A Semana Acadêmica de Filosofia do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) tem o prazer de promover o debate da inesgotável reflexão sobre filosofia, educação, democracia: ameaças e perspectivas, que acontecerá de forma remota, entre 15 a 17 de setembro. Teremos conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoAbertura Abertura
Diretrizes curriculares Nacionais: Para onde caminha a formação de professor de filosofia? Conferência · Ana Lúcia Cunha Duarte
Comunicações orais Apresentação Oral
Espaço Cultural Apresentação Artística
Educação e Democracia Mesa-redonda · Albiane Oliveira Gomes, José Carlos de Castro Dantas
Comunicações orais Apresentação Oral
Espaço Cultural Apresentação Artística
A reforma da Educação Básica e a Filosofia: conquistas, ameaças e perspectivas Mesa-redonda · Deuzimar Costa Serra, Zilmara de Jesus Viana de Carvalho
Comunicações orais Apresentação Oral
Espaço Cultural Apresentação Artística
O papel das Humanidades na formação pessoal e social Mesa-redonda · Lyndon de Araújo Santos, Raimundo Nonato Araújo Portela Filho
Filosofia, Educação e Democracia no Brasil Conferência · Rodrigo Marcos de Jesus
A educação da mulher brasileira no século XIX segundo Nísia Floresta Minicurso · Maria dos Milagres da Cruz Lopes
A educação popular de orientação freireana e a metodologia do trabalho social Minicurso · Rogério Ferreira Oliveira
A Filosofia no Contexto das Humanidades e da Educação para a Democracia Minicurso · Raimundo Nonato Araújo Portela Filho
A fundamentação bíblica da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco Minicurso · Flávio Marques Colins
Literatura e Teologia: diálogos possíveis Minicurso · André Sales de Abreu Lisboa, Luís Oliveira Freitas
O obscurecimento da moral cristã em tempos de relativismos e fundamentalismos: caminhos para a superação da pseudomoralidade Minicurso · Clemilton Luís Azevedo de Moraes
Sujeito dominado, liberdade almejada: análise dos contos “A escrava” e “A preta benedito”, de Maria Firmina dos Reis e Nascimento Moraes a partir da filosofia e da sociologia. Minicurso · Flaviano Menezes da Costa, Nathalia Gleyce dos Santos Salazar
A educação da mulher brasileira no século XIX segundo Nísia Floresta Minicurso · Maria dos Milagres da Cruz Lopes
A educação popular de orientação freireana e a metodologia do trabalho social Minicurso · Rogério Ferreira Oliveira
A Filosofia no Contexto das Humanidades e da Educação para a Democracia Minicurso · Raimundo Nonato Araújo Portela Filho
A fundamentação bíblica da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco Minicurso · Flávio Marques Colins
Literatura e Teologia: diálogos possíveis Minicurso · André Sales de Abreu Lisboa, Luís Oliveira Freitas
O obscurecimento da moral cristã em tempos de relativismos e fundamentalismos: caminhos para a superação da pseudomoralidade Minicurso · Clemilton Luís Azevedo de Moraes
Sujeito dominado, liberdade almejada: análise dos contos “A escrava” e “A preta benedito”, de Maria Firmina dos Reis e Nascimento Moraes a partir da filosofia e da sociologia. Minicurso · Flaviano Menezes da Costa, Nathalia Gleyce dos Santos Salazar
A educação da mulher brasileira no século XIX segundo Nísia Floresta Minicurso · Maria dos Milagres da Cruz Lopes
A educação popular de orientação freireana e a metodologia do trabalho social Minicurso · Rogério Ferreira Oliveira
A Filosofia no Contexto das Humanidades e da Educação para a Democracia Minicurso · Raimundo Nonato Araújo Portela Filho
A fundamentação bíblica da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco Minicurso · Flávio Marques Colins
Literatura e Teologia: diálogos possíveis Minicurso · André Sales de Abreu Lisboa, Luís Oliveira Freitas
O obscurecimento da moral cristã em tempos de relativismos e fundamentalismos: caminhos para a superação da pseudomoralidade Minicurso · Clemilton Luís Azevedo de Moraes
Sujeito dominado, liberdade almejada: análise dos contos “A escrava” e “A preta benedito”, de Maria Firmina dos Reis e Nascimento Moraes a partir da filosofia e da sociologia. Minicurso · Flaviano Menezes da Costa, Nathalia Gleyce dos Santos Salazar
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O evento é uma organização do Curso de Filosofia do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. Siga-nos no Instagram @filosofiaiesma.
www.iesma.com.br
Prof. Dr. José Carlos de Castro Dantas possui mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn) pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, professor titular - Secretaria de Estado da Educação, professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão e docente da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: secularismo, hermenêutica e ateismo.
