Amanda Ferreira Vidal

Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2012). Realizou mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2014 e 2017, respectivamente). Atualmente, exerce o cargo de professor visitante pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, além de atuar como pesquisadora no Laboratório de Genética Humana e Médica - UFPA. Desenvolve projetos com expressão e validação de RNAs não-codificantes no câncer e em outras doenças humanas. Tem experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Molecular e Genética Humana e Médica, atuando principalmente com estudos de expressão gênica e análise de variantes por Sequenciamento de Nova Geração e qRT-PCR.

André Salim Khayat

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Biologia - Mod. Médica pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPA, Co-fundador e Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Oncologia e Ciências Médicas da UFPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do NPO/UFPA. Professor-pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Oncologia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia - UNACON. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética humana, carcinogênese, mutagênese, genética e citogenética molecular.

Ândrea Ribeiro dos Santos

Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1989), Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração Genética) pela Universidade Federal do Pará (1993), Doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo, FMRP (1996) e Pós-Doc em Indiana University (2006). Professora Titular da Universidade Federal do pará, atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas (PPOCM) da UFPA. Tem experiência na área de Genética Humana (Médica, Populações, Forense, Farmacogenética e Bioantropologia), Genômica e Bioinformática.

Danielle Queiroz Calcagno

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2006 e 2010, respectivamente), e pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (2010-2013). Atualmente, é bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) 2, professora da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Oncologia e Ciências Médicas e ao Programa de Pós-graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular. Além disso, desenvolve atividades como tutora no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, onde supervisiona os residentes de Biomedicina da área de concentração em Oncologia, da Unidade Hospitalar João de Barros Barreto.

Dirce Maria Carraro

Hospital A. C. Camargo

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985); mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) (1990); e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) (1998) pela mesma Universidade, realizando parte de seu doutorado na universidade de Duesseldorf, Alemanha, e pós-doutorado na área de Genômica pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2000). Foi pesquisadora sênior do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer de 2001 a 2006. Desde 2006 é Cientista adjunta da Fundação Antônio Prudente - A.C. Camargo Cancer Center, onde é membro da comissão de pós-graduação e também orientadora. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Genômica. É líder do laboratório de Genômica e Biologia Molecular do Hospital A.C. Camargo Câncer Center, atuando principalmente no desenvolvimento e utilização de metodologias para análise em grande escala do transcriptoma e genoma humano para compreensão da biologia dos processos tumorais e identificação de biomarcadores, especialmente câncer de mama, próstata e tumor de Wilms.

Edivaldo Herculano Correa de Oliveira

Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1991), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná / Universidade de Munique (DAAD) (2001). Desenvolveu seu Pós-Doutorado na Universidade de Cambridge, no período de 08/2006 a 08/2007, trabalhando na obtenção de sondas cromossomo-específicas de Aves e pintura cromossômica em Falconiformes e Strigiformes. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará e pesquisador no Instituto Evandro Chagas (Laboratório de Cultura de Tecidos e Citogenética, SAMAM). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética, atuando principalmente nos seguintes temas: Citogenética Clássica e Molecular Aplicadas ao Estudo da Diversidade Cromossômica de Vertebrados, Citogenética Humana (diagnóstico por FISH e a CHH), Citogenética do Câncer e Mutagênese Ambiental.

Fabiano Cordeiro Moreira

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (1998), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado na Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática e Pós-Doutorado, ambos pela Universidade Federal do Pará (2014 e 2015, respectivamente). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Bioinformática e Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformática, redes neurais artificiais, ultra-deep sequencing, câncer gástrico e mineração de dados.

Gilderlanio Santana de Araújo

Universidade Federal do Pará

Professor Visitante em Bioinformática (UFPA). Doutor em Bioinformática (UFMG) com ênfase em Mineração de Dados Genéticos, Genética de Populações e GWAS. Mestre em Ciências da Computação pelo Centro de Informática (Cin-UFPE) com ênfase em Bioinformática, métodos estatísticos e de aprendizado de máquina aplicados a GWAS para doenças neuropsiquiátricas. Bacharel em Sistemas de Informação com conhecimentos em epidemiologia e análise espacial de doenças e com desempenho em atividades de pesquisa e extensão em Informática e Educação.

