Nutrição foliar: conceitos e aplicações

12 de setembro de 2022, 09h30 até 16 de setembro de 2022, 12h00
Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá - Jataí, GO

Informações

A nutrição foliar é uma técnica de manejo que tem como objetivo aumentar a produtividade, sendo uma importante aliada dos produtores. Nessa prática os fertilizantes são disponibilizados diretamente sobre as folhas e é reconhecida como complementar e corretiva da adubação já feita via solo, porém, não é menos importante pois durante o ciclo das culturas é comum surgir deficiências de micronutrientes essenciais que podem ser complementados através da nutrição foliar. Dessa forma, esse curso traz informações importantes sobre técnicas de manejo da nutrição foliar, buscando apresentar conceitos e métodos para aumento de produtividade.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Alyson Joaquim L B Pereira

Saiba mais

June Faria Scherrer Menezes

Saiba mais

Tiago Tezotto

Saiba mais

Hudson Wallace P de Carvalho

Saiba mais

Cid Naudi Silva Campos

Saiba mais

Daniela Bócoli

Saiba mais

Bianca Almeida Machado

Saiba mais

Guilherme Augusto Canella Gomes

Saiba mais

Itamar Soares de Melo

Saiba mais

Valter Casarin

Saiba mais

Fabrício de Ávila Rodrigues

Saiba mais

Eduardo Zavaschi

Saiba mais

Carlos Alexandre Costa Crusciol

Saiba mais

Marny Brait

Programação:

Manejo nutricional de plantas Palestra · Alyson Joaquim L B Pereira

Desafios da nutrição de plantas para obtenção de alta produtividade com sustentabilidade Palestra · June Faria Scherrer Menezes

Fatores que influenciam na absorção foliar de nutrientes Palestra · Tiago Tezotto

Quelatos e complexos: conceitos e aplicações práticas Palestra · Hudson Wallace P de Carvalho

Aplicação foliar de Si: efeitos bioquímicos e fisiológicos Palestra · Cid Naudi Silva Campos

Novas técnicas de análise para nutrição foliar Palestra · Daniela Bócoli

Tipos de adubação foliar e suas categorias Palestra · Bianca Almeida Machado

Avaliação de novas moléculas bioestimulantes nas condições tropicais de cultivo Palestra · Guilherme Augusto Canella Gomes

Uso de microrganismos para aumentar a tolerância à seca Palestra · Itamar Soares de Melo

Eficiência no uso de fertilizantes foliares em diferentes culturas Palestra · Valter Casarin

Contribuição de nutrição silicatada na diminuição de doenças em grandes culturas Palestra · Fabrício de Ávila Rodrigues

Manejo de adubação foliar para feijão, soja e milho Palestra · Eduardo Zavaschi

Manejo de adubação foliar para cana-de-açúcar Premiação · Carlos Alexandre Costa Crusciol

Futuro do mercado de fertilizantes foliares Palestra · Marny Brait

Almoço de confraternização Almoço

Credenciamento

.

Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá

BR 364 km 195 - Setor Parque Industrial nº 3800

Setor Industrial , Jataí - GO

75801-615

Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá

BR 364 km 195 - Setor Parque Industrial nº 3800

Setor Industrial , Jataí - GO

75801-615

XVIII Semana Agronômica

.

Alyson Joaquim L B Pereira

Valence Química


Engenheiro Agrônomo, especialista em Fertilidade de Solo e Nutrição Mineral de Plantas pela UFLA, 22 anos de experiência na área de Nutrição e Fisiologia trabalhando diretamente com  Desenvovilento de Mercado e formulações de produtos .Cargo Atual Gerente Comercial - MAPITOBAPA .

June Faria Scherrer Menezes

Universidade de Rio Verde


Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1990), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e Doutora em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Desde 2003 é professora da Universidade de Rio Verde, na Faculdade de Agronomia e no curso de pós graduação em produção vegetal (strictu sensu). Em 2018 fez pós-doutorado na USDA -Pasture Systems and Watershed Management Research Unit, localizada na University Park, Pennsilvania, EUA. Atua na área de nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo e manejo de resíduos orgânicos.

