Lidia Eugenia Cavalcante

Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. 

Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharela em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (2013 - 2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (OS.sat). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (NEPPaMCs). É membro da equipe gestora 2018-2020 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Faz parte do Conselho Editorial da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Participou como bolsista de extensão e voluntária no Projeto Biblioteca de Referência e Projeto Espaço Ações Afirmativas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC (2013-2017) e foi bolsista de iniciação científica do Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - GpDD (2016). Faz parte da organização das obras: ?Bibliotecári@s Negr@s: ação, pesquisa e atuação política? (2018) e ?Bibliotecári@s Negr@s: informação, educação, empoderamento e mediações? (2019) juntamente com Graziela dos Santos Lima; do livro ?O protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação? (2018) e ?O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação? (2019) em parceria com Nathália Lima Romeiro; do livro ?Mulheres negras na Biblioteconomia? (2019) e do livro ?Epistemologias Negras: relações raciais na Biblioteconomia? (2019) com Danielle Barroso, Graziela dos Santos Lima, Elisângela Gomes e Erinaldo Dias Valério. 

Francilene do Carmo Cardoso

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professora substituta do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ(2013 -2015) e do Departamento de Biblioteconomia da UFMA (2016-2018). Conselheira da 13ª Gestão, triênio 2018-2020 do Conselho Regional de Biblioteconomia-13ª Região-CRB13. Autora do livro O negro na Biblioteca: mediação da Informação para construção da identidade negra. Tem experiência nas áreas de Serviço Social e Biblioteconomia com ênfase em Políticas Públicas de Leitura, Informação e Bibliotecas e Políticas Afirmativas na Educação, Cultura, Mercado de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Informação, Cultura e Sociedade; Mediação da Informação. Gestão e Organização de Bibliotecas Públicas, Infanto-juvenis e Comunitárias; Leitura; Formação social brasileira; Teoria Política, questão social do negro no Brasil e feminismo negro..

Uelinton dos Santos Alves

Universidade de São Paulo

Ueliton dos Santos Alves é Bacharel em Ciências da Informação, da Documentação e Biblioteconomia pela USP- Ribeirão Preto. Mestrando do PPGCI IBICT-UFRJ. Entende-se como um Bibliotecário agitador cultural. Trabalha na SP Escola de Teatro onde coordena uma biblioteca especializada em teatro, arte e cultura. Atua em uma proposta decolonial para o acervo, buscando por novos referenciais e narrativas que ajudem a descontruir uma visão eurocêntrica das artes. Com as provocações que surgiram a partir do fortalecimento de sua consciência racial e pelas demandas apresentadas em seu espaço de atuação profissional, passa a buscar referências decolonizadoras para pensar o campo da Biblioteconomia.

Ana Rafaela Araujo

Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal do Ceará (2014-). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013), Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (2015), Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2018). Membro do Grupo de Trabalho em Catalogação (GT-CAT), da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), biênio 2020-2021. Instrutora e conteudista de cursos preparatórios para concursos públicos em Biblioteconomia (2017-), ministrou cursos sobre organização da informação e administração de bibliotecas na UFC (2019-2020). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Organização da Informação; Bibliotecas Universitárias; Mediação da Informação.  

Gabriel André Martins

Universidade Cândido Mendes

Gabriel André Martins (Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - e pós-graduando em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes - UCAM);

Keison Mamud Honorato

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keison Mamud Honorato (Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - e mestrando em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO).

Clemilda dos Santos Sousa

Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Especialista em Pesquisa Científica. Especialista em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição. Bacharel em Biblioteconomia. Atualmente, é chefe a Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência do Sistema de Bibliotecas da UFC. É integrante da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), é membro do grupo de trabalho em Acessibilidade da mesma instituição. É integrante da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA).

Felipe Mozart de Santana Nascimento

Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Gestão da informação, mestre e doutorando em Ciência da Informação pela UFPE

Laiana Ferreira de Sousa

Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI - UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB (2017). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Especialista em Teorias da Comunicação e Imagem pelo Departamento de Comunicação Social - UFC (2013). Especialista em Educação à Distância pela UFC (2016). Foi professora substituta do Departamento de Ciências da Informação na Universidade Federal do Ceará, ministrando disciplinas de Fontes Especializadas de Informação, Editoração, Informação e Sociedade, Bibliotecas Públicas e Escolares, Informação e Meio Ambiente, Desenvolvimento de Coleções e Acervo. Editora daRevista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE). Atualmente, exerce a função de Supervisão Pedagógica e de Monitoramento no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC.

