Heitor Villa-Lobos, a brasilidade e as memórias “inventadas”

 

Prof. Dr. Cleisson de Castro Melo

Prof. Me. Gustavo Bonin

Prof. Ma Juliana Ripke

Prof. Dr. Luciano Camargo

Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles

 

Recentemente a musicologia e a análise musical vêm desenvolvendo, adaptando e articulando diversas ferramentas a fim de desvendar os processos composicionais de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), revelando-o como um compositor que possuía um alto rigor composicional, formal, harmônico e melódico. Além do campo formal e estrutural, a análise musical vem trabalhando também a significação na obra do compositor (bem como na música brasileira como um todo), através de diversos autores que buscam construir um cenário mais completo de tais processos. Um exemplo disso é o PAMVILLA (Perspectivas analíticas para a música de Villa-Lobos), grupo de estudos dedicado à reavaliação e reinterpretação da obra de Villa-Lobos, que vem ativamente mapeando e sistematizando seus processos composicionais (dentre outros aspectos de sua vida e obra) dentro de um contexto mais amplo. Tudo isso contribui para desmistificar a imagem criada e divulgada, mesmo até os dias de hoje, de um compositor exótico, limitado e incoerente.

A partir disso, pretendemos discutir algumas das propostas sobre a reinterpretação da obra de Heitor Villa-Lobos à luz de um dos aspectos das pesquisas mais recentes a respeito de sua vida e obra. Iremos apresentar como o compositor utiliza uma ampla variedade figurativa e temática para construir elos de memória entre as praticas musicais do universo do compositor e do ouvinte. Ao mesmo tempo em que sua obra oferece pontes de contato, a partir das identidades que constituem estilos e gêneros musicais reconhecíveis, ela também ressignifica essas práticas musicais, seja pelo modo de organizar as sonoridades e as estruturas, seja pelo modo de encadear um estilo no outro. Dessa maneira, a memória musical, em Villa-Lobos, conduz a um engajamento do ouvinte para perceber as mudanças que ocorrem no interior das figurações musicais apresentadas em suas obras. Abordaremos, portanto, um Villa-Lobos plural, com estratégias composicionais que deram identidade musical ao Brasil, através de estratégias composicionais e uma rede de significados (por vezes inventada, como uma tradição inventada) que se tornou referência e símbolo de brasilidade.

Coordenação: Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles

Apresentação: Raphael F. Lopes Farias

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