Tiago Tezotto

ESALQ/USP


Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), da Universidade de São Paulo, em 2008. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq (2005 - 2006) e FAPESP (2007 - 2008). Concluiu o Mestrado (2011) e o Doutorado (2015) em Ciências, na área de concentração em Fitotecnia pela ESALQ/USP. Pesquisador visitante no Departamento de Bioquímica, University of Missouri, EUA (2012). Atuou como professor no curso de Engenharia Agronômica da UNIFEOB nas disciplinas de Fisiologia Vegetal, Tecnologia e produção de sementes, Café e Algodão. Atuou como especialista em nutrição de plantas no departamento de Pesquisa e desenvolvimento da Stoller (2017 - 2022). Atualmente é professor doutor em Nutrição Mineral de Plantas no departamento de ciência do solo, ESALQ. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ecofisiologia e Nutrição de plantas em Sistemas de produção, atuando nos seguintes temas: nitrogênio, micronutrientes, metais pesados tóxicos, nutrição mineral, fisiologia e bioquímica de plantas cultivadas.

Hudson Wallace P de Carvalho

Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP


Professor Assistente de 2015-2021, e desde 03/2021 Professor Associado do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP). Meus estudos de doutorado foram desenvolvidos em uma supervisão conjunta entre a Universidade Estadual Paulista e a Universidade de Paris XI (2008-2012). A parte experimental foi realizada no Instituto de Química Campus de Araraquara, Soleil Síncrotron e Instituto de Química de Clermont Ferrand. Depois disso, passei três anos como bolsista de pós-doutorado no Grunwaldt Group no Karlsruhe Institute of Technology (2012-2015), lá meus principais objetos de pesquisa foram o uso de XAS e XES em condições de operação com o objetivo de entender como funcionam os catalisadores. Estou interessado em pesquisas colaborativas envolvendo espectroscopia de raios X, química e agricultura. Meus tópicos científicos de interesse são: fenômenos de absorção e emissão de raios X, micro-XRF, crescimento de nanoestruturas, materiais de nano engenharia na agricultura e meio ambiente, absorção de nutrientes pelas raízes e nutrição foliar de plantas.

Cid Naudi Silva Campos

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Câmpus Passos (2011). Mestrado em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Câmpus de Jaboticabal (2013). Doutor em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, Câmpus de Jaboticabal. Atualmente é Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Coordenador do Grupo de Estudos do Cerrado em Nutrição de Plantas, GECENP - UFMS. Membro do Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas, GENPLANT/FCAV-UNESP e Desenvolvimento Agrícola no Cerrado sul-mato-grossense - UFMS.

Daniela Bócoli

Exata Brasil


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (2017) e graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (2015). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e atuação nas áreas de Análise de Traços e Química Ambiental, Instrumentação Analítica e Garantia de Controle de Qualidade (norma NBR ISO/IEC 17025; ferramentas de qualidade). Atualmente é supervisora da qualidade no Laboratório EXATA - Consultoria, Projetos e Análises Agroindustriais.

 

Bianca Almeida Machado

ICL América do Sul


Técnica em Agropecuária formada pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e Engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). Durante a graduação, fui membro do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE) do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, do Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo (PCEM - ESALQ/USP) e desenvolvi estágio profissionalizante na Universidade do Kentucky (Plant and Soil Science Department). Atualmente sou aluna de mestrado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, com ênfase em Química na Agricultura e no Ambiente.

Guilherme Augusto Canella Gomes

Instituto Federal de São Paulo


Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996), com mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2002). Possui pos doutorado em Biotecnologia Agrícola (Centro APTA Citros Sylvio Moreira - IAC, 2003), pos doc em Nutrição Mineral de Plantas (ESALQ / USP, 2008), pos doc em Nutrição Mineral de Plantas (ESALQ / USP, 2009), pos doc em Química Orgânica (Universidad de Zaragoza - Espanha, 2010), pos doc em Ecofisiologia e Biofísica (Centro de Ecofisiologia e Biofísica do IAC, 2011). Atuou por dois anos na Oficina de Transferencia de Resultados de Investigación (OTRI - Universidad de Zaragoza, 2009-2010), sendo responsável pelo desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas para o setor agrícola e ambiental. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Barretos, ministrando aulas nos cursos de Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Agropecuária. Coordena o Núcleo de Estudos em Fisiologia Vegetal do IFSP, campus Barretos, onde desenvolve trabalhos com bioestimulantes vegetais e fertilizantes especiais.

