Mark Savickas

Northeast Ohio Medical University - Convidado ABOP

É professor e catedrático emérito de ciências do comportamento na Northeast Ohio Medical University e ministra o curso de aconselhamento de carreira na Kent State University. Seus 3 livros, 100 artigos, 56 capítulos de livros e 500 apresentações para grupos de profissionais abordaram o comportamento vocacional e o aconselhamento de carreira. Ele editou o Career Development Quarterly por 7 anos e o Journal of Vocational Behavior por 18 anos, bem como co-editou 7 livros. Ele atuou como presidente da Divisão de Aconselhamento em Psicologia da Associação Internacional de Psicologia Aplicada e no Conselho da Associação Internacional de Orientação Educacional e Profissional. Ele é autor da Teoria de Construção de Carreira e do Modelo de Aconselhamento para a Construção de Carreira e sua Escala de Adaptabilidade de Carreira foi traduzida para 30 idiomas. Ele é membro da American Counseling Association, da American Psychological Association, da International Association of Applied Psychology e da National Career Development Association.

David L. Blustein

Boston College - Convidado ABOP

É Professor de Psicologia do Aconselhamento no Boston College. Além de ser o autor de “A psicologia do trabalhar: uma nova perspectiva para o desenvolvimento de carreira, aconselhamento e políticas públicas” e “A importância do trabalho em uma era de incertezas”, David conduziu pesquisas e escreveu muitos outros artigos e capítulos de livros sobre o trabalho, psicologia da teoria do trabalhar, relacionamento e trabalho, justiça social, pobreza e questões culturais. Ele tem experiência em prestação de serviços diretos a clientes e comunidades, bem como consultoria a organizações como a Organização Internacional do Trabalho, OCDE e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.

Mozart Neves Ramos

Universidade Federal de Pernambuco - Convidado ABOP

Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco, instituição da qual foi reitor por duas oportunidades. Nesta instituição ensinou química fazendo pesquisa em química molecular. Atualmente, é Catedrático do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto e membro do Conselho Nacional de Educação. 

Lucilene Tofoli

Universidade São Francisco - Convidada ABOP

É doutoranda em Psicologia (área de Concentração Avaliação Psicologia em Contexto de Trabalho e Carreira) na USF. Docente, atua como consultora e coach em desenvolvimento de pessoal e de liderança. Membro da Diretoria executiva ABOP (2017-2021). Participante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Praticas em Orientação Profissional (GEPPOC). 

Gustavo Henrique Martins

Universidade São Francisco - Convidado ABOP

Psicólogo, Mestre e doutorando, com área de concentração em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Práticas em Orientação de Carreira (GEPPOC-USF). Tem se dedicado a estudos nas áreas de Psicometria e Orientação Profissional e de Carreira.

Ana Paula Salvador

Universidade são Francisco- Convidada ABOP

Psicóloga, especialista em Avaliação em Psicológica, mestra e doutoranda em Psicologia com área de concentração em Avaliação Psicológica em Contexto de Trabalho e Carreira. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Orientação de Carreira (GEPPOC).

Mônica Sparta

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Convidada ABOP

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFRGS, atua na área de orientação profissional e de carreira e é supervisora de estágio do Núcleo de Psicologia da Carreira e do Trabalho do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da PUCRS.

Kathia Maria Costa Neiva

Convidada ABOP

Doutora em Psicologia, Orientadora Profissional e de Carreira , pesquisadora e docente em cursos de extensão e especialização, autora de várias obras e instrumentos na área. 

Cláudia Sampaio Corrêa da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Convidada ABOP

Psicóloga, mestre, doutora (UFRGS e Universidade de Lisboa) e pós-doutora em Psicologia (Universidade de Lausanne). Dedica-se há mais de 12 anos para ajudar as pessoas a construírem seus projetos de vida com propósito, realização e sucesso. Atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em consultório como psicóloga, facilitando o desenvolvimento de carreira de adolescentes, estudantes universitários e adultos. Contribui para a formação teórica e técnica de psicólogos e estudantes de Psicologia na área de orientação de carreira.       

Rodolfo A. M. Ambiel

Universidade São Francisco - Convidado ABOP

Psicólogo, Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Editor-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional e ex-Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP – 2015- 2019).Bolsista Produtividade do CNPq nível 1D.  

