Manejo sustentável de pastagens para altas produtividades

12 de setembro de 2022, 09h30 até 16 de setembro de 2022, 12h00
Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá - Jataí, GO

Informações

A pecuária vem crescendo constantemente no país, deste modo há o crescimento do cultivo de pastagens, buscando altas produtividades, lucratividade, aliado a sustentabilidade. Com isso, diversas empresas realizam variadas pesquisas sobre pastagens ao decorrer dos anos, visando sempre atender o produtor rural da melhor maneira possível, apresentando sempre um projeto com o melhor custo-benefício. Sendo assim, este curso tem como principal objetivo informar a comunidade participante sobre formas sustentáveis para atingir altas produções e exercer um bom manejo das pastagens, tanto a curto, quanto a longo prazo.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Roberta Aparecida Carnevalli Monteiro

Saiba mais

Thiago Carvalho da Silva

Saiba mais

Rodrigo Amorim Barbosa

Saiba mais

Ricardo Guimarães Andrade

Saiba mais

Alexandre Romeiro de Araújo

Saiba mais

Mateus Figueiredo Santos

Saiba mais

Leandro Martins Barbero

Saiba mais

Christovam Bittencourt Ivancko

Saiba mais

Hemython Luís Bandeira

Saiba mais

Diego Tolentino de Lima

Saiba mais

Dieimisson Paulo Almeida

Saiba mais

Mateus Henrique Silva Lobo

Saiba mais

Marco Antônio Nogueira

Saiba mais

Gabriela Fernandes Gama

Programação:

Integração lavoura-pecuária em sistemas agropecuários Palestra · Roberta Aparecida Carnevalli Monteiro

Produtividade e valor nutritivo de plantas forrageiras Palestra · Thiago Carvalho da Silva

Pastagens no ecossistema cerrado: desenvolvimento sustentável Palestra · Rodrigo Amorim Barbosa

Monitoramento via mobile de cobertura verde e degradação de pastagens Palestra · Ricardo Guimarães Andrade

Solos e distinção de ambientes: alternativas para a produção sustentável Palestra · Alexandre Romeiro de Araújo

Melhoramento de plantas forrageiras Palestra · Mateus Figueiredo Santos

Adubação e nutrição de plantas forrageiras Palestra · Leandro Martins Barbero

Manejo de lotação por adubação Palestra · Christovam Bittencourt Ivancko

Manejo e longevidade de pastagens Palestra · Hemython Luís Bandeira

Manejo de insetos-praga em forrageiras Palestra · Diego Tolentino de Lima

Controle de plantas daninhas em pastagens Palestra · Dieimisson Paulo Almeida

Modelo neozelandês de produção e colheita de forragens Palestra · Mateus Henrique Silva Lobo

Inoculação: revolução na produção de pastagens Palestra · Marco Antônio Nogueira

Qualidade e beneficiamento de sementes Palestra · Gabriela Fernandes Gama

Almoço de confraternização Almoço

Credenciamento

...

Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá

BR 364 km 195 - Setor Parque Industrial nº 3800

Setor Industrial , Jataí - GO

75801-615

Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá

BR 364 km 195 - Setor Parque Industrial nº 3800

Setor Industrial , Jataí - GO

75801-615

XVIII Semana Agronômica

...

Roberta Aparecida Carnevalli Monteiro

Embrapa Soja


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Agronomia Ciência Animal e Pastagens Esalq pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Agronomia Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-Doutorado na Massey University/ Nova Zelândia. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção animal em pastagem, atuando principalmente nos seguintes temas: produção animal em pastagem, manejo de pastagem, sistemas de produção de leite e integração lavoura-pecuária-floresta.

Thiago Carvalho da Silva

Universidade Federal Rural da Amazônia


Atualmente é Professor adjunto de Forragicultura e Pastagens da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. Foi bolsista de pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal da Bahia. Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, na área de Forragicultura com breve período na University of Delaware, Estados Unidos. Possui mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, na área de Forragicultura e graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Como docente na UFRA, participa da coordenação do Grupo de Estudos em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia, e como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia. Além disso, é membro da comissão de pesquisa do Instituto da Saúde e Produção Animal e da comissão gestora da Fazenda Escola de Igarapé-Açú (FEIGA). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em manejo de pastagens, avaliação e conservação de plantas forrageiras e nutrição de ruminantes.

Rodrigo Amorim Barbosa

Embrapa Gado de Corte


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atua na área de avaliação de novos materiais forrageiros no programa de melhoramento genético de gramíneas tropicais da Embrapa Gado de Corte. Atua, também, na área de manejo de pastagens como foco em estratégias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção animal em pasto. Atualmente, é supervisor do Grupo de Pesquisa Vegetal da Embrapa Gado de Corte.

Ricardo Guimarães Andrade

Embrapa Gado de Leite


Possui graduação em Engenharia Agrícola e mestrado e doutorado em Meteorologia Agrícola, todos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2008 é Pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Na pesquisa, tem experiência em Agrometeorologia, Climatologia Agrícola, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Linhas de pesquisas que atuou: estimativa de biomassa e carbono, geoprocessamento e sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, segurança dos alimentos e georrastreabilidade, modelagem espacial e temporal de sistemas agroambientais, dinâmica de uso e cobertura das terras, zoneamento e ordenamento territorial, conservação de recursos naturais e agricultura de precisão. Atualmente, é Pesquisador da Embrapa Gado de Leite (CNPGL/Embrapa).

