Rômulo Vieira da Silva

Universidade Federal Fluminense - UFF

Rômulo Vieira da Silva é publicitário, músico e pesquisador de Comunicação. Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UFF), Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFF) e bacharel em Comunicação (GCO/UFF) pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Laboratório de Pesquisas em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF) e do Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Música e Cultura (MusiLab/UFF), desenvolve investigação nos campos da Comunicação, da Música e do Entretenimento, pesquisando, atualmente, as conexões lusófonas do RAP na Cultura Digital.

Dick Danello

Cantor, compositor, radialista, produtor, ator.

Italiano da Calábria, emigrou para o Brasil em 1955. Radicado na capital paulista, participou do movimento da Jovem Guarda, passando posteriormente aos espetáculos teatrais e ao cinema. Compositor e produtor musical, foi responsável pelo lançamento de vários cantores de sucesso e promoveu artistas italianos, como Laura Pausini e Eros Ramazzotti e Andrea Bocelli. Idealizador, produtor e apresentador do programa “Parlando d`amore”, há mais de três décadas no ar. Suas memórias foram publicadas na obra Grazie Musica, compiladas por Rafael Spaca e Giancarlo d’Anello.

Leslie Pierce

Produtora de musicais

Autora do livro TEATRO MUSICAL Guia Prático de Stage Management, iniciou-se no teatro em 1992 como atriz. Trabalhou em diferentes centros de formação acadêmica de Teatro como o Centro de Capacitación Cinematográfica e Casa del Teatro, nos festivais internacionais Cervantino e Centro de la Ciudad de México como Coordenadora, e fez parte da equipe de Administração e Coordenação do Ballet Folklórico de México de Amalia Hernández. Em 1999 começou sua vocação como Stage Manager de Teatro Musical em seu país com o espetáculo O Fantasma da Ópera. Mudou-se para o Brasil em 2001 e tem participado como Production Stage Manager dos espetáculos Les Miserables (Brasil e México), A Bela e a Fera (2002 e 2009), Grease, Cole Porter ele nunca disse que me amava, O Violinista no Telhado (México), O Fantasma da Opera (Brasil), Miss Saigon, Pernas pro Ar, Meu Amigo Charlie Brown, Baobá, Cats (Rio de Janeiro), New York, New York, As Bruxas de Eastwick, Priscilla - a Rainha do Deserto, Thriller Live, Shrek – O Musical (Brasília), O Homem de la Mancha, We Will Rock You, Escola do Rock e atualmente faz parte do musical Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate como Produtora Executiva. Ministra workshops e cursos para Formação de Stage Managers e tem treinado Stage Managers no Brasil e no México.

Pedro Paulo Bogossian

Universidade Anhembi Morumbi

É graduado em Letras - Licenciatura Plena, Português, Inglês e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade Nossa Cidade; Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. É professor no Curso de Teatro da Universidade Anhembi Morumbi. Tem formação em Piano Erudito pelo Instituto Musical Isaías Sávio, e é reconhecido Diretor Musical do teatro paulista, com experiência em espetáculos musicais. Característica principal em seu trabalho é a inter-relação da cena teatral com a música, notadamente ao lançar um olhar crítico sobre os diversos estilos do discurso musical, seja como compositor, arranjador, preparador vocal ou pianista ao vivo em espetáculos teatrais. Recebeu os prêmios Shell (2000), APCA (1993), entre outros.

Cássia Navas

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena-Instituto de Artes / UNICAMP, é graduada em direito (USP), doutora em semiótica (PUC/SP), especialista em gestão/políticas culturais (UNESCO/Université de Dijon/Ministère de la Culture/France), com pós-doutorado em artes (ECA/USP). Autora de  livros e ensaios em dança e políticas da cultura, é conferencista em eventos e instituições do pais e exterior, além de ser curadora de programas e projetos nacionais e internacionais. Atualmente desenvolve o programa Menu de História da Dança, destinado a promover palestras, cursos e seminários de história da dança à la carte. Parte de seus textos estão no “Cássia Navas Abre Aspas”: www.cassianavas.com.br .