Thaline da Cunha Moreira

Universidade São Francisco. - Convidada ABOP

Psicóloga e Doutora em Psicologia pelo PPG da Universidade São Francisco. Atua como professora da Faculdade de Americana (FAM) e integra o Grupo de Estudo, Pesquisa e Prática em Orientação de Carreira (GEPPOC-USF) e, o GT-Carreiras: informação, orientação e aconselhamento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEPP).

Ronald G. Sultana

University of Malta - Convidado ABOP

É professor de Sociologia e de Educação Comparada na Universidade de Malta, onde também é diretor fundador do Centro Euro-Mediterrâneo de Pesquisa Educacional. Ele editou recentemente a obra Orientação de Carreira e o Planejamento de Subsistência no Mediterrâneo (Sense Publishers, 2017) e co-editou dois volumes do livro Orientação de Carreira para Justiça Social (Routledge 2018, 2019). Em 2020, Sultana recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Université Laval (Quebec) por seu trabalho de pesquisa na promoção da justiça social. Uma lista de suas publicações está disponível em: http://www.um.edu.mt/emcer/publications  

Rita Pimenta de Devotto

Faculdades de Campinas (FACAMP) - Convidada ABOP

Professora do curso de administração de empresas da Faculdades de Campinas (FACAMP) e do MBA online do IAE Business School (Argentina). Doutora e mestra em Psicologia (PUCCAMP). MBA Executivo pelo IAE Business School. MSc em Criatividade e Solução de Problemas, State University of New York. Pedagoga (UNICAMP).  

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Convidada ABOP

Professora e pesquisadora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora e mestra em Psicologia (UFRGS).

Maiana Farias Oliveira Nunes

Universidade Federal de Santa Catarina - Convidada ABOP

Psicóloga, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como docente no PPGP -UFSC, orientando pesquisas na área de desenvolvimento de carreira e avaliação psicológica.

Leonardo de Oliveira Barros

Universidade Federal da Bahia - Convidado ABOP

Doutor em Psicologia. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Co-Líder do Laboratório de Psicologia Positiva e coordenador do Grupo de Estudos Carreira+.

Ana Carolina Netto

Instituto Ayrton Senna - Convidada ABOP

Ana Netto é mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo Graduate Institute of International and Development Studies de Genebra, especialista em Educação Transformadora pela PUC/RS e graduada em Relações Internacionais pela UNB. Atualmente é especialista da área de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

Ana Crispim

Instituto Ayrton Senna - Convidada ABOP

Doutora em Psicologia, com ênfase em psicometria pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da University of Kent, Reino Unido, com pós-doutorado em modelagem estatística para ciências do comportamento na Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna (IAS) e membra do Laboratório de Ciências para Educação (eduLab21) do IAS.

Catarina Possenti Sette

Instituto Ayrton Senna - Convidada ABOP

Catarina é mestre e doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco e graduada em Psicologia pela mesma instituição. Atualmente, é Gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna (IAS) e membra do Laboratório de Ciências para Educação (eduLab21) do IAS.

Vinicius Coscioni

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Convidado ABOP

 Doutor em Psicologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2021). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Graduado em Psicologia pela Universidade Vila Velha (2014). Atualmente Investigador Visitante na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Membro dos GT 'Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade', da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Membro integrado no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC/UC) e no Núcleo de Estudos e Intervenções em Carreira (NEIC/UFRGS). Suas principais áreas de interesse são: projetos de vida; perspectiva temporal de futuro/orientação de futuro; psicometria e construção/adaptação de instrumentos psicológicos; comportamento infrator na adolescência; e desenvolvimento humano em situação de vulnerabilidade

Gabriela Techio

Convidada ABOP

Psicóloga, diplomada pela PUCRS, com especialização em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar (CEFI). Também é formada em Ciências Sociais pela UFRGS. Mestre em psicologia pela PUCRS com foco na temática sobre o conflito entre trabalho e família.

Daniela Clivatti da Silva

Convidada ABOP

Psicóloga pela UFRGS e mestre pela UFSC. Possui 10 anos de experiência em pesquisa e prática em orientação de carreira. Atua como consultora, tendo um dos enfoques de atuação a consultoria especializada em carreiras que atuam com desenvolvimento sustentável.