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (1979), tendo sido Monitor da disciplina Lógica (out. 1977 a dez. 1979), Especialização em Filosofia Contemporânea pela UFMA(1980), Especialização em Metodologia da Pesquisa Filosófica pela UFMA(1984),Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba(1990). Chefe do Departamento de Filosofia UFMA(jan.1995 a out.1997). Coordenador do Núcleo de Pensamento Brasileiro do Departamento de Filosofia UFMA(nov.1995 a nov.1998). Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais do PIBIC/CNPQ/UFMA(1998-2000). Tem orientado alunos em Iniciação Científica, Monitoria,Monografias de Conclusão de Curso de Graduação e de Pós-Graduação. Foi membro do Grupo de Estudos em Lógica e Filosofia Analítica da UFMA, tendo coordenado de 2009 a 2010 o Grupo de Estudos em Filosofia da Mente e de 2011 a 2014 coordenou o Grupo de Estudos em Lógica. A partir de 2016 é membro do Grupo de Estudos em Lógica e Filosofia Formal (GELF), Linha de Pesquisa "Estudos em Wittgenstein". Professor Adjunto IV do Departamento de Filosofia ( DEFIL) /UFMA. Ganhador da Distinção Honorífica Palmas Universitárias 2013, indicado pelo DEFIL-UFMA, e concedida pela UFMA. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica,Epistemologia, Filosofia das Ciências, Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes autores: Bertrand Russell, Daniel Dennett, Frege, John Austin, John Searle, Quine e Wittgenstein.
Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora DE, Associada I, do Depto. de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA - PGCult/UFMA, vinculada à linha de pesquisa Expressões e Processos Socioculturais e Coordenadora do referido Programa. Presidente do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Pesquisadora de produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Kant (GEPI-KANT/UFMA/CNPq). Tem experiência na área de Filosofia Moderna, atuando principalmente no seguinte tema: iluminismo: cultura e sociedade. Linhas de pesquisa: Filosofia da história, ética e política. Trata da filosofia da história, de modo particular, da filosofia da história no pensamento kantiano, investigando suas múltiplas relações com a ética, com a política, com a religião e com a educação
Professor Assistente de Filosofia na Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Doutor em Eudcação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Filosofia da Religião pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID Filosofia (2012-2017). Exerceu docência na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Integrante da Rede de pesquisa ?História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo?, do Grupo SENSO (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pensamento Filosófico e Ensino de Filosofia/Unicamp) e do Grupo FIBRA (Grupo de Estudos de Filosofia no Brasil/FAJE). Tem experiência e publicações nas áreas de Filosofia e Educação. Áreas de atuação: Filosofia em geral; Educação; Ensino de Filosofia; Filosofia Brasileira; Filosofia da Religião; Ética.
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Graduado em Letras licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e também graduado em Teologia bacharelado pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (2017). Fez os seguintes cursos de especialização: Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (2001); Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Ensino Religioso Escolar pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2004); Catequética pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (2011); Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Atua como professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão e professor da Secretaria de Estado de Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura e também na área do Ensino Religioso Escolar e Catequese. Além de professor, coordena cursos de extensão universitária e especialização no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão e também é membro do Grupo de Estudos de Paisagem na Literatura (Geplit), da Universidade Federal do Maranhão.Doutorando em Teologia na PUC - Rio.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora da Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Mestrado Profissional. Diretora do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores ? ENSINAR e Coordenadora de Pós-Graduação da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPG/UEMA. É líder do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação (GESTA), cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Membro do Fórum Estadual de Educação FEE/MA. Possui experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão, qualidade e formação de professor.
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2016). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2010). Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2003). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Desenvolveu atividades no campo da EaD, tendo coordenado o Curso de Educação em Direitos Humanos oferecido pela UFMA, de 2010/2011. Tem experiência na Docência Superior, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Didática, Metodologia Científica e Educação de Jovens e Adultos.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão e MESTRADO EM EDUCAÇÃO pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno, IPLAC/CUBA, reconhecido pela UFC. Doutora em Educação pela UFC. Atualmente é professora Adjunto II do Centro de Estudos Superiores de Codó da Universidade Estadual do Maranhão; Autora e Coordenadora do Projeto Intergeracional; Consultora Pedagógica da PROATIVA(Assessoria); Consultora "Ad Hoc" da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão); Membro do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Pós-doutora em Políticas educativas na abordagem da ação pública. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Didática, atuando principalmente na educação de jovens, adultos e idosos e formação continuada de professores; Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação-GEP-PPGE.