Maria João Serrão

Universidade Nova de Lisboa

Cantora de concerto. Professora Coordenadora da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1985- 2010). Investigadora Integrada no CESEM, da Universidade Nova de Lisboa. Fez Mestrado e Doutoramento em Sciences, Technologies et Esthétiques des Arts - Musique pela Université de Paris 8; e  Agregação pela Universidade de Lisboa. Edição pela Colibri da Tese de Doutoramento Constança Capdeville e o Teatro Musical em Portugal (2006) e na versão francesa pelas Ed. Universitaires Européennes (2016). Integrou o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dir. de Jorge Peixinho em concertos em Portugal e no estrangeiro, e anualmente, nos Festivais Gulbenkian de Música Contemprânea (1978-82); foi atriz/cantora em obras de Georges Aperghis (Festival de Outono de Paris) , Tom Johnson, Vinko Globokar e Michael Finnissy (Centre G.Pompidou). Colaborou em encenações de Luís Miguel Cintra, Carlos Avilez, Paulo Brandão, Tiago Rodrigues, entre outros, fazendo a direção vocal /musical dos atores.

Heitor Martins Oliveira

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui bacharelado em Música/Regência, licenciatura em Educação Artística/Música pela Universidade de Brasília (2002 e 2006), mestrado em Música/Composição - Texas State University (2004), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2008), e doutorado em Música/Composição pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é docente da Universidade Federal do Tocantins, vinculado ao Curso de Licenciatura em Teatro, câmpus de Palmas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, teoria e análise musical. Mantém atividade constante como compositor de música para a sala de concerto, artes cênicas e audiovisual.

Paulo Ferreira de Castro

Universidade Nova de Lisboa

Paulo Ferreira de Castro estudou musicologia em Estrasburgo e Londres, tendo obtido o seu Doutoramento no Royal Holloway College, com uma tese sobre a relevância musical da filosofia de Wittgenstein. Fez crítica musical e é autor de estudos musicológicos sobre a história e a estética musical dos séculos XVIII a XXI. Entre 1992 e 2000 foi Director do Teatro Nacional de S. Carlos. É Professor Associado do Departamento de Ciências Musicais, FCSH – Universidade Nova de Lisboa e pesquisador, com especial interesse nas teorias e práticas da significação musical, intertextualidades e ideologias do modernismo, temas sobre os quais tem realizado numerosas conferências e publicações em Portugal e no exterior — mais recentemente, em França, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Polónia. É membro da Direcção do CESEM e foi Presidente da SPIM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música).

Walter Neiva

Diretor de ópera

Natural de São Paulo, dedica-se exclusivamente a encenação de óperas. Recentemente dirigiu Il Matrimonio Segreto, no Theatro da Paz em Belém,  L Etoile de Chabrier e L’Elisir d Amore de Donizetti no Theatro São Pedro em São Paulo. Il Guarany de Carlos Gomes no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Em 2016, dirigiu a ópera Carmen de Bizet, no Gran Teatro Nacional de Lima, onde já havia realizado A Flauta Mágica de Mozart- em 2013. Iniciou sua carreira em 1989 com Cosi fan Tutte de Mozart, Estagiou em Berlin com bolsa de estudo concedida pelo Instituto Goethe e I.T.I. (International Theatre Institute) (1990/92) Em novembro de 2006 dirigiu e criou cenários e figurinos da ópera Don Pasquale na Polônia. Esta produção ainda seguiu viagem por 20 cidades da Holanda e Bélgica. Além do Brasil, dirigiu em países como Alemanha, Holanda, Polônia, Bélgica, Peru e Colombia. Durante a sua carreira, dirigiu as seguintes óperas: de Mozart : Cosi Fan Tutte- (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro/1989), Bastien e Bastienne (São Paulo/2005), A Flauta Mágica (Maringá/19977),  São Paulo/1998 , Manaus/2004), Lima/Peru /2013) As Bodas de Fígaro (Maringá/1996), de Rossini - O Barbeiro de Sevilha (Maringá/1995, Sto. André/1999, São Paulo e Porto Alegre 2000), La Cambiale di Matrimonio (São Paulo/2007) Il Signor Bruschino (São Paulo/2007),  de Verdi - La Traviata (Ribeirão Preto/2001, Americana/2004, São Paulo/2004), Medellin/Colômbia), La Forza del Destino (São Paulo/2001), Otello (Medellin/Colômbia/2009), de Souza Queiroz Zaira (Juiz de Fora/2004), de Gerschwin - Porgy and Bess (Itu/1998) de Donizetti - Il Campanello (São Paulo/1993), Don Pasquale (Santo André/1997), São Paulo/2001, Campos do Jordão/2001, e varias cidades da Polônia Holanda e Bélgica de Bizet - Carmen (Curitiba/2009)(Lima /Peru/2016),O Elixir do Amor(São Paulo/2012),  de Puccini - Suor Angelica (Curitiba/2003), Gianni Schicchi (Curitiba/2011), Turandot (Curitiba/2008), La Boheme (Medellin/Colômbia/2008), de Menotti - Amahl and the Night Visitors (Manaus/2004), de Carlos Gomes - Il Guarany (São Paulo/2000)(Belo Horizonte/2016), Salvator Rosa (São Paulo/2005), de Mascagni ,Cavalleria Rusticana (Bebedouro/2005), de Camargo Guarnieri - Pedro Malazarte (Belo Horizonte/1996, São Paulo/2000, Campos do Jordão/2000, Manaus/2005) Il Matrimonio Segreto (Belém/2019) L’Eloite(São Paulo/2019) Apresenta o programa “Seguindo a Ópera” na Radio Cultura Fm de São Paulo desde 2013. Mais informações no site: www.walterneiva.com