Fabíola Rodrigues Matos

Convidada ABOP

Psicóloga (UFU), mestre em Processos Cognitivos (UFU) e doutora em Processos Psicossociais (UFES). Atualmente realiza atendimentos em psicoterapia, orientação profissional e de carreira. Também atua como professora, pesquisadora e orientadora educacional.

Nathália Sandoval Barbosa Mambrini

Convidada ABOP

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pela PUCRS e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Tiago Febel

Convidado ABOP

Mestre, professor, especialista em desenvolvimento humano, carreira e psicanálise.

Daisielly Pereira Lima

Universidade São Francisco - Convidada ABOP

Mestranda em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (bolsista CNPq). Graduada em Psicologia e especialista em Avaliação Psicológica pela PUC - Minas.  Tem experiência clínica em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional e de Carreira.  

Paulo Cardoso

Universidade de Évora - Convidado ABOP

Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, onde leciona no âmbito da Psicologia Vocacional e do Aconselhamento de Carreira. Investigador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UÉ), o seu trabalho foca-se no entendimento da eficácia e processos de mudança em aconselhamento de carreira. Os seus interesses de investigação também se estendem ao desenvolvimento de carreira de populações desfavorecidas. Tem publicado a nível nacional e internacional. Pertence ao editorial board do Journal of Vocational Behavior e ao advisory board do International Journal for Educational and Vocational Guidance. É, ainda, secretário-geral da European Society for Vocational Designing and Career Counseling bem como da Sociedade Portuguesa de Psicologia.  

Iúri Novaes Luna

Convidado ABOP/Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, mestre em administração e doutor em Sociologia Política/UFSC, professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC, com atuação nas áreas de Psicologia das Organizações e do Trabalho, Escolha Profissional, Desenvolvimento de Carreira e Processos de Aposentadoria.

Alyane Audibert

Universidade Nova de Lisboa - Convidada ABOP

Doutora em Psicologia. Integrante da atual diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP). Conselheira de carreira mediada por tecnologia. Técnica superior do Gabinete de Admissões na NOVA IMS (Universidade Nova de Lisboa). Professora convidada na Pós-graduação online em Gestão Estratégica de Recursos Humanos da Universidade Europeia.

Daniela Boucinha

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Convidada ABOP

É psicóloga (PUCRS), especialista em psicologia organizacional, mestre e doutoranda em desenvolvimento de carreira (PUCRS). Forte atuação de quase dez anos em consultoria de carreira, planejamento e transições. É professora em cursos de especializações e MBA, facilitadora em palestras, treinamentos e formações. Atualmente, atua com consultoria e orientação de carreira, treinamento para empresas e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP

Angela Caon Pieruccini

Convidada ABOP

Psicóloga , Didata em Dinâmica de Grupos pela SBDG. Facilitadora de Processos Grupais Presencial e On - Line , formação em Coaching Dolquest , pela Sorbonne , pesquisadora dos aspectos multiculturais dos grupos , realizadora dos textos para exposições sobre Fernando Pessoa na Europa , escritora de vários artigos sobre Grupos Virtuais , escritora de quatro livros.

Cynthia Sanches de Oliveira

Convidada ABOP/ Instituto Ayrton Senna

Gerente executiva da área de Educação no Instituto Ayrton Senna. Arte educadora pela Universidade de Campinas e pedagoga pela Universidade de São Paulo.

Simone André

Convidada ABOP/ Transverso Assessoria

Especialista em Educação, mentora e consultora para Políticas Educacionais voltadas à educação integral, inovação curricular, desenvolvimento profissional docente e desenvolvimento socioemocional. Atua junto a organizações do Terceiro Setor, Secretarias de Educação, escolas e startups. É membro do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Atuou durante 20 anos como gerente executiva e expert em Educação no Instituto Ayrton Senna. Foi membro da Cátedra Unesco em Educação e Desenvolvimento e coautora do livro Educação para o Desenvolvimento Humano. Foi sócia-fundadora da consultoria Oficina de Ideias, voltada à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Mara Leal

Convidada ABOP/ Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró, RN

Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Uberlândia, possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, Portugal.  Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró– FACENE-RN.

Rafael Souto

Convidado ABOP/ Produtive

CEO e Fundador da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais, com especialização em Análise Transacional, atuou nesse período com planejamento e gestão de carreira de executivos de diversas áreas, além de participar de Programas de Demissão Responsável junto a empresas nacionais e multinacionais. Souto também é colunista de carreira dos veículos Valor Econômico, Você S/A e Você RH, especialista convidado em vídeos sobre carreira da Exame.com, tendo contribuído também para a revista Women's Health. É ainda membro do conselho da AMCHAM e ministra palestras sobre carreira. 

