XXI Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente

15 de setembro de 2023, 13h00 até 16 de setembro de 2023, 17h00
Com transmissão online

Informações

Este evento possui transmissão ao vivo.

O transtorno bipolar afeta cerca de 1 a 2% da população mundial, o que representa cerca de 157 milhões de pessoas. A fisiopatologia do transtorno bipolar é complexa, e vários de seus aspectos permanecem desconhecidos. Em conjunto com esse fato, a sua sintomatologia caracterizada por episódios de humor cíclicos e antagônicos faz com que o transtorno bipolar seja um transtorno de difícil tratamento. Desta forma, o Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) promoverá a sua XXI edição do Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente, cujo tema central será “Transtorno Bipolar: das bases biológicas ao tratamento”. O simpósio terá abrangência nacional e internacional e reunirá cientistas, profissionais e estudantes da área da saúde, além de membros da comunidade, para discutir o impacto do transtorno bipolar na vida dos pacientes. O evento é uma grande oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre as bases biológicas e as abordagens terapêuticas do transtorno bipolar. Tem como objetivo reunir profissionais de vários setores, incluindo saúde, farmacêutico e educação, para compartilhar insights e explorar novas abordagens terapêuticas, para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por esse transtorno mental. Espero que você possa se juntar a nós neste grande evento!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Dra. Samira S. Valvassori

Saiba mais

Dr. Mario Juruena

Saiba mais

Dr. Lucas Melo Neves

Saiba mais

Dr. Gabriel Fries

Saiba mais

Dr. Flávio Kapczinski

Saiba mais

Dr. Benício Frey

Saiba mais

Dra. Clarissa Gama

Saiba mais

Dra. Joana Bücker

Saiba mais

Dr. João Quevedo

Saiba mais

Dr. Marcelo Basso de Sousa

Saiba mais

Dr. Bruno Montezano

Saiba mais

Dra. Kyara Aguiar

Saiba mais

Dr. Rodrigo Machado Vieira

Saiba mais

Dr. Jair Soares

Programação:

Inscrição e entrega de material Abertura

Epidemiologia e Fenomenologia do Transtorno Bipolar Palestra · Dr. Bruno Montezano

O suicídio no Transtorno Bipolar Palestra · Dra. Kyara Aguiar

Prejuízo e Reserva Cognitiva no Transtorno Bipolar Palestra · Dra. Joana Bücker

Perguntas Debate

Network/Coffee break Coffee break

70 anos de história: o lítio ainda é uma boa escolha Palestra · Dr. Rodrigo Machado Vieira

Transtorno Bipolar e Gestação Palestra · Dr. Benício Frey

Nutrição e Exercício Físico no Transtorno Bipolar Palestra · Dr. Lucas Melo Neves

Perguntas Debate

Network/Coffee break Coffee break

Abertura Abertura

Envelhecimento acelerado nos transtornos do humor Palestra · Dr. Flávio Kapczinski

Perguntas Debate

Inscrição e entrega de material Abertura

A Na+K+ATPase como Hipótese da Fisiopatologia do Transtorno Bipolar Palestra · Dra. Samira S. Valvassori

Neuroimagem em Transtorno Bipolar Palestra · Dr. Jair Soares

As Bases Genéticas e Epigenéticas do Transtorno Bipolar Palestra · Dr. Gabriel Fries

Hipótese Mitocondrial no Transtorno Bipolar Palestra · Dr. Mario Juruena

Perguntas Debate

Transtorno Bipolar Resistente ao Tratamento Palestra · Dr. João Quevedo

Comorbidades Psiquiatricas no Transtorno Bipolar Palestra · Dr. Marcelo Basso de Sousa

Especificidades e Similaridades da Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetive e Transtorno Bipolar Palestra · Dra. Clarissa Gama

