O período de submissão do modelo RESUMOS | 3º CIACT já está encerrado

Dados do trabalho

05/02/2019 até 10/04/2019

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS | 3º CIACT

 

Envio de trabalhos técnicos-científicos:

  • Para o 3º CIACT serão aceitos APENAS RESUMOS, com até 500 palavras.
  • Cada Autor Principal poderá submeter até 02 (dois) resumos.
  • A data limite para a submissão dos resumos será PRAZO PRORROGADO ATÉ O DIA 10/04/2019.
  • Pelo menos um dos autores deverá se inscrever no Congresso até o dia PRAZO PRORROGADO ATÉ O DIA 05/04/2019 (ATENÇÃO: em função da compensação do pagamento). O resumo expandido só poderá ser submetido pelo email do autor inscrito e com a inscrição confirmada, caso contrário, não será possivel o envio do resumo expandido.
  • Serão selecionados os melhores resumos para apresentação durante o evento na forma oral (em plenária). Os demais resumos aprovados serão apresentados na forma de pôster. Serão apenas 16 resumos apresentados em forma oral, sendo estes escolhidos pela comissão científica.
  • Somente os resumos aprovados serão publicados nos Anais no site do Congresso.
  • Poderão ser enviados resumos em português, inglês e espanhol.
  • Só serão aceitos resumos que forem submetidos através do site do evento. Resumos enviados por email ou outro meio de comunicação, serão automaticamente desclassificados.
  • Para submissão, os resumos deverão versar sobre temáticas ligadas ao Turismo em Cavernas ou mesmo em Ambientes Cársticos, abordando questões nas diversas esferas do conhecimento (ambientais, sociais, culturais, econômicas, mercadológicas, organizacionais ou outras interfaces):

         1. Turismo em Cavernas;

         2. Turismo em Ambientes Cársticos;

 

Critérios de avaliação:

  1. Originalidade do resumo e relevância do tema;
  2. Pertinência do título e qualidade do resumo;
  3. Clareza dos objetivos do resumo;
  4. Apresentação de dados e resultados: articulação teórica e metodológica da interpretação;
  5. Conclusões ou considerações finais: fundamento, coerência e alcance (caso o trabalho esteja em andamento, este item não será avaliado);
  6. Atendimento da formatação exigida pelo Congresso.

 

Estrutura dos trabalhos:

1. Os Resumos deverão ser anexados no sistema obrigatoriamente em arquivo com extensão DOC ou DOCX, conforme template.

2. Preencher corretamente as informações do Formulário de Submissão de resumos, pois será a partir do preenchimento dele a impressão dos certificados e publicação dos Anais (Não serão permitidas correções).

3. Não deverá ser colocado no corpo do resumo o nome dos autores e instituições, para que ocorra uma avaliação “cega”, estes dados serão preenchidos no Formulário de Submissão de resumos. (Favor utilizar o TEMPLATE).

4. Na ressubmissão dos resumos corrigidos (aprovados) é que serão enviados os resumos com o nome dos autores e instituições.

4. Leia atentamente o Formulário de Submissão do Resumo e as Regras de Submissão de Resumos. 

 

Prazos:

Prazo final para avaliação dos resumos expandidos: 12/05/2019

Devolução dos resumos aos autores para correções: 15/05/2019

Ressubmissão dos resumos corrigidos: 25/05/2019

Divulgação dos resultados: 31/05/2019

Divulgação das datas e horário de apresentação: 10/06/2019

 

REGRAS PARA REDAÇÃO DOS RESUMOS

1. Os resumos devem conter: título; autoria com respectiva filiação institucional e meio de contato; texto principal com até 500 palavras, o qual deve incluir o tema geral e/ou específico, objetivos, métodos, principais resultados e conclusões ou considerações finais; até 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula;  referências citadas no resumo; eventuais agradecimentos à agências de fomento, pessoais ou institucionais;

2. A fonte utilizada deverá ser ARIAL 12, espaçamento entre linhas simples. Todas as margens devem estar ajustadas em 2 centímetros. O título do trabalho deve estar centralizado, caixa alta e em negrito;