Marcus Ronsoni

Convidado ABOP/ Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC)

Bacharel em Ciências Contábeis, Doutorando em Psicologia Social pela  Universidad John F. Kennedy (ARG),  com estudos e pesquisas sobre obsolescência Laboral e adaptabilidade de carreira frente a transformação digital. Responsável técnico e Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC). International trainer em mentoria organizacional e membro do conselho consultivo da Global Mentoring Group – GMG. Facilitador Líder do Seminário EMPRETEC (ONU/SEBRAE) atuando desde 2001.

Clarissa Cervo

Convidada ABOP/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Comitê de Consultores de políticas para a Incubadora de Empresas e Membro do Comitê de Ética da UFF, representante da área da Psicologia (UFF). Doutora e Mestre em Psicologia (UFRGS), com estudos sobre Liderança e Psicologia Positiva. Psicóloga (Unisinos) com experiência profissional em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes.

José Pastore

Convidado ABOP/USP

José Pastore é Doutor Honoris Causa em Ciência e Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA). É professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos.

Alexsandro De Andrade

UFES - Diretoria ABOP

Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Cataria. Doutor em Psicologia, na subárea de Avaliação Psicológica e Relacionamento Interpessoal. Possui Pós-doutorado em Desenvolvimento Profissional e Personalidade pela Hawaii University, (Estados Unidos). Coordena o Laboratório de Avaliação e Mensuração Psicológica-LABAMP e o Projeto Carreiras Contemporâneas na Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador bolsista em produtividade CNPq e FAPES. É professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo, trabalhando em temas como: Avaliação Psicológica, Inovação, Desenvolvimento de Carreira, Interações Trabalho-família, Terapia Cognitiva e Performance Humana no Trabalho.

Antonio Virgílio Bittencourt Bastos

UFBA

Conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (2019-2022). Doutor em Psicologia (UnB, 1994). Professor Titular de Psicologia Social das Organizações - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFBA. Superintendente de Avaliação e Desenvolvimento Institucional - SUPAD/UFBA. Ex-coordenador da área de Psicologia na CAPES (2011-2018).

Hugo Ferrari Cardoso

UNESP/IBAP

Possui graduação em Psicologia, mestrado, doutorado e pós-doutorado em avaliação psicológica. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - UNESP/FC); membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP - gestão 2019-2021) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP (GT Pesquisa em Avaliação Psicológica). Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e de Carreira e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Claudia Hofheinz Giacomoni

ABP+

Psicóloga pela PUCRS, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP – UFRGS). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva 2021/2023.

Daiane Rose Cunha Bentivi

SBPOT

Psicóloga Organizacional e do Trabalho, com Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2012) e Doutorado em Sociologia pela Universidade do Porto, Portugal (2019). Atualmente realiza Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Gestão 2020-2020. Realiza pesquisas e intervenções na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Sociologia do Trabalho, com ênfase nas temáticas: empregabilidade, inovação, empreendedorismo, formação e qualificação profissional, diversidade nas organizações e responsabilidade socioambiental empresarial.

Roseli Caldas

ABRAPEE

Graduada em Psicologia, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutora em Psicologia Escolar pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Tempo Útil (3ª idade) vinculado à Pró reitoria de Extensão da UPM. Experiência voltada para as áreas de Psicologia Escolar, Educação e Formação de Professores. Pertence a grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes áreas: processos de escolarização, medicalização da educação, inclusão de imigrantes e refugiados na educação, políticas públicas em educação, formação de professores e atuação do psicólogo na educação. É presidente eleita da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE – gestão 2021 - 2023.

Cláudia Catão

Casa dos Insights

Psicanalista e Doutora pelo Instituto de Psicologia USP. Health Care Innovation Specialist pela Penn/Wharton University. e-Health Specialist pela University of Sydney. Health Care IT Specialist pela Icahn School of Medicine at Mount Sinai. Co-autora do 1° Livro sobre a Psicoterapia On-line do Brasil. Participou do GT-CRPSP da Resolução CFP 11/2018 sobre Atendimentos Psicológicos Mediados por Tecnologias.

