Simpósios Temáticos
Simpósios Temáticos de Pesquisa: Oferecidos virtualmente e coordenados por pesquisadores, acolhem inscrições de pesquisas relacionadas à temática do simpósio e de participantes interessados em se aprofundar no tema ao assistir as apresentações.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS DE PESQUISAS
A pesquisa em alfabetização tem se convertido nos últimos tempos em campo fértil para a inovação. Nessa direção a compreensão aprofundada dos processos de alfabetização é fundamental para a qualificação das práticas pedagógicas. Diversas áreas do conhecimento, como a psicolinguística, a psicologia, a fonoaudiologia, a pedagogia, as neurociências e as teorias do texto contribuem para a construção de um conhecimento cada vez mais sólido sobre como as crianças aprendem a ler e escrever. Em 2024, a 10ª Jornada Internacional de Alfabetização disponibiliza os seguintes Simpósios Temáticos de Pesquisas
DIA: 07/11 - Quinta-feira
HORÁRIO: 15h30 - 17h
Atividade Virtual
SIMPÓSIO TEMÁTICO 1 - A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA
Coordenação: Prof. Dr. Ronei Guaresi (UESB) e Prof.ª Dr.ª Clarice Lehnen (UFRGS)
Ementa: Leitura e escrita são habilidades cognitivas cujo aprendizado é complexo e multifatorial. No Brasil, insistentemente, uma parcela inaceitável de escolares supera o desafio da decodificação além do período esperado para isso, fato que reverbera nos indicadores de larga escala, entre os quais o IDEB e o PISA. Consensual nos parece, na literatura científica documentada sobre a questão, a relação importante entre as experiências linguísticas pré-escolares (ou ambiente de letramento) e o desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças nas classes de alfabetização. Para além das experiências no âmbito familiar, das quais a instituição Escola (quase) não tem controle, neste simpósio aceitam-se resultados de estudos com foco na educação infantil e na alfabetização inicial. Serão bem-vindos estudos descritivos, experimentais ou quasi-experimentais, ou mesmo bibliográficos que envolvam preditores de aprendizado, processamento da linguagem, formação docente, práticas pedagógicas, políticas públicas, entre outros relacionados com o tema.
Palavras-chave: Preditores de Aprendizado; desenvolvimento inicial da leitura e da escrita; educação infantil
SIMPÓSIO TEMÁTICO 2 -PRÁTICAS DE ENSINO: INVESTIGAÇÕES E EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE DIFERENTES METODOLOGIAS
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Grasiela Kieling Bublitz (Univates) e Prof.ª Dr.ª Kári Lúcia Forneck (Univates)
Ementa: Este simpósio objetiva reunir trabalhos de investigação com foco no ensino em turmas de alfabetização nos diferentes níveis: Educação Infantil, Anos Iniciais e Alfabetização de Adultos. Intenciona-se propor discussões acerca das diferentes metodologias, práticas e didáticas adotadas por professores alfabetizadores no sentido de ensinar os alunos a ler e a escrever, ou seja, apropriar-se do sistema alfabético de escrita. Portanto, o simpósio receberá trabalhos de pesquisadores na ÁREA, bem como de professores e acadêmicos que queiram compartilhar suas experiências de pesquisa em ensino vinculadas à alfabetização. Seguindo a temática da Jornada, a ideia é perceber que é possível desdualizar o ensino do código escrito por meio do uso de diferentes metodologias.
Palavras-chave: ensino da leitura; ensino da escrita; práticas de ensino
SIMPÓSIO TEMÁTICO 3 - LITERACIA EM CONTEXTOS BILÍNGUES
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Janaina Weissheimer (UFRN) e Prof. Dr. Marcello Marcelino (UNIFESP)
Ementa: O objetivo neste simpósio consiste em discutir estudos sobre o desenvolvimento linguístico e cognitivo da literacia em contextos bilíngues. Os trabalhos valorizam as interações entre Linguística, Educação, Psicologia, Computação e Neurociências.
Palavras-chave: Literacia, Biliteracia, Bilinguismo
SIMPÓSIO TEMÁTICO 4 - Pesquisas psicolinguísticas em leitura e escrita: perspectivas linguístico-educacionais
Coordenação: Prof.ªDr. José Ferrari Neto (UFPB) e Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia de Souza (UFSC)
Ementa: Este simpósio temático visa reunir estudos que estejam sendo ou tenham sido desenvolvidos segundo abordagem psicolinguística. Acolhem-se propostas experimentais e teóricas que envolvam aspectos de processamento, aprendizagem ou ensino de leitura e escrita, abrangendo quaisquer níveis da educação básica, independentemente do componente curricular.
Palavras-chave: Leitura; Escrita; Psicolinguística; Educação; Escola.
DIA: 8/11 - Sexta-feira
HORÁRIO: 8h/9h30
Atividade Virtual
SIMPÓSIO TEMÁTICO 5 - APRENDIZADO E ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: A HORA É DE RECONHECER NAS ESPECIFICIDADES AS POSSIBILIDADES DE CONVERGÊNCIAS
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Angela Naschold (UFRN) e Prof.ª Dr.ª Vera Wannmacher Pereira (UESB)
Ementa: Este Simpósio Temático, conduzido pelos coordenadores indicados, tem como objetivo tratar da temática “aprendizado e ensino da leitura e da escrita, em perspectiva integradora, valorizando as contribuições científicas (de diferentes campos), tecnológicas (de diferentes formatos) e pedagógicas (de diferentes abordagens) em suas especificidades e convergências”. O recorte deste tema é da escolha do(s) autor(es) das comunicações. São oportunos tanto estudos já realizados como estudos em realização, podendo ser de natureza bibliográfica assim como de natureza empírica. Nas comunicações, devem ser evidenciados componentes desses estudos - fundamentos, objetivos, metodologia (materiais, instrumentos, procedimentos, tecnologias...) e resultados esperados ou obtidos, cabendo ao(s) autor(es) a definição do foco de exposição. O Simpósio é constituído de apresentação pelo(s) autor(es) e conversa coletiva ao término de toda a sessão como contribuição ao desenvolvimento de outros estudos relevantes para o trabalho escolar.
Palavras-chave: Leitura e escrita; aprendizado e ensino; teorias, metodologias e tecnologias; especificidades e convergências
SIMPÓSIO TEMÁTICO 6 - EFEITOS DA PANDEMIA E SITUAÇÕES CLIMÁTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS) e Prof.ª Dr.ª Marília Marques Lopes (UFRGS)
Ementa: O simpósio contará com trabalhos de pesquisa que envolvam os resultados do impacto da pandemia e/ou situações climáticas na alfabetização, bem como as ações de intervenção necessárias para a recuperação do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Palavras-chave: Alfabetização, pandemia, intervenção.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.