordagem construcional da gramática.
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Gessilene Silveira Kanthack
UESC
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (2021). É professora (titular pleno) da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/BA. Atua no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Tem experiência na área de sintaxe e desenvolve pesquisas voltadas, particularmente, para padrões de usos que evidenciam mudança linguística na língua portuguesa.
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Gilce de Souza Almeida
UNEB
Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em em Letras e Linguísticas pela mesma universidade (2009). Especialista em Língua Portuguesa - Gramática - pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia - campus V - no curso de graduação em Letras, Língua Portuguesa e Literatura, no Programa de Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Programa de Mestrado em Tecnologias da Linguagem (PPGTEL). Membro do grupo de pesquisa "Mosaico: estudo das normas constitutivas do português brasileiro e das suas contribuições para as práticas de ensino de língua". Coordena o projeto de pesquisa "Variação linguística, ensino de gramática e elaboração de propostas didáticas". Possui experiência na área de Letras com enfoque em Sociolinguística e Dialetologia e Sociolinguística e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, sistema pronominal, português brasileiro e ensino de Língua Portuguesa.
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Ivana Pereira Ivo
UFBA - UNICAMP
Graduada em Letras Modernas/Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), é Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É professora da Universidade Federal da Bahia UFBA/Instituto de Letras, da área de língua inglesa. Pesquisa aspectos sociolinguísticos, fonéticos e fonológicos da língua inglesa falada no Brasil, com atuação na formação de professores de língua inglesa. É líder do Grupo de Pesquisa: LIB - Línguas Indígenas Brasileiras: documentação de línguas indígenas, contato linguístico e educação escolar indígena (UFBA/CNPq) e membro dos grupos de pesquisa INDIOMAS - Conhecimento de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais na relação Universidade Sociedade e PRAGFON Grupo de Pesquisa Pragmática Fônica, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pesquisa aspectos fonéticos e fonológicos de línguas indígenas, com especialidade na língua Guarani do Brasil. Dedica-se a projetos de pesquisa e extensão relacionados à educação escolar indígena, formação de professores e elaboração de material didático em língua indígena. Integra o corpo docente da Licenciatura Intercultural Indígena (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH-UFBA/Departamento de Antropologia e Etnologia)
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Jacyra Andrade Mota
UFBA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1961), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1980) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Tese de Doutorado: O /S/ em coda silábica na norma culta de Salvador. Professora concursada com a tese Vogais antes de acento em Ribeirópolis, Sergipe (UFBA, 1980). Co-autora do Livro das Aves (1965); do Atlas Lingüístico de Sergipe (1987); e do Atlas Linguístico do Brasil (2014). Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia. Credenciada como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) através do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (PROPAP). Sócia Fundadora da ALFAL, hoje Sócia de Honor. Sócia fundadora da ABRALIN, associação da qual participou da Direção, como Secretária, em dois períodos (1973-1975; 1993-1995). Participa da Comissão Editorial da Revista da ALFAL, da Revista Signum, entre outras. Como pesquisadora e bolsista do CNPq, atua, principalmente, nas subáreas: Sociolinguística e Dialetologia, participando dos seguintes projetos: Atlas Linguístico do Brasil (membro do Comitê Nacional que o coordena, com a função de Diretora - Executiva, de 1996 a 2018 e, como Presidente, desde setembro de 2018), NURC (integrante do grupo que o implantou em 1970, com trabalhos na área da morfossintaxe e da fonética-fonologia). Coordenou o Projeto de intercâmbio entre a Universidade Federal da Bahia e a Université Paris XIII (Projeto CAPES - COFECUB 651/09), no período 2009-2013. Recebeu o Título de Professor Emérito, outorgado pela UFBA, em 17 de junho de 2021
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Josane Moreira de Oliveira
UEFS - UFBA
Tem graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com estágio na École Normale Supérieure - Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH) de Lyon (França). Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFBA (2016-2017). É professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (graduação e pós-graduação) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (pós-graduação). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Sociolinguística, Variação e Mudança, Gramaticalização, Linguística Histórica e Comparação de Variedades do Português e de Línguas. Integra o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). É membro do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e da Associação Internacional de Linguística do Portguês (AILP), da qual foi Presidente da Assembleia Geral de 2017 a 2021. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UEFS (2010-2016, 2021-2023). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UEFS (2020). É diretora social do Gabinete Português de Leitura de Salvador - BA.
