Blog
INCRIÇÕES EM OFICINAS E MINICURSOS
Os minicursos ocorrerão no dia 18/07, Terça-feira, das 16h30 às 19h30.
Cada minicurso será limitada a 35 vagas, por ordem de inscrição, sem exceções.
Os minicursos ocorrerão no dia 19/07, Quarta-feira, das 16h30 às 19h30.
Cada minicurso será limitada a 35 vagas, por ordem de inscrição, sem exceções.
Mais detalhes sobre os minicursos e oficinas disponíveis AQUI
INSCRIÇÕES NO LINK A SEGUIR:
LISTAS DE OFICINAS E MINICURSOS
PROGRAMAÇÃO GERAL DAS OFICINAS E MINICURSOS
CIDADE DE TERESINA
OFICINAS – 18/07/2023 (Das 16h30 às 19h30)
NOME |
MINISTRANTE |
SALA |
|
1 |
MAISA DE SOUSA BARROS (IFPI) |
Setor 12, sala 1 |
|
2 |
Setor 12, sala 2 |
||
3 |
PRÁCTICAS DE TRABAJO COLABORATIVO PARA LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA |
Setor 12, sala 3 |
|
4 |
Setor 12, sala 4 |
||
5 |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES DE ESPANHOL |
ELÍRIA QUARESMA FUGAZZA (UNIFAL) RENATA DANIELY ROCHA DE SOUZA SODRÉ MARTINS (FIOCRUZ) |
Setor 12, sala 5 |
6 |
AVALIAÇÃO, GÊNEROS TEXTUAIS E ELABORAÇÃO DE ITENS DE ESPANHOL NO MODELO ENEM |
LEANDRO BOLIVAR (UFRJ) |
Setor 15, sala 1 |
7 |
TEXTOS LITERARIOS EN LAS CLASES DE ELE: UNA PROPUESTA DE RELECTURA PARA LA ENSEÑANZA MEDIA |
HELYANA KELLE RESENDE MIRANDA (IFPI) LEANE AMARAL PAZ ANDRADE (UESPI)
|
Setor 15, sala 2 |
8 |
EL CORTO EN CLASE DE ELE: PROPUESTA DE ACTIVIDADES |
ESP. ANDREA ESPADA VADILLO |
Setor 15, sala 3 |
9 |
ANALIZANDO LOS MANUALES DIDÁCTICOS: UNA MIRADA HACIA LA ENSEÑANZA DE LA PRONUNCIACIÓN |
JOSÉ RODRIGUES DE MESQUITA NETO |
Setor 15, sala 4 |
MINICURSOS – 19/07/2023 (Das 16h30 às 19h30)
|
NOME |
MINISTRANTE |
SALA |
1 |
FUNDAMENTOS SEMIÓTICOS PARA LECTURA DE TEXTOS ESCRITOS EN LENGUA ESPAÑOLA |
DEMÓCRITO DE OLIVEIRA LINS (UESPI) |
Setor 12, sala 1 |
2 |
DEFICIENTES VISUALES Y ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE ELE: ¿A QUIÉN LE RESULTA MÁS DIFÍCIL? |
GRETEL ERES FERNÁNDEZ (USP)
|
Setor 12, sala 2 |
3 |
EL TELETÁNDEM Y LOS PROYECTOS EDUCATIVOS: ALIADOS PERFECTOS |
SARA GUILIANA GONZALES BELAONIA (UFG)
|
Setor 12, sala 3 |
4 |
LÁPIZ Y PAPEL. ESCRIBIR EN EL AULA A PARTIR DE MICRORRELATOS |
JOSÉ MARÍA DURÁN GÓMEZ (CONSEJEREÍA DE EDUCACIÓN – ESPAÑA) |
Setor 12, sala 4 |
5 |
LA RED SOCIAL WHATSAPP COMO HERRAMIENTA DE ENSEÑANZA/APRENDIZAJE DE ELE |
ENEIDA MARIA GÚRGEL DE ARAÚJO KARINY DIAS DE OLIVEIRA (UEPB) |
Setor 12, sala 5 |
6 |
INTRODUÇÃO À PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE ESPANHOL: CAMINHOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS |
ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR |
Setor 12, sala 6 |
7 |
EL GÉNERO DICCIONARIO EN ACTIVIDADES DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LENGUAS: PRINCIPIOS TEÓRICOS Y APLICADOS |
RENATO RODRIGUES-PEREIRA |
Setor 12, sala do Life |
8 |
LA VARIACIÓN GRAMATICAL DEL ESPAÑOL COMO UNA LENGUA PLURICÉNTRICA |
CARLOS FELIPE PINTO |
Setor 15, sala 1 |
LISTA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
LISTA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
CIDADE: TERESINA
Dia 18/07/23, terça-feira, das 14h às 16h
Local: Setor 12, sala 1 ST2) A LITERATURA COMO MEIO PARA ABORDAR A DIVERSIDADE)
Coordenadoras: Rosangela Schardong (UEPG) / Célia Navarro Flores (UFS)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
A INSURGÊNCIA DA MULHER NEGRA NO CONTO BEIJO NA FACE DE CONCEIÇÃO EVARISTO |
MARIA JODYLEIA LOPES MONTEIRO MARQUES RENATA DOS SANTOS BACELAR |
02 |
LA CIUDAD Y LOS PERROS: UN ESTUDIO COMPARADO ENTRE LA OBRA ESCRITA Y LA PELÍCULA |
|
03 |
PENÉLOPE - A AUTONOMIA FEMININA EM ULYSSES DE JAMES JOYCE |
JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA
|
04 |
VIVA: A VIDA É UMA FESTA – A EXUBERÂNCIA DA CULTURA MEXICANA ATRAVÉS DO OLHAR DA PIXAR |
MARIA JODYLÉIA LOPES MONTEIRO MARQUES |
Local: Setor 12, sala 2 ST8) PRÁTICAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Coordenadores: Acassia dos Anjos Santos Rosa (UFS) / Thayane Silva Campo (UFRN)
|
TÍTULO |
AUTORES |
1 |
LEANDRO BOLIVAR |
