XV Encontro de Economia Catarinense

9 de junho de 2022, 10h00 até 10 de junho de 2022, 21h00
Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI - Rio do Sul, SC

Informações

O Encontro de Economia Catarinense, organizado pela Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense - APEC, chega em 2022 em sua décima quinta edição. O congresso traz, este ano, como tema central o Bicentenário da Independência. O evento será realizado de forma presencial, em Rio do Sul - SC, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, nos dias 09 e 10 de junho de 2022.

Prazo para submissão de trabalhos PRORROGADO até 15/04/2022.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Dr. Luiz Fernando Saraiva

Saiba mais

Dr. Alcides Goularti Filho

Saiba mais

Dr. Itamar Aguiar

Saiba mais

Dra. Marcia Fuchter

Saiba mais

Dr. Andrei Stock

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Sessão temática 1 Comunicação científica

Coffee break 1 Coffee break

Sessão temática 2 Comunicação científica

Coffee break 2 Coffee break

Abertura Abertura

Conferência de abertura Conferência · Dr. Luiz Fernando Saraiva

Assembleia Geral da Apec Reunião

Coffee break 3 Coffee break

Lançamento de obra Lançamento de Livro

Conferência estadual Conferência · Dr. Alcides Goularti Filho, Dr. Itamar Aguiar

Sessão temática 3 Comunicação científica

Coffee break 4 Coffee break

Sessão temática 4 Comunicação científica

Coffee break 5 Coffee break

Revista Catarinense de Economia - lançamento de nova edição Lançamento de Revista Científica

Conferência de encerramento Conferência · Dr. Andrei Stock, Dra. Marcia Fuchter

Encerramento Encerramento

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Rua Doutor Guilherme Gemballa, 13

Jardim América, Rio do Sul - SC

89160-932

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Rua Doutor Guilherme Gemballa, 13

Jardim América, Rio do Sul - SC

89160-932

Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense - APEC

Há 15 anos incentivando a atividade acadêmica, a pesquisa e o debate qualificado sobre a economia brasileira e catarinense.

Dr. Luiz Fernando Saraiva

Universidade Federal Fluminense - UFF


Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (Ght/UFF) nas disciplinas de História Econômica e Brasil Império, Professor do Programa de Pós Graduação em História da UFF (PPGH/UFF). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: História Econômica, Escravidão, Região e Poder, Zona da Mata mineira, Rio de Janeiro e Cafeicultura. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - ABPHE, na gestão 2017/2019. É o organizador geral da Coleção "Novos Estudos de História Econômica do Brasil" editado pela Hucitec / Eduff com 6 volumes (2019/2021) e da coleção "Temas de História Econômica" pela editora Hucitec.

Dr. Alcides Goularti Filho

Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC


Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - ABPHE (2019-2021). Professor Visitante da Universitat dAlacant (Alicante/Espanha) (2020). Possui graduação em Economia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Pós-doutorado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal (2018). Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense do Curso de Economia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) 2017-2019. Secretário da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) no período 2009-2013. Presidente da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC) no período 2007-2010. Editor das revistas História Econômica & História de Empresas e Revista Catarinense de Economia. Membro da Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA). Tem experiência na área de Economia e História, com ênfase em História Econômica, História de Empresas e História Econômica Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e planejamento, Santa Catarina, economia regional, história econômica regional, transportes, comunicações, construção naval e marinha mercante. Autor do livro Formação Econômica de Santa Catarina, 1ª edição de 2002, 2ª edição de 2007 e 3ª edição de 2016 (Editora da UFSC). Membro do GT Desarrollo, Estado, Espacio y Capitalismo Global vinculado a CLACSO/ONU. Organizou e coordenou simpósios temáticos no CLADHE (Congresso Latino America de História Econômica) em Montevidéu/2007, Cidade do México/2010, Bariloche/2012, Bogotá/2014, São Paulo/2016 e Santiago/2019 e no congresso da AHILA em Valência/2017 e Paris/2021.

