Adelino Carlos (Carlinhos)

UERJ

Entrou na UERJ ainda em 1976 como servente de pedreiro, em 1978 ingressou na UERJ, mais especificamente no Instituto de Física, como auxiliar de serviços gerais. Motivado pelos diversos experimentos que mantinha contato ao limpar os laboratórios, em 1980, começou o atendimento a alunos dos ensinos fundamental e médio em suas necessidades. Durante quase 40 anos ininterruptos, ministrou, em média, 5 palestras por mês, dezenas de oficinas de física em parcerias e participações com diversas instituições tais como: OBA, Sesc, Faetec, SESI, SBPC, Snef, Mec/UNB, Espaço Ciência, prefeituras do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ , UFF, Escolas públicas estaduais, federais e particulares e entre outras instituições, alé de participações em programas de televisão como o Programa do Jô, da TV Globo. Carlos Adelino, chamado de Carlinhos, termina sua trajetória na Física com orgulho e alegria, como técníco de laboratório de especialidades.

Alexandre Câmara

UERJ

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) sob orientação do Prof. Dr. Raul José S.C.M. da Fonseca e Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob orientação da Prof. Dra. Isabel Cristina dos Santos Carvalho e coorientação da Dra. Paula M. P. Gouvêa. Durante o mestrado, fez estágio na University of Victoria, Canadá, sob supervisão do Dr. Alexandre Guimarães Brolo. Fez Doutorado-Sanduíche na ACREO AB, Estocolmo, Suécia sob orientação do Dr. Walter Margulis. Possui experiência em Fabricação de nanopartículas Metálicas, Biossensoriamento, Poling em fibras ópticas, LSPR, investigação de propriedades ópticas em materiais cerâmicos dopados e uso do software COMSOL MUltiphysics para simulações. Atualmente é Professor Adjunto 4 do Instituto de Física e Subchefe do Departamento de Eletrônica Quântica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Membro do Conselho Consultivo da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) da UERJ (2022 - 2024), Membro Colaborador do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ - UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Física (PPGF-UERJ) além de Membro Permanente e Representante da Linha de Pesquisa "Sinais e Sistemas de Comunicações" do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica (PEL - UERJ). Bolsista do Programa PROCIÊNCIA desde 2022.

Andrea Mantuano

UERJ

Atualmente atua como Professora Adjunta do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ e Coordena o Laboratório de Dosimetria Química (DCR/LCR/UERJ) além de lecionar na Pós Graduação em Física Médica (DCR/LCR/UERJ). Pós Doutora em Dosimetria Química - Fricke - com bolsa CAPES/FAPERJ no Laboratório de Ciências Radiológicas LCR/UERJ. Doutora em Física da Matéria Condensada no Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa CAPES (2016). Doutorado Sanduíche (PDSE) na Politecnico di Milano, em Milão, Itália, com bolsa CAPES - CSF (2014). Mestre em Física (2011) e Bacharel em Física (2010) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Física pela AVM (Universidade Cândido Mendes) (2016). Inserida em projetos como integrante do Laboratório de Ciências Radiológicas (LCR/UERJ) e do grupo de Pesquisa do Laboratório de Física Aplicada às Ciências Biomédicas e Ambientais (Lab_FisMed/UERJ). Área de atuação: Radiação Ionizante; Dosimetria Química; Fricke; Metrologia; Física Médica; Radiobiologia; Fluorescência de Raios X.

Bruno Nascimento Dias

USP

Formou-se em Licenciatura em Física pela faculdade Souza Marques em 2017, com graduação sanduíche pela Monash University em Melbourne na Austrália, uma entre as 50 melhores do mundo. Obteve o Mestrado em Física pela UERJ em 2018 analisando meteoritos marcianos, da lua. Obteve seu Doutorado em Física pela UFJF em julho de 2021, a partir do tema reconstrução paleoambiental de Marte, analisando meteoritos marcianos e dados da NASA. É autor de 2 livros "Decifrando Marte" publicado em 2021 e "Astrobiologia e a origem da vida em 6 lições" publicado em 2023, ambos pela editora Livraria da Física. É pesquisador do grupo Historical, Philosophical, Societal and Ethical Issues in Astrobiology do European Astrobiology Institute (EAI) e faz parte do comitê internacional da Red Española de Planetología y Astrobiología (REDESPA),é membro do Grupo de Astrobiologia Teórica, Big history, Futuros e Filosofia da Tecnologia da UnB, é membro da Sociedade Alemã de Astrobiologia. sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (SBA), membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi pesquisador PCI (MCTI/CNPq) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em 2021, além de ter 2 Pós-docs sendo o primeiro no Museu Nacional (2021-2022) e o segundo na UFPR (2022-2023). No momento, está atuando como pesquisador bolsista FAPESP na Universidade de São Paulo (USP). Além disso, trabalha com Ensino e divulgação de ciência através de eventos presenciais e pelo canal de youtube do NUPESC. É revisor de 3 revistas internacionais e 3 periódicos nacionais. Possui um pouco mais de 50 artigos publicados, teve mais de 40 trabalhos em congressos publicados e já orientou mais de 30 alunos de graduação e alunos de pós-graduação.

