Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Francisco de Assis Marques
Universidade Federal do Paraná
Apresentação: Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994 - Estagio Sandwich de um ano na University of British Columbia - Canada) e Pós-Doutorado pela University of California - Riverside. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, e Ecologia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de produtos naturais, desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica, desenvolvimento de novas metodologias visando o controle biorracional de pragas agrícolas, florestais e urbanas.
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784857P3
Tathiane Milaré
UFSCar
Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química.
Eduardo Lemos de Sá
UFPR
possui graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado nível IV da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente no emprego da modelagem molecular como ferramenta no estudo de desenvolvimento e caracterização de novos materiais.
Rilton Alves de Freitas
UFPR
Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1997), Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2001), Mestre em Ciências-Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doutor em Ciências-Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (2003). Realizou pós-doutorato em Física/Macromoléculas no Departamento de Física da Tulane University/ EUA (2008), sob orientação de Wayne F. Reed e em Polímeros e Colóides (Físico-Química) no Département Polymères, Colloïdes et Interfaces/PCI do Institut des Molécules et Matériaux du Mans, França (2014-2015), sob orientação de Taco Nicolai. Tem experiência na área de Química, Bioquímica e Biofísica, com ênfase em carboidratos. Trabalha atualmente com interações de polissacarídeos e surfactantes, modificação em tempo real de polissacarídeos, emulsões água-água. É consultor de diversos periódicos nacionais e internacionais.
Karina Omuro Lupetti
UFSCar
Possui graduação (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007). Realiza atividades de Divulgação Científica e pesquisa em Ensino de Ciências junto ao Departamento de Química da UFSCar, dirigindo o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica desde 2005, com atividades culturais e científicas. Foi bolsista PRODOC-CAPES do PPGE- UFSCar em 2008 e em 2009 bolsista TT5 FAPESP do Laboratório Aberto de Interatividade- LabI da UFSCar, trabalhando com recursos midiáticos para divulgação científica e ensino não formal de ciências. Orienta mestrado acadêmico e mestrado profissional pelo PPGQ-UFSCar e é educadora do CeRTEV (CEPID-FAPESP-2013/07793-6). O foco atual da pesquisa é em divulgação científica e metodologias de ensino inclusivo, não-formal e alfabetização científica.
Alfredo Ricardo Marques de Oliveira
UFPR
Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: feromônios, ecologia química, feromônio, oxazolinas e adição 1-4.
Antonio Salvio Mangrich
UFPR
Antonio Salvio Mangrich é professor titular sênior da Universidade Federal do Paraná e professor sênior visitante nacional (CAPES) da Universidade Federal de Sergipe. Pertence ao Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) de Energia e Ambiente (INCT E&A). Sua formação teve início nos Grupos Escolares José Boiteux (Estreito/Florianópolis) e Gama Rosa (São Pedro de Alcântara), Santa Catarina. Foi tecnologista de Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1960), Rio de Janeiro, RJ. Licenciado e bacharel em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestre (1974) e doutor (1983) em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mais de 150 trabalhos publicados em periódicos de circulação internacional. Orientou diversos estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. Foi vice-diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1988-1989 foi transferido, a pedido, para o Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná. Em Curitiba organizou o grupo de professores com os quais criou o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Paraná, hoje conceito 6 na CAPES. O DQ/UFPR possui atualmente excelentes condições para o ensino e a pesquisa em Química. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Química no período 2006 - 2008. Foi assessor da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, coordenador do Comitê de Química da Fundação Araucária daquele Estado e membro do Comitê de Química da CAPES. Foi consultor da Petrobras para o projeto Xisto Agrícola que, através da Embrapa Clima Temperado e do Instituto Agronômico do Paraná desenvolveu a aplicação de subprodutos da industrialização do xisto na agricultura. É autor de patentes de fertilizantes de liberação lenta de nitrogênio e de potássio, sendo que uma delas foi a primeira a ser licenciada pela UFPR, para uma indústria. Possui o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia - Pesquisador Cientista - para Ciências Exatas e da Terra, versão 2007, concedido pelo Governo do Estado do Paraná. Na pós-graduação do Departamento de Química da UFPR foi criado o prêmio Antonio Salvio Mangrich de Produtividade Científica para estudantes de graduação ou pós-graduação que publicaram no ano anterior, juntamente com seus orientadores, trabalhos em periódicos com maiores fatores de impacto. Em maio de 2012 foi honrado com a Medalha "Simão Mathias", SBQ, um tributo ao seu patrono e primeiro presidente, para homenagear químicos de destaque na comunidade nacional e internacional.
