José Aquino Junior

Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão. Atua, principalmente nas área de Geografia da Saúde, Geoprocessamento, Ciências Ambientais, Climatologia e Metodologia de Pesquisa Científica.

Andrea Suzana Vieira Costa

Universidade Federal do Maranhão

Professora do Curso de Medicina, Campus Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Enfermagem e mestrado em Saúde Materno-infantil Pela Universidade Federal Do Maranhão. Atua principalmente na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde do idoso, epidemiologia das doenças infecciosas e enfermagem.

Raimundo Nonato Martins Cutrim

Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Doenças Tropicais e em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz e doutor em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Medicina Tropical e Esquistossomose.

Jackson Maurício Lopes Costa

Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, professor da pós-graduação em Patologia Humana da Universidade Federal da Bahia. Consultor na área de doenças infecciosas da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão-SES/MA. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Atua na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, com ênfase em epidemiologia clínica.

Antônio Rafael da Silva

Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Patologia e Coordenador do Centro de Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Medicina, mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: malária, hanseníase, leishmanioses visceral e tegumentar e micoses profundas.

Rosangela Cipriano de Souza

Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre e doutora em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. Especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Tem experiência em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente em infecção hospitalar.

Antônio Augusto Moura da Silva

Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Possui mestrado e doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Epidemiologia Perinatal pela Universidade de Oxford. É membro da Comissão de Epidemiologia da Abrasco. Coordena o segundo estudo de coorte perinatal de São Luís (estudo BRISA), iniciado em 2009, com o objetivo de estudar novos fatores de risco para nascimento pré-termo.

Aramys Silva Reis

Universidade Federal do Maranhão

Professor do Curso de Medicina, Campus Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Possui doutorado em Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa nas áreas de Imunoparasitologia, Imunofarmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais, Imunologia de Tumores, e realiza acompanhamento Farmacoterapêutico de pacientes do HIPERDIA.

Aluisio da Silva Oliveira

Universidade Federal do Maranhão

Analista clínico do Laboratório de Bioanálise da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica e em Análises Clínicas pela Faculdade Signorelli.  É também mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Atua principalmente na área de Biotecnologia de produtos naturais e sepse.

Paulo Vitor Soeiro Pereira

Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre e Doutor em Ciências, com habilitação em Imunologia, pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela na Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Max Planck de Berlim. Tem experiência nas áreas Biologia Celular e Molecular, Imunologia e Farmacologia.

Michelle de Sousa Fontes Martins

Universidade Ceuma

Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga. Professora de Psicologia da Universidade Ceuma. Graduada em Psicologia pela Universidade Ceuma. Mestre Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão. Possui Especialização em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo e em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP de Porto Alegre - RS.

Angela Falcai

Universidade Ceuma

Professora do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e dos cursos de graduação em Farmácia e Medicina da Universidade Ceuma. É graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Médica, pelo Centro Universitário de Araraquara. Possui mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Doenças parasitárias e imunologia das infecções pela Universidade Ceuma. E especialista em acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura.

Denise Fernandes Coutinho

Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Farmácia, com habilitação em Bioquímica, especialização em Fitoquímica e mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (1999). É doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas nas áreas de controle de qualidade de drogas vegetais, estudo fitoquímico de extratos vegetais e óleos essenciais, e em formulações fitoterápicas.

Flavia Maria Mendonça do Amaral

Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão. Possui habilitação em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Plantas Medicinais. Atuando, ainda, na área de Farmacotécnica Homeopática.

Wanderly Barbosa Silva

Semini Saúde - Farmácia de Manipulação

Farmacêutica da Semini Saúde - Farmácia de Manipulação. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade de Brasília, em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Ozonioterapia pela Associação Brasileira de Ozonioterapia. Autora da obra “Manual de Diluição, Administração e Estabilidade de Medicamentos Injetáveis - Uma abordagem Teórica e Prática”.

Conceição de Maria Pedrozo e Silva de Azevedo

Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Possui mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão e Doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, com ênfase em micologia médica, AIDS e coinfecções.

Liberata Campos Coimbra

Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão e Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde Coletiva, atuando principalmente na atenção básica em saúde.