LISTA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

CIDADE: TERESINA

Dia 18/07/23, terça-feira, das 14h às 16h

 

Local: Setor 12, sala 1 ST2) A LITERATURA COMO MEIO PARA ABORDAR A DIVERSIDADE)

Coordenadoras: Rosangela Schardong (UEPG) / Célia Navarro Flores (UFS)

 

TÍTULO

AUTORES

01

A INSURGÊNCIA DA MULHER NEGRA NO CONTO BEIJO NA FACE DE CONCEIÇÃO EVARISTO

JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA

MARIA JODYLEIA LOPES MONTEIRO MARQUES

RENATA DOS SANTOS BACELAR

02

LA CIUDAD Y LOS PERROS: UN ESTUDIO COMPARADO ENTRE LA OBRA ESCRITA Y LA PELÍCULA

HÉLIA DA SILVA ALVES CARDOSO

03

PENÉLOPE - A AUTONOMIA FEMININA EM ULYSSES DE JAMES JOYCE

JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA

 

04

VIVA: A VIDA É UMA FESTA – A EXUBERÂNCIA DA CULTURA MEXICANA ATRAVÉS DO OLHAR DA PIXAR

HÉLIA DA SILVA ALVES CARDOSO

MARIA JODYLÉIA LOPES MONTEIRO MARQUES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 2 ST8) PRÁTICAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUAS ADICIONAIS

Coordenadores: Acassia dos Anjos Santos Rosa (UFS) / Thayane Silva Campo (UFRN)

 

TÍTULO

AUTORES

1

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA POPULAÇÃO LGBT+ NO ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS OPRESSORES

LEANDRO BOLIVAR

2

REPRESENTAÇÕES DE MULHERES EM ABYA YALA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DECOLONIA

ACASSIA DOS ANJOS SANTOS ROSA

3

UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO A PARTIR DA INSERÇÃO DO POETRY SLAM NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL

FABIANA OLIVEIRA DE SOUZA

4

IMPLICACIONES DE UN ABORDAJE DECOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL

ADRIANA TEIXEIRA PEREIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 3   ST9) EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EXPERIÊNCIAS DE CURRICULARIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL

Coordenadores: Aline Silva Gomes (UNEB) / Liz Sandra Souza e Souza (UEFS)

 

TÍTULO

AUTORES

01

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS INSTITUCIONAIS: O ENSINO DE ESPANHOL A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS

ALEX SANDRO BECKHAUSER

IRANILDES ALMEIDA DE OLIVEIRA

02

A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS/IM/UFRRJ: O ESPANHOL SE ENTRELAÇANDO COM SEUS CÍRCULOS DE VIZINHANÇA DA BAIXADA FLUMINENSE

DEBORA RIBEIRO LOPES ZOLETTI

MARISTELA DA SILVA PINTO

VIVIANE CONCEIÇÃO ANTUNES

03

AÇÕES DE COMUNICAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: UMA EXPERIÊNCIA NA UEFS

LIZ SANDRA SOUZA E SOUZA

04

O PAPEL ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DA EXPRESSÃO CORPORAL NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL DE FORMA REMOTA: REINVENÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

ALINE SILVA GOMES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMUNICAÇÕES LIVRES

Local: Setor 12, sala 4 (EIXOS: 1 e 3)

 

TÍTULO

AUTORES

01

TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA O EMPODERAMENTO E A PARTICIPAÇÃO: PROPOSTAS PARA A AULA DE ELE

CAMILA DE LIMA GERVAZ

02

EL PODCAST COMO PROPUESTA DE ACTIVIDAD PARA EL DESARROLLO DE LA EXPRESIÓN ORAL DE ALUMNOS DE ESPAÑOL DE COLUN/UFMA

THIAGO AUGUSTO DOS SANTOS DE JESUS

03

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

LARISSA SILVA DE DEUS SANTA RITA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 5 (EIXOS: 4, 6 e 29)

 

