"Vamos falar de 'gramática da língua' falando de texto e discurso?"
Conferência de Abertura - "Vamos falar de 'gramática da língua' falando de texto e discurso?", com a Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Moura Neves
São grandes as evidências de que o estudo da “gramática” tem estado mal resolvido nas escolas, e o que se propõe nesta fala é que isso parte da falta de uma noção sustentável do que seja, exatamente, a “gramática” de uma língua natural. Pode-se perguntar, por exemplo, por que o estudo escolar da língua não tem levado a gramática ao mesmo universo que é o da ciência e da história, que requer raciocínio e requer arte, que traz lição e traz vivência. Ou, por outro lado, perguntar por que não se tem centrado o estudo da gramática em reflexões sobre a linguagem nas diferentes situações de uso, nos diferentes gêneros discursivos e nos diferentes tipos de texto. Ou, afinal, perguntar por que não se tem dirigido o estudo da gramática para a compreensão da organização textual-discursiva que leva à produção de sentido no uso natural da língua, propiciando ao aluno descobrir, por via dos textos vivos, a componencialidade funcional da gramática.