SIMPÓSIO TEMÁTICO 1 - A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA
Coordenação: Ronei Guaresi (UESB) e Clarice Lehnen (UFRGS)
 
Ementa: Leitura e escrita são habilidades cognitivas cujo aprendizado é complexo e multifatorial. No Brasil, insistentemente, uma parcela inaceitável de escolares supera o desafio da decodificação além do período esperado para isso, fato que reverbera nos indicadores de larga escala, entre os quais o IDEB e o PISA. Consensual nos parece, na literatura científica documentada sobre a questão, a relação importante entre as experiências linguísticas pré-escolares (ou ambiente de letramento) e o desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças nas classes de alfabetização. Para além das experiências no âmbito familiar, das quais a instituição Escola (quase) não tem controle, neste simpósio aceitam-se resultados de estudos com foco na educação infantil e na alfabetização inicial. Serão bem-vindos estudos descritivos, experimentais ou quasi-experimentais, ou mesmo bibliográficos que envolvam preditores de aprendizado, processamento da linguagem, formação docente, práticas pedagógicas, políticas públicas, entre outros relacionados com o tema.
Palavras-chave: Preditores de Aprendizado; desenvolvimento inicial da leitura e da escrita; educação infantil

Compartilhe!

Instituição Organizadora: UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Instituições Parceiras