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Leandro Almeida dos Santos
UEFS
Doutor em Língua e Cultura (pelo PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Língua e Cultura, pelo referido Programa. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, pela UFBa. Licenciado e Bacharel em Letras Vernáculas, pela UFBA. Atua, como professor substituto, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Educação (DEDU). Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq/UFBA), no projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), entre agosto de 2010 e abril de 2013, e, até o presente momento, compõe a equipe de pesquisadores do referido Projeto. Dedica-se à diversidade dialetal e sociolinguística do Português Brasileiro, com ênfase nos processos semântico-lexicais e morfossintáticos, também tem interesse nas investigações sobre fronteiras dialetais do PB, além das investigações sobre a formação de professores. Como doutorando, recebeu a menção honrosa, 2o lugar, no Prêmio Dinah Callou, de melhor Pôster (1o FIS, em 2020, UFRJ), com coautoria da Profa Dra Silvana Soares Costa Ribeiro. Como professor substituto, na UFBA, foi professor homenageado, em 2014.
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Lorenna Oliveira dos Santos
UFBA
Foi professora substituta de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Salvador, ente 2021.2 e 2023.1. É doutora em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual da Bahia - UESB (2017). Graduada em Letras Modernas - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Desenvolve pesquisa em Semântica Cognitiva, Teoria da Complexidade e Funcionalismo, atuando principalmente, nos seguintes temas: conceptualização de políticos brasileiros em capas da Revista Veja e, também, a repetição na oralidade. Vinculada aos seguintes grupos de pesquisa: GESCOG, PROHPOR e Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em Sociofuncionalismo. Associada à Abralin e ao Gelne. Foi bolsista de Iniciação Científica- FAPESB (2012 e 2013).
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Lucas Santos Campos
UESB
Pós Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado em Letras (Linguística Histórica) pela Universidade Federal da Bahia (2004), Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1984), Exerce o cargo de professor titular pleno na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, unidade de Vitória da Conquista, onde vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, ministra as disciplinas: Língua latina, Latim aplicado à Biologia, Latim Jurídico, Línguas e Culturas Clássicas aplicadas à Filosofia, História da língua portuguesa; Tópicos em linguística histórica e Português instrumental. Coordena o Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e Aplicada, que vem desenvolvendo projetos voltados para levantamento e interpretação de fenômenos da língua portuguesa; estudos sobre a mudança multifuncional de prefixos, além de pesquisas ligadas à Linguística Aplicada ao ensino de línguas. Na extensão, vem desenvolvendo ações ligadas ao estudo histórico do léxico da língua portuguesa, sobre Letramento Funcional e ações voltadas para a mobilização de conhecimentos linguísticos em aulas de línguas.
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Maria Aparecida de Souza Guimarães
UNEB
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Mestra em Linguística (Sociolinguística) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014) e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Sócio-história, desenvolve ações de incentivo a práticas permanentes de leitura no Comitê PROLER/UNEB/BRUMADO e coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Literatura - LEPALL, participa de Grupos de Pesquisa em Linguística Histórica e Sociofuncionalismo (JANUS/UESB) - CNPq e Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (LEALLL /UNEB).
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Maria Jussara Abraçado de Almeida
UFF
Jussara Abraçado é Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade científica do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva: na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra. Margarida Salomão. É editora associada da revista Gragoatá, desde 2018. É membro do Grupo de Investigação Linguagem, cognição e sociedade, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Atua na coordenação do Grupo de Pesquisa Galego e Português, que reúne pesquisadores brasileiros (da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e espanhóis (da Universidade de Santiago de Compostela), e na coordenação do Núcleo de Estudos Linguísticos sobre o português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF, USP, UFES e UESB. É também coordenadora do Projeto Gramática do Português da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados ao estudo da língua portuguesa. Desenvolve pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitiva, com ênfase na interface entre Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (inter)subjetividade, tempo e modalidade, vozes verbais e ordem de palavras.
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Márluce Coan
UNILA - UFC
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Pós-Doutorado em Linguística Histórica pela Universidade de Santiago de Compostela (2019-2020). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordena o grupo de pesquisa Línguas e Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica) e é pesquisadora do grupo SOCIOLIN-CE (Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista, Funcionalismo, Sociofuncionalismo e Linguística Histórica.
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Marta Deysiane Alves Faria Sousa
UFS
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade, sendo bolsista CAPES (2013). É doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças e identidades de professores de línguas, ensino e aprendizagem de línguas, variação linguística, gerenciamento de dados linguísticos e etiquetagem de dados linguísticos.
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Mirela Maria Coelho Dórea Sodré
UFBA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC), na linha da Linguística Histórica, Filologia e História Social da Cultura Escrita, pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). Possui licenciatura em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira (Inglês), pela UFBa (2022). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Salvador (2003) e possui Máster em Direção de Arte em Publicidade pela Universitat Ramon Llull (Barcelona, 2006).
Neila Maria Oliveira Santana
UNEB - UEFS
Doutora em Língua e Cultura e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ? Campus XIV. É membro do Grupo de Estudo em Semântica Cognitiva (GESCOG) e pesquisadora do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR) e do Projeto Fala e Contexto no Português Brasileiro (GconPort). Participou do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, do Programa de Formação de Professores do Estado e do Programa Rede UNEB 2000. Foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: categorização, conceptualização, metáfora, metonímia, variação e mudança linguísticas.