TÍTULO

AUTORES

01

ELETIVA: UMA FORMA DE REPENSAR O CURRÍCULO

LUIZA MARIA DO ESPIRITO SANTO NETA

02

A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL ATRAVÉS DE TERESA CÁRDENAS

ISABELLA BEZERRA ARRAIS

03

POESÍA BILINGUE, IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA AULA DE LÍNGUA

SOFIA LEAL BATISTA

04

LA PELÍCULA COMO RECURSO DIDÁCTICO PARA LA ENSEÑANZA/APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA A ALUMNOS DE ENSEÑANZA MEDIA

HELYANA KELLE RESENDE MIRANDA

05

INTERFONOLOGÍA DE LA ENTONACIÓN: UN ANÁLISIS DE LA EXPERIENCIA DE USO DE ESTUDIANTES POTIGUARES DE ESPAÑOL

JOSÉ RODRIGUES DE MESQUITA NETO

06

INTROVERSIONES A CERCA DE LA UNIFICACIÓN DE LA LENGUA ESPANHOLA Y LA CULTURA DENTRO DEL PROCESO DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE DE ELE

ENEIDA MARIA GÚRGEL DE ARAÚJO

KARINY DIAS DE OLIVEIRA,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 6 (EIXOS: 2 e 9)

 

TÍTULO

AUTORES

01

CONFIGURACIONES DE LAS VIOLENCIAS EN: SÓLO VINE A HABLAR POR TELÉFONO, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

ANA RAQUEL DE SOUSA LIMA

MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA

02

POESIA, IDENTIDADE E CULTURA: A LITERATURA COMO RESGATE DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA OBRA DE MARISOL CEH MOO

ISABELLA MARIA CARNEIRO MESQUITA

JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

03

LA RESISTENCIA NEGRA EN LOS POEMAS DE ÉLIO FERREIRA

MÉLANE DE MIRANDA MACEDO

JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

04

LA IMAGEN DE LA NIÑA NEGRA A TRAVÉS DE LA MUÑECA NEGRA DE MARY GRUESO ROMERO

JEFFERSON GOMES DE OLIVEIRA

JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

05

ÚRSULA: A AFRICANIDADE DO NEGRO BRASILEIRO E A DENÚNCIA DA ESCRAVIDÃO NO ROMANCE DE MARIA FIRMINA DOS REIS

MARILENE DA SILVA LIMA CRUZ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 1 (EIXO: 12)

 

TÍTULO

AUTORES

01

O CINISMO COMO CARACTERISTICA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE DA OBRA A FÚRIA DO CORPO, DE JOÃO GILBERTO NOLL

JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA

02

AS MIL FACES DA MEMÓRIA NO ROMANCE AMULETO DE ROBERTO BOLAÑO

EDSON OLIVEIRA DA SILVA

03

RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS DA OFICINA DE ESTÁGIO NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES E DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO

ÉRICA RASTELLI CRUZ SILVA

GABRIELA FARIAS CAIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 2 (EIXO: 13)

 

TÍTULO

AUTORES

01

A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL PARA IDOSOS

RAINÃ JACOBSEN MAIER

GABRIELLE FALCÃO MAXIMIANO

DANIELA RODRIGUES VIANA DUARTE

02

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL NA MODALIDADE EAD NO PERÍODO DA COVID-19 NO IFRN

JOACILEIDE BEZERRA DE SOUSA

SALVIANA OLIVEIRA FORTE

03

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)

GLEICIANE ALVES DE SANTANA

04

FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS DE ESPANHOL: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE AS ATITUDES LINGUÍSTICAS E POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS

BRENDA SANTANA SANTOS

ALINE SILVA GOMES

 

05

VIVA: A VIDA É UMA FESTA – A EXUBERÂNCIA DA CULTURA MEXICANA ATRAVÉS DO OLHAR DA PIXAR

HÉLIA DA SILVA ALVES CARDOSO

MARIA JODYLÉIA LOPES MONTEIRO MARQUES

06

O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS

CLACI INES SCHNEIDER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 3 (EIXO: 15)