Ana Paula Porto Noronha

USF

Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar e Doutora em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Coordenadora do Laboratório de Avaliação de Características Positivas (LabC+). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq.  

Larissa Sanford Ayres Farina

UFRGS

Mestre e Doutoranda em Psicologia, no PPG Psicologia UFRGS (Capes 7) e participante de dois grupos de pesquisa: Laboratório de Mensuração (UFRGS), Núcleo de Estudos e Intervenção em Carreira (UFRGS). Interesses principais: Psicologia Positiva, Trabalho e Carreira. Experiência de aulas para graduação e pós graduação e 15 anos em processos de Recursos Humanos em empresas de médio e grande porte.

Cássia Ferrazza Alves 

FSG

Psicóloga pela Universidade Franciscana (UFN). Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora universitária do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) de graduação e pós-graduação lato-sensu. Coordenadora do projeto Percursos: Programa de Orientação de Carreira (FSG). Tem experiência como orientadora de carreira de adolescentes, estudantes universitários e adultos

NÍLSON JOSÉ MACHADO

Faculdade de Educação – USP

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Ingressou na USP como docente em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística. A partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP (1981), Doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989), Livre Docente em Epistemologia e Didática pela FEUSP (1994), sendo Professor Titular da FEUSP desde o ano 2000. Desde 2016, é PROFESSOR SENIOR da FEUSP. Durante quatro mandatos, foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. No biênio 1993/94, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou, entre 1998 e 2002, da equipe que elaborou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e coordenou a equipe que elaborou o atual Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, em 2008-2009. Atualmente, é membro do Comitê Executivo da Cátedra de Educação Básica ALFREDO BOSI.

Valeria Amorim Arantes de Araújo

Faculdade de Educação - USP

Professora Livre-Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2009. Doutorou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona - Espanha (2000) e graduou-se em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas (1993). Foi professora-visitante na Harvard Graduate School of Education (EUA) em 2020, na Stanford University School of Education (EUA) em 2016 e 2008, e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) entre os anos de 2006 e 2010, ministrando disciplinas anualmente no Programa de Doutorado - Psicologia de la Comunicación: Interacción Social y Desarrollo Humano. De 2003 a 2005 foi Assessora Pedagógica da Comissão Central responsável por criar o campus Leste da Universidade de São Paulo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), tendo sido a coordenadora do Ciclo Básico de todos os 10 cursos implantados de 2005 a 2008. Desde 2006 coordena a coleção Pontos e Contrapontos, pela Editora Summus, com 11 obras já publicadas. Teve participação ativa na coordenação de grandes projetos públicos de formação de professores, destacando o Programa 'Ética e Cidadania na escola' do Ministério da Educação, entre os anos de 2003 e 2009; Programa de Educação Continuada (PEC) e Programa Construindo Sempre (PEB), da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, de 2002 a 2004; Curso de Gestão de curriculo para professores coordenadores (REDEFOR), da Secretaria Estadual da Educação e USP, de 2010 a 2012. De 2008 a 2014 foi vice-coordenadora dos cursos de especialização sobre ética e cidadania no âmbito da parceria USP/UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Ivan Siqueira

ECA-USP

Doutor e Mestre em Letras - FFLCH/USP. Licenciado em Português e Inglês – Unesp. Especialista em Música e História da Arte - Berklee College of Music. Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies. Conselheiro na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação  

Rafael Farias

FaPsi Universidade de Lisboa

Mestre em Psicologia com a pré-especialização em Psicologia da Educação e da Orientação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Encontra-se a realizar o estágio profissional ministrado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Alexandra Barros 

FaPsi Universidade de Lisboa

Professora e investigadora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com as especialidades de Psicologia da Educação e de Psicologia das Organizações e Recursos Humanos, reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)

Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e atualmente sua subdiretora. Tem diversas publicações nacionais e internacionais nos domínios do aconselhamento de carreira e da psicologia da educação e da motivação. É membro integrado da Unidade de I&D “Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental” e representante da Universidade de Coimbra na Unitiwin Network "Life Designing Interventions (counseling, guidance, education) for decent work and sustainable development". É membro fundadora da European Society for Vocational Designing and Career Counseling e já integrou diversas comissões especializadas para debater a orientação e o aconselhamento de carreira em Portugal. Integra o Conselho Nacional de Psicólogos da Ordem dos Psicólogos Portugueses.  

