Alexandre Schiavetti

UFSB

É graduado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1997), doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), pós-doutor no Centro Nacional Patagônico (CENPAT - Puerto Madryn, 2013). Pós-doutor Facultad de Ciências, Universidade de La Republica, Montevideo (UY, 2018) e fui Professor Visitante CAPES no Centro para el Estudio de Sistemas Marinos (CESIMAR, CENPAT), Puerto Madryn, ARG (2018). Sou Prof. Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, Pesquisador Associado aos Projetos Budiões e Golfinho Rotador e Investigador Asociado ao CESIMAR (CENPAT, Puerto Madryn, Arg). Tenho experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Áreas Protegidas, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e conservação da fauna e de ecossistemas, efetividade de gestão de áreas protegidas e análise de estratégias de conservação. Sou membro da rede BrasPor para estudos de sistemas costeiros Brasil - Portugal e do INCT EECBio. Desde Fevereiro de 2020 estou no cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC. Membro titular do CA - Ciências Ambientais (CNPq) para o triênio 2021-2024. Membro Titular na àrea das Ciências da Vida da Academia de Ciências da Bahia.   Conheça um pouco mais sobre o Dr. Alexandre Schiavetti

Alexsandra Maria da Silva

SERTA

http://www.serta.org.br/

André Luiz Borba do Nascimento

Universidade Federal do Maranhão

André Luiz Borba do Nascimento possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013) e Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018) com sanduíche na University of Exeter - UK. Desenvolveu projeto de pós-doutorado associado ao Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal. Tem experiência na área de Etnobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, zooterapia, sistemas médicos locais, ecologia humana, resiliência, evolução cultural e sustentabilidade. 

Andrêsa Suana

UFPE

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2017). Mestrado em Botânica, também pela UFRPE (2012), tendo atuado com taxonomia de categorias infragenéricas do gênero Croton (Euphorbiaceae) e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2007). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, e na áreas de Etnobiologia e Ecologia, onde atua em estudos voltados à biologia reprodutiva de angiospermas, etnobiologia evolutiva e ecologia humana. Possui ainda experiência na área de Educação, onde atua como professora efetiva do Governo do Estado de Pernambuco desde 2008.

Angela Maria Araújo Leite

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Professora assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I, coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sociedade e Educação - NEISE e integra o grupo de pesquisa PEABIRU/UFRGS. Tem experiência na área de Geografia,atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo Afro-brasileiro - Sociedades Indígenas, Geografia Agrária e Ensino de Geografia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Angelo Giuseppe Chaves Alves

UFRPE

Doutor em Ecologia, com graduação e mestrado em Agronomia. Realizou Pós-Doutorado em Portugal (Universidade Técnica de Lisboa) e na Itália (Universidade de Florença). Realizou estágio sanduíche em Agroecologia na Universidade de Córdoba, Espanha. Docente no curso de Agroecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Departamento de Biologia) e nos Programa de Pós-Graduação em "Etnobiologia e Conservação da Natureza" e "Agroecologia e Desenvolvimento Territorial", ambos em redes interinstitucionais. Atua em Etnoecologia, Etnobiologia e enfoques correlatos. Interessa-se pelas interfaces das Etnociências com a Ecologia, a Agroecologia, a Educação e a Epistemologia. Seus trabalhos têm em comum a ênfase nos aspectos culturais da Sustentabilidade.

Anna Karolina Martins Borges

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGETNO/UFRPE). Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC UEPB/CNPq). É integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Etnozoologia, Conservação e Biodiversidade (UEPB/CNPq) e Bioacústica, Comportamento e Conservação de Peixes (UEPB/CNPq). É integrante do Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC/UEPB). Desenvolve pesquisas na área de Zoologia, com ênfase em Etnozoologia e conservação da natureza.

