Esta mesa redonda apresenta diferentes perspectivas de intervenções e de avaliações de intervenções em orientação profissional e de carreira desenvolvidas nas Universidades Federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A primeira apresentação descreve uma intervenção de planejamento de carreira oferecida a estudantes universitários em formato online, os desafios dessa modalidade de orientação e os ganhos percebidos pelos estudantes, avaliados de forma qualitativa. A segunda apresentação problematiza o planejamento de carreira voltado a pós-graduandos no formato online, discutindo continuidades e adaptações necessárias para as intervenções em formato virtual, tanto na modalidade individual quanto grupal. Avaliações baseadas nos relatos dos participantes indicam que em ambas as modalidades os orientandos percebem um impacto positivo das intervenções, mesmo sem atividades presenciais. A terceira apresentação descreve uma pesquisa em andamento, com desenho quase-experimental, na qual foram avaliadas duas modalidades de intervenção baseadas na teoria da construção da carreira. O primeiro estudo avaliou um formato de atendimento individual e presencial de três sessões desenvolvido com estudantes de pós-graduação, tendo-se observado ganhos em aspectos relacionados à carreira e também redução da ansiedade. O segundo estudo apresenta dados relativos a uma intervenção grupal online para estudantes de graduação. Neste estudo, resultados preliminares evidenciam a eficácia da intervenção, ainda que algumas dificuldades na participação online tenham sido notadas. Por fim, a quarta apresentação traz resultados de um estudo em andamento no qual foram comparadas duas modalidades de intervenção individuais, de caráter presencial, baseadas na teoria da construção da carreira. Os resultados apontam que ambas as intervenções são eficazes e tendem a produzir efeitos positivos para os participantes, não apenas em variáveis de carreira, mas também em variáveis de funcionamento psicológico. O estudo explora ainda o papel da aliança de trabalho para os desfechos obtidos. No conjunto, as apresentações que compõem esta mesa exploram diferentes modalidades de intervenção e possibilidades de avaliação destas intervenções, oferecendo pistas para compreender os processos de mudança dos clientes e direções para estudos futuros.

 

Maiana Nunes (UFSC): Planejamento de carreira online com universitários finalistas: possibilidades e limites

Valéria De Bettio Mattos (UFSC): Planejamento de carreira com pós-graduandos nas modalidades presencial e online: ajustes necessários

Iúri Novaes Luna (UFSC): Avaliação de intervenções de carreira nas modalidades individual e grupal: estudo com graduandos e pós-graduandos

Marco Antônio Pereira Teixeira (UFRGS): Avaliação de intervenções de base construtivista e o papel da aliança de trabalho

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