Deisy Razzolini

Produtive Carreira e Conexões com o Mercado

Psicóloga, Pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela PUC-RS e Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica para Adultos pela Fundação Universitária Mário Martins. Especialista em Gestão e Planejamento de Carreiras com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, área Comercial e no segmento de serviços e Clínica. Coach de Vida e de Carreira e Análise Comportamental, devidamente habilitada pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Responsável pela implementação de programas de integração e formação de profissionais com viés executivo e empreendedor. Desenvolvimento de Planejamento de Carreira e implementação de treinamentos por Competências para gestores, além de outros programas vinculados a gestão de pessoas. Atuação na Produtive desde 2011, como Consultora Sênior de Carreiras, gerenciando projetos de reflexão e transição para mais de 3000 assessorados, além de ser facilitadora de workshops, palestras e eventos.  

Wilson Vieira Melo

Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC

Doutor em Psicologia (UFRGS / University of Virginia, USA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (Gestões 2019-2021/2021-2023). Organizador do livro "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" (Sinopsys, 2014) e "A prática das intervenções psicoterápicas: Como tratar pacientes na vida real" (Sinopsys, 2019). Também é autor de mais de 70 publicações entre capítulos de livros e artigos científicos.  

Ana Vazquez

UFCSPA

Professora e atual Pró-Reitora de Gestão com Pessoas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+, http://abp-positiva.org/) na gestão de 2016-2018 e de 2018-2020 .Coordenadora do Núcleo de Psicologia Positiva Organizacional Positiva e do Trabalho (NEPPOT- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4802561480762409 ), nas linhas de pesquisa: (a) Desenvolvimento, validação e padronização de instrumentos de avaliação em Psicologia Organizacional e do Trabalho Positiva (PPOT), (b) Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional com base na Psicologia Positiva, e (c) Saúde mental e bem-estar no trabalho na perspectiva da psicologia positiva. Representante brasileira no Burnout Assesment Tool Consortium, coordenado pelos Phd Wilmar B. Schaufeli e Phd Hans De Witte, pesquisadores internacionais com prêmios e notório saber nesse campo, e colaboradores de 26 países (https://www.burnoutassessmenttool.com/aboutus_eng/#consortium). Experiência prática na implantação e avaliação de serviços em saúde mental no trabalho com desenvolvimento de medidas de compliance e de integridade com foco em fatores de risco e de proteção psicossocial. Produção científica e parcerias com pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais (Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Equador, África do Sul, dentre outros.) http://lattes.cnpq.br/4802561480762409; https://orcid.org/0000-0002-7760-9266  

Helenides Mendonça

PUC-GO

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UnB, com Pós-doutorado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil, onde desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa. Ela publicou mais de 50 artigos científicos, além de livros e capítulos que cobrem uma ampla gama de aspectos relacionados à saúde do trabalhador, às organizações e à cultura. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para a investigação do bem-estar psicológico no trabalho, seus antecedentes e consequentes.  

Maria do Céu Taveira

Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Doutorada em Psicologia da Educação, psicóloga, e especialista em Psicologia vocacional e do Desenvolvimento de Carreira. Atualmente, Professora Associada do Departamento de Psicologia Aplicada, da Escola de Psicologia, da Universidade do Minho, em Portugal, Diretora Adjunta do referido Departamento, Coordenadora do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Minho, subdiretora da Associação de Psicologia da mesma Universidade, e membro do Conselho Cientifico da Editora UMinho e do ObservatoriUM, na instituição. É membro fundador de diversas associações relacionadas com a psicologia e o desenvolvimento de carreira. Tem mais de duas centenas de publicações nacionais e estrangeiras nos domínios da psicologia escolar e da educação, com um foco nas questões do desenvolvimento de carreira. 

Gisele Cristina Resende

UFAM

Psicóloga, Doutora em Ciências: Psicologia, Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e trabalha com projetos voltados para a Orientação Profissional e de Carreira em estágio supervisionado, iniciação científica e mestrado.

Fernanda Aguillera

Unisantos

Psicóloga, mestre pela Universidade Federal de São Carlos e doutora pela Universidade de São Paulo. Formação em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser, onde atua como docente. É membro do GT “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Docente, pesquisadora e coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia na Universidade Católica de Santos.