Bruno Rogério Duarte da Silva

UNEAL

É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas(2008), Especialista em Docência do Ensino Superior - UFAL(2001) e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e bacharelado em Teologia (Curso Livre) pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (2001). É tecnólogo em Química Industrial - IFAL e participou do Curso de Formação em Teatro e Montagem de Espetáculo Teatral. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Alagoas e Coordenador Pedagógico de uma escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Maceió. E atua como professor formador nos seguintes temas: educação, ludicidade, performance, antropologia, cultura popular, educação infantil, interdisciplinaridade, pratica docente e projetos de trabalhos,ensino de ciências , aprendizagem significativa e alfabetização científica.

Flávia Rosa Santoro

Universidad Nacional de Córdoba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestra em Ecologia (2014) e doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza (2019) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), exercendo suas atividades no Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seus esforços de pesquisa se concentram no entendimento da estrutura, dinâmica e evolução de sistemas médicos locais com ênfase no uso de plantas medicinais. 

Islândia Bezerra

ABA/UFAL

Potiguara. Mulher. Mãe. Extensionista, Pesquisadora e Professora Associada da Faculdade de Nutrição/FANUT da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Atua como Educadora colaboradora na Escola Latino Americana de Agroecologia/ELAA. Nutricionista graduada em 2003 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Possui especialização em Saúde Coletiva (2004). Mestrado e Doutorado (2010) em Ciências Sociais/PPGCS-UFRN. Pós-doutorado em Ciências e Desenvolvimento Regional na Universidade Autónoma de Chapingo/UACh - México (2013). É membra da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/RPSSAN (sócia fundadora - 2016). Membra do Comité Editorial Grupo de Trabalho Agroecología Política da CLACSO. Atualmente é Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Membra do Colegiado da FANUT/UFAL.

Joelson Moreno Brito de Moura

UFPE

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Universidade de Coimbra (UC). Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), com mestrado na mesma área. Tem como interesse científico a compreensão dos processos que contribuíram para a evolução da mente humana. Para isso, trabalha na perspectiva da etnobiologia evolutiva, que aborda a influência do passado evolutivo sobre o comportamento humano atual e como isso reflete na relação entre as pessoas e seus ambientes. Atualmente é pesquisador associado ao Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) da UFPE.

Juliana Loureiro de Almeida Campos

UFVJM

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Concluiu o Mestrado em Ecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o  Doutorado em Botânica pela mesma instituição. Tem experiência em pesquisas relacionadas à etnoecologia, etnobotânica e ecologia de populações, com especial interesse em investigar os efeitos ecológicos e culturais do uso da biodiversidade por diferentes grupos humanos. Atualmente é Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Diamantina

Marcelo Alves Ramos

UPE

Possui Pós-Doutorado em Ecologia (CAPES/PNPD), Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com estágio sanduíche na Universidade do Porto (Portugal), Mestrado em Ciências Florestais e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, e atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (nível: mestrado) da UPE e no Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (nível: mestrado e doutorado) da UFRPE. Em suas pesquisas tem atuado, principalmente, dentro da interface Ecologia, Etnobiologia e Educação, avaliando de que forma populações humanas relacionam-se com os recursos naturais disponíveis no ambiente que as cercam. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Ciências Ambientais).

Camilla Marques de Lucena

UFMS

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ecologia e Monitoramento Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora associada do Laboratório de Etnoecologia e Ciências Ambientais (LECA) da UFPB no período de 2014 a 2020. Atualmente Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Campo Grande. Tem experiência nas áreas de: Biologia celular, Etnobotânica, Etnoecologia e Manejo e domesticação de recursos genéticos, com ênfase em populações tradicionais, uso e manejo de Cactaceae. 

Márcia Freire Pinto

UECE

É docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Linhas de pesquisa: Etnobiologia, Etnozoologia, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Prática de Ensino em Ciências e Biologia.