Clara Johanna Pacheco

UERJ

Possui graduação em Licenciatura en Física - Universidad Pedagógica Nacional (2001), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização magnética de materiais, sensores magnéticos, ensaios magnéticos não destrutivos. Com experiência no uso das técnicas de magnetometria de amostra vibrante, microscopia de força magnética e microscopia magneto-óptica Kerr. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Física do Departamento de Eletrônica Quântica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),

Gloria Regina Queiroz

UERJ

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é credenciada no Programa de Pós-Graduação Ciência Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ e professora adjunta do Instituto de Física Armando Dias Tavares da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Realiza pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de ciências, investigando e atuando principalmente nas seguintesár linhas: formação de professores, ensino de física, CTS e Ciência e Arte. Coordenadora Institucional do Programa LIFE/CAPES na UERJ

Giselle Faur

UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009), Licenciada (2005) e Bacharel (2006) em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Licenciada em Matemática (2012) pela Universidade do Grande Rio. Professora Associada do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Possui experiência na área de Ensino de Física e Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Física e Formação e Prática de professores de Física. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0490-140X

Jose Abdalla Helayël

CBPF

Possui Graduação (BSc, 1975) e Mestrado (MSc, 1978) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Magister Philosophiae em Física (MPh) pela International School for Advanced Studies in Trieste (1981) e PhD em Física, também pela International School for Advanced Studies in Trieste (1983), onde realizou seus estudos formativos no Grupo do Prof. Abdus Salam, sob a orientação do Prof. J. J. Strathdee. Complementou a sua qualificação através de estágios de Pós-Doutoramento no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), na International School for Advanced Studies in Trieste (SISSA), na Università degli Studi di Trieste e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Paralelamente à sua formação em Física, realizou seus estudos musicais de violino entre 1965 e 1976, tendo atuado como instrumentista em formações orquestrais. Atualmente, é Pesquisador Titular III, alocado na Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do CBPF. É Membro Efetivo e Coordenador Científico do Grupo de Física Teórica José Leite Lopes (GFT - JLL), colaborando, como voluntário, na Coordenação Científica da Aprendanet-Petrópolis. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas Elementares e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Teorias de Yang-Mills, Física das Interações Fundamentais, Supersimetria-Supergravidade e Extensões Não-Maxwellianas do Eletromagnetismo. No CBPF, concentra grande parte de seu tempo nas atividades de ensino e formação, ministrando cursos e orientando estudantes de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Instituição, graduandos em Programa de Iniciação Científica e estudantes do Ensino Médio no Programa de Vocação Científica (PROVOC). O pesquisador dedica também parte de seu tempo à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação para Ciência, a Divulgação Científica, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Sociais voltados para as classes populares. No Núcleo de Petrópolis (PVNC), que co-fundou em 1994, trabalhou até 2018. Desde 2019, coordena no CBPF o Pré-Universitário Ciência e Cidadania (PUCC), no qual integra a equipe de professores do Núcleo de Física-Matemática-Filosofia e do Núcleo de Ciência-Cultura-Cidadania.

Kim Ramos

UERJ

Formado em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física para pessoas com deficiência visual, Ciência e Arte e Educação Popular. Atualmente desenvolve pesquisas em Ciência e Arte no contexto do ensino-aprendizagem de Física, ensino de física para alunos com deficiência visual, relações entre ciência e estética e análise do discurso. É professor militante no Pré-vestibular comunitário Machado de Assis do Morro da Providência, professor no Curso Pré-vestibular Redes da Maré e em escolas da rede particular. É atualmente professor substituto do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ e foi professor substituto do Colégio Pedro II/Engenho Novo II.

Laís Rodrigues da Silva

UERJ

Doutora em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica. Atuou na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos, lecionando disciplinas para o curso de Engenharia de Produção e Matemática. Trabalhou como professora substituta do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e como Coordenadora pedagógica no Museu Ciência e Vida. Trabalha com Divulgação Científica e elaboração de oficinas pedagógicas no Museu da Vida, atua como coordenadora da disciplina Ensino de Ciências, Direitos Humanos e Diversidades no CEDERJ, além de colaborar em diversos projetos de extensão universitária.

