Águida Aparecida de Oliveira

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Veterinárias e Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é técnica de laboratório do Instituto de Biologia da UFRRJ. Foi veterinária residente da UFRRJ, com área de concentração em Diagnóstico Microbiológico Veterinário. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Biologia, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nas seguintes áreas: Microbiologia Geral, Microbiologia Clínica, Micologia e Micotoxicologia, Docência em ensino médio e superior.

Albert Luiz Suhett

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e crecenciado pro Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (PGCTA/UEZO). Tem experiência em Ecologia de ecossistemas aquáticos (Limnologia), com pesquisas nas áreas do ciclo do carbono, impactos ambientais, Ecologia do estresse e macroinvertebrados aquáticos.

Amanda Teixeira Fonseca Brasil

Embarque cultural - PANClândia

A Professora Amanda Teixeira Fonseca Brasil, possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Severino Sombra (2006). Realizou um programa de estágio Internacional no Departamento de Geociências da Universidade de Évora em Portugal . Atualmente é produtora e chef, sendo dona da página do facebook Divã na Cozinha onde mostra seu trabalho gastronômico.

Ana Paula Pereira da Silva

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), Doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta de Bioquímica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética.

Cecília Santos de Oliveira

Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestre em Educação pela mesma universidade (2009) e atualmente encontra-se em processo de doutoramento em Educação também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Grupo de Estudos em História do Currículo, que é vinculado ao Núcleo de Estudos de Currículo (NEC/UFRJ). É professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Atua também como docente na Educação Básica, sendo professora das disciplinas escolares Ciências e Biologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Possui interesse em pesquisas voltadas para a área da Educação, especialmente para campo do Currículo, voltando-se principalmente para os seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, História do Currículo e das Disciplinas Escolares, Formação de Professores e Educação Ambiental.

Daniel Figueira de Aquino

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

É graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi monitor da disciplina de Organografia Vegetal nos anos letivos de 2011 e 2012. Participou como bolsista do Programa Ciências sem Fronteira do Governo Federal do Brasil onde cursou 3 semestres na University of Wollongong, Austrália. Atualmente está inserido na área de Ensino onde discutiu em seu trabalho de conclusão de curso as implicações da formação docente e práticas pedagógicas da Biologia no âmbito da inclusão de estudantes com deficiência em classes regulares.

Danielle Grynszpan

CRbio

Danielle Grynszpan tem graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Divulgação Científica ( UFRJ/COPPE, APIT) com tese desenvolvida no Museu de História Natural de Paris (2002). Atualmente é Pesquisador Titular do Laboratório de Biologia das Interações, onde coordena o Setor de Alfabetismo Científico (Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ, RJ) . Tem larga experiência na área de Educação ( formal e não formal), com ênfase em Alfabetismo Científico, atuando na temática Educação, Cultura e Cidadania. Coordena o Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa desde 2001, sendo responsável pela produção de manuais bem como materiais de acordo com a metodologia investigativa e voltados, principalmente, para os seguintes temas: ensino de ciências e biologia, museologia científica, educação ambiental, educação em saúde e promoção da saúde.