Perguntas Debate

Encerramento Premiação

UNESC – Auditório Ruy Hulse

Avenida Universitária

Universitário, Criciúma - SC

88806-000

UNESC – Auditório Ruy Hulse

Ver no mapa

Avenida Universitária

Universitário, Criciúma - SC

88806-000

Laboratório de Psiquiatria Translacional

Dra. Samira S. Valvassori

Universidade do Extremo Sul Catarinense


Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) sob a orientação do prof. Dr. João Quevedo. Fez doutorado sanduíche pela Universidade de Toronto (University of Toronto), Canadá sob a supervisão de Ana Cristina Andreazza e Trevor Young. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNESC. Atua principalmente no seguinte tema: Alterações neuroquímicas e comportamentais em modelos animais de mania e depressão. Além disso, desenvolve pesquisas avaliando alterações epigenéticas relacionadas ao neurodesenvolvimento e aos transtornos psiquiátricos.

Dr. Mario Juruena

Kings College London


Graduou-se médico na PUC-RS. Fez residência em Medicina Geral e Comunitária; residência em Psiquiatria e Curso Interdisciplinar de Especialização em Saúde Mental da Escola de Saúde Publica do RS/Hospital Psiquiátrico São Pedro. Realizou mestrado no Depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/EPM, 2o mestrado em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht- Holanda, e doutorado (PhD em Psiquiatria) na University of London. Completou treinamento em Psicoterapia Cognitiva (TC) pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research, especialista pela FBTC. Desenvolveu Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria do Kings College London e outro programa de Pós-doutorado na Univerisdade de São Paulo. Especialista em Psiquiatria para Adultos no Reino Unido de acordo com a The Specialist Training Authority of the Medical Royal Colleges (STA)e General Medical Council (GMC-full registration with licence to practice). Vem desenvolvendo atividades de Ensino, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Planejamento e Consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neurociências. Publicou mais de 100 artigos originais de pesquisa, revisões e capítulos em livros e editou cinco livros. A grande maioria de seus estudos relacionam-se com a Fisiopatologia, Diagnóstico e Terapêutica dos Transtornos Afetivos, Depressivos e Bipolares e sua relação com o Estresse. Atualmente é Associate Editor do BMC Psychiatry,UK e Frontiers in Psychiatry (Mood and Anxiety) membro do Editorial Board da Acta Neuropsychiatrica, International Scholarly Research Network (ISRN) Psychiatry, WMC Plus Psychiatry, Revista de Neuro-Psiquiatria, Frontiers in Psychology (Emotion Science), Journal of Psychiatry e revisor de dezenas de periodicos internacionais de alto impacto. Tem inúmeras participações em congressos internacionais como palestrante, como na British Assotiation for Psychopharmacology que o conferiu seu principal premio The Senior Clinical Psychopharmacology Award. Recebeu do Royal College of Psychiatrists o Robert W. Kerwin Prize in Psychopharmacology como melhor artigo publicado sobre o tema no British Journal of Psychiatry. Foi professor da PUC-RS, UFCSPA e coordenou o Programa Estresse, Trauma e Doenças Afetivas (EsTraDA) da Universidade de São Paulo (USP), sendo Pesquisador com Produtividade em Pesquisa do CNPq e prof. afilhado da UNIFESP-EPM. Atualmente é Professor de Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do Kings College London e Consultant Psychiatrist in Mood Anxiety and Personality, South London and Maudsley NHS Foundation Trust. 

Dr. Lucas Melo Neves

Universidade Santo Amaro


Pós-doutorando no Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMHC-USP) e Orientador e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Universidade Santo Amaro - UNISA. É membro da International Society for Bipolar Disorders - ISBD - https://www.isbd.org/ e integrante da Task Force on Nutrition and Exercise da ISBD. Possui graduação em Educação Física - UNITAU (2007), mestrado - UNESP (2014) e doutorado em Educação Física - USP (2019). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividade física, saúde mental e física e do Laboratório de atividade física e saúde mental - LAFISAM. Tem experiência acadêmica nas temáticas: exercício físico, nível de atividade física, comportamento sedentário, volume encefálico, cognição, doenças psiquiátricas, depressão, transtorno afetivo bipolar, saúde mental, atividades motoras complexas, treinamento coordenativo, treinamento funcional, envelhecimento, menopausa e ensaio clínico.