Maria Carolina Sotero

UFRPE

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza - PPGEtno pela UFRPE, Mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/ UFPE. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRPE, Especialista em Ciências Ambientais pela FUNESO, professora efetiva da Rede Estadual de Educação de Pernambuco e da Prefeitura de Vitória de Santo Antão. Vinculada ao laboratório de Etnoecologia, com pesquisa na interface Etnobiologia e Educação. Possui experiência nas áreas de Percepção Ambiental e Participação Social, Ecologia Humana, Ecologia Vegetal; no ensino de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental, Médio e de Educação de Jovens e Adultos; e na extensão universitária com Educação Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, sociedade e educação.

Patrícia Muniz de Medeiros

UFAL

Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas e uma das coordenadoras do Laboratório de Ecologia, Conservação e Evolução Biocultural (LECEB). É membro do corpo permanente de professores dos Programas de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE) e Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (UFAL). Vencedora do prêmio Internacional Rising Talents da LOréal-UNESCO for Women in Science de 2020 e do prêmio LOréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência de 2019. Foi eleita membro afilada da Academia Brasileira de Ciências (2021-2025). Atua nas áreas de Etnobotânica, Ecologia humana e Etnoecologia. Interessa-se pelo estudo dos aspectos ecológicos e evolutivos que permeiam a relação pessoas - recursos naturais. Seus estudos recentes usam as plantas e demais recursos naturais como modelos para entender as respostas adaptativas a mudanças ambientais e culturais. Também tem buscado desenvolver frameworks interdisciplinares para contribuir na popularização de plantas alimentícias não convencionais. É mãe de Luna.   Conheça um pouco mais sobre a Dra. Patrícia Muniz de Medeiros

Risoneide Henriques da Silva

UFRPE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Mestrado em Botânica (2018) e Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza (2022) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é pesquisadora associada ao Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem como principal interesse de investigação o entendimento dos fatores que modulam a cognição e o comportamento humano em relação aos recursos naturais.

Rômulo Romeu da Nóbrega Alves

UEPB

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é Professor da Universidade Estadual da Paraíba, coordenador adjunto da UEPB junto ao Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza, e está credenciado nos Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia- UFPB), Ecologia e Conservação (UEPB) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB-UEPB). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Etnozoologia. Atua principalmente nos seguintes temas: uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia

Sofia Zank

FMP

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da Faculdade Municipal de Palhoça e atua como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica da UFSC. Tem interesse e atua em estudos interdisciplinares sobre sistemas socioecológicos com enfoque nos seguintes temas: uso e conservação da biodiversidade, conhecimento ecológico tradicional, etnoecologia, metodologias participativas, resiliência e adaptação frente à mudanças, educação socioambiental e sustentabilidade.

Ulysses Paulino de Albuquerque

UFPE

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Foi professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco até abril de 2017, tendo fundado e coordenado o Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA). Atualmente é professor titular do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de botânica, ecologia e antropologia ecológica, com ênfase em etnobiologia. Tem interesse especial voltado para a compreensão dos fatores que modulam a relação entre pessoas e outros seres vivos na interface ecologia e processos evolutivos. Em 2019, em uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade de Stanford, integrou a lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo. É membro da Academia Pernambucana de Ciência (ACP). Conheça um pouco mais sobre o Dr. Ulysses Albuquerque

Vandick da Silva Batista

UFAL

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1988) e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, onde é docente na graduação e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos/PPG-DIBICT. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão em Ecologia, Uso e Conservação Recursos Naturais Renováveis, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação, governança, gestão pesqueira, pesca artesanal, peixes, dinâmica de populações, litoral marinho, Amazônia, e elasmobrânquios.

Washington Soares Ferreira Júnior

UPE

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (PPGBV/UFPE) e doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Seus esforços de pesquisa se concentram no entendimento da estrutura, dinâmica e evolução de sistemas médicos locais com ênfase no uso de plantas medicinais.

Wendel José Teles Pontes

UFPE

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003), mestrado (2006) em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutor em Entomologia (2010) pelo projeto PROCAD entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia: comportamento e reprodução de insetos, inseticidas naturais, extratos vegetais, óleos essenciais. Autor do blog de divulgação científica e popularização da ciência Ciência Books (www.cienciabooks.com.br). Professor Adjunto do Departamento de Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sebastião Rodrigues

-

Guardião de sementes.