Carlos Wellington Soares Martins

Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Gestão Pública (2011) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2007), foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e extensão, participando de projetos sobre Epistemologia da Biblioteconomia, Mercado de trabalho e Panorama da Leitura no Nordeste. Foi presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia e membro do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFMA durante a graduação. Membro da Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) no cargo de Diretor Regional Nordeste, atuou como tutor do curso Mediação em EaD pela Uemanet. Representou o estado do Maranhão como delegado do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2012). Conselheiro Estadual de Cultura do Estado do Maranhão (2015 - 2017). Membro do Grupo de Estudos Política, Lutas Sociais e Ideologias - GEPOLIS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação, Gênero e Movimentos Sociais - DANDARA. Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBPP) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de Políticas de Livro e Leitura,Política de Informação Científica e Gênero.

João Arlindo Santos Neto

Universidade Estadual de Londrina

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (PPGCI/UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, na Linha de pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. É professor Colaborador do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL desde 2013 e Docente Permanente Externo no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UEL (PPGCI/UEL). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento da UEL e membro dos Grupos de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional e Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade da UNESP/Marília, todos credenciados ao CNPq. Responsável pela Coluna intitulada Sala de aula: dia a dia na universidade publicada no INFOhome. Tem como interesse os seguintes temas da pesquisa: Mediação da informação; Mediação da informação - Estudos Métricos; Formação do profissional da informação; Recursos e serviços informacionais; Uso de mídias e redes sociais por equipamentos informacionais.

Maria Giovanna Guedes Farias

Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA), com período sanduíche na Università della Calabria (Unical) na Itália, fomentado pela Capes. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Curso de especialização em Marketing e Novas Mídias promovido pelo Umweltzentrum des Handwerkskammer Trier - Alemanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará.

Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit

Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação de Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cursa doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Competência em informação. Fez o mestrado em Ciência da Informação na UFSC, especialização em Gestão de Unidades de Informação na UDESC, especialização em Didática do Ensino Superior no SENAC, bacharelado em Biblioteconomia na UFSC e licenciatura em Pedagogia na UDESC. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina onde desenvolve pesquisas ligadas à Competência em Informação. Áreas de interesse: Gestão de unidades de informação, empreendedorismo, gestão da qualidade, gestão de processos, gestão de projetos em Biblioteconomia, planejamento e marketing, competência em informação, bibliotecas escolares e universitárias, atuação, ensino e formação em Biblioteconomia.

Laís Batista Melo

Universidade Federal do Maranhão

Laís Batista Melo é atualmente discente do curso de Biblioteconomia (bacharelado) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde também atua como bolsista no PET Biblioteconomia desde 2019. Possui fluência nos idiomas de inglês e espanhol, além do português, sua língua nativa. Também se considera ativista dentro de movimentos de minoria, em destaque pelo movimento LGBTQIA+ e Preto. No período de 2016 a 2017, obteve experiência estudantil em Aveiro, Portugal, onde cursou o último ano do ensino médio, também tendo a oportunidade de visitar outros países europeus em busca de absorção cultural local.

Dalton Lopes Martins

Universidade de Brasília

Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). É também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana ? PPGECH da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Pesquisa sobre os temas objetos e repositórios digitais, acervos digitais e estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação, dados abertos ligados, ciência de dados e aprendizagem de máquina com ênfase na análise de objetos digitais. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

André Luiz de Oliveira Daleffi

Universidade Federal de São Carlos

graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) 

Janine Massarin Figueiredo

Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Biblioteconomia e Ciência de Informação pela Universidade Federal de São Carlos 