Dr. Gabriel Fries

University of Texas Health Science Center at Houston (EUA)


Possui graduação em Biomedicina (2008), mestrado (2011) e doutorado em Bioquímica (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, Alemanha, no período de 2013 a 2014, pós-doutorado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2013-2014), e pós-doutorado no Programa de Psiquiatria Translacional na University of Texas Health Science Center at Houston (EUA) (2015-2018). Atualmente é Assistant Professor na University of Texas Health Science Center at Houston (EUA), onde pesquisa as bases biológicas e epigenéticas dos transtornos psiquiátricos. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Psiquiatria, atuando nos seguintes temas: transtorno bipolar, estresse, epigenética, envelhecimento e resiliência.

Dr. Flávio Kapczinski

McMaster University, McMaster, Canadá.


Membro da Academia Brasileira de Ciências e Academia Sul-Riograndense de Medicina. Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Department of Psychiatry and Behavioural Neurosciences desde 2016. Professor Emeritus na McMaster. Suas pesquisas estão centradas na investigação da fisiopatologia e tratamentos inovadores para o transtorno bipolar, além do uso da inteligência artificial nos transtornos psiquiátricos.

Dr. Benício Frey

Universidade do Texas, Health Science Center, em San Antonio


O Dr. Benicio Frey é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da McMaster University no Canadá. Ele é o Diretor Medico da Clinica de Saúde Mental da Mulher no St. Joseph’s Healthcare Hamilton. Ele também é o Chefe Acadêmico da Divisão dos Transtornos de Humor na McMaster University. Dr. Frey completou sua educação e graduação em Medicina, residência de psiquiatria, M.Sc. e Ph.D. no Brasil, com um doutorado-sanduíche em imagens do cérebro em transtorno bipolar da Universidade do Texas, Health Science Center, em San Antonio; um pós-doutorado em neuroimagem no Instituto Neurológico de Montreal; e um fellowship em saúde mental da mulher na Universidade McMaster. Sua pesquisa está focada principalmente na compreensão da neurobiologia do transtorno bipolar e grave transtorno depressivo com ênfase na saúde mental das mulheres. Ele tem mais de 110 publicações em revistas especializadas e apresentou seu trabalho em várias conferências nacionais e internacionais.

Dra. Clarissa Gama

Universidade de Melbourne, Barwon Health, Geelong/Austrália


Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), título obtido em 2014, e Pesquisadora Produtividade 1B do CNPQ. Professora Associada do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psiquiatra, fez residência médica em psiquiatria (1996-1999) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Realizou mestrado (2000) e doutorado (2004) em medicina, ciências médicas, pela UFRGS. Pós-doutorado, com bolsa PDE-CNPq, na Universidade de Melbourne, Barwon Health, Geelong/Australia (2007-2008). Recebeu o Prêmio de Mérito à Assistência Clínica e Pesquisa em Esquizofrenia pela Associação Brasileira de Psiquiatria no ano de 2021. Chefe do Serviço de Pesquisa Experimental do HCPA de agosto de 2020 a abril de 2022. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psiquiatria e Ciências do Comportamento/UFRGS (2016-2020). É membro do corpo docente permanente deste mesmo PPG (nota 7 - CAPES). Foi membro da Task-Force (2016-2021) para assuntos da América Latina do American College of Neuropsychopharmacology (ACNP). Membro da Schizophrenia International Research Society, sendo Mentora do Mentorship Program para jovens pesquisadores premiados. Lidera o grupo de pesquisa sobre neuroprogressão em transtornos psiquiátricos graves: esquizofrenia e transtorno bipolar, cadastrado junto à UFRGS e ao CNPq. Investiga o curso destas doenças através de marcadores biológicos e cognitivos, e a busca de novos tratamentos. Orientadora principal de 13 doutorados já concluídos, sendo 5 deles no último quinquênio, entre eles uma Menção Honrosa no Prémio CAPES Teses em 2017; também quatro alunos nucleados em Universidades Federais como Professores do Magistério Superior, a saber: UFC, UFPR e UFRGS (2). Tem orientação concluída de 24 alunos de iniciação científica, 9 alunos de mestrado e de 4 alunos de pós-doutorado. Estabeleceu diversas colaborações nacionais e internacionais, bem como dentro da UFRGS. Participa da Rede Latino-Americana para estudos em Psicose Precoce (ANDES-Network), colaborando com diversos países Latino-Americanos com o objetivo científico e de desenvolvimento de políticas públicas regionais para assistência de portadores de transtornos mentais graves. Também faz parte do subgrupo que estuda o efeito da pobreza e violência sob as estruturas cerebrais e cognição. É revisora sistemática de diversos periódicos internacionais, entre eles: Schizophrenia Bulletin, Schizophrenia Research, Journal of Clinical Psychiatry, Journal of Clinical Psychopharmacology, Molecular Psyquiatry e Biological Psychiatry. Editora Associada da Trends in Psyquiatry and Psychoterapy (2015-2018) e da RBP Psychiatry (2015-2017), atual membro do Editorial Board da RBP Psychiatry, da Revista Encephale-Revue de Psychiatrie Clinique Biologique et Therapeutique desde maio/2018, do International Journal of Neuropsychopharmacology desde outubro/2018 e do Biological Psychiatry: Global Open Science desde outubro de 2020.