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Pedro Daniel dos Santos Souza
UNEB
Doutorado em Língua e Cultura (2019) e Mestrado em Letras e Linguística (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa: Texto (2001) e Graduação em Letras Vernáculas (1999) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde janeiro de 2022, exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da UNEB. Foi Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XVIII/UNEB-Eunápolis, de abril de 2008 a junho de 2014, e, de dezembro de 2020 a dezembro de 2021, foi responsável pela Gerência de Apoio à Cultura e às Ciências, da Pró-Reitoria de Extensão/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa História Social da Cultura Escrita e Linguística do Brasil (HISCULTE) e Membro dos Grupos de Pesquisa Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR) e Usos e Contextos da Língua Portuguesa (GConPort). Membro da equipe de pesquisadores de diversas universidades brasileiras que desenvolvem o Projeto VIP: Vilas Indígenas Pombalinas. Coordenador Regional do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB)/Bahia e Membro da Comissão Científica da Área de Linguística Histórica da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Histórica, Sociolinguística Histórica e História Social da Cultura Escrita no Brasil, atuando, principalmente, na investigação dos seguintes temas: história social linguística do Brasil, constituição sócio-histórica da língua portuguesa, sintaxe histórica do português brasileiro, sociolinguística, variação e normas linguísticas, história social da cultura escrita e povos indígenas do Brasil, com ênfase na Bahia setecentista, políticas linguísticas e retomada/revitalização de línguas indígenas brasileiras.
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Raquel Meister Ko Freitag
UFS
Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, estudo o processamento da variação linguística, observando pistas corporificadas de esforço, atenção e emoções. Atuo em estudos de reprodutibilidade em linguística e em psicologia experimental, em iniciativas de grandes grupos, e estou participando da constituição da Rede Brasileira de Reprodutibilidade na Ciência. Sou Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Também desenvolvo atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a publicação da revista Feira de Ciência Cultura, específica para a publicação de relatos de pesquisa desenvolvida pela educação básica. Coordeno o Laboratório Multiusuário de Informática e Documentação Linguística (LAMID) da Universidade Federal de Sergipe. Minha atuação político-administrativa envolve gestão de entidades de classe e de instâncias governamentais. Fui vice-presidente da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN (2019-2021), gestão que implantou a série Abralin ao Vivo e o evento online Linguistweets. Fui vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, por duas gestões, (2019-2020 e 2021-2022). Fui secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi (2016-2018). Foi coordenadora da área de Letras/Linguística do Comitê de Assessoramento do CNPq (2021-2024). Atualmente é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Por uma sociolinguística socialmente sensível, alinhada ao movimento Ciência Aberta: https://rkofreitag.github.io
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Rerisson Cavalcante de Araújo
UFBA
Possui doutorado em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo (2012), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2006) e graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professor adjunto de linguística da Universidade Federal da Bahia. Foi professor de linguística e língua portuguesa do Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge) e da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). Atua principalmente nas áreas de linguística formal (sintaxe e semântica), dialetologia e sociolinguística.
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Silvana Silva de Farias Araujo
UEFS
Professora Plena (equivalente a titular em instituições federais) da Área de Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando em cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGEL/UEFS). É Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Letras e Linguística também pela UFBA. Realizou dois estágios de pós-doutorado: um em Linguística, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com bolsa PDJ/CNPq, e outro em Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLEV/UFRJ). É membro do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e de outras associações acadêmicas. Juntamente com a Professora Dra. Silvia Brandão (UFRJ), coordena o projeto 21 da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL). Tem experiência na área de Sociolinguística, investigando, principalmente, os seguintes temas: contatos linguísticos, fenômenos morfossintáticos, variedades linguísticas quilombolas e africanas do português. Suas pesquisas estão alicerçadas na documentação linguística em comunidades de fala e de prática, tanto no Brasil como em Angola. É membro do comitê científico de alguns periódicos e é coeditora da Revista A cor das Letras (ISSNe 2594-9675 e ISSN-L 1415-8973). Tem desenvolvido trabalhos em parceria com pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. Orienta estudantes em suas pesquisas de doutorado, mestrado, iniciação científica, conclusão de curso de graduação e especialização, além de estudantes com bolsa de iniciação à docência (PIBID). Já exerceu atividades importantes de liderança acadêmica, a exemplo da presidência da Associação Brasileira de Línguas Crioulas e Similares (ABECS), do Conselho do GELNE, da coordenação do PPGEL-UEFS, da presidência da comissão da APCN do Doutorado do PPGEL, entre outras.
