SIMPÓSIOS TEMÁTICOS DE PESQUISAS

A pesquisa em alfabetização tem se convertido nos últimos tempos em campo fértil para a inovação. Nessa direção a compreensão aprofundada dos processos de alfabetização é fundamental para a qualificação das práticas pedagógicas. Diversas áreas do conhecimento, como a psicolinguística, a psicologia, a fonoaudiologia, a pedagogia, as neurociências e as teorias do texto contribuem para a construção de um conhecimento cada vez mais sólido sobre como as crianças aprendem a ler e escrever. Em 2024, a 10ª Jornada Internacional de Alfabetização disponibiliza os seguintes Simpósios Temáticos de Pesquisas 

DIA: 07/11 - Quinta-feira

HORÁRIO: 15h30 - 17h

Atividade Virtual

SIMPÓSIO TEMÁTICO 1 - A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

Coordenação: Prof. Dr. Ronei Guaresi (UESB) e Prof.ª Dr.ª Clarice Lehnen (UFRGS)

Ementa: Leitura e escrita são habilidades cognitivas cujo aprendizado é complexo e multifatorial. No Brasil, insistentemente, uma parcela inaceitável de escolares supera o desafio da decodificação além do período esperado para isso, fato que reverbera nos indicadores de larga escala, entre os quais o IDEB e o PISA. Consensual nos parece, na literatura científica documentada sobre a questão, a relação importante entre as experiências linguísticas pré-escolares (ou ambiente de letramento) e o desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças nas classes de alfabetização. Para além das experiências no âmbito familiar, das quais a instituição Escola (quase) não tem controle, neste simpósio aceitam-se resultados de estudos com foco na educação infantil e na alfabetização inicial. Serão bem-vindos estudos descritivos, experimentais ou quasi-experimentais, ou mesmo bibliográficos que envolvam preditores de aprendizado, processamento da linguagem, formação docente, práticas pedagógicas, políticas públicas, entre outros relacionados com o tema.

Palavras-chave: Preditores de Aprendizado; desenvolvimento inicial da leitura e da escrita; educação infantil

 


 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 2 -PRÁTICAS DE ENSINO: INVESTIGAÇÕES E EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE DIFERENTES METODOLOGIAS

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Grasiela Kieling Bublitz (Univates) e Prof.ª Dr.ª Kári Lúcia Forneck (Univates)

Ementa: Este simpósio objetiva reunir trabalhos de investigação com foco no ensino em turmas de alfabetização nos diferentes níveis: Educação Infantil, Anos Iniciais e Alfabetização de Adultos. Intenciona-se propor discussões acerca das diferentes metodologias, práticas e didáticas adotadas por professores alfabetizadores no sentido de ensinar os alunos a ler e a escrever, ou seja, apropriar-se do sistema alfabético de escrita. Portanto, o simpósio receberá trabalhos de pesquisadores na ÁREA, bem como de professores e acadêmicos que queiram compartilhar suas experiências de pesquisa em ensino vinculadas à alfabetização. Seguindo a temática da Jornada, a ideia é perceber que é possível desdualizar o ensino do código escrito por meio do uso de diferentes metodologias.

Palavras-chave: ensino da leitura; ensino da escrita; práticas de ensino

 


 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 3 - LITERACIA EM CONTEXTOS BILÍNGUES

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Janaina Weissheimer (UFRN) e Prof. Dr. Marcello Marcelino (UNIFESP)

Ementa: O objetivo neste simpósio consiste em discutir estudos sobre o desenvolvimento linguístico e cognitivo da literacia em contextos bilíngues. Os trabalhos valorizam as interações entre  Linguística,  Educação,  Psicologia, Computação e Neurociências.

Palavras-chave: Literacia, Biliteracia, Bilinguismo

 


 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 4 - Pesquisas psicolinguísticas em leitura e escrita: perspectivas linguístico-educacionais

Coordenação: Prof.ªDr. José Ferrari Neto (UFPB) e Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia de Souza (UFSC)

Ementa: Este simpósio temático visa reunir estudos que estejam sendo ou tenham sido desenvolvidos segundo abordagem psicolinguística. Acolhem-se propostas experimentais e teóricas que envolvam aspectos de processamento, aprendizagem ou ensino de leitura e escrita, abrangendo quaisquer níveis da educação básica, independentemente do componente curricular.

Palavras-chave: Leitura; Escrita; Psicolinguística; Educação; Escola.

 


 

DIA: 8/11 - Sexta-feira

HORÁRIO: 8h/9h30

Atividade Virtual

 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 5 - APRENDIZADO E ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: A HORA É DE RECONHECER NAS ESPECIFICIDADES E AS POSSIBILIDADES DE CONVERGÊNCIAS

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Angela Naschold (UFRN) e Prof.ª Dr.ª Vera Wannmacher Pereira (UESB)

Ementa: Este Simpósio Temático, conduzido pelos coordenadores indicados, tem como objetivo tratar da temática “aprendizado e ensino da leitura e da escrita, em perspectiva integradora, valorizando as contribuições científicas (de diferentes campos), tecnológicas (de diferentes formatos) e pedagógicas (de diferentes abordagens) em suas especificidades e convergências”. O recorte deste tema é da escolha do(s) autor(es) das comunicações. São oportunos tanto estudos já realizados como estudos em realização, podendo ser de natureza bibliográfica assim como de natureza empírica. Nas comunicações, devem ser evidenciados componentes desses estudos - fundamentos, objetivos, metodologia (materiais, instrumentos, procedimentos, tecnologias...) e resultados esperados ou obtidos, cabendo ao(s) autor(es) a definição do foco de exposição. O Simpósio é constituído de apresentação pelo(s) autor(es) e conversa coletiva ao término de toda a sessão como contribuição ao desenvolvimento de outros estudos relevantes para o trabalho escolar.

Palavras-chave: Leitura e escrita; aprendizado e ensino; teorias, metodologias e tecnologias; especificidades e convergências

 


 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 6 - EFEITOS DA PANDEMIA E SITUAÇÕES CLIMÁTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS) e Prof.ª Dr.ª  Marília Marques Lopes (UFRGS)

Ementa: O simpósio contará com trabalhos de pesquisa que envolvam os resultados do impacto  da pandemia e/ou situações climáticas na alfabetização, bem como as ações de intervenção necessárias para a recuperação do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Palavras-chave: Alfabetização, pandemia, intervenção.