|
2 |
REPRESENTAÇÕES DE MULHERES EM ABYA YALA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DECOLONIA |
ACASSIA DOS ANJOS SANTOS ROSA |
3 |
||
4 |
IMPLICACIONES DE UN ABORDAJE DECOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL |
Local: Setor 12, sala 3 ST9) EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EXPERIÊNCIAS DE CURRICULARIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL
Coordenadores: Aline Silva Gomes (UNEB) / Liz Sandra Souza e Souza (UEFS)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS INSTITUCIONAIS: O ENSINO DE ESPANHOL A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS |
ALEX SANDRO BECKHAUSER IRANILDES ALMEIDA DE OLIVEIRA |
02 |
A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS/IM/UFRRJ: O ESPANHOL SE ENTRELAÇANDO COM SEUS CÍRCULOS DE VIZINHANÇA DA BAIXADA FLUMINENSE |
DEBORA RIBEIRO LOPES ZOLETTI MARISTELA DA SILVA PINTO VIVIANE CONCEIÇÃO ANTUNES |
03 |
AÇÕES DE COMUNICAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: UMA EXPERIÊNCIA NA UEFS |
LIZ SANDRA SOUZA E SOUZA |
04 |
O PAPEL ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DA EXPRESSÃO CORPORAL NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL DE FORMA REMOTA: REINVENÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
ALINE SILVA GOMES |
COMUNICAÇÕES LIVRES
Local: Setor 12, sala 4 (EIXOS: 1 e 3)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA O EMPODERAMENTO E A PARTICIPAÇÃO: PROPOSTAS PARA A AULA DE ELE |
CAMILA DE LIMA GERVAZ |
02 |
EL PODCAST COMO PROPUESTA DE ACTIVIDAD PARA EL DESARROLLO DE LA EXPRESIÓN ORAL DE ALUMNOS DE ESPAÑOL DE COLUN/UFMA |
THIAGO AUGUSTO DOS SANTOS DE JESUS |
03 |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
LARISSA SILVA DE DEUS SANTA RITA |
Local: Setor 12, sala 5 (EIXOS: 4, 6 e 29)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
ELETIVA: UMA FORMA DE REPENSAR O CURRÍCULO |
LUIZA MARIA DO ESPIRITO SANTO NETA |
02 |
A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL ATRAVÉS DE TERESA CÁRDENAS |
ISABELLA BEZERRA ARRAIS |
03 |
POESÍA BILINGUE, IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA AULA DE LÍNGUA |
SOFIA LEAL BATISTA |
04 |
LA PELÍCULA COMO RECURSO DIDÁCTICO PARA LA ENSEÑANZA/APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA A ALUMNOS DE ENSEÑANZA MEDIA |
HELYANA KELLE RESENDE MIRANDA |
05 |
JOSÉ RODRIGUES DE MESQUITA NETO |
|
06 |
INTROVERSIONES A CERCA DE LA UNIFICACIÓN DE LA LENGUA ESPANHOLA Y LA CULTURA DENTRO DEL PROCESO DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE DE ELE |
ENEIDA MARIA GÚRGEL DE ARAÚJO KARINY DIAS DE OLIVEIRA, |
Local: Setor 12, sala 6 (EIXOS: 2 e 9)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
CONFIGURACIONES DE LAS VIOLENCIAS EN: SÓLO VINE A HABLAR POR TELÉFONO, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ |
ANA RAQUEL DE SOUSA LIMA MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA |
02 |
POESIA, IDENTIDADE E CULTURA: A LITERATURA COMO RESGATE DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA OBRA DE MARISOL CEH MOO |
ISABELLA MARIA CARNEIRO MESQUITA JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
03 |
MÉLANE DE MIRANDA MACEDO JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
|
04 |
LA IMAGEN DE LA NIÑA NEGRA A TRAVÉS DE LA MUÑECA NEGRA DE MARY GRUESO ROMERO |
JEFFERSON GOMES DE OLIVEIRA JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
05 |
MARILENE DA SILVA LIMA CRUZ |
Local: Setor 15, sala 1 (EIXO: 12)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA |
|
02 |
AS MIL FACES DA MEMÓRIA NO ROMANCE AMULETO DE ROBERTO BOLAÑO |
EDSON OLIVEIRA DA SILVA |
03 |
ÉRICA RASTELLI CRUZ SILVA GABRIELA FARIAS CAIRO |
Local: Setor 15, sala 2 (EIXO: 13)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL PARA IDOSOS |
RAINÃ JACOBSEN MAIER GABRIELLE FALCÃO MAXIMIANO DANIELA RODRIGUES VIANA DUARTE |
02 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL NA MODALIDADE EAD NO PERÍODO DA COVID-19 NO IFRN |
JOACILEIDE BEZERRA DE SOUSA SALVIANA OLIVEIRA FORTE |