Dr. Itamar Aguiar

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC


Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio de doutorado na Universidade Técnica de Lisboa/Portugal (2001-2002), efetuado no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), sob orientação do prof. Dr. José Maria Carvalho Ferreira. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, com atuação na área de Sociologia e Política, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia, Santa Catarina, Florianópolis, Democracia, Elites Orgânicas, Eleições e Participação Social. Autor do livro "Violência e golpe eleitoral: Jaison e Amin na disputa pelo governo catarinense (1995). Membro da Comissão Organizadora Estadual da 1ª. Conferência Nacional de Comunicação/CONFECOM (2009) e delegado da CONFECOM nacional (2009). Tem pesquisa sobre a Política de Comunicação no Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) e coordena o projeto de pesquisa ?A Sociedade de Informação e o controle democrático da comunicação na América Latina: o caso brasileiro", (período 2009/2010). Participou paralelamente do projeto de extensão sobre Rádio Escola na Rede de Ensino Básica para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do ensino da Sociologia na rede publica estadual, através de parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve projeto de pesquisa desde 2010 sobre a mídia pública no Brasil e em Santa Catarina, tendo publicado obras de sua autoria sobre o tema. É autor, respectivamente, das seguintes trabalhos: TV Brasil: algo novo no ar (Tribo da Ilha: 2012); 1ª CONFECOM: os interesses em jogo (Ed. do Autor, 2014); O assalto aos cofres públicos e a luta pela comunicação democrática no Brasil (Editora em Debate/UFSC: 2014). É coautor de o livro Saber Militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil (Santa Maria: FACOS-UFSM; SP: INTERCOM: 2013).

Dra. Marcia Fuchter

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI


Possui graduação em Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2012), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (2014). Atualmente, cursa o Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau. Tem pesquisado sobre os processos de desenvolvimento do espaço rural sob a perspectiva da teoria do Desenvolvimento Territorial Sustentável. Ocupa-se em compreender criticamente as transformações na agricultura familiar, sobretudo na região do Alto Vale do Itajaí. Trabalha como docente no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí nos cursos de Graduação em Administração, Economia, Direito e Ciências Contábeis; na Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável e no PROESDE - Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional. Coordena o Curso de Ciências Econômicas e o curso de Educação Superior para o desenvolvimento Regional da Unidavi.

Dr. Andrei Stock

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI


Administrador, graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI (Rio do Sul, SC, 2005). Graduando em Geografia, Única (Coronel Fabriciano, MG, 2020) Pós-Graduado em Finanças e Mercado de Capitais, UNIDAVI (Rio do Sul, SC, 2009). Especialista em Gestão de Negócios Sustentáveis, INEPAD (Brasilia, DF, 2014). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB (Blumenau, SC, 2016). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB (Blumenau, 2021). Mentor da Salto Aceleradora (Impact Hub Floripa). Mentor do Núcleo de Desenvolvimento de Incubação GTEC/Unidavi e Centro de Inovação Norberto Frahm (Rio do Sul, SC). Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Unidavi. Tem atuação nas áreas de Administração e Economia voltadas ao Desenvolvimento Regional, principalmente nas temáticas de Empreendedorismo, Inovação e Gestão Social, Governança, Economia Solidária, Criativa e Formação de Arranjos Associativos. Preocupa-se com questões voltadas ao desenvolvimento de novos modelos de organizações e ao estudo de modelos de desenvolvimento que considerem as dimensões do Desenvolvimento Sustentável, que atendam aos princípios de equidade tanto intergeracional como intrageracional e a constituição de resiliência. Tem experiência profissional aplicada na área de Gestão com ênfase em Gestão Estratégica, Finanças, Negociações, Gestão de Equipes, Gestão de Projetos, Produção e Implantação de Estratégias de Desenvolvimento Regional.