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Tânia Conceição Freire Lobo
UFBA
Graduou-se em Letras pela UFBA em 1986, concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica na Universidade de Lisboa em 1993 e o Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na USP em 2001. É Professora Titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, dedicando-se, principalmente, a investigar a história social do português brasileiro e a história social da cultura escrita no Brasil. Juntamente com Klebson Oliveira, organizou a coletânea África à vista: dez estudos sobre o português escrito por africanos no Brasil do século XIX (Salvador: Edufba, 2009). Juntamente com Charlotte Galves, organizou a coletânea O português escrito por afro-brasileiros no século XIX: as atas da Sociedade Protetora dos Desvalidos (Salvador: EDUFBA, 2019). Juntamente com Dinah Callou, organizou a coletânea História social do português brasileiro: da história social para a história linguística (Contexto, 2020). É também co-organizadora das coletâneas Para a história do português brasileiro: novos dados, novas análises (Salvador: Edufba, 2006) e Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias (Salvador: Edufba, 2012). De 2013 a 2020, coordenou o Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), fundado por Rosa Virgínia Mattos e Silva em 1992 (www.prohpor.org). De agosto de 2010 a agosto de 2012, foi também coordenadora da Comissão de Pesquisa em História do Português Brasileiro da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina). Desde 2007, coordena a equipe baiana do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Integra a Comissão Científica Internacional do Projeto Pombalia-Pombal Global, que publicará a obra completa pombalina e uma Enciclopédia das Luzes em Portugal. É membro do comitê científico da coleção Atlântica - Luso-Brazilian Linguistics, Philology, Translation and Interpreting Studies da Pisa University Press.
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Valéria Viana Sousa
UESB
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), possui especialização em Língua Portuguesa pelo PREPES/PUC - MG (2001) e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008). É professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB desde 1996. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Funcionalismo/Gramaticalização, Sociofuncionalismo e Linguística Funcional Centrada no Uso. Coordena o projeto de pesquisa "Estudos de Fenômenos Linguísticos na Perspectiva Funcionalista a partir da descrição e análise de corpus da comunidade de fala de Vitória da Conquista" e é líder do Grupo de Estudos em Linguística Histórica e em (Sócio) Funcionalismo - CNPq. https://orcid.org/0000-0002-8243-9281
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Valter de Carvalho Dias
IFBA
Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia, Licenciado em Letras com Espanhol (2006) e Letras com Português e Inglês (2005) pelo Centro Universitário Jorge Amado. Atualmente, é Docente de Língua Portuguesa com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal da Bahia e editor-chefe da «Enlaces: revista de estudos linguísticos e literários». Dedica-se a estudos na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista e também sua relação com o ensino de língua portuguesa. É líder dos Grupos de Pesquisa «Estudos da Língua Portuguesa: descrição e ensino - ELiPor» e «Fala e Contexto no Português Brasileiro - GconPort» e membro do «Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística - GPDS-UFOP»
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Vera Pacheco
UESB
Possui graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Bacharelado Em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pósdoutorado pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.
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Wagner Carvalho de Argolo Nobre
UESC
Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutor em Língua e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2015), tendo realizado estágio de Doutorado em Lisboa-Portugal (2013.2-2014.1), no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com bolsa CAPES-PDSE/nº do processo: 3465-13-6; Mestre em Letras e Linguística (UFBA-2011); Licenciado em Letras Vernáculas com Inglês (UFBA-2008); e Bacharel em Administração de Empresas (FTC-2003). Pesquisa a história linguística do Sul da Bahia (antigas Capitanias de Ilhéus e de Porto Seguro), os processos de formação das línguas gerais na América portuguesa (Estado do Brasil e Estado do Maranhão e Grão-Pará), no Período Colonial, e a formação do português europeu no Noroeste da Península Ibérica, com ênfase para as mudanças fonológicas ocorridas no latim vulgar. Área de pesquisa: Linguística Histórica. Linhas de atuação: romanística, história social-linguística do português brasileiro, das línguas gerais brasileiras e do português europeu; história do Brasil; crioulística; linguística aplicada.
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Warley José Campos Rocha
IFRO
Licenciado em Letras Modernas - Português, Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, pelo Centro Universitário Internacional. Mestre e doutorando em Linguística, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste.
Para saber mais: Currículo Lattes
Welton Rodrigues Santos
IFBaiano
Possui Graduação em Letras com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007), Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia - UFBa, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS e Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é docente efetivo do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IF Baiano, lecionando disciplinas na área de LINGUAGENS nos cursos técnicos na modalidade Integrada e Subsequente, além de disciplinas pedagógicas e de linguística na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Linguística, com interesse nas seguintes áreas de pesquisa: teoria e análise linguística, sociolinguística, contato entre línguas, história do português brasileiro e sociolinguística educacional.
Para saber mais: Currículo Lattes
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