Dra. Joana Bücker

Mood Disorder Center na University of British Columbia (Canadá)


Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Mestre e Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS com bolsa CAPES. Realizou Doutorado Sanduíche no Mood Disorder Center na University of British Columbia (Canadá) com bolsa CNPq/SWE. Realizou Pós-Doutorado com bolsa CAPES/HCPA no PPG Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Membro do GT Avaliação Psicológica e Psicopatologia da ANPEPP. Como linha de investigação principal, estuda trauma, com foco em processos cognitivos, funcionalidade e memória emocional. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - PPGCM da Universidade do Vale do Taquari - Univates.          

Dr. João Quevedo

The University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), Houston, TX, USA


Possui graduação em Medicina (1993-1998), especialização em Psiquiatria (1999-2000), fellowship em Psicofarmacologia (2001-2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) (1999-2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor do Departamento de Psiquiatria e Ciencias do Comportamento da McGovern Medical School, The University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), Houston, TX, USA. La atua como Vice Chair for Faculty Development and Outreach, Diretor do Translational Psychiatry Program e do Treatment-Resistant Mood Disorders Program. É ainda professor titular de Psiquiatria e coordenador do Laboratório de Neurociências da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciuma, SC, Brasil. É também pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, editor chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria, vice-diretor cientifico da Associação Catarinense de Psiquiatria e secretario da Houston Psychiatric Society.

Dr. Marcelo Basso de Sousa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2002). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno Obsessivo-compulsivo e neuromodulação.