Letícia Zenóbia de Oliveira Campos

Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2007), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) (2010) e Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Tem interesse nas áreas que visam entender a relação das pessoas com os produtos florestais, bem como os fatores que medeiam esta relação. Tem experiência em Etnobotânica, Etnoecologia e Uso Sustentável de recursos florestais. Letícia é mãe de Pedro (2016) e Davi (2018). 

José Ribamar de Sousa Júnior

Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009), mestrado em Botânica (2012) e Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza (2017) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docente do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da UFPI/CAFS. É integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospeção e Conservação da Natureza. Tem experiência na área de Botânica , com ênfase em Etnobotânica, atuando principalmente no seguinte tema: uso e manejo de populações vegetais, domesticação e evolução de plantas; genética e conservação de recursos naturais.

Tacyana Pereira Ribeiro de Oliveira

Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba, com período sanduíche na Universitat Wien (2009-2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - Campus V, onde coordena o Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC). É Ponto Focal da América do Sul do IUCN SSC Seahorse, Pipefish and Seadragon Specialist Group (SPS SG) e atua como National Seahorse Expert no projeto de ciência cidadã iSeahorse. Tem experiência em Ecologia, Comportamento Animal, Etnobiologia e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: cavalos-marinhos, bioacústica de peixes, conservação marinha. É mãe de uma linda menina (licença maternidade de agosto/2018 a fevereiro/2019).

Edwine Soares de Oliveira

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. Mestre em Etnobiologia e conservação da natureza (PPGEtno) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e atualmente doutoranda em Botânica, também pela UFRPE.

Wmanamy Cruz Santos

Aldeia Kariri Xokó – Porto Real do Colégio/AL

----

Marcelo Tingui Botó

Cineasta

----

Idiane Cruz da Silva

Escola Subatekié Nhunú Kariri-Xocó

Mulher indígena, educadora sociocultural, mediadora presencial e a distância de aprendizagem do Idioma Dzubukuá-Kipeá (língua nativa de seu povo ensinada através de vivências das artes visuais e corporais) e das culturas tradicionais para crianças e adultos. Vice-representante no GT “Línguas Indígenas do Nordeste” e vice-presidente do GT “Português Indígena” que organiza os trabalhos de participação dos povos indígenas no Brasil na Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), chamada da UNESCO. Artesã de adornos e artefatos tradicionais da etnia Kariri-Xocó, com palha, penas e sementes. Terapeuta da Medicina Tradicional Indígena Kariri-Xocó (Aldeia em Porto Real do Colégio, Alagoas).

Reinaldo Farias Paiva de Lucena

UFMS

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2002), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Botânica pelo Laboratório de Etnobotânica Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Atualmente é Professor no Instituto de Biociências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Colaborou comoquisador Associado do Missouri Botanical Garden, St. Louis nos Estados Unidos, e como Consultor da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - na Área de Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase em Etnobotânica, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobiologia, etnobotânica, etnozoologia, caatinga, populações tradicionais e conservação da biodiversidade. 

Socorro Jucá

Movimento de Mulheres Indígenas de Pernambuco

É indígena da etnia Kapimawá. Nasciu numa mata de nome Mata do Cachimbo em meio a uma tempestade de chuva, com relâmpago e trovão; com a sua mãe só tinha o papai, que serviu de parteiro. Acha que nasceu pra guerrear. Perdeu sua mãe aos 10 anos de idade e precisei trabalhar, ainda criança, para sobreviver. Estudou, fez magistério, Licenciatura em Educação Intercultural Indígena, lecionou durante 33 anos. Faz parte do Movimento de Mulheres Indígenas de Pernambuco; é Liderança local da aldeia onde reside; faz Curso Técnico de Agroecologia. Informações obtidas de: http://candeeiro.org.br/socorro-juca/