Itamar Soares de Melo

Embrapa Meio Ambiente


Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado em Genética e melhoramento de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Fez dois Pós-Doutorados na Universidade de Londres, um no Kings College e outro no Birckbeck College, na área de biologia molecular. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biotecnologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade de micro-organismos de Biomas Brasileiros e da Antártica, Biodegradação e Biorremediação de Pesticidas, Controle Biológico, Micro-organismos Endofíticos e, nesses últimos anos, vem atuando na bioprospecção de extremófilos, visando à descoberta de novas moléculas biologicamente ativas. É atualmente coordenador do projeto temático Biodiversidade e Atividades Funcionais de Micro-organismos de Manguezais do Estado de São Paulo, vinculado ao Programa Biota/Fapesp e, do projeto Bioprospecção de Micro-organismos da Caatinga. É coordenador de Microbiologia do Solo da Sociedade Brasileira de Microbiologia, Curador do Banco de Micro-organismos de Importância Agrícola e Ambiental, e Coordenador da Plataforma Uso de Tecnologias Emergentes do PROCISUR/IICA como Referente Regional. É pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e docente dos cursos de pós-graduação em Biotecnologia Interunidades e Microbiologia Aplicada da Universidade São Paulo - USP.

Valter Casarin

ESALQ/USP


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1986), graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo, mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo(1994) e doutorado em Ciência do Solo pela Ecole Nationale Superieure Agronomique de Montpellier(França)(1999).Foi professor nos cursos de graduação de Agronomia e Engenharia Florestal na Universidade de Taubaté(UNITAU) e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal(FAEF),Garça.Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de produtos em empresas de fertilizantes foliares.Atualmente é professor do curso de especialização do Programa SolloAgro,ESALQ/USP,e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida.Atuando principalmente nos seguintes temas:rizosfera, ectomicorrizas, fósforo, biodisponibilidade, pH e oxalato.

Fabrício de Ávila Rodrigues

Universidade Federal de Viçosa


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1996, mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa em 1999 e doutorado em Fitopatologia pela University of Florida, Gainesville, E.U.A., em 2004. É Professor Titular no Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa e orientador dos Programas de Pós-Graduação em Fitopatologia e Fisiologia Vegetal da UFV, ambos com conceito 7 na CAPES. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFV no período de 2012 a 2017. Sua linha de pesquisa envolve o estudo dos mecanismos de defesa das plantas, a nível microscópico, bioquímico e molecular, quando infectadas por patógenos. Além disso, investiga as alterações na fotossíntese e no metabolismo anti-oxidativo das plantas quando infectadas por patógenos e o efeito da nutrição mineral, incluindo o silício, na resistência das plantas às doenças. É responsável pelas disciplinas FIP 701 - Interação Patógeno-Hospedeiro e FIP 760 - Princípios e Métodos em Microscopia do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia. É colaborador na disciplina FIP 300 - Fitopatologia I (Micologia) do curso de graduação em Agronomia da UFV e da FIP 600 - General Plant Pathology do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia.

Eduardo Zavaschi

Agroadvance


Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Urutaí-GO (EAFUR). Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC). Mestre e Doutor em Ciências - Área de concentração: Solos e Nutrição de plantas - pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- ESALQ/USP. Experiência em fertilidade do solo e nutrição de plantas, principalmente nas culturas de soja, milho, feijão, algodão e cana-de-açúcar.

Carlos Alexandre Costa Crusciol

Faculdade de Ciências Agronômicas


Possui Graduação em Agronomia (1992) pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira, Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Agronomia (Agricultura), e Livre-Docência (2001) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu (FCA/UNESP), além de Pós-Doutorado pela Universidade da Florida (2011/2012). Foi Diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF). Foi duas vezes Coordenador do Programa de Pós-Graduação (FCA/UNESP) em Agronomia-Agricultura (Triênio: 2007-2009 e Quadriênio: 2013-2016) e Chefe do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal (Triênio: 2017-2019). Já orientou 26 alunos em nível de mestrado e 30 em nível doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000. Atualmente é Professor Titular (desde 2010) da FCA/UNESP de Botucatu, Membro do Conselho Editorial da European Journal of Agronomy (Revista oficial da Sociedade Europeia de Agronomia) e Membro do Integrated Crop-Livestock Systems Network of the GRA Croplands Research Group (USDA/USA). Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em sistemas de produção agrícola, manejo da fertilidade do solo, nutrição de plantas e fisiologia vegetal aplicada, atuando em culturas graníferas anuais e na cultura da cana-de-açúcar.

Marny Brait

Exata Brasil


Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde (1994). Atualmente trabalha na administração e suporte técnico do Laboratório Exata. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: solos, fertilizantes, soja, perícia agronômica.