03 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) |
GLEICIANE ALVES DE SANTANA |
04 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS DE ESPANHOL: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE AS ATITUDES LINGUÍSTICAS E POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS |
BRENDA SANTANA SANTOS ALINE SILVA GOMES
|
05 |
VIVA: A VIDA É UMA FESTA – A EXUBERÂNCIA DA CULTURA MEXICANA ATRAVÉS DO OLHAR DA PIXAR |
HÉLIA DA SILVA ALVES CARDOSO MARIA JODYLÉIA LOPES MONTEIRO MARQUES |
06 |
O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS |
CLACI INES SCHNEIDER |
Local: Setor 15, sala 3 (EIXO: 15)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
JOSÉ LUAN ALVES FURTADO LETÍCIA JOAQUINA DE CASTRO RODRIGUES SOUZA E SOUZA |
|
02 |
LUIZ EDUARDO ALBUQUERQUE FREITAS |
|
03 |
LAS CANCIONES COMO RECURSO DIDÁCTICO EN LA CONSTRUCCIÓN DEL ASPECTO CULTURAL HISPÁNICO EN CLASES DE ELE |
LUIZ EDUARDO ALBUQUERQUE FREITAS GERMANA DA CRUZ PEREIRA |
04 |
O USO DO PDLET COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL |
JOSÉ UBIRANI SILVA LEAL KAMILA DENISE DA SILVA MARILENE DA SILVA LIMA CRUZ |
Local: Setor 15, sala 4 (EIXOS: 4, 5, 18, 20 e 31)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
LA TRADUCCIÓN DE LAS PARTÍCULAS DISCURSIVAS EN EL PAR DE LENGUAS ESPAÑOL/PORTUGUÉS |
ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA |
02 |
JOSÉ HENRIQUE SANTOS TAVARES |
|
03 |
NOVAS ASSIMETRIAS ENTRE O ESPANHOL E O PORTUGUÊS BRASILEIRO NA EXPRESSÃO DO OBJETO ACUSATIVO |
ADRIANA MARTINS SIMÕES |
04 |
ANÁLISIS DE LAS CADENAS ISOTÓPICAS EN "ARREGLAR EL MUNDO" |
DEMÓCRITO DE OLIVEIRA LINS |
05 |
SITUAÇÃO LINGUÍSTICA EM GUINÉ EQUATORIAL: O USO DA LÍNGUA ESPANHOLA E DE LÍNGUAS NACIONAIS |
AYLA CRISTINA LOPES MOURA |
06 |
EL LLAMADO LOÍSMO EN EL ESPAÑOL EN CONTACTO CON 2 LENGUAS MAYAS. EL CASO DEL ESPAÑOL DEL SURESTE DE MÉXICO |
MARIA ANTONIETA FLORES RAMOS (UNICH-México) |
Local: Setor 12, sala do Life (EIXOS: 16 e 22)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA MODALIDADE INCLUSIVA |
LETÍCIA NASCIMENTO REIS BRANDÃO ÉRICA RASTELLI CRUZ SILVA |
02 |
HISTORIA DE LOS LECTORADOS MAEC-AECID Y SU PASO POR BRASIL. EXPERIENCIAS PERSONALES EN LA UFPR DE CURITIBA Y EN LA UFRJ EN RÍO DE JANEIRO |
ANDREA ESPADA VADILLO SORAYA PÉREZ |
03 |
ANA CLÁUDIA DA SILVA MOTA THIAGO DE SOUSA AMORIM |
|
04 |
||
05 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA DOS ALUNOS DE LETRAS DO IFCE, CAMPOS CRATO |
HENRIQUE DOUGLAS DE SOUSA LOPES |
Local: Sala de vídeo do CCHL (EIXO: 23)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
RESSIGNIFICANDO O TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA UNIVERSIDADE |
MARIA OCENÉIA DOS SANTOS ROCHA CLEUDENE DE OLIVEIRA ARAGÃO |
02 |
A HISTÓRIA DA PINTORA FRIDA KAHLO CONTADA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTOJUVENIL |
SORAIA OLIVEIRA DE JESUS MARIA AUXILIADORA DE JESUS FERREIRA |
03 |
RAQUEL DA SILVA ORTEGA |
|
04 |
LENILZA RODRIGUES DE SOUSA |
|
05 |
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA. |
ANA CLARA DIAS LOPES |
06 |
O TEXTO LITERÁRIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO DA LÍNGUA ESPANHOLA |
ALINE CRISTIANE MORAIS DE SOUZA SOARES |
Local: Anfiteatro do CNN (EIXO: 24)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
LA BARBARIE DEL SER HUMANO EN LA CIUDAD Y LOS PERROS DE MARIO VARGAS LLOSA |
SILVIA MARIA DOS SANTOS SILVA |
02 |
LUANA CONCEIÇÃO SACRAMENTO DOS SANTOS JÉSSICA SANTOS CONCEIÇÃO LACERDA GRACIELLE DANNEMANN DO BONFIM |
|
03 |
(DES)SIMILITUDES LITERÁRIAS ENTRE JOÃO UBALDO RIBEIRO E LOPE DE VEGA: VISÃO HISTÓRICA E APAGAMENTO CULTURAL BRASILEIRO DESDE A BAHIA |
ELANA OLIVIA REIS DE SANTANA MIRELE FREITAS DA SILVA LETICIA NASCIMENTO REIS BRANDÃO |
04 |
JÉSSICA SANTOS CONCEIÇÃO LACERDA |
|
05 |
ADRIANO HUOYA MARIANO ADRIANA DE BORGES GOMES |
|
06 |
HACER ARTE: EL JUGAR EN EL LENGUAJE DE LAS NOVELAS RAYUELA, DE JULIO CORTÁZAR Y LA VIDA EXAGERADA DE MARTÍN ROMAÑA, DE ALFREDO BRYCE ECHENIQUE |