Marcos Aparecido Rodrigues do Prado

Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é Professor Adjunto no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu o mestrado na mesma instituição. Possui especialização latu sensu em Gerenciamento de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2002, graduou-se em Biblioteconomia pela UEL. Entre 2003 a 2017, atuou profissionalmente (em regime CLT) como Bibliotecário no Câmpus Experimental de Ourinhos, unidade da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho. Nessa instituição, em 2010, passou a ocupar a função de Responsável de Área  Biblioteca. Em 2011, foi contratado para exercer a função de bibliotecário na Associação Cultural Fazendas Fama, mantenedora de um equipamento cultural voltado à promoção da leitura na comunidade, denominado: Biblioteca Lydia Frayze. Como pesquisador inclina-se ao interesse por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Consiste o foco de pesquisa os processos dinâmicos de interatividades e parcerias geopolítica, relações internacionais e países emergentes inseridos no contexto da produção científica recorrendo às contribuições dos Estudos Métricos da Informação. Com tais propósitos analisa as tendências e perspectivas de integração dos países BRICS estabelecendo esse grupo como objeto de variadas pesquisas para apresentar contribuições do domínio da Ciência da Informação. Dentre as áreas que mantém experiências como docente na graduação de Biblioteconomia constam Mediação da Informação, Mediação da Leitura e Fontes de Informação. Assim sendo, direciona-se a desenvolver pesquisas a partir de modalidades de registros da comunicação científica que enaltecem o uso de fontes de informação e, também, nas parcerias envolvidas para caracterizar a relação de coautoria e suas respectivas afiliações (de países e institucionais). O processo de Mediação da Informação tem recebido significativo interesse deste pesquisador por consequência das disciplinas ministradas e das pesquisas orientadas no âmbito de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de discentes vinculados à graduação de Biblioteconomia.

Eliane Bezerra Paiva

Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Biblioteconomia (1973), Mestrado em Ciência da Informação (2002) e Doutorado em Linguística(2013), realizados na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do nível adjunto da Universidade Federal da Paraíba com atuação na Graduação em Biblioteconomia, em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ministra as disciplinas Fontes Especializadas de Informação, no Curso de Biblioteconomia e Estudo de Usuários da Informação, nos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Editora da Revista de Extensão (UFPB /PRAC). Atua nos seguintes eixos temáticos: organização, acesso e uso da informação, produção científica e informação indígena.

Maitê Anselmo de Moura

Universidade Federal do Ceará

Graduanda em biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é estagiária no Tribunal Regional do Trabalho da 7 Região atuando no setor de comunicação e mídias sociais da biblioteca.

Inez Helena Gárcia

Universidade Federal de Santa Catarina

Inez Helena Garcia é apaixonada em apoiar pessoas com o autoconhecimento. Bibliotecária Mestre em Ciência da Informação UFSC eBiblioterapeuta de Desenvolvimento Humano, com formação e certificação em Inteligência emocional pelo IBC- Instituto Brasileiro de Coaching, se vale da empatia e da habilidade de articular a leitura (vozes dos autores) com histórias de vida, e para isso utiliza a  Biblioterapia como recurso. Faz formação em Constelação para a vida e  Contoterapia  no Instituto Ipê Roxo.

Maralyza Pinheiro Martins

Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Ciência da Informação pela UFSCar – SP (2021), especialista em Tecnologias da Informação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2005), Experiência de mais de 13 anos na área de Gestão Documental e GED, atuando em mais de 50 projetos no Brasil, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas de médio e grande porte. Atualmente empreendendo com a MPGED, startup de consultoria em GD e GED em Projetos e cursos e capacitações em: UX, AI, IA, Gestão de Projetos e Processos e Marketing Digital e Arquivista Líder de Projeto GED na Refinaria Lubnor na Petrobras, pela SPASSU Tecnologia.

Liliana Martins Sousa

Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Crateús. Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará com a dissertação intitulada: Mediação da informação no cárcere: atuação do bibliotecário para a reinserção social dos apenados. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa intitulada: Biblioteca prisional no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa: cenário e possibilidades em prol da reinserção social. Participa do grupo de pesquisa Competência e mediação em ambientes de informação-CMAI (UFC). Temas de interesse: Biblioteca prisional, Mediação da Informação, Mediação da leitura, Tecnologias da Informação e Bibliotecas Universitárias. Integrante da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP) gestão 2020-2022. 

Marcelly Chrisostimo de Souza Zrriel

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é bibliotecária em biblioteca escolar no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação e em bibliotecas universitárias e escolares.

Leonilha Maria Brasileiro Lessa

Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1979). Atualmente é bibliotecária gerente da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia

Tatiane Lira Freire Lopes

Fundação Oswaldo Cruz

MBA em Liderança e Coaching pela Universidade Estácio de Sá (2019). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Virtual de Saúde Pública Brasil do Centro Cooperante responsável pela indexação das revistas (Fiocruz - atual).