Paula Morais Figueiredo

SEDES e IPUSP

Mestra e Doutoranda em Psicologia Social (IP/USP). Professora convidada do curso de especialização em Orientação Profissional e Carreira do Instituto Sedes Sapientiae. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional (LABOR/USP) e coordenadora do Núcleo de Psicologia da Rede Emancipa.  

Márcia Rocha

TransEmpregos

Empresária, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, pós graduada em Educação Sexual e coordenadora do Projeto Transempregos.  

Eduardo Name Risk

UFSCAR

Servidor público federal, professor do Departamento de Psicologia do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP. Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Ciências (Área - Psicologia) pela FFCLRP-USP, Ribeirão Preto-SP.  

Lígia Rocha Cavalcante Feitosa

UFSC

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve estudos e pesquisas acerca da formação e atuação de psicólogos na educação profissional e tecnológica, trajetórias juvenis e educação superior. É também co-criadora do Jogo de Cartas Travessias.  

Marisa de Medeiros Ferreira

UFG

Psicóloga e licenciada em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Psicóloga Escolar no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG. Membro da coordenação colegiada do núcleo Goiás do fórum sobre medicalização da educação e da sociedade. 

Guilherme Arinelli

PUC-Campinas

Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas, com estágio doutoral no Graduate Center da City University of New York (CUNY, EUA). Psicólogo (2014) e Mestre em Psicologia (2017), pela PUC-Campinas. Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional com interesse nos temas de desenvolvimento humano, processos educativos e orientação profissional, utilizando como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural.  

Priscilla de Oliveira Martins

UFES

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos em Carreira.

Lúcia França

UNIVERSO

Psicóloga, geronlóloga, professora de pós-graduação em psicologia (mestrado e doutorado) na Universidade Salgado de Oliveira - Universo e pesquisadora (FAPERJ, CNPq e CAPES). Obteve seu mestrado pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), PhD pela The University of Auckland (NZ) e Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro (PT). É autora de cerca de uma centena de publicações e coordena o Laboratório de estudos sobre o Envelhecimento no Contexto Organizacional e Social. Realiza consultorias sobre Gestão da diversidade etária nas organizações e Programas de Preparação para Aposentadoria há 30 anos. É bolsista de produtividade do CNPq - Nivel 2.  

Fernanda Mendes Pires

UFES

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Admi­nistração de Empresas pela Universidade de São Paulo e graduada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuação pro?ssional em gestão estratégica de pessoas, desempenho, cultura e clima organizacional. Pesquisa acadêmica atual sustentada pela Psicologia do Trabalhar, uma perspectiva inclusiva da orientação pro?ssional de carreira.

Marcelo Ribeiro

USP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) e Livre Docência em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor e pesquisador em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é Coordenador do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT). Professor visitante na Universidad Del Valle (Colômbia), Université de Savoie (França) e no CNAM (Conservatoire des Arts et Métiers – França). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações e Orientação Profissional e de Carreira, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, mundo do trabalho, desemprego, exclusão do trabalho, trabalho decente, carreira de populações vulneráveis no mundo do trabalho, trajetórias de vida de trabalho, identidade de trabalho, orientação profissional e de carreira, educação e informação profissional. É bolsista produtividade do CNPq – PQ-2.

Silvio Bock

NACE

Possui graduação em pedagogia - pontifica universidade catolica de sao paulo (1975), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação profissional, orientação vocacional, profissões - aspectos psicologicos, profissões-aspectos sociais e psicologia sóciohistórica.

Sergio Rascován

Punto Seguido

Magister en Salud Mental Comunitaria, Universidad Nacional de Lanús (UNLa). Licenciado en Psicología, Universidad de Buenos Aires (UBA). Vicepresidente de APORA, Asociación de Profesionales de la Orientación de la República Argentina. Co-Director de PUNTo SEGUIDo, institución dedicada al estudio de las intersecciones entre salud y educación (www.puntoseguido.com). Autor del libro Los jóvenes y el futuro ¿Y después de la escuela ... qué ? Co-autor y compilador del libro Orientación Vocacional. Aportes para la formación de orientadores. Autor y co-editor de Imágenes Ocupacionales, set de fotografías para la realización de actividades en Orientación Vocacional. Profesor titular de la materia Orientación Vocacional en la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de la Universidad de Palermo. Profesor en el Módulo Orientación Vocacional y Educativa en el nuevo escenario social. Carrera de Especialización Orientación Vocacional y Educativa. Universidad de Tres de Febrero. UNTREF – APORA.