RODRIGO CORDEIRO CARVALHO ADRIANA DE BORGES GOMES |
Dia 19/07/23, quarta-feira, das 14h às 16h
Comunicações Livres
Local: Setor 12, sala 1 (EIXOS: 3, 13 e 27)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
MATERIAL DIDÁTICO DE LINGUA ESPANHOLA NO BRASIL: UMA VISÃO NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS |
LORENA LOPES DE FREITAS ANNE LETICIA SOUSA CIPRIANO BARROS |
02 |
O PIBID ESPANHOL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA UNEB, CAMPUS I: EM FOCO OS PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO |
NÚBIA DA SILVA CRUZ |
03 |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
HELLEM TORRES SARAIVA |
04 |
A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL POR MEIO DA LITERATURA DE RESISTENCIA E FEMINISTA |
LORENA LOPES DE FREITAS
|
05 |
COMPORTAMENTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DE FUTUROS DOCENTES DE ESPANHOL COM RESPEITO ÀS VARIEDADES REGIONAIS: UMA PESQUISA COMPARATIVA |
GABALIA MARIA MELO ALINE SILVA GOMES |
06 |
O ESQUECIMENTO SOFRIDO PELO CURSO DE ESPANHOL NA UNEB E OS DESAFIOS PARA PERMANENCIA |
DAYSI ANJOS DOS SANTOS |
Local: Setor 12, sala 2 ST1) CULTURA E INTERCULTURALIDADE PARA UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA
Coordenadores: Paulo Pinheiro-Correa (UFF) / Keren Betsabé González Rodríguez (UERJ)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
ENSINO E INTERCULTURALIDADE: TECENDO OS FIOS DA MEMÓRIA CULTURAL NAS MANIFESTAÇÕES DOS GRUPOS "AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ" E “LAS PALENQUERAS” COMO ESTÍMULO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA |
NERIVALDO ALVES ARAÚJO |
02 |
Local: Setor 12, sala 3 ST2) A LITERATURA COMO MEIO PARA ABORDAR A DIVERSIDADE
Coordenadoras: Rosangela Schardong (UEPG) / Célia Navarro Flores (UFS)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
LITERATURA/MÚSICA NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA: REFLEXÕES A PARTIR DE PROGRAMAS DE RÁDIO |
RAQUEL LA CORTE DOS SANTOS |
02 |
ABRAZO DE GOL. UN PASE PARA HABLAR Y PENSAR SOBRE LAS PERSONAS TRANS |
ROSANGELA SCHARDONG |
03 |
LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA ESPANHOLA COMO COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
GIRLANA SANTOS ANDRADE |
04 |
LITERATURA E MÚSICA: O PROGRAMA DE RÁDIO BIBLIOTECA DE BABEL NA SALA DE AULA |
CELIA NAVARRO FLORES |
Local: Setor 12, sala 4 ST3) A TRADUÇÃO NO PAR LINGUÍSTICO ESPANHOL-PORTUGUÊS: DESAFIOS E OUTROS DEBATES
Coordenadores: Leandra Cristina de Oliveira (UFSC) / Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
ANÁLISE DA TRADUÇÃO POR LEGENDAGEM DOS COLOMBIANISMOS "BERRACO" E "CHIMBA" DA SÉRIE NARCOS PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA |
ROBERTO SABOYA JORGE DE SOUZA JÚNIOR VALDECY DE OLIVEIRA PONTES |
02 |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA UM CURSO DE ESCRITA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
|
03 |
||
04 |
A EXPRESSÃO DE PASSADO EM TRADUÇÃO EPISTOLAR NO PAR LINGUÍSTICO FRANCÊS- ESPANHOL |
Local: Setor 12, sala 5 ST4) LOS ESTUDIOS DEL LÉXICO Y SUS APLICACIONES PEDAGÓGICAS EN EL ÁMBITO ESCOLAR
Coordenadores: Rejane Bueno (UNILA) / Glauber Lima Moreira (UFDPar)
|
TÍTULO |
AUTORES |
1 |
A UTILIZAÇÃO DO MUSEO VIRTUAL FRIDA KHALO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PROPOSTA INOVADORA |
KAMILA DENISE DA SILVA |
2 |
EL USO DE OBRAS LEXICOGRÁFICAS (SEMI)BILINGÜES EN EL APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA COMO LENGUA ADICIONAL POR USUARIOS BRASILEÑOS |
REJANE BUENO |
3 |
USO DE FLASHCARD: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DEL ESPANHOL COMO LENGUA ADICIONAL |
ISASSÍRIA MEYGA DA SILVA ALENCAR SOUSA KAMILA DENISE DA SILVA
|
4 |
MODELO DE EXEMPLOS DE USO PARA UM DICIONÁRIO DE ELE |
GLAUBER LIMA MOREIRA |
Local: Setor 12, sala 6ST5) EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPANHOL PARA E COM CRIANÇAS: CONQUISTAS E DESAFIOS
Coordenadores: Rodrigo da Silva Campos (UERJ) / Dayala Paiva de Medeiros Vargens (UFF)