 

TÍTULO

AUTORES

01

EL AUDIOLIBRO COMO RECURSO DIDÁCTICO PARA EL PERFECCIONAMIENTO DE LA DESTREZA AUDITIVA Y ORAL A TRAVÉS DE LA OBRA LORQUIANA "LA CASA DE BERNARDA ALBA"

JOSÉ LUAN ALVES FURTADO

LETÍCIA JOAQUINA DE CASTRO

RODRIGUES SOUZA E SOUZA

02

LAS CANCIONES COMO RECURSO DIDÁCTICO EN LA CONSTRUCCIÓN DEL ASPECTO CULTURAL HISPÁNICO EN CLASES DE ELE

LUIZ EDUARDO ALBUQUERQUE FREITAS

03

LAS CANCIONES COMO RECURSO DIDÁCTICO EN LA CONSTRUCCIÓN DEL ASPECTO CULTURAL HISPÁNICO EN CLASES DE ELE

LUIZ EDUARDO ALBUQUERQUE FREITAS

GERMANA DA CRUZ PEREIRA

04

O USO DO PDLET COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL

JOSÉ UBIRANI SILVA LEAL

KAMILA DENISE DA SILVA

MARILENE DA SILVA LIMA CRUZ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 4 (EIXOS: 4, 5, 18, 20 e 31)

 

TÍTULO

AUTORES

01

LA TRADUCCIÓN DE LAS PARTÍCULAS DISCURSIVAS EN EL PAR DE LENGUAS ESPAÑOL/PORTUGUÉS

ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA

02

EMPRÉSTIMOS LEXICAIS: O CONTATO LINGUÍSTICO DO ESPANHOL COM O DIALETO SUL-MATO-GROSSENSE EM ZONA DE FRONTEIRA

JOSÉ HENRIQUE SANTOS TAVARES

03

NOVAS ASSIMETRIAS ENTRE O ESPANHOL E O PORTUGUÊS BRASILEIRO NA EXPRESSÃO DO OBJETO ACUSATIVO

ADRIANA MARTINS SIMÕES

04

ANÁLISIS DE LAS CADENAS ISOTÓPICAS EN "ARREGLAR EL MUNDO"

DEMÓCRITO DE OLIVEIRA LINS

05

SITUAÇÃO LINGUÍSTICA EM GUINÉ EQUATORIAL: O USO DA LÍNGUA ESPANHOLA E DE LÍNGUAS NACIONAIS

AYLA CRISTINA LOPES MOURA

06

EL LLAMADO LOÍSMO EN EL ESPAÑOL EN CONTACTO CON 2 LENGUAS MAYAS. EL CASO DEL ESPAÑOL DEL SURESTE DE MÉXICO

MARIA ANTONIETA FLORES RAMOS (UNICH-México)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala  do Life (EIXOS: 16 e 22)

 

TÍTULO

AUTORES

01

RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA MODALIDADE INCLUSIVA

LETÍCIA NASCIMENTO REIS BRANDÃO

ÉRICA RASTELLI CRUZ SILVA

02

HISTORIA DE LOS LECTORADOS MAEC-AECID Y SU PASO POR BRASIL. EXPERIENCIAS PERSONALES EN LA UFPR DE CURITIBA Y EN LA UFRJ EN RÍO DE JANEIRO

ANDREA ESPADA VADILLO

SORAYA PÉREZ

03

PERCEPCIONES, EVALUACIONES Y ACTITUDES LINGUÍSTICAS DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS: EL FENÓMENO SOCIOLINGUÍSTICO DEL VOSEO

ANA CLÁUDIA DA SILVA MOTA

THIAGO DE SOUSA AMORIM

04

NO ME MIRES POR ENCIMA DEL HOMBRO, TE ESTOY HABLANDO CON EL CORAZÓN EN LA MANO. FRASEOLOGISMOS SOMÁTICOS EN EL AULA DE ELE