Suenia Oliveira Mendes

Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Biblioteconomia pela UFMA, Mestre em Administração pela FEAD/MG, dra. em Ciência da Informação pela UFSC, Membro do Conselho Gestor do Portal de Periódicos da UFMA e da Editora da UFMA, Bibliotecária da DIB/UFMA e  Professora de Metodologia Científica

Amanda Aline Pinheiro

Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará. 

Heliomar Cavati Sobrinho

Universidade Federal do Ceará

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, por meio do DINTER UNESP/UFC (2014). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Ceará, exercendo a docência e a pesquisa no Curso de Graduação em Biblioteconomia e no Mestrado em Ciência da Informação do Departamento de Ciências da Informação, como professor permanente. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação, Linguagem Documentária e Classificação.

Irlana Mendes de Araujo

Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão e estratégia de marketing. Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI), do Departamento de Ciências da Informação (DeCInf) da UFC e Membro do Grupo de Pesquisa Representação da Informação e do conhecimento e Tecnologia. 

Francisco Edvander Pires Santos

Universidade Federal do Ceará

Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC (Gestão 2020-2023). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFC. Especialista em Gestão de Documentos e Informações, com prática em documentos audiovisuais. Diretor técnico e mediador de transmissões ao vivo (lives) pelo canal Plurissaberes no YouTube. Administrador dos podcasts Plurissaberes, PodArtigos, Empregacast e AsasCast. Membro da Associação Brasileira de Podcasters. Membro da International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA).

Jefferson Veras Nunes

Universidade Federal do Ceará

Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC) e coordenador da Linha de Pesquisa Mediação e Gestão da informação e do conhecimento. Tem experiência em temas relacionados a processos ensino-aprendizagem, práticas informacionais, mediação e uso da informação, aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação.

Giordana Nascimento de Freitas

Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Ceará estando lotada na Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência - Biblioteca de Ciências Humanas. Temas de interesse no âmbito da Ciência da Informação: Estudos de Usuários, Comportamento Informacional, Competências em Informação, Mediação da Informação e Bibliotecas universitárias.

Carlos Robson Souza da Silva

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia

Bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Cedro. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento. Pesquisa na área de Competência em Informação na Educação Profissional, Fanfictions (Gêneros digitais), Gestão de Unidades de Informação, e Memória Institucional. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq "Informação, conhecimento e sociedade", atuando nas Linha de Pesquisa "Mediação da Informação e Sociedade" e "Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento".

Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso

Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB, 2015). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação (UFC, 2013). Graduação em Biblioteconomia (UFC, 2010) e Direito (UNIFOR, 1998). Especialização em Direito Penal (UNIFOR, 2003). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Unidade Curricular de Organização e Tratamento da Informação, e vice-coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UFC.

José Flávio Pereira Gondim Júnior

Petrobras

Mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela UFC, MBA em Gerenciamento de Projeto pela UFRJ e bacharel em Engenharia Mecânica pela UFC.   Experiência de mais de 13 anos na área na área de Projetos e Refino. Engenheiro de Projetos na PETROBRAS.

Henriette Ferreira Gomes

Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Eleita Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia em 01 de junho de 2021, na Área de Ciências Sociais e Sociais Aplicadas. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) no Biênio 2016-2018. Membro docente do Conselho Fiscal da ANCIB no Biênio 2018-2020. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Chefe do Departamento de Documentação e Informação nos biênios 2012-2014 e 2014-2016. Coordenadora do PPGCI/UFBA nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, relações entre Informação, Comunicação e Educação; Fundamentos históricos e epistemológicos em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Organização da Informação; Documentação científica e Metodologia da Pesquisa Científica.

Mariangela Ferreira Andrade

Ministério do Turismo

Mariangela Andrade é Analista da Secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo. Atua no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas desde 2019, substituindo a Coordenadora-Geral do Sistema. É membro do GT Bibliotecas Públicas do Conselho Federal de Biblioteconomia e é Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília.

Yasmin Wink Finger

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

Yasmin Wink é gaúcha radicada em Pernambuco. Bibliotecária de formação pela UFRGS e ativista do direito humano à literatura formada pelas Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias em que atua há 6 anos. Mestranda em Ciência da Informação pela UFPE e atualmente é conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região.