Local: Setor 15, sala 1 ST6) A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O PROFESSOR DE ESPANHOL: REFLEXÕES E PRÁTICAS DO TRABALHO DOCENTE
Coordenadores: Jorge Rodrigues Souza Júnior (IFSP) / Antônio Ferreira da Silva Júnior (UFRJ)
|
TÍTULO |
AUTORES |
1 |
||
2 |
A ESCOLHA DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CODAP/UFS): PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE SEU DIREITO E SUAS RAZÕES |
ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR |
3 |
||
4 |
||
5 |
Local: Setor 15, sala 2
ST7) PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESPANHOL: DESAFIOS, PRÁXIS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenadores: Cláudia Paulino de Lanis Patricio (UFES) / Ramón Antonio Hernández Chirinos (SEMEC-PORTO-PI) /Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI)
|
TÍTULO |
AUTORES |
1 |
JOSEILSON RODRIGUES DOS SANTOS JOSÉ VICTOR LINHARES |
|
2 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PIBID ESPANHOL: A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA |
CLÁUDIA PAULINO DE LANIS PATRICIO JANAINA MERIGUETI DE SOUZA COSTA ARTUR RODRIGUES FRAGA |
3 |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS AULAS DE ESPANHOL NA PÓS PANDEMIA |
CLAUDIA PAULINO DE LANIS PATRICIO |
4 |
YURI RANGEL DA SILVA VALDINEI SANTOS |
|
5 |
JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS |
Local: Setor 15, sala 3 ST8) PRÁTICAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Coordenadores: Acassia dos Anjos Santos Rosa (UFS) / Thayane Silva Campo (UFRN)
|
TÍTULO |
AUTORES |
1 |
OS OLHARES DO SUL SOBRE A HISTÓRIA HISPANO-AMERICANA |
DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS JOYCE PALHA COLAÇA |
2 |
||
3 |
IDEIAS PARA UM ENSINO DE ESPANHOL INTERCULTURAL E DECOLONIAL |
TÂNIA DE SOUZA LIMA |
4 |
A REPRESENTATIVIDADE DO INDIVÍDUO NEGRO NOS LIVROS DE ESPANHOL: CURSOS LIVRES |
EMLY LIMA ARAUJO |
Local: Setor 15, sala 4 ST10) LITERATURA DE AUTORIA FEMININA AMAZÔNICA E LATINO-AMERICANA: RECEPÇÕES, MEMÓRIAS, IMAGINÁRIOS, LUTAS E RESISTÊNCIAS
Coordenadores: Cristiane de Mesquita Alves (UFPA) / Wellingson Valente dos Reis (IFPA)
|
TÍTULO |
AUTORES |
1 |
EL AMOR EN LA POESÍA BARROCA E HISPANOAMERICANA DE SOR JUANA INÉS DE LA CRUZ |
|
2 |
||
3 |
||
4 |
||
5 |
UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE DO FANTÁSTICO E DO IMAGINÁRIO EM NEM TE CONTO DE IACI GOMES |
RODRIGO THALES DA ROSA RIBEIRO CRISTIANE DE MESQUITA ALVES |
CIDADE: PARNAÍBA
Dia 21/07/23, sexta-feira, das 14h às 15h30
Local: Auditório Leste (EIXOS: 10, 12 e 24)
|
TÍTULO |
AUTORES |
01 |
PSEUDO-DIVINDADE: A PRESENÇA DO CINISMO RELIGIOSO NO ANTIGO TESTAMENTO |
JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA |
02 |
OS GRUPOS LEXICAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
CLACI INES SCHNEIDER |
03 |
“OS GRITOS DE BABA QUANDO OS SOLDADOS PASSARAM UMA CORRENTE NO PESCOÇO DELA”: A VIOLÊNCIA PÓS OFENSIVA EM FILHOS DE SANGUE E OSSO |
HÉLIA DA SILVA ALVES CARDOSO |
PROGRAMAÇÃO GERAL
PROGRAMAÇÃO GERAL
CIDADE DE TERESINA
Local da abertura (Endereço: Praça Pedro II, 14 - Centro)
DIA: 17/07/2023 – SEGUNDA-FEIRA |
||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
13h - 19h |
Credenciamento |
Teatro 4 de Setembro |
14h - 16h30 |
Reunião dos representantes das APEs do Brasil (aberto ao público)
|
Teatro 4 de Setembro |
16h30 - 16h50 |
Intervalo |
Teatro 4 de Setembro |
17h - 17h30 |
Mesa de abertura com as autoridades |
Teatro 4 de Setembro |
17h30 - 17h50 |
Corpo de Dança da UESPI |
Teatro 4 de Setembro |
18h - 18h30 |
Homenagens especiais |
Teatro 4 de Setembro |
18h40 - 19h |
Show musical: Antônio Carlos |
Teatro 4 de Setembro |
19h - 21h |
Conferência 1: O ensino de Espanhol e a inclusão de pessoas com deficiência visual e com surdez
Isabel Gretel María Eres Fernández (USP) Lucelina Vieira Costa (SEDUC-MA/UESPI) Mediador: Omar Mario Albornoz (UESPI)
|
Teatro 4 de Setembro |
21h - 21h30 |
Coquetel de boas-vindas |
Teatro 4 de Setembro |
