XXII JORNADA JURÍDICA DO CESUPA

CERTIFICADOS

Comunicamos que os certificados de participação, apresentação de trabalho acadêmico, apresentação de trabalho artístico, de organizadores e palestrantes da XXII Jornada Jurídica do CESUPA serão enviados aos e-mails cadastrados na inscrição do evento até o dia 22/11/21.

Informamos ainda que os alunos e alunas de graduação do CESUPA deverão protocolar no Aluno Online os seus respectivos certificados para a concessão das horas complementares.

Cordialmente,

Comissão Organizadora

XXII Jornada Jurídica do CESUPA


COMUNICADO

A Comissão Organizadora informa que o trabalho “A inconstitucionalidade do reconhecimento civil das uniões homossexuais no Brasil: uma crítica à ADI 4277 e à ADPF 132” não será apresentado durante a XXII Jornada Jurídica do CESUPA. Após a divulgação dos trabalhos acadêmicos aceitos no evento, diversas sinalizações foram reportadas a esta comissão. A decisão foi tomada pelo entendimento da necessidade de reavaliação da abordagem dessa temática durante a Jornada.

Ressaltamos o compromisso da Jornada Jurídica do CESUPA em promover os direitos humanos em todas as suas perspectivas, o que é refletido nas mesas da programação do evento, bem como em centenas de trabalhos aprovados nesta e em edições anteriores da Jornada.

Reiteramos que trabalhos acadêmicos submetidos à Jornada são de responsabilidade dos autores e os seus conteúdos não ensejam em concordância, total ou parcial, seja de pensamento ou opinião, por parte do CESUPA, tampouco dos integrantes do Comitê Científico e da Comissão Organizadora do evento.

Para as próximas edições do evento incluiremos nas Chamadas de Trabalhos Acadêmicos novos critérios de avaliação, que permitam analisar o mérito do trabalho também na perspectiva de proteção dos direitos humanos.

Informamos ainda que amanhã, (27), enviaremos novos links para a apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como os locais e links das palestras da Jornada.

Cordialmente,

Comissão Organizadora


Comunicamos que o resultado da Chamada de Trabalhos Acadêmicos será divulgado no dia 26/10/21 (terça-feira). Neste mesmo dia também serão divulgados os links de acesso às palestras, conforme a programação contida neste site.

Lembramos que as palestras de abertura e encerramento serão feitas de maneira online, pelo Canal do Youtube do Curso de Direito do CESUPA. As demais palestras serão feitas de maneira híbrida, presencialmente com transmissão pelo Google Meet. Poderão participar presencialmente apenas os inscritos na modalidade híbrida.

A apresentação de trabalhos acadêmicos será feita de maneira exclusivamente online, pelo Google Meet. Juntamente com o resultado da Chamada de Trabalhos Acadêmicos serão divulgados os links, dias e horários de cada apresentação de artigos e pôsteres, lembrando que as mesmas acontecerão nas manhãs dos dias 28 e 29/10/21, dentro dos respectivos Núcleos Temáticos.


A Jornada Jurídica do CESUPA, em sua 22ª Edição, consolida-se como um dos principais eventos jurídicos do Brasil, primando pela abordagem acadêmica de temas contemporâneos e diversificados inerentes ao Direito.

O evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, de maneira híbrida, com alguns atos ocorrendo presencialmente no Campus Alcindo Cacela II (Av. Alcindo Cacela, 980, Umarizal, Belém-PA – Direito/Cesupa), e outros de maneira remota, com transmissão pelo Google Meet e pelo Canal do Youtube do Curso de Direito do CESUPA.

O tema do evento - Direito em Transformação: o papel do(a) jurista na contemporaneidade - enseja discussões amplas e necessárias acerca do papel dos e das juristas no contexto atual, bem como das instituições do Direito, que se veem provocadas diante das constantes transformações sociais, econômicas, tecnológicas e políticas que imprimem às sociedades desafios nunca outrora vistos. Nesse cenário, torna-se necessária a discussão sobre como os juristas podem contribuir para o aprimoramento das relações sociais.

Com uma programação vasta de palestras, oficinas e minicursos, o evento receberá a submissão de trabalhos acadêmicos nas modalidades pôster e artigo, além de trabalhos artísticos em várias modalidades, garantindo a participação ativa de professores(as), alunos(as) de graduação e pós-graduação e egressos(as) do CESUPA.[1]

No período do evento, as aulas e atividades avaliativas regulares serão suspensas, sem prejuízo da realização de outras atividades nesse mesmo período, inclusive pelo Serviço de Apoio ao Estudante, Núcleo de Prática Jurídica, Grupos de Pesquisa, Pós-Graduação, dentre outros.

Serão concedidas 40 horas complementares pela participação no evento, além das horas decorrentes da submissão de trabalhos acadêmicos e artísticos, conforme Chamadas específicas.

Participem!


[1] Considerando as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a participação no evento é exclusiva para os membros da comunidade acadêmica do CESUPA, incluídos alunos(as) de graduação e pós-graduação, egressos(as) e professores(as). Será permitida, excepcionalmente, a participação remota (online) de membros externos que submeterem trabalhos acadêmicos para o evento, em parceria com membros da comunidade acadêmica do CESUPA.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Campus Alcindo Cacela II (Direito/CESUPA) - Avenida Alcindo Cacela, 980, Umarizal, Belém - Pará