Cássio Laranja

Produtor cultural

Produtor e apresentador das lives do Momento DIGITAL JAZZ transmitidas pelo canal ORLA TV do Jornal da Orla no Youtube + Facebook do Jornal da Orla, apresentando os maiores nomes da música popular brasileira; Produtor e apresentador do programa de rádio DIGITAL JAZZ por 32 anos;Produtor e responsável há 9 anos pela Webradio JO/DIGITAL JAZZ, online 24 horas por dia com uma programação com o melhor do Jazz, Bossa Nova, Instrumental Brasileiro, MPB e Blues; Colunista de música do Jornal da Orla há 9 anos, com mais de 480 colunas publicadas; Idealizador e produtor executivo dos festivais RIO SANTOS BOSSA FEST (festival de Bossa Nova realizado anualmente em Santos no mês de janeiro desde 2014, marcando as comemorações do Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova, sempre em 25 de janeiro) e do RIO SANTOS JAZZ FEST (festival de Jazz realizado anualmente em Santos no mês de abril desde 2014, marcando as comemorações do Dia Internacional e Municipal do Jazz, sempre em 30 de abril, evento oficial da UNESCO para o International Jazz Day).

Achille Picchi

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorado pela UNICAMP/SP (2010), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1996), USP e Bacharel em Piano pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1973). Graduação em Bacharelado em Letras (Português/Inglês) pela Organização Santamarense de Educação e Cultura (1973), graduação em Licenciatura em Educação Artística pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1973). Cursos de Semiótica Linguística e Metodologia pela USP. Estudou piano com Antonio Bezzan, regência com Henrique Gregori e composição com Camargo Guarnieri. Pianista de câmera, solista, regente de ópera e câmera vocal, sua especialidade como músico e como pesquisador. Premiado nacional e internacionalmente. Atualmente é professor Assistente Doutor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Tem muitos anos de experiência profissional como professor universitário nas áreas de composição, história da música, teoria e análise musical. Pianista de carreira nacional e internacional. Compositor com extenso catálogo e prêmios nacionais e internacionais. Musicólogo especialmente dedicado ao estudo da música brasileira, em especial a canção de câmera brasileira. Tem publicado regularmente em revistas cientificas, congressos e encontros, com dois livros publicados.

Martin Eikmeier

Academia Internacional de Cinema

Formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutor pela Universidade de Campinas. Obteve título de Mestre com dissertação sobre o papel da música como elemento de sintaxe no discurso narrativo no cinema. Defendeu sua tese de doutorado sobre a formação da poética musical no cinema brasileiro, analisando o trabalho na trajetória do maestro Remo Usai. É pesquisador e compositor de trilhas musicais para cinema e teatro. No cinema, tem trabalhos em documentário, ficção e desenhos animados, sendo o mais recente o premiado filme Estamos todos aqui (2017) de Chico Santos Rafael Mellin. No teatro, trabalhou durante 13 anos como diretor musical e compositor da Companhia do Latão, para a qual criou a música e a sonoplastia dos espetáculos neste período. Produziu e dirigiu a gravação dos seus Cds: Canções de Cena II, Canções de Cena III e Ópera dos Vivos. Já foi professor em diversas instituições tais como: Senac, Unip, Anhembi Morumbi e Sp escola de teatro. Desde 2015 é coordenador Acadêmico da AIC e professor de diversos cursos na mesma instituição.