Jeremy E. Wilusz

University of Pennsylvania

Possui graduação em Ciências Biológicas na Watson School e pós-graduação no MIT. Atualmente trabalha como professor assistente no Departamento de Bioquímica e Biofísica da University of Pennsylvania. Segue atividade na pesquisa de RNAs não codificantes e desenvolvimento de novos métodos para tratamento de doenças.

João Paulo Matos Santos Lima

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Biólogo, Especialista em Bioinformática, Mestre e Doutor em Bioquímica. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Bioinformática, com ênfase em Filogenia Molecular, Modelagem Computacional de Macromoléculas, Gênomica, Análise da Expressão Gênica. Tem como principais linhas de pesquisa: Bioinformática/Bioinformática Estrutural (Análise de Genomas/Transcriptomas, Análise In silico de redes de interação gênicas, Data mining, Modelagem Computacional de Estruturas Proteícas); Filogenia Molecular e Evolução de Genes e Rotas Metabólicas; Bioquímica e Metabolismo Antioxidante em Plantas. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Bioquímica, Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (IMD/UFRN) e membro do corpo de pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical do RN (IMT-RN) e do Centro Multiusuário de Bioinformática (CMB/IMD/UFRN).

Jorge Sabbaga

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1990) e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1995). Atualmente é médico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Hospital Sírio Libanês. É sócio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Sociedade Americana de Hematologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia molecular, carcinogênese, câncer do trato gastro intestinal.

Marco Matejcic

University of Southern California

Possui graduação em Biotecnologia (2001) e Doutorado em Bioquímica Médica (2012). Atualmente é Pós-Doc no Centro de Epidemiologia Genética da University of Southern California. Está envolvido em projetos de sequenciamento genético, estudando a variação germinal comum e rara no risco de câncer de próstata / agressividade usando dados de populações multiétnicas.

Ney Pereira Carneiro dos Santos

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2011), onde trabalhou com medicina personalizada na terapia para tuberculose. Pós-doutorado concluído (2016) na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Paulo Pimentel de Assumpção

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1987), residência médica em cirurgia oncológica, mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Pará , Cirurgião do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Coordenador do Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas, Diretor Adjunto do Núcleo de Pesquisas em Oncologia e membro do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em cancerologia, gastroenterologia e cirurgia digestiva, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia digestiva, gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo e genética do câncer.

Rodrigo Santa Cruz Guindalini

Universidade de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) (2000 - 2005). De 2007 a 2009 realizou a residência médica em Clínica Médica na UNIFESP/EPM. Em 2009 adquiriu Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. De 2009 a 2012 foi residente do programa de Cancerologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). De 2012 a 2016, realizou doutorado em Oncologia pela FMUSP. No ano letivo americano 2012/2013, foi visiting scholar no Center for Clinical Cancer Genetics e residente de ética médica no MacLean Center for Clinical Medical Ethics da Universidade de Chicago/EUA. Atualmente segue suas atividades de pesquisa em oncogenética na FMUSP/ICESP, é oncologista clínico da CLION (Salvador-BA) e fundador/coordenador do Centro de Genética e Prevenção do Câncer do Grupo CAM (Salvador-BA).

Samia Demachki

Universidade Federal do Pará

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Patologia pela Universidade Estadual Paulista Campus de Botucatu (1997) e doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é professora adjunto I de Patologia Básica e Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina (FM) e Pós-graduação em Oncologia e Ciências Médicas do Núcleo de Pesquisas em Oncologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico histopatológico e imuno-histoquímico, patogenia, câncer gástrico, hepatites virais e outras doenças infecciosas.

Sandro José de Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1993). De 1995 a 1998, foi Pew Latin American Fellow na Universidade de Harvard. Foi um dos pioneiros da genômica e da Bioinformática no Brasil. Foi membro associado do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer de 1999 a 2012. Atualmente é Professor Titular do Instituto do Cérebro da UFRN. Eleito pelo Fórum Econômico Mundial como um Young Global Leader em 2009. Foi Tinker Visiting Professor na Universidade de Chicago em 2011.

Serghei Mangul

University of California, Los Angeles (UCLA)

Atualmente é Pós-Doc no Departamento de Ciências da Computação na UCLA. Tem como foco o desenvolvimento de métodos de Bioinformática para melhorar conjuntos de dados genômicos de alto desempenho na Biologia de doenças. Lidera um grupo de pesquisa focado em pesquisa genômica.