Local: Universidade Estadual do Piauí (Rua João Cabral, 2031, bairro Pirajá, zona Norte)
DIA: 18/07/2023 – TERÇA-FEIRA |
||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
8h - 16h |
Credenciamento |
CCHL – UESPI |
8h30 - 10h30 |
Mesa redonda 1: Tecnologia Ubíquia: o impacto das Ciências Tecnológicas e dos Multiletramentos na Formação de Professores de Espanhol
Andréa Galvão de Carvalho (Col. Pedro II) Carla Severiano de Carvalho (UNEB) Leandro Bolivar (UFRJ) Moderadora: Aline Cristiane Morais de Souza Soares (IFPI)
|
Auditório do NEAD |
8h30 - 10h30 |
Mesa redonda 2: Desafios e possibilidades da formação e atuação docente de espanhol
Antônio Ferreira da Silva Junior (UFRJ) Jorge Rodrigues de Souza Junior (IFSP) Fábio Barbosa de Lima (FATEC-SP) Moderadora: Ana Raquel de Sousa Lima (IFPI) |
Auditório da Reitoria |
8h30 - 10h30 |
Mesa redonda 3: Formação de professores e educação linguística na e para a infância: reflexões acerca dos desafios, das práxis e das perspectivas
Isabel Gretel María Eres Fernández (FEUSP) Cláudia Paulino de Lanis Patricio (UFES) Simone Rinaldi (Mone Arte & Educação) Moderadora: Sandra Helena Andrade de Oliveira (IFPI)
|
Auditório do Geratec |
8h30 - 10h30 |
Mesa redonda 4: Uma retrospectiva sobre os estudos da diversidade do espanhol e o ensino da língua no Brasil
Carlos Felipe da Conceição Pinto (UFBA/CNPq) Bruno Rafael Costa Venancio da Silva (IFRN) Mediadora: Cristiane Francisca Cardoso Lopes (IFPI)
|
Laboratório de Artes |
10h30 - 11h |
Intervalo e apresentação cultural |
Espaço de Convivência do CCHL - UESPI |
11h - 11h40 |
Conferência 2: La Consejería de Educación, programas y proyectos: perspectivas para un futuro próximo
José María Durán Gómez (Consejería de Educación – Embajada de España) Mediador: Laura Torres de Alencar Neta (UESPI)
|
Laboratório de Artes |
11h50 - 13h |
Lançamento de Livros Mediador: Glauber Lima Moreira (UFDPar)
|
Laboratório de Artes |
13h - 14h |
Almoço Livre 1 |
|
14h - 16h |
Simpósios temáticos (I) e comunicações livres orais (I) |
Salas do CCHL - UESPI |
16h - 16h30 |
Intervalo e apresentação cultural 2 |
Espaço de Convivência do CCHL - UESPI |
16h30 - 19h30 |
Oficinas simultâneas |
CCHL - UESPI |
Local: Universidade Estadual do Piauí (Rua João Cabral, 2031, bairro Pirajá, zona Norte)
DIA: 19/07/2023 – QUARTA-FEIRA |
||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
8h - 10h |
Mesa redonda 5: Cenário atual e projeções de pesquisa no âmbito dos estudos hispânicos no Nordeste do Brasil
Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA) José Veranildo Lopes da Costa Junior (UFPB) Tiago Alves Nunes (SEDUC-CE) Mediador: Luciana Maria Libório Eulálio (UESPI)
|
Auditório do NEAD |
8h - 10h |
Mesa redonda 6: Literatura espanhola e hispano-americana e sua aplicabilidade em salas de aula da educação básica e ensino superior
Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI) Susana Beatriz Cella (UBA-ARGENTINA) Maria Elizabeth Islas León (NEKUALI- MÉXICO) Mediadora: Joana D´Arc de Almeida Silva (UFPI)
|
Laboratório de Artes |
8h - 10h |
Mesa redonda 7: Letramento crítico no uso recursos educacionais digitais para o ensino de espanhol
Sara de Paula Lima (UFC) Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN) Emly Lima Araújo (IFCE) Mediador: Irismar da Silva Gonçalves (IFPI)
|
Auditório da Reitoria |
8h - 10h |
Mesa redonda 8: Novidades de materiais didáticos para o ensino de língua espanhola
Participações das editoras e convidados Moderadora: Leane Amaral Paz Andrade (UESPI) |
Auditório do Geratec |
8h - 10h |
Mesa redonda 9: A gramática e o ensino de espanhol
Adriana Martins Simões (UNIFAL) Leandro Silveira de Araujo (UFU) Mediador: Demócrito de Oliveira Lins (UESPI)
|
Auditório do CCN |
10h - 10h30 |
Intervalo e apresentação cultural 3 |
Espaço de Convivência do CCHL - UESPI |
10h30 - 11h |
Conferência 3: Formação de Tradutores e Intérpretes de Espanhol-Português no Brasil
Antonio Dormal (Curso Quijote)
Moderadora: Helyana Kelle Resende Miranda Holanda (IFPI)
|