Dr. Bruno Montezano

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Atualmente, cursa mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (conceito CAPES 7) como bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Ibirubá (2015) e Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2021). Já realizou atividades de análise quantitativa de dados (dados de estudos de coorte e actigrafia, através do uso de estatística inferencial, técnicas de aprendizado de máquina e psicometria), programação estatística (linguagem R e software IBM SPSS), gestão e governança de dados (dados tabulares de questionários provenientes de tablets e dados de actígrafos), limpeza e manipulação de dados, escrita de relatórios (no formato de relatórios, websites, dashboards, apresentação de slides), escrita científica, entrevistas diagnósticas (foco em transtornos de humor), aplicação de instrumentos de pesquisa em saúde mental, e apresentação de trabalhos em congressos científicos nos projetos de pesquisa denominados "Preditores de neuroprogressão e conversão entre os transtornos de humor: um estudo prospectivo com amostra comunitária de adultos jovens" e "Processo terapêutico, fatores psicossociais e biológicos em dois modelos de psicoterapia para depressão" atrelados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas. Trabalha com aprendizado estatístico, principalmente na elaboração de modelos computacionais de classificação para desfechos na área da saúde mental. Realiza análise de dados com big data e técnicas bleeding edge de machine learning dentro da área de saúde mental no Laboratório de Psiquiatria Molecular no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, além de realizar atividades de escrita científica, elaboração de propostas de financiamento nacionais e internacionais, e revisão de artigos para seis períodicos: The R Journal, The Journal of Open Source Software, Brazilian Journal of Psychiatry, Debates em Psiquiatria, International Journal of Mental Health and Addiction e Trends in Psychiatry and Psychotherapy. Também é diretor e integrante do grupo de pesquisa AlliaNCE (Artificial Intelligence in Neuroscience) coordenado pelo Dr. Ives Cavalcante Passos. Dentro da área de programação, possui vasta experiência e familiaridade com a linguagem de programação R e experiência prévia com Python, voltado para soluções em ciência de dados. Já colaborou em projetos relacionados a transtornos de humor, funcionalidade, uso de substâncias, qualidade do sono, cognição, suicídio e transtornos de personalidade. Ademais, considera-se um grande entusiasta de tecnologias livres e de código aberto, advogando pela disseminação e popularização dessas abordagens. Já participou de formações complementares nas áreas de machine learning, programação em R, psicometria, estatística aplicada, sistemas Linux, etc. Desde abril de 2022, tem participado do projeto "Psiquiatria de precisão: uso de análise de big data com técnicas de inteligência artificial para prever desfechos clínicos na saúde mental" vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para mais, trabalha em um projeto multicêntrico financiado pelo CNPq de estratificação objetiva de risco de suicídio na população brasileira com participação de 10 centros de pesquisa ao redor do Brasil com intuito de implementar ferramentas de prevenção de suicídio nos diferentes contextos em parceria com a Universidade de Columbia (EUA). Realiza atendimentos de avaliação psicológica e psicoterapia na abordagem da terapia cognitiva comportamental na modalidade presencial e remota (CRP 07/38086).

Dra. Kyara Aguiar

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Psicóloga, formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel/2020). Formação em terapia cognitivo-comportamental através do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG/Porto Alegre-RS) e do Instituto de Neurociências e Terapias Cognitivas (INTC/Porto Alegre-RS). Mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSIQ-UFRGS). Doutoranda no PPGPSIQ-UFRGS.  

Dr. Rodrigo Machado Vieira

Universidade de São Paulo


Psiquiatra especialista pela ABP, Mestre em Bioquimica e Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo- USP (2005). Pós-Doutorado em Neurociências pelo LMP, National Institute of Mental Health, NIH, EUA, onde tambem foi Diretor do Translational Research Clinic in Mood Disorders NIMH, NIH, EUA. Dr. Machado-Vieira é Professor Titular do Departamento de Psiquitria da Universidade do Texas, onde tambem é Diretor do Experimental Therapeutics and Molecular Pathophysiology Program, UTHealth, Houston, Texas, EUA. É tambem Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Editor Associado da Revista Brasileira de Psiquiatria- RBP e do do Archives of Clinical Psychiatry (Revista de Psiquiatria Clínica, USP) e membro do Editorial Board do Journal of Affective Disorders, Frontiers in Neuropharmacology e Journal of Neural Transmission. E Membro do American College of Neuropsychopharmacology (ACNP). Seus premios incluem o Award for Research Excellence do National Institutes of Health, EUA e o Gerald Klerman Investigator Award pela Depression and Bipolar Support Alliance (DBSA), EUA.

Dr. Jair Soares

Yale University School of Medicine


Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1990), especialização em Psiquiatria pela UPMC Health System Western Psychiatric Institution and Clinic (1994), especialização em Medicina Interna pela UPMC Health System Western Psychiatric Institution and Clinic (1994), pós-doutorado pela Yale University School of Medicine (1999), residencia-medica pela Universidade de São Paulo (1993) e residencia-medica pela UPMC Health System Western Psychiatric Institution and Clinic (1997). Atualmente é Professor adjunto de psiquiatria e radiologia da The University of Texas Health Science Center at San Antonio, Diretor de Programa em Psiquiatria da The University of Texas Health Science Center at San Antonio e Médico Psiquiatra da South Texas Veterans Health Care System. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Psiquiatria.