SORAYA PÉREZ

05

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA DOS ALUNOS DE LETRAS DO IFCE, CAMPOS CRATO

HENRIQUE DOUGLAS DE SOUSA LOPES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Sala de vídeo do CCHL (EIXO: 23)

 

TÍTULO

AUTORES

01

RESSIGNIFICANDO O TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA UNIVERSIDADE

MARIA OCENÉIA DOS SANTOS ROCHA

CLEUDENE DE OLIVEIRA ARAGÃO

02

A HISTÓRIA DA PINTORA FRIDA KAHLO CONTADA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTOJUVENIL

SORAIA OLIVEIRA DE JESUS

MARIA AUXILIADORA DE JESUS FERREIRA

03

O ENSINO DAS LITERATURAS HISPÂNICAS NA UNIVERSIDADE

RAQUEL DA SILVA ORTEGA

04

MULHERES QUE MORDEM: REMINISCÊNCIA DA DITADURA MILITAR LATINO-AMERICANA ATRAVÉS DA ESCRITA FICCIONAL COMO FERRAMENTA PARA A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA

LENILZA RODRIGUES DE SOUSA

05

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA.

ANA CLARA DIAS LOPES

06

O TEXTO LITERÁRIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO DA LÍNGUA ESPANHOLA

ALINE CRISTIANE MORAIS DE SOUZA SOARES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Anfiteatro do CNN (EIXO: 24)

 

TÍTULO

AUTORES

01

LA BARBARIE DEL SER HUMANO EN LA CIUDAD Y LOS PERROS DE MARIO VARGAS LLOSA

SILVIA MARIA DOS SANTOS SILVA

02

CONFLUÊNCIAS TEMÁTICAS ENTRE VIVA O POVO BRASILEIRO E EL BRASIL RESTITUIDO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL

LUANA CONCEIÇÃO SACRAMENTO DOS SANTOS

JÉSSICA SANTOS CONCEIÇÃO LACERDA

GRACIELLE DANNEMANN DO BONFIM

03

(DES)SIMILITUDES LITERÁRIAS ENTRE JOÃO UBALDO RIBEIRO E LOPE DE VEGA: VISÃO HISTÓRICA E APAGAMENTO CULTURAL BRASILEIRO DESDE A BAHIA

ELANA OLIVIA REIS DE SANTANA

MIRELE FREITAS DA SILVA

LETICIA NASCIMENTO REIS BRANDÃO

04

SURREALISMO E EXISTENCIALISMO: A ALEGORIA DA RELAÇÃO AMOROSA NO ROMANCE EXPERIMENTAL DE JULIO CORTÁZAR

JÉSSICA SANTOS CONCEIÇÃO LACERDA

05

EXPERIMENTALIDAD CITADINA EN DEAMBULACIONES SURREALISTAS DE LOS PERSONAJES DE JULIO CORTÁZAR Y PEDRO JUAN GUTIÉRREZ.

ADRIANO HUOYA MARIANO

ADRIANA DE BORGES GOMES

06

HACER ARTE: EL JUGAR EN EL LENGUAJE DE LAS NOVELAS RAYUELA, DE JULIO CORTÁZAR Y LA VIDA EXAGERADA DE MARTÍN ROMAÑA, DE ALFREDO BRYCE ECHENIQUE

RODRIGO CORDEIRO CARVALHO

ADRIANA DE BORGES GOMES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 19/07/23, quarta-feira, das 14h às 16h

Comunicações Livres

Local: Setor 12, sala 1 (EIXOS: 3, 13 e 27)

 

TÍTULO

AUTORES

01

MATERIAL DIDÁTICO DE LINGUA ESPANHOLA NO BRASIL: UMA VISÃO NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

LORENA LOPES DE FREITAS

ANNE LETICIA SOUSA CIPRIANO BARROS

02

O PIBID ESPANHOL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA UNEB, CAMPUS I: EM FOCO OS PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO

NÚBIA DA SILVA CRUZ

03

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

HELLEM TORRES SARAIVA

04

A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL POR MEIO DA LITERATURA DE RESISTENCIA E FEMINISTA

LORENA LOPES DE FREITAS

 

05

COMPORTAMENTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DE FUTUROS DOCENTES DE ESPANHOL COM RESPEITO ÀS VARIEDADES REGIONAIS: UMA PESQUISA COMPARATIVA

GABALIA MARIA MELO

ALINE SILVA GOMES

06

O ESQUECIMENTO SOFRIDO PELO CURSO DE ESPANHOL NA UNEB E OS DESAFIOS PARA PERMANENCIA

DAYSI ANJOS DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 2  ST1) CULTURA E INTERCULTURALIDADE PARA UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Coordenadores: Paulo Pinheiro-Correa (UFF) / Keren Betsabé González Rodríguez (UERJ)

 

TÍTULO

AUTORES

01

ENSINO E INTERCULTURALIDADE: TECENDO OS FIOS DA MEMÓRIA CULTURAL NAS MANIFESTAÇÕES DOS GRUPOS "AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ" E “LAS PALENQUERAS” COMO ESTÍMULO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

GABRIELA FARIAS CAIRO

NERIVALDO ALVES ARAÚJO

02

LA DIDÁCTICA CRÍTICA Y EL ESPAÑOL PARA LA INTEGRACIÓN

JUAN PEDRO ROJAS

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 3 ST2) A LITERATURA COMO MEIO PARA ABORDAR A DIVERSIDADE

Coordenadoras: Rosangela Schardong (UEPG) / Célia Navarro Flores (UFS)

 

TÍTULO

AUTORES

01

LITERATURA/MÚSICA NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA: REFLEXÕES A PARTIR DE PROGRAMAS DE RÁDIO

RAQUEL LA CORTE DOS SANTOS

02

ABRAZO DE GOL. UN PASE PARA HABLAR Y PENSAR SOBRE LAS PERSONAS TRANS

ROSANGELA SCHARDONG

03

LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA ESPANHOLA COMO COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

GIRLANA SANTOS ANDRADE

04

LITERATURA E MÚSICA: O PROGRAMA DE RÁDIO BIBLIOTECA DE BABEL NA SALA DE AULA

CELIA NAVARRO FLORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 4 ST3) A TRADUÇÃO NO PAR LINGUÍSTICO ESPANHOL-PORTUGUÊS: DESAFIOS E OUTROS DEBATES

Coordenadores: Leandra Cristina de Oliveira (UFSC) / Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)

 

TÍTULO

AUTORES

01

ANÁLISE DA TRADUÇÃO POR LEGENDAGEM DOS COLOMBIANISMOS "BERRACO" E "CHIMBA" DA SÉRIE NARCOS PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA

ROBERTO SABOYA JORGE DE SOUZA JÚNIOR

VALDECY DE OLIVEIRA PONTES

02

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA UM CURSO DE ESCRITA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

SARA DE PAULA LIMA

03

ANÁLISE DO PROCESSO TRADUTÓRIO NO PAR LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL DO CONTO “OS TRÊS NOME DE GODOFREDO”DE MURILO RUBIÃO À LUZ DAS TEORIAS DE EQUIVALÊNCIA

VITOR BARBOSA DO NASCIMENTO

04

A EXPRESSÃO DE PASSADO EM TRADUÇÃO EPISTOLAR NO PAR LINGUÍSTICO FRANCÊS- ESPANHOL

LEANDRA CRISTIANA DE OLIVEIRA

LUIZETE GUIMARÃES BARROS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 5 ST4) LOS ESTUDIOS DEL LÉXICO Y SUS APLICACIONES PEDAGÓGICAS EN EL ÁMBITO ESCOLAR

Coordenadores: Rejane Bueno (UNILA) / Glauber Lima Moreira (UFDPar)