Laboratório de Artes |
11h - 13h |
Conferência 4: A luta e resistência pela permanência do espanhol no Brasil
Sara Guiliana Gonzales Belaonia (UFG) Jair Ibiapino Pereira Tavares (Semec-Areial-PB) Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI) Moderador: Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI)
|
Laboratório de Artes |
13h - 14h |
Almoço Livre 2 |
|
14h - 16h |
Simpósios temáticos (II) e comunicações livres orais (II) |
CCHL - UESPI |
16h - 16h30 |
Intervalo e apresentação cultural 3 |
Espaço de Convivência do CCHL - UESPI |
16h30 - 19h30 |
Minicursos simultâneos |
CCHL - UESPI |
Local: Universidade Estadual do Piauí (Rua João Cabral, 2031, bairro Pirajá, zona Norte)
DIA: 20/07/2023 – QUINTA-FEIRA |
||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
8h - 9h30 |
Conferência 5: O Impacto da Extensão, PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica na formação docentes dos futuros professores de línguas
Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA) Cláudia Paulino de Lanis Patricio (UFES) Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI) Moderadora: Luciana Maria Libório Eulálio (UESPI)
|
Laboratório de Artes |
09h30 - 10h |
Intervalo e Apresentação Cultural 4 |
Espaço de Convivência do CCHL - UESPI |
10h - 11h |
Conferência 6: El Paradigma Panhispanista para definir una perspectiva glotopolítica de la situación de la lengua española global, su enseñanza y aprendizaje
Jesús A. Meza-Morales (Universidad de Bahamas) Moderador: Ramón Antonio Hernández Chirinos de Jesus (Semec-Porto)
|
Laboratório de Artes |
11h - 12h |
Conferência 7: O estudo da língua espanhola na perspectiva do brasileiro
Carlos Felipe da Conceiçao Pinto (UFBA/CNPq) Moderador: Glauber Lima Moreira (UFDPar)
|
Laboratório de Artes |
12h - 13h |
Mesa de encerramento, homenagense show musical com Antônio Carlos |
Laboratório de Artes |
13h - 15h |
Almoço por adesão |
|
16h |
Viagem por adesão a Parnaíba |
Saída da UESPI |
CIDADE DE PARNAÍBA
Local: Universidade Federal do Delta do Parnaíba (Av. São Sebastião, 2819 - Nossa Sra. de Fátima, Parnaíba)
DIA: 21/07/2023 – SEXTA-FEIRA |
||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
8h - 15h |
Credenciamento |
Auditório Leste - UFDPar |
8h30 - 9h |
Mesa de Abertura com as autoridades |
Auditório Leste - UFDPar |
9h - 10h |
Conferência 1: O ensino do espanhol para fins específicos
Claci Ines Schneider (UNIASSELVI) Moderador: Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI)
|
Auditório Leste - UFDPar |
10h - 10h30 |
Intervalo e Apresentação Cultural 1 |
Espaço de Convivência - UFDPar |
10h30 - 11h30 |
Conferência 2: O ensino do léxico e o uso do dicionário na sala de aula
Renato Rodrigues Pereira (UFMS) Moderador: Glauber Lima Moreira (UFDPar)
|
Auditório Leste - UFDPar |
11h30 - 14h |
Almoço livre |
|
14h - 15h |
Comunicações livres orais |
Auditório Leste - UFDPar |
15h - 15h30 |
Intervalo e apresentação cultural 2 |
Espaço de Convivência - UFDPar |
15h30 - 17h |
Conferência 3: A contribuição dos Centros de Idiomas na formação dos professores de línguas
Karol França (SEDUC-PI) Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI) Maria Ocenéia dos Santos Rocha (UECE) Moderadores: Cláudia Paulino de Lanis Patricio (UFES) Glauber Lima Moreira (UFDPar) |
Auditório Leste - UFDPar |
17h – 18h |
Mesa de encerramento Recital de Violão Clássico: Música espanhola e latino americana Dr. Cristiano Braga (UFMA) |
Auditório Leste - UFDPar |
20h - 22h |
Noite cultural |
Porto das Barcas |
DIA: 22/07/2023 – SÁBADO |
Saída do Porto dos Tatus 8h30 (duração do passeio 5h) Turismo idiomático por adesão Passeio explicando aos participantes as belezas e pontos turísticos de Parnaíba |
APOIO E PATROCÍNIO
SE DESEJA PATROCINAR NOSSO EVENTO, ACESSE O DOCUMENTO NO LINK ABAIXO PARA MAIS DETALHES.
HOSPEDAGEM
PARA A COMODIDADE DOS PARTICIPANTES DO XX CBPE, SEGUE ANEXADO NO LINK ABAIXO UMA TABELA COM UMA LISTA DOS HOTÉIS NA CIDADE DE TERESINA E PARNAÍBA, CONSTANDO ENDEREÇO E CONTATOS.