Maria Virgínia de Almeida Aguiar

Agroecologia e campesinato UFRPE

-

Norah Costa Gamarra

UFAL

Latina americana, natural de Alagoas e com origem também Boliviana, carrega da cultura de seus ancestrais o encanto pelas comunidades detentoras de conhecimento e práticas tradicionais. É formada pela Universidade Federal de Alagoas, como Bacharela e Mestra em Ciências Biológicas com ênfase em Biodiversidade e Conservação. Integrante do grupo de pesquisa e Laboratório de Conservação no Século 21, onde participa de pesquisas de conservação em áreas protegidas, mais especificamente com gestão e resiliência de áreas protegidas e sistemas socioecológicos, com enfoque em comunidades pesqueiras. Possui também experiências na área de Educação Ambiental e Comunicação científica. Em seu mestrado trabalhou com Valoração das Áreas Protegidas Brasileiras a partir de uma abordagem de Assets, analisando os Planos de Manejo de Unidades de Conservação Federais. Atualmente, doutoranda da mesma instituição, desenvolve sua pesquisa em Unidades de Conservação de Uso Sustentável (APA Costa dos Corais, RESEX Medio Juruá e RESEX Marinha da Lagoa de Jequiá), com a identificação de Assets naturais fundamentais para atividades relacionadas à pesca artesanal e ao manejo do pirarucu, visando a elaboração de um plano de gestão desses assets, em prol do desenvolvimento e empoderamento das comunidades pesqueiras de Áreas Protegidas.

Ernando Pinto

Associação de Jangadeiros Artesanais do Município de Barra de Santo Antônio – AJAMBASA

AJAMBASA (Associação de Jangadeiros Artesanais de Barra de Santo Antônio)

Izabel Cristina Chagas

Secretaria municipal da agricultura, pesca e desenvolvimento econômico de Passo de Camaragibe

-

José Gilmar Cavalcante de Oliveira Júnior

UFAL

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas, com mestrado e doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos pelo PPG DiBiCT da UFAL, com dissertação de mestrado avaliando os fatores influentes na efetividade de Áreas Marinhas Protegidas e tese de doutorado avaliando a influência dos fatores socioeconômicos em macro e micro-escala nos processos de governança de AMPs. Atualmente atua no Projeto Camarões N-NE, coordenando as atividade de campo e laboratório em Alagoas (CNPq/DTI-B), sendo membro do Laboratório de Conservação e Manejo de Recursos Naturais (LACOM) e do Laboratório de Conservação no Século XXI (LACOS 21). Tenho amplo interesse por estudos no escopo da socio-ecologia, especialmente quando se trata da gestão da pesca artesanal, participação e emponderamento comunitário em comunidades pesqueiras e conservação e manejo de áreas marinhas protegidas.

Johnny Antônio da Silva Lima

Colônia de Pescadores de Paripueira

Colônia de Pescadores de Paripueira

Samara Cavalcanti da Silva

UNEAL

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Libras e em Psicopedagogia. Licenciada em Pedagogia - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE). Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEAL, Campus III (2017/2020), coordenadora da Especialização em Educação Inclusiva da UNEAL (UNEAL/Especializa - 2018/2020), professora executora da Educação à Distância (EAD/UFRPE) e como professora voluntária no Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia (2018/2020; 2020/2022). Com experiência na Educação e interesse em pesquisas com os temas: Inclusão, ensino de Ciências da Natureza e Formação de Professores.

Marina Barros Abreu

UFRPE

Graduada em Serviço Social e em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Piauí (UFPI) Mestranda em Etnobiologia e Conservação da Natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente cursa o Doutorado no Programa de Pós Graduação da UFRPE.

Myrian Sá Leitão Barboza

UFOPA

Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA-UFOPA)

Myrelly Dayseana Barbosa Gonçalves

Colônia de Pescadores de São José da Coroa Grande-PE

Colônia de Pescadores de São José da Coroa Grande-PE

Roberta Sá Leitão Barboza

UFPA

LABPEXCA-UFPA-Bragança