 

TÍTULO

AUTORES

1

A UTILIZAÇÃO DO MUSEO VIRTUAL FRIDA KHALO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PROPOSTA INOVADORA

KAMILA DENISE DA SILVA

2

EL USO DE OBRAS LEXICOGRÁFICAS (SEMI)BILINGÜES EN EL APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA COMO LENGUA ADICIONAL POR USUARIOS BRASILEÑOS

REJANE BUENO

3

USO DE FLASHCARD: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DEL ESPANHOL COMO LENGUA ADICIONAL

ISASSÍRIA MEYGA DA SILVA ALENCAR SOUSA

KAMILA DENISE DA SILVA

 

4

MODELO DE EXEMPLOS DE USO PARA UM DICIONÁRIO DE ELE

GLAUBER LIMA MOREIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 12, sala 6ST5) EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPANHOL PARA E COM CRIANÇAS: CONQUISTAS E DESAFIOS

Coordenadores: Rodrigo da Silva Campos (UERJ) / Dayala Paiva de Medeiros Vargens (UFF)

 

TÍTULO

AUTORES

1

MATERIAL DIDÁTICO DIRECIONADO DE ESPANHOL: A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA ESCOLAR MAIS INCLUSIVA E DIVERSA

ANDRÉA CONCEIÇÃO BRAGA ANTUNES

2

OFICINA DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS E EDUCAÇÃO ONLINE: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

RODRIGO DA SILVA CAMPOS

3

O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRIANÇAS DA SEMED/MANAUS ATRAVÉS DE PROJETOS EDUCACIONAIS

ÁDRIA DOS SANTOS GOMES

4

OFICINA DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS: ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

DAYALA PAIVA DE MEDEIROS VARGENS

5

LA (DES) CONSTRUCCIÓN DE SENTIDOS EN LOS MANUALES DIDÁCTICOS DE ESPAÑOL: UNA PROPUESTA DE LECTURA CRÍTICA DE UNIDADES DIDÁCTICAS EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL DE LA EDUCACIÓN BÁSICA

LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 1 ST6) A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O PROFESSOR DE ESPANHOL: REFLEXÕES E PRÁTICAS DO TRABALHO DOCENTE

Coordenadores: Jorge Rodrigues Souza Júnior (IFSP) / Antônio Ferreira da Silva Júnior (UFRJ)

 

TÍTULO

AUTORES

1

ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL DO IFRN SOB O VIÉS DA LINGUÍSTICA APLICADA TRANSGRESSIVA

LEANDRO BOLIVAR

2

A ESCOLHA DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CODAP/UFS): PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE SEU DIREITO E SUAS RAZÕES

ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR

3

O ESPANHOL NO IFSP SÃO PAULO E A BNCC: REFLEXÕES SOBRE A OFERTA FACULTATIVA COMO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

JORGE RODRIGUES SOUZA JUNIOR

4

A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DE LÍNGUA ESPANHOLA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII - UFJF

RAQUEL DA SILVEIRA

5

QUANDO O PROFESSOR TAMBÉM NÃO SABE COMO E O QUE ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE TUTORES NO ENSINO REMOTO PARA FINS ESPECÍFICOS DENTRO DO ISF

RENATO PAZOS VAZQUEZ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 2

ST7) PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESPANHOL: DESAFIOS, PRÁXIS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Coordenadores: Cláudia Paulino de Lanis Patricio (UFES) / Ramón Antonio Hernández Chirinos (SEMEC-PORTO-PI) /Josinaldo Oliveira dos Santos (UESPI)

 

TÍTULO

AUTORES

1

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NORTEADAS PELAS TDICS: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA COM ENFOQUE NA PLATAFORMA PROFEDEELE

JOSEILSON RODRIGUES DOS SANTOS

JOSÉ VICTOR LINHARES

2

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PIBID ESPANHOL: A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA

CLÁUDIA PAULINO DE LANIS PATRICIO

JANAINA MERIGUETI DE SOUZA COSTA

ARTUR RODRIGUES FRAGA

3

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS AULAS DE ESPANHOL NA PÓS PANDEMIA

BEATRIZ DE JESUS PEREIRA

CLAUDIA PAULINO DE LANIS PATRICIO

4

ENSINO DE ESPANHOL POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIOS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

RAINÃ JACOBSEN MAIER

YURI RANGEL DA SILVA

VALDINEI SANTOS

5

LA RESIDENCIA PEDAGÓGICA EN LA FORMACIÓN PROFESIONAL DE LOS LICENCIADOS DEL CURSO DE LETRAS-ESPAÑOL DE LA UESPI

JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 3 ST8) PRÁTICAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUAS ADICIONAIS

Coordenadores: Acassia dos Anjos Santos Rosa (UFS) / Thayane Silva Campo (UFRN)

 

TÍTULO

AUTORES

1

OS OLHARES DO SUL SOBRE A HISTÓRIA HISPANO-AMERICANA

DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS

JOYCE PALHA COLAÇA

2

VENTANAS DE LA LIBERTAD: ENSINO DE ESPANHOL PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

THAYANE SILVA CAMPOS

3

IDEIAS PARA UM ENSINO DE ESPANHOL INTERCULTURAL E DECOLONIAL

TÂNIA DE SOUZA LIMA

4

A REPRESENTATIVIDADE DO INDIVÍDUO NEGRO NOS LIVROS DE ESPANHOL: CURSOS LIVRES

EMLY LIMA ARAUJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Local: Setor 15, sala 4 ST10) LITERATURA DE AUTORIA FEMININA AMAZÔNICA E LATINO-AMERICANA: RECEPÇÕES, MEMÓRIAS, IMAGINÁRIOS, LUTAS E RESISTÊNCIAS

Coordenadores: Cristiane de Mesquita Alves (UFPA) / Wellingson Valente dos Reis (IFPA)

 

TÍTULO

AUTORES

1

EL AMOR EN LA POESÍA BARROCA E HISPANOAMERICANA DE SOR JUANA INÉS DE LA CRUZ

HÉLIA KALTZ DOS SANTOS LOPES

2

CUANDO EL CUERPO Y EL SILENCIO DENUNCIAN: UN ANÁLISIS MATERIALISTA DE DISCURSOS SOBRE EL EXILIO EN LA VOZ DE ISABEL ALLENDE

LUCIANA MARIA LIBÓRIO EULÁLIO

3

LA MUJER COMO NOVELISTA, DE ALFONSINA STORNI: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NA DÉCADA DE 1920

CRISTIANE DE MESQUITA ALVES

4

A POESIA DE VICTORIA SANTA CRUZ: REPRESENTATIVIDADE E CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DO FEMINISMO NEGRO

CLAYSE ROQUE DOS SANTOS

CRISTIANE DE MESQUITA ALVES

5

UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE DO FANTÁSTICO E DO IMAGINÁRIO EM NEM TE CONTO DE IACI GOMES

RODRIGO THALES DA ROSA RIBEIRO

CRISTIANE DE MESQUITA ALVES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE: PARNAÍBA

Dia 21/07/23, sexta-feira, das 14h às 15h30

 

Local: Auditório Leste (EIXOS: 10, 12 e 24)

 

TÍTULO

AUTORES

01

PSEUDO-DIVINDADE: A PRESENÇA DO CINISMO RELIGIOSO NO ANTIGO TESTAMENTO

JOANA D´ARC ALMEIDA DA SILVA

02

OS GRUPOS LEXICAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

CLACI INES SCHNEIDER

03

“OS GRITOS DE BABA QUANDO OS SOLDADOS PASSARAM UMA CORRENTE NO PESCOÇO DELA”: A VIOLÊNCIA PÓS OFENSIVA EM FILHOS DE SANGUE E OSSO

HÉLIA DA SILVA ALVES CARDOSO