Alexandre Romeiro de Araújo

Embrapa Gado de Corte


Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2003 e 2006). Desde janeiro de 2011 atua como pesquisador da Embrapa - Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Corte. Tem experiência na área de Zootecnia e Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Física e Conservação dos Solos, avaliação química e física do solo em áreas de pastagens e sistemas integrados de produção agropecuária (ILP/ILPF).

Mateus Figueiredo Santos

Embrapa Gado de Corte


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP, 2002) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pelo Departamento de Genética da ESALQ/USP (2008). Pós-doutorado no Laboratório de Melhoramento de Milho do Departamento de Genética da ESALQ/USP entre 2008 e 2010. Desde 2010 é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) atuando no Programa de Melhoramento de Capim Colonião (Megathyrsus maximus/Panicum maximum) nos seguintes temas: conservação e uso do germoplasma, estudos de herança dos caracteres, melhoramento populacional e desenvolvimento de cultivares.

Leandro Martins Barbero

Universidade Federal de Uberlândia


Possui graduação em Zootecnia, Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual De Maringá, UEM, Brasil, em Ciência Animal e Pastagens com breve período na Massey University Nova Zelândia. Tem experiência em manejo e adubação de pastagens. Coordenador do Projeto Boi a Pasto.

Christovam Bittencourt Ivancko

Pro-Campo Consultoria Agropecuária


Christovam Bittencourt Ivancko é engenheiro agrônomo graduado pela ESALQ Universidade de São Paulo (1993), é sócio fundador da Pró-Campo Consultoria Ltda (desde 1.999) atuando como consultor, desenvolvendo e acompanhando Projetos de intensificação da pecuária com foco na rentabilidade e sustentabilidade do sistema produtivo. Tem experiência em sistemas integrados ILPF (Integração Lavoura, Pecuária, Floresta) e é produtor rural, desenvolvendo uma pecuária de ciclo completo em sistema silvipastoril. Também é avicultor e membro da diretoria da Associação dos Avicultores (SUDOAVE).

Hemython Luís Bandeira

ITC COMIGO


Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Acre, mestre e doutor em zootecnia (área de concentração em forragicultura e pastagem) pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisador I no Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO. Atuado nas áreas de Forragicultura e Pastagem, Sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, pecuária de corte, produção de bovinos em pastagens, morfofisiologia de gramíneas forrageiras. Formação complementar por meio de cursos de qualificação nas áreas de forragicultura, pecuária de corte, pecuária de leite, gestão e agricultura de baixo carbono.

Diego Tolentino de Lima

ITC COMIGO


Possui graduação em Agronomia (2012) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (2014) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Uberlândia (2018. Atualmente é Pesquisador em Entomologia do Instituto de Ciência e Tecnologia da Cooperativa COMIGO, atuando com Manejo Integrado de Pragas, Controle Químico, Controle Cultural, Controle Biológico, Manejo de Resistência.

Dieimisson Paulo Almeida

ITC COMIGO


Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Federal Goiano- Campus Rio Verde (2011). Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade de Federal de Goiás-Campus Jataí (2014). Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP - Câmpus de Jaboticabal (2018). Atualmente é Pesquisador Agronômico do Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO (ITC-COMIGO) e colaborador do Núcleo de Estudos em Tecnologia de Aplicação (NEDTA), trabalha com Manejo de Plantas-Daninhas, Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários e Tratamento Fitossanitário.

Mateus Henrique Silva Lobo

Prime Agro


Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Goiás (2016), regional Jataí. Possui experiência em pecuária de leite e manejo de pasto na Nova Zelândia em Westmere Dairies. Atualmente trabalha na empresa Prime agro, como especialista em projetos de pastagem.

Marco Antônio Nogueira

Embrapa Soja


Possui graduação em Agronomia pela Unesp Jaboticabal (1994), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Esalq-USP, em breve programa pela Universidade de Tübingen, Alemanha, e Cientista Visitante (Pós-doutorado) (03/2015-03/2016) junto à Universidade Estadual da Carolina do Norte. É Pesquisador A da Embrapa Soja desde 2010, atualmente membro do Comitê Técnico Interno e membro do Comitê Gestor do Portfólio Insumos Biológicos da Embrapa. Docente do corpo permanente e orientador junto aos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia (desde 2004) e Agronomia (desde 2010) da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: bioindicadores de qualidade de solo, fixação biológica de nitrogênio, tolerância à seca, e potencial agronômico e impacto ambiental de resíduos urbanos e agroindustriais.

Gabriela Fernandes Gama

Sementes Lima


Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Goiás (2018), Mestra em Agronomia (2020), área de concentração em Produção Vegetal, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes também pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Responsável Técnica da empresa Sementes Lima, atuando desde a parte de produção dos campos de sementes, beneficiamento, controle de qualidade até a expedição, sendo responsável por todo o processo produtivo das sementes produzidas pela empresa. ???????