3. Por se tratar de um resumo, tabelas e ilustrações não serão aceitas, bem como notas de rodapé. Notas de fim são permitidas, mas devem ser evitadas;

4. Referências e citações devem seguir os padrões e normas da Revista Espeleo-Tema. Acessar o linkhttp://www.cavernas.org.br/espeleo-tema/Nomas_Espeleo-Tema.pdf

 

 

 

PRESENTACIÓN DE RESÚMENES PARA EL CONGRESO IBEROAMERICANO DE CUEVAS TURÍSTICAS

 

  • Para el 3º CIACT sólo se aceptarán resúmenes de hasta 500 palabras. 
  • La fecha límite para la presentación de los resúmenes será 10/04/2019
  • Al menos uno de los autores deberá inscribirse en el Congreso hasta el día 05/04/2019 (ATENCIÓN: en función de la compensación del pago).
  • Se seleccionarán los mejores trabajos para presentación durante el evento en la forma oral (en plenaria). Los demás trabajos aprobados se presentarán en forma de póster. Habrá un máximo de 16 resúmenes presentados en forma oral, siendo elegidos por la comisión científica.
  • Sólo los resumos aprobados serán publicados en los Anales del Congreso.
  • Sumisión português, inglês e espanhol.
  • Sólo se aceptarán trabajos que se envíen a través del sitio del evento. Los trabajos enviados por correo electrónico u otro medio de comunicación, serán automáticamente descalificados.
  • Para sumisión, los trabajos deberán versar sobre temáticas ligadas al Turismo en Cuevas o incluso en Ambientes Cársticos, abordando cuestiones en las diversas esferas del conocimiento (ambientales, sociales, culturales, económicas, mercadológicas, organizativas y otras interfaces): 
    • Turismo en Cuevas
    • Turismo en Ambientes Cársticos

 

Criterios de evaluación:

I. Originalidad del resumo y relevancia del tema;

II. Pertinencia del título y calidad del resumen;

III. Claridad de los objetivos del resumo;

IV. Presentación de datos y resultados: articulación teórica y metodológica de la interpretación;

V. Conclusiones o consideraciones finales: fundamento, coherencia y alcance (si el trabajo está en curso, este ítem no será evaluado);

VI. Atención al formato exigida por el Congreso.

 

Estructura de los trabajos:

1. Los resúmenes deberán ser obligatoriamente enviados en un archivo con la extensión DOC o DOCX, conforme plantilla.

2. Deberá cumplimentarse correctamente la información solicitada en el Formulario de envío de los trabajos, ya que a partir del mismo se realizará la impresión de los certificados y la publicación de las actas (No se permitirán correcciones).

 

Plazos:

Fecha final para las inscripciones de los autores:  05/04/2019 (ATENCIÓN: en función de la compensación del pago)

Fecha final para el envío de los resúmenes: 10/04/2019

Fecha final para la evaluación de los resúmenes: 21/04/2019

Devolución de los resúmenes a los autores para correcciones: 01/05/2019

Resúmenes de los resúmenes corregidos: 10/05/2019

Publicación de los resultados: 15/05/2019

Publicación de las fechas y horario de presentación: 06/06/2019

 

REGLAS PARA LA REDACCIÓN DE LOS RESUMENES

1. Los resúmenes deberán contener: título; autoría con respectiva filiación institucional y medio de contacto; el texto principal con hasta 500 palabras, incluyendo el tema general y / o específico, objetivos, métodos, principales resultados y conclusiones o consideraciones finales; hasta 5 palabras clave separadas por punto y coma; las referencias citadas en el resumen; cualquier agradecimiento a las agencias de fomento, personales o institucionales;

2. La fuente utilizada debe ser ARIAL 12, espaciado entre líneas simples. Todos los márgenes deben ajustarse en 2 centímetros. El título del trabajo debe estar centralizado, caja alta y en negrita.

3. Por tratarse de un resumen, tablas e ilustraciones no serán aceptadas las notas al pie. Las notas finales se permiten, pero deben evitarse.

4. Referencias y citas deben seguir los patrones y normas de la Revista Espeleo-Tema. Acceder al link http: //www.cavernas.org.br/espeleo-tema/Nomas_Espeleo-Tema.pdf