CIRCULARES
CIRCULAR 1: SOBRE O EVENTO
CIRCULAR 2: SUBMISSÃO DE MINICURSOS E/OU OFICINAS
CIRCULAR 3: SUBMISSSÃO DE TRABALHOS NOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS, COMUNICAÇÕES LIVRES E/OU PÔSTERES
- PORTUGUÊS
- ESPANHOL
CIRCULAR 4: LISTA DE PROPOSTAS ACEITAS PARA SIMPÓSIOS TEMÁTICOS E MESAS REDONDAS
- PORTUGUÊS
- ESPANHOL
COMUNICADOS
08/02/2023
COMITÊ CIENTÍFICO
COORDENAÇÃO GERAL DO COMITÊ CIENTÍFICO
Carlos Felipe da Conceição Pinto (UFBA/CNPq), Doutor
Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI/CNPq), Doutora
Ramón Antonio Hernández Chirinos de Jesus (SEMEC-PORTO-PI), Doutor
Suzana Vinicia Mancilla (UFMS), Doutora
COMITÊ CIENTÍFICO
Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe, Doutora
Adriana Ortega Clímaco, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Doutora
Alcione Correa Alves, Universidade Federal do Piauí, Doutor
Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia, Doutora
Ana Margarita Barandela García, Universidade Federal de Alagoas, Doutora
Antônio Ferreira da Silva Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor
Carlos Felipe da Conceição Pinto, Universidade Federal da Bahia/CNPq, Doutor
Cláudia Paulino de Lanis Patricio, Universidade Federal do Espírito Santo, Doutora
Cristiane da Conceição Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora
Cristiane de Mesquita Alves, Universidade Federal do Pará, Doutora
Eneida Maria Gúrgel de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba, Doutora
Glauber Lima Moreira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Doutor
Gonzalo Enrique Abio Virsida, Universidade Federal de Alagoas, Doutor
Ione Jovino, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutora
Isabel Gretel Eres Fernández, Universidade de São Paulo, Doutora
Josinaldo Oliveira dos Santos, Universidade Estadual do Piauí, Mestre
Mailson dos Santos Lopes, Universidade Federal da Bahia, Doutor
Margareth Torres de Alencar Costa, Universidade Estadual do Piauí/CNPq, Doutora
Maria Elizabeth Islas León, Instituto Universitario Hispano Mexicano, Doutora
Ramón Antonio Hernández Chirinos de Jesus, Secretaria Municipal de Educação de Porto-PI, Doutor
Raquel da Silva Ortega, Universidade de Santa Cruz, Doutora
Rejane Escoto Bueno, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Doutora
Rodrigo da Silva Campos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Doutor
Sara Guiliana Gonzales Belaonia, Universidade Federal de Goiás, Doutora
Sebastião Alves Teixeira Lopes, Universidade Federal do Piauí, Doutor
Susana Beatriz Cella, Universidade de Buenos Aires, Doutora
Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Doutora
Valdecy de Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará, Doutor
Viviane Conceição Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Doutora
Wagner Barros Teixeira, Universidade Federal da Integração Latino-americana, Doutor
COMISSÃO ORGANIZADORA
COORDENAÇÃO GERAL
Prof. Me. Josinaldo Oliveira dos Santos (APEEPI/UESPI)
Prof. Dr. Glauber Lima Moreira (APEEPI/UFDPar)
COMISSÃO ORGANIZADORA
Aline Cristiane Morais de Souza Soares (IFPI)
Ana Cléia Ferreira (SEDUC-PI/APEEPI)
Ana Raquel de Sousa Lima (IFPI)
Antônio Carlos Oliveira Sousa (IFPI)
Cristiane Francisca Cardoso Lopes (IFPI)
Cleomir Dantas Lima (IFPI)
Dieyme de Souza Silva (IFPI)
Demócrito de Oliveira Lins (UESPI)
Edna Maria Evangelista de Araújo (IFPI)
Eneida Maria Gúrgel de Araújo (UEPB)
Helyana Kelle Resende Miranda Holanda (IFPI)
Irismar da Silva Gonçalves (IFPI)
Jefferson de Gomes de Oliveira (UESPI/APEEPI)
José Cledinaldo dos santos Guerra (UESPI)
Joana D´Arc de Almeida Silva (UFPI/APEEPI)
Juliana da Silva Galvão (IFPI)
Kariny Dias de Oliveira (UEPB)
Kathleen Costa Martiliano (DL-UESPI)
Laura Torres de Alencar Costa (UESPI)
Leane Amaral Paz Andrade (UESPI)
Leiliane de Vasconcelos Silva (UESPI)
Leonardo Bastos Freire (SEDUC-PI/APEEPI)
Liviane da Silva Martins (IFPI)
Luciana Maria Libório Eulálio (UESPI)
Márcio Leonardo Lima Pereira (IFPI/APEEPI)
Maria Clara Soares Silva (UESPI/APEEPI)
Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira Santos (UFPI)
Maria Karoline Carvalho Almeida (APEEPI)
Naira Suzane Soares Almeida (UESPI)
Omar Mario Albornoz (UESPI)
Regiane Carvalho de Sousa Oliveira (SEDUC-CE/APEEPI)
Rildon Batista Araujo (IFPI)
Sandra Helena Andrade de Oliveira (IFPI)
Thiago de Sousa Amorim (UESPI)
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.