Orliney Maciel Guimarães
UFPR
É doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR, Coordena o Núcleo de Educação em Química da UFPR desde 2000, foi Tutora do Grupo PET-Química de 2008-2014 e atualmente é coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Química da UFPR. Atua na área de Ensino de Química com interesse nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, currículo e avaliação, experimentação no ensino de ciências e ensino de Ciências para Deficientes Visuais.
Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
UTFPR
Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia (Ingresso em 1990). Professor permanente do Mestrado profissional PPGFCET - Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, do qual é um dos fundadores (Disciplinas de Meio Ambiente & Educação e Elementos de Desenvolvimento Sustentável). Professor de Ciências do Ambiente nas Graduações em Engenharias e outros Bacharelados. Pesquisador na área de Estudos socioambientais, com ênfase em Ciências ambientais, Educação Ambiental, socioecologia e gestão ambiental, atuando no âmbito de Ensino, Pesquisa e Extensão. Participante de Grupos de Pesquisa: Ecologia & Desenvolvimento (UTFPR) e Formação de Professores (UNICENTRO). Implementador e Responsável pelo NUSMA - Núcleo de Saúde & Meio Ambiente do Campus Curitiba da UTFPR de 2010 a 2012. Doutor em Educação pela UDE - Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai (Reconhecido pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS). Mestre em Tecnologia & Sociedade pela UTFPR, Campus Curitiba. Treinamento Avançado em Gestão Ambiental em Hamburgo, Alemanha. Representante internacional dos Professores brasileiros (International Delegate) na Space Week, NASA - National Aeronautics and Space Administration. Space Academy for educators, US Space & Rocket Center. Huntsville, Alabama, EUA. Especialista em Educação Ambiental e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambientais pelo Conselho Regional de Biologia da 7.ª Região. Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo Conselho Regional de Biologia da 3.ª Região. Especialista em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Coordenador em Gestão Ambiental e Coordenador de Qualidade e Auditor Interno (Projeto CEFET-PR / GTZ), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e GTZ - Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH (Alemanha). Instrutor de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) certificado pela UTFPR - Campus Curitiba para a formação dos colaboradores das obras do plano de expansão da REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Petrobras) em Araucária - PR, 2008 - 2009. Professor orientador do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional (Cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e a UTFPR) até 2014 e do Projeto Escola & Universidade (Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba e a UTFPR) até 2010
Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger
UFPR
Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Ciências Naturais pelo Swiss Federal Institute of Technology em Zurique, Suíça (ETHZ). Pesquisadora convidada para o Curso Geoquímica Isotópica em CALTECH (USA) e participante do Curso de Geobiologia promovido pela NASA e Agouron Instituto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica de rochas carbonáticas, ambientes deposicionais e geomicrobiologia.
Jessica Eliza Fonsaca
UFPR
Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Federal do Paraná, atua como aluna de doutorado no Grupo de Química de Materiais - UFPR sob orientação do prof. Dr. Aldo J. G. Zarbin e coorientação da prof. Dra. Elisa Orth. Atua na área de nanomateriais bidimensionais, com experiência na síntese de nanocompósitos de grafeno e nanopartículas de prata, bem como na funcionalização covalente de óxido de grafeno.
Tamires de Oliveira Melo
UFPR
Possui graduação em Tecnologia em Processos Ambientais, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), mestrado em Ciência e Tecnologia ambiental pela universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Atualmente é doutoranda em Química pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química Orgânica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia gasosa, espectrometria de massa, pirólise; perfil de metabólitos em tecido vegetal de espécies florestais (e.g. Erva-mate e Eucalipto), fisiologia vegetal.
