A formação universitária para professores de ciências e biologia tem sido focada em práticas pedagógicas puramente cientificistas, centradas na transmissão e reprodução de saberes técnicos, de conhecimentos científicos únicos, verdadeiros e factuais, muitas vezes destituídos de contextos da própria ciência ou mesmo das realidades dos estudantes. É importante considerar que os estudantes, para os quais essas práticas são direcionadas, trazem consigo seus próprios conhecimentos, anseios e experiências, por vezes muito divergentes dos conhecimentos científicos que pautam a base curricular. Nesse sentido, vamos aliar nesse minicurso questões teóricas e práticas que possam auxiliar docentes da educação básica e superior na construção de um ensino de ciências contextualizado, que garanta aprendizagem significativa. Durante o nosso encontro serão abordados conceitos básicos da Etnobiologia e da Etnoecologia fundamentais para a construção do diálogo entre os conhecimentos locais e científicos em sala de aula. Também serão apresentados diferentes exemplos de práticas pedagógicas, aplicadas por pesquisadores das etnociências e áreas afins, com o objetivo de realizar esse diálogo. Ao final, acreditamos que os participantes terão seus horizontes ampliados quanto a importância da realização de conexões entre as etnociências e a educação, bem como terão insights de sua aplicabilidade em sala de aula.

Será ministrado pelos professores Dr. Marcelo Alves Ramos (UPE) e Dra. Maria Carolina Sotero (Rede Estadual de Educação). Adicionaremos um resumo do que tratará o minicurso próximamente.

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