VT3 - Cervejaria Bodebrown
*Apenas para maiores de 18 anos.
Primeira cervejaria escola do país, a Bodebrown foi fundada em 2009, pelos pernambucano Samuel Cavalcanti e pela paranaense Andrea Cordeiro Pinto.
Samuel nasceu em Arcoverde, interior de Pernambuco. Veio para Curitiba ainda pequeno com toda a família, acompanhando o pai, representante de uma empresa de produtos médicos e hospitalares. Decisão tomada, a família chegou às vésperas do inverno. Sobreviveram às geadas, se adaptaram e por aqui criaram raízes.
Samuel estudou química industrial. No terceiro ano, se apaixonou por microbiologia das bebidas – em especial a da cerveja. O trabalho de conclusão de curso foi a criação de uma fábrica de cerveja. Fez seu primeiro curso de produção de chope. Ganhou então dois livros: um sobre como fazer bomba atômica (a conhecida Yellow Cake) e outro com o título a Bíblia do Cervejeiro. Acabou escolhendo o segundo. Em seguida, realizou cursos em Berlim (no Instituto de Pesquisa e Treinamento de Cervejaria) e em Chicago (Instituto de Tecnologia Siebel), sobre cervejas artesanais.
Andréa é natural de Curitiba. Estudou Administração e se especializou em Gestão de Novos Negócios. Concluiu o curso em 2004, com o tema Microcervejaria. Em 2009, com a cerveja Wee Heavy, a Bodebrown inaugurou sua produção. Em seguida abriu a escola de cervejaria, que funciona em anexo, e a loja de insumos, se configurando também como um centro de conhecimento e de propagação da cultura da cerveja no país.
O nome Bodebrown nasceu de uma homenagem às raízes da família, que por gerações criou bodes no interior de Pernambuco. “Como bom nordestino, liguei para consultar minha avó, que disse: ‘meu filho, tem que buscar suas origens. Você só está aí por que seus bisavós e tataravós criavam bode’”, relembra Samuel. Ao desligar, tocava no rádio a música “I Feel Good”, de James Brown. Ele juntou as duas coisas e começava assim uma das marcas mais reconhecidas entre as cervejarias brasileiras.
Viva a Revolução!