MINICURSOS

A 10ª Jornada de Alfabetização tem como tema central A desdualização da alfabetização - um mergulho na alfabetização integral. Por esse olhar, não há isto ou aquilo; há um caleidoscópio de possibilidades que podem nos inspirar a discutir aspectos voltados à alfabetização. 

As coisas são

As coisas vêm

As coisas vão

As coisas

Vão e vêm

Não em vão

As horas

Vão e vêm

Não em vão

(Oswald de Andrade. Relógio. In: Poesia fora da estante.1999.)


 

06/11 - Quarta-feira

15h30/17h - Atividade Virtual

 

MINICURSO EXTRA

EDUCAÇÃO PARA A VIDA E O BEM VIVER

Proponente: Maria Agraciada - Instituto ETNO e Articuladora da rede das casas de Francisco e Clara do Brasil

Ementa: Nesta vivência, abordarei como se dá a educação baseada na consciência pela convivência, multigeracional, fundamentada nos princípios dos povos originários, onde humanos, não humanos e seres invisíveis compartilham seus saberes horizontalmente. Vivenciamos no dia a dia o conceito de que não existem saberes maiores ou menores; todos compartilham suas experiências num ambiente de liberdade, alegria e, principalmente, afeto. Nesse contexto, a ancestralidade é respeitada, assim como todas as formas de vida deste planeta. O conceito indígena de "Bem Viver" (Tekó Porã, na língua Guarani) permeia nossa prática, promovendo uma relação harmoniosa entre os seres e a natureza. Pretendo proporcionar uma experiência onde cada pessoa poderá sentir como isso acontece em nossa comunidade, explorando elementos da cosmovisão indígena, como a conexão com a Mãe Terra (Pachamama) e a sabedoria dos anciãos (Karai Kuery).

 

MINICURSO 1 

FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DE JOVENS E ADULTOS

Proponente: Prof.ª Dr.ª Leonor Scliar-Cabral

Ementa: O Curso tem como alvo a fundamentação dos educadores de jovens e adultos, envolvidos com a alfabetização para o letramento, nas séries iniciais para que possam  escolher uma metodologia baseada nos avanços da neurociência, da linguística, da psicolinguística, da neuropsicologia e da sociolinguística,  com vistas à obtenção de um leitor fluente, compreensivo e crítico: os grafemas são retirados de uma palavra chave que, por seu turno, integra o capítulo de um livro que reúne as crônicas dos melhores escritores brasileiros, lido interativamente por professor e alunos.


 

 

7/11 - Quinta-feira

8h/9h30 Atividade Virtual

MINICURSO 2

 MATERIAIS DE ENSINO DA LEITURA EM PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA INTEGRADORA DOS CONHECIMENTOS E SABERES

Proponentes: Prof.ª Dr.ª Angela Naschold (UFRN) e Prof.ª Dr.ª Vera Wannmacher Pereira (UESB

Ementa: O objetivo do minicurso é socializar conhecimentos teóricos e práticos sobre materiais de ensino da leitura em perspectiva integradora aproximando campos de conhecimento, concepções teóricas, metodologias e tecnologias. Para isso, constituem-se em tópicos para exposição e conversa: disciplinas em interação; teorias e práticas diversas em convergência; unidades da linguagem em conexão: paradigmas dos materiais de ensino da leitura no tempo;  paradigma dos materiais de ensino da leitura para esta hora; exemplificação de materiais de ensino da leitura em paradigma com oportunidade e produtividade para esta hora.


 

MINICURSO 3

PROPOSTA DE OFICINAS DE INTERVENÇÃO  PARA A RECUPERAÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Proponentes: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS) e Maria Eduarda Claro de Souza (UFRGS)

Ementa: O minicurso apresenta uma proposta de um conjunto de oficinas a serem desenvolvidas com estudantes de 5º ano do EF para recuperação da escrita. As oficinas são baseadas nas três categorias de erros ortográficos: conversor fonema-grafema, regras contextuais e irregularidades da língua (Moojen, 2010). As atividades  seguem a proposta de Morais e Almeida (2022).


 

MINICURSO 4

DESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS BASILARES DA ALFABETIZAÇÃO

Proponente: Prof. Dr. Ronei Guaresi (UESB) e Doutorando Edeil Reis do Espírito Santo (UESB)

Ementa: O minicurso objetiva a exploração da documentação científica sobre preditores de aprendizado inicial da leitura e da escrita, bem como instrumentalização dos participantes para o desenvolvimento de atividades práticas destinadas a docentes da Educação Infantil para o desenvolvimento de competências que subjazem o desenvolvimento ulterior do conhecimento alfabético. As atividades práticas ocorrerão por meio dos eixos da brincadeira e da interação, assim como descritos na BNCC, e contemplarão os gêneros da tradição oral próprios da cultura brasileira.

 


 

MINICURSO 5

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DE ARTIFÍCIOS A INTELIGÊNCIAS PARA O PROFESSOR ALFABETIZADOR

Proponente: Prof.ª Dr.ª Jonas Rodrigues Saraiva (IEES)

Ementa: O minicurso explora a compreensão do contexto atual da inteligência artificial (IA) na educação, perpassando aspectos históricos e cotidianos da IA generativa e procurando encontrar convergências para as salas de aula de alfabetizadores de todo o país. A partir de um olhar acessível da engenharia de prompts, com enfoque educacional, serão abordadas ferramentas (dentre elas: Assistentes GPT, Canva, Eleven Labs e Adobe Express) e estratégias assertivas para a ambientação dos participantes no mundo da IA, com vistas a potencializar o desenvolvimento de ideias e atividades criativas para docentes da Educação Infantil.

 


 

MINICURSO 6

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES ABORDAGENS PARA UM MESMO FIM

Proponente: Prof.ª Dr.ª Grasiela Kieling Bublitz (UNIVATES)

Ementa: Este minicurso virtual tem por objetivo explorar as diferentes práticas de alfabetizadores conforme os objetivos da BNCC, por meio de proposições envolvendo diferentes abordagens: desafios silábicos e fonêmicos, fluência leitora e produção textual.

 


 

MINICURSO 7

LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS E O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA EMERGENTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Proponentes: Profa. Dra. Aline E. Pereira (UNISC) e Ana Paula Regner (UNISC)

Ementa: Discussão sobre aspectos teóricos e práticos a respeito dos benefícios da prática de leitura compartilhada de livros, durante a primeira infância. Ampliação dos conhecimentos acerca das habilidades de literacia emergente e seu impacto na aprendizagem inicial da leitura. Reflexão sobre as práticas de literacia emergente possíveis de serem desenvolvidas nas escolas e nas famílias.

 


 

09/11

Sábado

8h30min/10h30 - Atividade Presencial

Local: UNIVATES

MINICURSO 8

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO LITERÁRIO

Proponentes: Prof.ª Dr.ª Danise Vivian (UNIVATES) e Garine Andrea Keller (UNIVATES)

Ementa: Este minicurso tem por objetivo promover a construção de sequências didáticas com foco na alfabetização, letramento e letramento literário, a partir da experiência do projeto de extensão ALFAB&LETRAR. As atividades práticas serão pensadas a partir da interação com livros da literatura infantil e destinam-se aos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como às turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos.