Tecnologia e Beneficiamento de Sementes

8 de junho de 2021, 19h00 até 10 de junho de 2021, 21h30
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O curso “Tecnologia e beneficiamento de sementes” abordará o potencial fisiológico quanto a importância da obtenção de sementes de boa qualidade e livre de patógenos tanto para que o produtor alcance boas produtividades e também para um ótimo funcionamento de uma sementeira, obtendo um padrão de sementes desejável.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Juliana Faria dos Santos

Saiba mais

Francisco Carlos Krzyzanowski

Saiba mais

Herllon David da Costa Torres

Saiba mais

Ademir Assis Henning

Saiba mais

Phelipe Diego Moraes Nogueira

Programação:

Potencial fisiológico de sementes: conceitos e avaliação Palestra · Juliana Faria dos Santos

Consequências do uso de sementes piratas e sementes salvas Palestra · Francisco Carlos Krzyzanowski

Funcionamento e processos de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) Palestra · Herllon David da Costa Torres

Monitoramento, reconhecimento e controle de patógenos em sementes Palestra · Ademir Assis Henning

O uso de TS On Farm e TSI para melhorar a qualidade de plantio Palestra · Ademir Assis Henning

Processos no beneficiamento de sementes de gramíneas forrageiras e forrageiras tropicais Palestra · Phelipe Diego Moraes Nogueira

Evento online

Data: 08/06/2021 - 10/06/2021 às 19:00

XVII Semana Agronômica

Juliana Faria dos Santos

(UniLaSalle - Lucas do Rio Verde/MT )


Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP (São José do Rio Preto).  Graduação em Agronomia pelo ITES (Taquaritinga). Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP (Jaboticabal). Foram realizadas pesquisas em potencial fisiológico de sementes de grandes culturas.

Francisco Carlos Krzyzanowski

Embrapa Soja


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1971), mestrado em Agronomia; Ciência das Culturas pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Agronomia e Tecnologia de Sementes pela Universidade Estadual do Mississippi (1980). Pós-doutorado em Fisiologia de Sementes pela University of Florida (2000). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja, Londrina, PR e Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional - NDI. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Processamento de sementes, atuando principalmente nas seguintes áreas: vigor, Glycine max, viabilidade, qualidade e soja. Também atua como orientador de aluno de graduação em Agronomia para conclusão do estágio de graduação (TCC) e coorientador de aluno de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado da ESALQ / USP e UNESP Campus Jaboticabal. Editor Associado do Journal of Seed Science. Atuou como Diretor da International Seed Testing Association (ISTA - 2011-2013). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES - 2015-2017).

Herllon David da Costa Torres

Portal Agro


Brasileiro, natural de Alto Paraíso de Goiás. Graduação bacharelado em Administração e MBA-Gestão do agronegócio. Iniciou a carreira no agronegócio em 2008 na empresa DuPont Pioneer hoje é Corteva Agriscience na unidade de Brasília-DF. Atuando em UBS/Unidade de beneficiamento de semente, no período de quase 7 anos de Pioneer veio exercendo funções em todos os setores de produção da cultura de soja como encarregado de setor de UBS. Em 2015 iniciou mais uma etapa na carreira, como Líder de UBS na empresa Nidera Sementes em Rio Verde - GO. No período de 6 anos atuou como líder de UBS em mais de 6 empresas grandes na região de Rio verde. Hoje atua no norte do Brasil, na região do Pará como Supervisor de trade, seeds & TSI.

Ademir Assis Henning

Embrapa Soja


Engenheiro Agrônomo, formado em 1973 pela Universidade Federal do Paraná. Em 1974 ingressou no Ministério da Agricultura - Sub-Programa AGIPLAN, como responsável pelo setor de produção de sementes melhoradas no Estado do Paraná. Em 2/4/1976 ingressou na EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Em 1977 obteve seu Mestrado em Fitopatologia (Patologia de Sementes) na Universidade Estadual do Mississippi, USA. Desde julho de 1979 atua na - Embrapa Soja, em Londrina, Paraná, onde é o responsável pelo Laboratório de Patologia de Sementes. Em 1982 fez Especialização em Patologia de Sementes, em Copenhague, Dinamarca. Em 1990 obteve seu Ph.D. na Universidade da Flórida Recebeu o prêmio “Fred G. Hull”. Foi coordenador da CESSOJA – PR por 8 anos (até 2006). Foi Presidente da ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes por dois mandatos (1999-2001 e 2001 a 2003). Foi Presidente da CSM/PR, Comissão Sementes e Mudas do Paraná de 2011 a 2012 e de 2017 a 2019. Foi eleito PERSONAGEM SOJA BRASIL Safra 2017/2018, pelo Canal Rural na categoria de pesquisador escolhido pela Comissão Organizadora. Atualmente membro Titular da CSM-PR como representante da Embrapa Soja e é Representante da ABRATES, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Grupo Técnico Permanente de Sanidade de Sementes (GTPSS). Suas principais contribuições: Patologia e tratamento de sementes de soja (1ª recomendação em 1981); criação do DIACOM – 1984 oficializado pelo MAPA sendo oferecidos até o presente 70 Cursos, modificação da Lei para autorização das embalagens de polipropileno trançado para comercialização de sementes tratadas industrialmente (outubro de 2016), etc.

Phelipe Diego Moraes Nogueira

Sementes Lima


Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (hoje UFJ) em 2012. Bolsista de iniciação científica pelo CNPQ durante a graduação. Em meados de 2017 começou a trabalhar especificamente com sementes forrageiras e em 2018 iniciou a carreira na Sementes Lima, atuando na gestão comercial e estratégica da empresa, sempre visando se diferenciar no mercado por conseguir produzir uma semente com a maior pureza, viabilidade, vigor e germinação.