Possui Graduação em História Licenciatura pela UNESP-Franca, SP (1992), Mestrado em Ciências da Religião pela UMESP (1995) e Doutorado em História pela UNESP, Assis, SP (2005). Pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF (2014). Professor Associado IV do Depto. de História (UFMA). Tem experiência nas áreas de História e Ciências Sociais, com ênfase nos estudos do campo religioso brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: história das religiões e religiosidades, história cultural e teoria da história. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, Coordena o REHCULT - Grupo de Pesquisa História, Religião e Cultura.Material. Coordenador nacional do GT-ANPUH História das Religiões e Religiosidades.
Bacharel em Ciências Sociais (UFMA) e Especialista em Docência do Ensino Superior (LABORO/ESTÁCIO DE SÁ). Estou neste momento concluindo a Licenciatura Plena em Filosofia (IESMA). No decorrer da minha vida acadêmica e profissional, sempre busquei conciliar o ensino e a pesquisa, com a extensão e a assessoria técnica em organizações e movimentos sociais. Fui Monitor de Ética e Cidadania no Projeto "Fazendo Papel Bonito" da Associação de Educação Ambiental/Ação Ecológica - Programa Capacitação Solidária (1999), Coordenador Pedagógico no Projeto "Arte de Viver" da União de Moradores do Parque Vitória - Programa Capacitação Solidária (2001), Técnico Social no Projeto Técnico e Social da União por Moradia Popular (UMP) - Programa Crédito Solidário para construção do Residencial João do Vale I (2006), Professor de Filosofia e Sociologia para o 2° Ano do Ensino Médio no Colégio Militar Tiradentes (2012), Ensino desde 2002, as disciplinas, Introdução à Sociologia, Sociologia da Educação, Sociologia da Religião e Antropologia Cultural, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).
Graduação em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. Mestrado em Teologia Moral em Roma.
Mestrado em Cultura e Sociedade (2014), pela Universidade Federal do Maranhão; graduação de Licenciatura em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (2011); graduação de Licenciatura em Letras, pelo Centro Universitário do Maranhão (2007); e pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Faculdade Atenas Maranhense (2008). Atualmente, é docente no Curso de Licenciatura Plena em Filosofia, do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA; e docente da Rede Pública Municipal de São Luís - Maranhão.
Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2013), especialização em Filosofia - área de concentração: Lógica e Ciências Cognitivas e mestrado em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí (2016).
Possui graduação em Teologia e mestrado em Exegese biblica - Pontificium Institutum Biblicum (2004). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia e Ciências Religiosas, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: língua grega e hebraica, Cristologia, fidelidade, cristo, bíblia e maria.É coordenador do curso de Ciências religiosa desde 2006 do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, professor no curso de Teologia com as seguintes disciplinas: grego, hebraico, Pentateuco, Livros históricos, Livros Sapienciais, Profetas, Evangelhos Sínoticos, João e Cartas, Apocalipse e Apocalíptica bíblica, Narrativas Sagradas; Leciona no campo de Ciecias Religiosas as seguintes disciplinas: Narrativas sagradas e textos sagrados; coordena o curso de especialização em Teologia bíblica no IESMA. Atua como assessor na área de pastoral e catequética, canto e música litúrgica!Trabalha na paróquia Nossa Senhora de Nazaré com boa atuação junto às pastorais, com boa comunicação com os jovens, crianças e adolescentes. Articulação e organização de grandes festejos como o Círio de Nazaré em São Luis, coordenação de um grupo de música (banda) para grandes celebrações e animador religioso de grandes públicos!
Professor, mestre em Filosofia e especialista em Filosofia e Ensino.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, CE (UECE/2000), Bacharelado em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, MA (IESMA/2017-2020), Mestrado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, BH, MG (FAJE/2011). Pós-Graduação lato-sensu em Filosofia Clinica pela Faculdade Padre João Bagozzi , PR (2003). Atualmente é coordenadora do Curso de Filosofia, Coordenadora de pós -graduação lato-senso em Ética e Política e professora no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).Tem experiência na área de Filosofia, com enfase em História da Filosofia Antiga, Ética, Antropologia Filosófica, Hermenêutica Filosófica e Filosofia Contemporânea. Membro Associada do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos-CEBEL, Conselheira Permanente do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia, membro do grupo de pesquisa CNPq Studia Brasiliensia.