Marcos Berton
SENAI
possui graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar (1994), doutorado em Ciências pela UFSCar (1999) e Pós-Doutorado pela UFSCar (2000). Especialista do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica - Curitiba. Experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão, biocorrosão, proteção contra a corrosão por pintura, células a combustível de óxido sólido e estudo de novas composições de eletrólitos sólidos, reforma de metanol e etanol integrada a células a combustível. Estreita interação com a indústria na busca de inovação e soluções tecnológicas, principalmente com as concessionárias de energia do setor elétrico brasileiro.
Bruna Cordeiro
Novozymes
Bruna Cordeiro foi aluna do curso de Química - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou por dois anos, do período de 01/03/2010 a 31/12/2011, como aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Tecnologia Ambiental (LTA) no projeto intitulado: Adsorção de Chumbo em Catalisador remediado. Após este período, trabalhou de 01/01/2012 a 01/01/2013 no Centro de Pesquisa em Química Aplicada (CEPESQ) no projeto intitulado: Hidrólise Enzimática em sistemas de alta pressão - Potencial de sacarificação e estabilidade enzimática. Do perído de 20/03/2013 a 03/02/2015, trabalhou com Estagiária na Empresa Novozymes Latin America, no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, atuando na área de etanol celulósico. Atualmente, é Técnica de Laboratório I na mesma empresa, atuando no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.
Vinícius Figueiredo Sardela
UFRJ
Professor assistente do Departamenteo de Química Analítica no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), mestre em ciências pelo programa de Pós-Graduação em Química IQ-UFRJ e atualmente doutorando no mesmo programa. Graduação em Farmácia pela mesma universidade. Certificador de Resultados nas Análises do Controle Antidopagem pela Agência Mundial Anti-doping, é responsável pelo setor de cromatografia líquida do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem da UFRJ. Atua no Controle de anti-doping desde 2004, com foco em análises por cromatografia, espectrometria de massas, técnicas eletroforéticas e imunoensaios. Atuou como pesquisador no Doping Control Laboratory, na Universidade de Ghent, Bélgica. Participou como avaliador dos resultados, obtidos por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas de alta resolução, no Drug Control Center, Kings College London, durante os Jogos Paralímpicos de 2012, e responsável pelas análises de Eritropoetina no V Jogos Mundiais Militares. Durante os XV Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro foi analista senior das análises de estimulantes e narcóticos, por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas.
Karina Omuro Lupetti
UFSCar
Possui graduação (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007). Realiza atividades de Divulgação Científica e pesquisa em Ensino de Ciências junto ao Departamento de Química da UFSCar, dirigindo o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica desde 2005, com atividades culturais e científicas. Foi bolsista PRODOC-CAPES do PPGE- UFSCar em 2008 e em 2009 bolsista TT5 FAPESP do Laboratório Aberto de Interatividade- LabI da UFSCar, trabalhando com recursos midiáticos para divulgação científica e ensino não formal de ciências. Orienta mestrado acadêmico e mestrado profissional pelo PPGQ-UFSCar e é educadora do CeRTEV (CEPID-FAPESP-2013/07793-6). O foco atual da pesquisa é em divulgação científica e metodologias de ensino inclusivo, não-formal e alfabetização científica.
José Dias de Souza Filho
UFMG
José Dias de Souza Filho concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1991. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou 66 artigos em periódicos especializados e 110 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado. Participou de 96 eventos. Orientou 7 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 2 teses de doutorado e co-orientou 5 teses de doutorado, além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 5 estagíarios e 1 TCC na área de Química. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Atua na área de Química, com ênfase em Sínteses Orgânicas, Estrutura, Conformação, Estereoquímica, RMN, Quimiometria, Desreplicação e Metabolômica. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: carboidratos, RMN, doutorado, qualificação, seleção, Açúcares, síntese, pós-graduação e amino açúcares.
Luciane Jatobá Palmieri
UFPR
Licenciada em Química pela Universidade Federal do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiências na área de Ensino de Química e interesse em pesquisa nos seguintes temas: ensino de química, educação não formal, educação em museus, divulgação científica, alfabetização científica, abordagem CTS, tecnologias da informação e comunicação na educação (TICs).
Marlon Konzen
Polícia Federal
Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina(1996) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina(1999). É perito criminal federal, gestor do grupo de Perícias de Laboratório- Setor técnico-científico da Superintendência Regional de Polícia Federal do Paraná.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.