Marcelo Guimarães

UERJ

Professor Associado do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Quântica de Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: dualidade, confinamento, quantização de teorias de calibre não-abelianas, problema de Gribov, mecanismo de Higgs, mecanismo de Julia-Toulouse, teorias que envolvem não-comutatividade espaço-temporal, violação da invariância de Lorentz e teorias de campos com termos topológicos (Maxwell-Chern-Simons).

Marta Feijó

UFRJ

É graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Desenvolveu atividades de pós-doutoramento (1994 a 1996) no ECT* (Trento, Itália), em temas de física nuclear de altas energias, e (em 2007) no Departamento de Educação da PUC-RJ, em temas relacionados à avaliação em ensino de ciências. Atualmente é professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou da elaboração dos projetos e da implementação de cursos de graduação (Licenciatura em Física - EAD UFRJ CEDERJ, Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra da UFRJ) e pós-graduação (Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRJ, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF e do Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física da UFRJ). Tem interesse nas áreas de Ensino de Física e de Ciências, e em Física, desenvolvendo projetos em avaliações em ensino de ciências, formação de professores de física e ciências e produção de materiais didáticos.

Maurício Thiel

UERJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Fisica pela Universidade Federal de Pelotas (2011), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2013) e doutorado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Física das Partículas Elementares e Campos, tendo atuado tanto em fenomenologia quanto em fisica experimental. Atualmente tem bolsa de Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ na UERJ sob supervisão do Professor Doutor Alberto Santoro e atua na análise dos dados do experimento CMS e desenvolvimento do subdetector RPC, é também coordenador adjunto do DPG-RPC (Detector Performance Group do subdetector RPC).

Paulo Nussenzveig

USP

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutor em "Physique Quantique" - Université Pierre et Marie Curie (Paris VI), École Normale Supérieure (1994). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Visitante na Cornell University no ano de 2012. É membro do Conselho Científico da Fundação Instituto de Física Teórica (Fundação Principia) e foi membro do "International Council" da OSA (Optical Society), de 2014 a 2018. Foi Topical Editor da revista Optics Letters e foi Editor Associado do Brazilian Journal of Physics. É professor titular (MS-6) no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP. Foi membro da Coordenação de Área de Física da FAPESP (2018-2022). De 2018 a 2022, apresentou a coluna "Ciência e Cientistas? na Radio USP. É Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo desde fevereiro de 2022. Suas áreas de interesse são Ótica Quântica, Física Atômica e Informação Quântica.

Ricardo Fagundes

UFF

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação - CEFET/RJ (2022), possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (2014) e concluiu o mestrado Profissional em Ensino de Física na mesma instituição (2017). Atualmente está realizando estágio pós-doutoral (PPGF - UFF) com pesquisa em Ensino de Física. Foi professor efetivo do Instituto Federal Fluminense (2015-2017) e, desde 2017, é professor efetivo do departamento de Física do Colégio Pedro II. É docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - profEPT, e coordenador do curso de Pós Graduação em Ensino de Física na Educação Básica (EFEB/CPII). É editor associado da revista Cadernos de Educação Básica (CEB). Tem interesse em pesquisas que abordam propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino

Sérgio Duarte

CEFET

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2003). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, onde atuou no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós Graduação em Ciência Tecnologia e Educação.

Vitor Luiz Bastos de Jesus

IFRJ

Graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestre (1996) e doutor (2000) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Realizou dois pós-doutorados em física atômica e molecular experimental: o primeiro no Laboratório Van de Graaff da PUC-Rio (2000-2002) e o segundo no Max-Planck Institut für Kernphysik, em Heidelberg - Alemanha (2002-2004). Atualmente é professor titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - campus Nilópolis (anteriormente chamado Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ) . Possui experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Reaction Microscope - COLTRIMS, laser, ressonância, confinamento de partículas e ionização múltipla. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Física durante dois anos (2006-2008) em sua instituição. Participou como coordenador de área da Licenciatura em Física no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/IFRJ) entre os anos de 2008 e 2015. Atua no curso de Licenciatura em Física no ensino de física experimental de Mecânica e Física Moderna, e no programa de pós-graduação de ensino de ciências - PROPEC/IFRJ.

Viviane Fernandes da Silva

UERJ

Possui licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), é estudante de bacharelado em Física na mesma instituição (2016). Durante a graduação trabalhou com temas ligados a divulgação científica, educação formal e informal, análise de público e pesquisa científica ligada radiações ionizantes. Atualmente é educadora - Redes de Saberes, atuando como professora de Física em pré-vestibular comunitário localizado no Complexo da Maré e docente I - Secretaria de Estado de Educação, trabalhando com turmas do ensino médio na disciplina de Física.