Ana Carolina Rodríguez Ibarra

PUCRS

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS-, Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Nacional de Colômbia, interesse na Psicologia Social, Psicologia Cultural, Estudos sobre Mulher, Gênero, Trabalho e Diversidade. É membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira -GEDC-, coordena o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Mulheres e Trabalho -Intersecção- do GEDC da PUCRS e participa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Feminista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -NECOFEM-  

Fernanda Staniscuaski

UFRGS

Bióloga (2003 - UFRGS), doutora em Biologia Celular e Molecular (2007 - UFRGS), hoje é docente do Instituto de Biociências e pesquisadora do Centro de Biotecnologia da UFRGS. Mãe de três filhos, é Coordenadora do Movimento Parent in Science, milita por diversidade na ciência e pesquisa sobre parentalidade na academia.

Marco Teixeira

UFRGS

Marco Antônio Pereira Teixeira é psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1996), com mestrado (1998) e doutorado (2002) no PPG em Psicologia da UFRGS. Foi professor na Universidade Regional Integrada (URI-Erechim, 2002-2003) e na Universidade Federal de Santa Maria (2003-2006). Desde 2006 é professor no Instituto de Psicologia da UFRGS, onde leciona na graduação e na pós-graduação. É coordenador dos programas de extensão continuados Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS (desde 2006) e Serviço de Orientação Profissional (desde 2012). Os principais temas de interesse estão relacionados a desenvolvimento e aconselhamento de carreira, adaptação à universidade e vivências acadêmicas, adolescência, transição da adolescência para vida adulta e avaliação psicológica (psicometria). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (2013-2015) e Editor Chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional (2013-2015). É membro do corpo editorial do Journal of Vocational Behavior, do International Journal of Educational and Vocational Guidance, da Revista Brasileira de Orientação Profissional e da revista Psicologia: Reflexão e Crítica. É vice-coordenador do GT - Carreiras: informação, orientação e aconselhamento - da ANPEPP. Foi coordenador substituto (2014-2016) e coordenador do PPG em Psicologia UFRGS (2016-2019). Participou também da Comissão de Avaliação de Periódicos (Qualis) da área da Psicologia referente aos anos de 2015-2016. Participa como consultor ad-hoc da Comissão de Avaliação da Área de Psicologia da CAPES (2019). 

Valéria De Bettio Mattos

UFSC

Possui graduação em Psicologia (1997), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Educação, área de concentração Trabalho e Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento no Centre de Sociologie des Organisations (CNRS/SciencesPo) em Paris, entre 2010 e 2011. Foi professora na Universidade Federal da Fonteira Sul (UFFS) em Chapecó/SC, entre 2011 e 2017, atuando na graduação, nos cursos de Administração e Enfermagem e na pós-graduação no Mestrado em Educação (Linha: Políticas Educacionais). Atualmente é professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência nas áreas de Trabalho e Educação e Psicologia do Trabalho e das Organizações atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional juvenil, carreira, desemprego, configuração do ensino superior e pós-graduação na contemporaneidade. É autora dos livros 'Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho' (Xamã, 2011), Observatório da Vida Estudantil (Letras Contemporâneas, 2016) e Entrevista Biográfica como opção metodológica para análise qualitativa (Novas Edições Acadêmicas, 2018). Coordenou o projeto 'Observatório da Vida Estudantil da UFFS' aprovado no edital Universal do CNPq, chamada 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas entre 2014 e 2016.

Maria Eduarda Duarte

FaPsi Universidade de Lisboa

Professora Catedrática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia. Foi Professora Convidada e Visitante em instituições na Europa, Ásia, América do Sul, África e América do Norte. Foi Presidente da Counseling Division (2014-2018), da International Association of Applied Psychology (IAAP). É Presidente da UNESCO CHAIR – Lifelong guidance and counselling, Universidade of Wroclaw (Polónia). Recebeu o Fellow Award – IAAP (2014), e da European Society for Vocational Design and Counseling (ESVDC) 2015.

Lucy Leal Melo-Silva 

FFCLRP USP

Psicóloga, Livre-docente e Professora Associada Sênior do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), Brasil. Coeditora da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Pesquisadora com bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).