Mix de cobertura, interações com o solo e melhoria da fertilidade

12 de setembro de 2022, 09h30 até 16 de setembro de 2022, 12h00
Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá - Jataí, GO

Informações

A associação de plantas de cobertura para melhoria do solo é uma das bases da agricultura sustentável. Por interferir na microbiota e fertilidade do solo o uso de mix de cobertura torna o cultivo de culturas sucessoras mais vantajoso. Nesse sentido, o curso abordara as melhorias nos atributos do solo, o agroecossistema gerado, o controle de patógenos e os manejos de produtividade aliados a conservação do solo.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Edicarlos Damacena de Souza

Saiba mais

Valdir Colpo

Saiba mais

Gessi Ceccon

Saiba mais

Gabriela Castro Pires

Saiba mais

Milton Parron

Saiba mais

Enos Ma

Saiba mais

Fernando Mendes Lamas

Saiba mais

Júlio Cesar Antunes Ferreira

Saiba mais

Leandro Pereira Pacheco

Saiba mais

Jorge Luiz Souza Ferreira

Saiba mais

Arminda Moreira de Carvalho

Saiba mais

Jonas Wiercinski

Saiba mais

Tulio Porto Gonçalo

Programação:

Mix de plantas de cobertura: estratégia para o manejo do solo Palestra · Enos Ma

Diversidade funcional como estratégia para melhoria da qualidade do solo e produtividade das culturas Palestra · Edicarlos Damacena de Souza

Como o equilíbrio de nutrientes influencia na produtividade das culturas Palestra · Valdir Colpo

Melhorias nos atributos do solo e do agroecossistema em função do aumento da quantidade e qualidade da biomassa vegetal produzida Palestra · Milton Parron

Uso de braquiária em consórcio com milho para melhoria na fertilidade do solo Palestra · Gessi Ceccon

Disponibilidade de nutrientes para culturas sucessoras ao uso do plantas de cobertura Palestra · Gabriela Castro Pires

Teor de matéria orgânica: influência na microbiota do solo Palestra · Tulio Porto Gonçalo

Rotação de culturas associadas a mix de cobertura Palestra · Arminda Moreira de Carvalho

Adubação verde no controle de patógenos do solo Palestra · Júlio Cesar Antunes Ferreira

Melhoria no sistema de plantio direto e correções do solo Palestra · Jorge Luiz Souza Ferreira

Manejo de lavouras em sistemas integrados de produção Palestra · Leandro Pereira Pacheco

Sistema autossustentável: produção de sementes de plantas de cobertura Palestra · Fernando Mendes Lamas

Manejo de plantas de cobertura para cultivo de feijão irrigado Palestra · Jonas Wiercinski

Almoço de confraternização Almoço

Credenciamento

...

Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá

BR 364 km 195 - Setor Parque Industrial nº 3800

Setor Industrial , Jataí - GO

75801-615

Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá

BR 364 km 195 - Setor Parque Industrial nº 3800

Setor Industrial , Jataí - GO

75801-615

XVIII Semana Agronômica

.

Edicarlos Damacena de Souza

Universidade Federal de Rondonópolis


Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí no ano de 2004. Fez mestrado em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no ano de 2006, na cidade de Ilha Solteira/SP. O doutorado em Ciência do Solo foi concluído no ano de 2008 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Rondonópolis, Vice-Diretor da Aliança SIPA e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí no ano de 2004. Fez mestrado em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no ano de 2006, na cidade de Ilha Solteira/SP. O doutorado em Ciência do Solo foi concluído no ano de 2008 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Rondonópolis, Vice-Diretor da Aliança SIPA e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

Valdir Colpo

Solo Equilibrado


Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é um estudioso na área de fertilidade do solo e presta assessoria nas áreas monitoradas. É gerente de projetos no Solo equilibrado.

Gessi Ceccon

Embrapa Agropecuária Oeste


Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Passo Fundo, em 1995, Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu, em 2003. Doutorado Sanduiche na Albert Ludwigs Universität, Alemanha 2003. É analista na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS desde 2003. É professor nos cursos de Pós-graduação em Agronomia da UFGD em Dourados e da UEMS em Aquidauana, MS.

Gabriela Castro Pires

Aliança SIPA


Mestranda em Agronomia - área de concentração em Produção vegetal pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, com ênfase em dinâmica da matéria orgânica e microbiologia do solo.

Milton Parron

Embrapa Agropecuária Oeste


Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado em Agroecologia, com ênfase em Sistemas Agroflorestais, pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Agropecuária Oeste, na área de Agroecologia, e professor efetivo no Mestrado em Biodiversidade e Meio Ambiente, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Enos Ma

AG Croppers


Engenheiro agrônomo pela ESSALQ/USP. Fundador e diretor da AG Croppes – culturas de cobertura. É uma empresa especializada em culturas de cobertura e manejo sustentável de solos, determinada a trazer a todos os sistemas de produção agrícola os extraordinários benefícios das plantas de cobertura, de maneira profissional e prática no campo localizada em Uberlândia-MG.

Fernando Mendes Lamas

Embrapa Agropecuária Oeste


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1978), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é pesquisador a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Júlio Cesar Antunes Ferreira

Faculdade Paulista


Professor nas disciplinas de Manejo e Conservação do solo, Biotecnologia Aplicada a Agronomia, Nematologia Agrícola, Plantas Medicinais e Fitopatologia na Faculdade Paulista - Campus Lupércio, SP. Atua principalmente na área de nematologia agrícola com ênfase em manejo e identificação de nematoides parasitas de plantas.

Leandro Pereira Pacheco

Universidade Federal de Rondonópolis


Atualmente é professor Associado 2 da Universidade Federal de Rondonópolis, vice coordenador pós-graduação da Universidade Federal de Rondonópolis. Atua principalmente nos seguintes temas: Rotação e sucessão; culturas de cobertura, ciclagem de nutrientes, agricultura sustentável, integração lavoura-pecuária, sistema plantio direto, manejo de plantas daninhas e fisiologia vegetal.

Jorge Luiz Souza Ferreira

Terram Soluções Agronômicas


Pesquisador em fertilidade de solos e nutrição de plantas na Terram Soluções Agronômicas.

Arminda Moreira de Carvalho

Embrapa Cerrados


É pesquisadora A da Embrapa Cerrados e co-orientadora no Curso de Pós-Graduação em Agronomia - UnB. Realizou curso de especialização em sistemas de produção pelo Japan International Cooperation Agency (JICA), no Japão. É Editora Científica da Revista Horticultura Brasileira e revisora de periódicos nacionais e internacionais.

Jonas Wiercinski

WA Consultoria


Formado na Universidade Federal de Jataí. Proprietário e consultor da WA consultoria.

 

Tulio Porto Gonçalo

Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano


Atualmente é gerente de pesquisa do Gapes de Rio Verde, onde elabora protocolos e experimentos que visam responder diretamente dúvidas dos produtores associados. O grupo conta com 105 mil ha de soja e 75 mil ha de milho.