O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

25/05/2024 até 15/08/2024

O texto da “Comunicação Oral” deverá ser produzido no formato de resumo expandido contendo entre 5.000 (mínimo) e 10.000 (máximo) caracteres com espaços, incluindo título, nome dos (as) autores (as), nome do grupo de pesquisa e agência ou fonte de financiamento (se houver), número do Eixo Temático, resumo simples, palavras-chave e texto (Conforme Template).

O resumo expandido deverá conter:

1) introdução, os objetivos e os fundamentos teóricos;

2) metodologia;

3) análise e discussão de resultados;

4) considerações finais;

5) referências;

6) quadros ou tabelas (se houver).

O resumo expandido deverá ser enviado, exclusivamente, pelo site do Evento (https://doity.com.br/xiv-seminario-anfope-2024), por meio do cadastro pessoal do/a autor/a, sendo desconsiderada qualquer outra forma de submissão.

São aceitos para avaliação textos que se configurem como pesquisa concluída, pesquisa em andamento e/ou relatos de experiência.

Cada proponente poderá submeter até 4 (quatro) trabalhos nas seguintes condições: 3 (três) trabalhos como coautor (a) ou 1 (um) trabalho como autor (a) e 3 (três) como coautor(a).

Admite-se a submissão de resumo expandido em português ou espanhol, sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01(um) autor e 2 (dois) coautores.

O pagamento da inscrição do (a) autor (a) e coautores (as) é condição indispensável para a submissão de resumo expandido no Seminário Nacional de Formação de Professores/as. Recomenda-se efetuar o pagamento da anuidade com antecedência mínima de 02 (dois) dias úteis do prazo de encerramento da submissão.

1. O trabalho deve ser enviado na extensão doc ou docx, com as seguintes formatações:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm);
  • Margens: esquerda e superior, 03 cm; direita e inferior, 02 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaço entre linhas: 1,5;
  • Alinhamento: justificado;
  • Recuo na primeira linha de cada parágrafo (1,25).

2. O título do trabalho deve estar formatado em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado e espaço simples. Após o título usar espaçamento de 18 pontos. Os nomes dos (as) autores (as) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição e e-mail dos (as) autores (as).

EIXOS TEMÁTICOS
Recebem trabalhos (resumos expandidos) que contemplem análises e/ou relatos de políticas e programas, práticas e experiências, resistências e proposições sobre os seguintes eixos, temas, níveis e modalidades de ensino:
EIXO 1 – Formação, práticas docentes, políticas educacionais e financiamento.

EIXO 2 – Formação, práticas docentes e gestão democrática da educação (Básica e Superior).

EIXO 3 – Formação, práticas docentes, políticas curriculares e de avaliação educacional.

EIXO 4 – Formação de professores, modalidades de ensino e práticas docentes (Educação Especial, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação à distância, Educação Ambiental, CTSA).

EIXO 5 – Formação, práticas docentes, democracia e disputas entre o público e o privado.

EIXO 6 – Formação, práticas docentes e valorização do trabalho e dos profissionais da educação.

Os trabalhos de cada Eixo podem analisar, discutir e problematizar:
– a Formação Inicial e Continuada de professores/as para as diferentes etapas e modalidades de educação básica e suas especificidades, em uma concepção de formação integral, apresentando relatos e análises de práticas curriculares e experiências formativas;
– os programas institucionais de formação (PARFOR, PIBID, Residência Pedagógica etc.), seus projetos institucionais e experiências formativas, entre outros temas atinentes à formação;
– o processo de Reformulação Curricular dos Cursos de Licenciatura, as discussões sobre a revogação da Res. CNE 02/2015 e a aprovação da Res. CNE 02/2019, do Parecer CNE 04/2024, e seus efeitos nos cursos de formação de professores, apontando para proposições e desenhos curriculares alternativos, e para a construção de resistências;
– o processo de implantação da BNCC na Educação Básica, e seus impactos na carreira e atuação dos professores, e na formação das crianças, jovens e adultos, escolas do campo e outras modalidades de oferta nas escolas e redes de ensino, públicas e privadas;

- questões atinentes a Educação das relações étnico raciais, Gênero e Sexualidade em convergência com qualquer um dos eixos propostos para o evento;
– a articulação Universidade e escola básica e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, projetos e propostas institucionais;
– a gestão de sistemas e instituições de ensino, e a atuação dos gestores e dos conselhos colegiados em diferentes níveis, sob o princípio da gestão democrática;   
–  questões pertinentes ao trabalho docente, à organização dos professores e seus movimentos e à valorização dos/as profissionais da educação;
– as políticas públicas educacionais, atuais ou em descontinuidade e desmonte.
Os trabalhos podem se ancorar em distintas e plurais concepções pedagógicas, em consonância com perspectivas críticas e emancipatórias, inclusivas e democráticas, inter/transdisciplinares e multiculturais, em defesa da democracia, da educação pública e do direito à educação para todos sem nenhuma forma de discriminação.  
 
Os trabalhos devem seguir as Normas de Submissão prescritas e serem encaminhados no PRAZO estipulado para a submissão.