Elen de Lima Aguiar Menezes

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (1990), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (1994) e doutorado em Fitotecnia (Entomologia) pela UFRRJ (2000). De 10/1995 a 02/1997, foi técnica de laboratório contratada pelo USDA (United States Department of Agriculture), Agricultural Research Service (ARS), lotada no Center for Medical Agricultural and Veterinary Entomology-CMAVE (Gainesville, FL, USA) (permissão de trabalho remunerado concedida pelo U.S. Citizenship and Immigration Services), tendo a oportunidade de trabalhar também no Laboratório Quarentenário do DPI (Division Plant Industry) do Florida Department of Agriculture and Consumer Services (Gainesville, FL, USA). De 05/1997 a 02/1998, foi Professora Substituta do Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF) do Instituto de Biologia da UFRRJ (Seropédica, RJ), na área de Entomologia Agrícola. De 07/1997 a 07/1998, foi Secretária Tesoureira do XVII Congresso Brasileiro de Entomologia (Rio de Janeiro, RJ) realizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). De 06/2002 a 08/2006, foi Conselheira da Diretoria da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). De 11/1998 a 06/2009, foi Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lotada na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), onde atuou como Secretária Executiva do Comitê Técnico Interno (CTI) (função de confiança), tendo substituído Chefe Geral e/ou Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em suas ausências. De 10/2006 a 06/2009, foi Auditora Interna (líder) da Unidade de Garantia da Qualidade (UGQ) da Embrapa Agrobiologia, com objetivo de adequar os laboratórios às normas das Boas Práticas de Laboratório (BPL). Desde 07/2009, ocupa o cargo efetivo de Professor do Magistério Superior do Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da UFRRJ (Seropédica, RJ), na área de Entomologia Agrícola e Florestal. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PPGFBA) da UFRRJ, desde 2006, atuando como Coordenadora do PPGFBA de 2009 a 2013. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Agricultura Orgânica da UFRRJ, desde 2010. Coordenadora do Centro Integrado de Manejo Integrado de Pragas (CIMP), DEnF/ICBS/UFRRJ, desde 2009. É Consultora Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) desde 2001. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo agroecológico de pragas, controle biológico conservativo e aumentativo de pragas agrícolas, seletividade de defensivos alternativos a joaninhas predadoras, agricultura orgânica, agroecologia, ecologia e manejo de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) no estado do Rio de Janeiro, ecologia, comportamento e controle de cupim em áreas urbanas e rurais no estado do Rio de Janeiro

Elizabete Cristina Ribeiro Silva Jardim

Aposentada pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Ciências/ Habilitação em Biologia-UFRRJ. Especialista em Ciências Ambientais-UFRRJ e Especialista em Ensino de Ciências-UERJ. Mestre em Educação em Ciências e Saúde NUTES-UFRJ . Doutora em Educação em Ciências e SaúdeNUTES-UFRJ. Aposentada pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro como Professora de Ciências. Professora substituta na área de Ensino de Biologia e Política e Organização da Educação- Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino/Instituto de Educação/UFRRJ de abril 2015 até março 2017.

Fabio Vieira de Araujo

Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Departamento de Biologia Marinha (1989); mestrado em Ecologia também pela UFRJ - Departamento de Ecologia (1994) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ (1999). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ministra as disciplinas Ecologia de Comunidades e Biologia Marinha para o curso de Graduação. Também ministra aulas e orienta na Especialização em Ensino de Biologia e no Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, ambos na FFP e no Programa de Pós Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros na Universidade Federal Fluminense (UFF). É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2008. Revisor de diversos periódicos entre eles, Plos One e Brazilian Journal of Microbiology. Parecerista de agências de fomento como Faperj e Fapesp. Desenvolve diversos projetos na área de Microbiologia Ambiental, enfatizando os aspectos ecológicos, biotecnológicos e sanitários das comunidades microbianas de ambientes aquáticos. Coordena o projeto de pesquisa e extensão Praia Limpa é a minha Praia onde são realizados estudos sobre resíduos sólidos nos ambientes costeiros e marinhos e atividades de educação ambiental com objetivo de conservação destes ambientes.

Jaqueline Rocha Borges dos Santos

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas (1999), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na University of California Santa Barbara (UCSB). Atua como professora adjunta I, coordenadora do Curso de Farmácia (mandato 2016-2018) e coordenadora do Centro Regional de Informação sobre Medicamentos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ministrou módulos em pós-graduação lato sensu nos seguintes cursos: Farmácia Hospitalar, Farmacologia Clínica, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Tem experiência nas áreas de: Atenção Farmacêutica, Farmacovigilância, Farmacologia, Farmacoterapia e Farmácia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, ansiedade, etanol, estresse, sensibilização comportamental, distúrbios psiquiátricos, distúrbios endócrinos e interações medicamentosas.

Jessica Santos De Moura

UNIG

Graduanda em Pedagogia na Universidade Iguaçu - UNIG. Atualmente é Educadora na prefeitura Municipal de Mesquita, desenvolvedora e dinamizadora de oficinas e palestras no coletivo Donxs de Si - Desenvolvimento pessoal, autopercepcao e autoconhecimento, através de Identidades, Sexualidade e diversidade Sexual para Educação básica e Formação docente.

Julia Dionísio Cavalcante da Silva

Universidade Federal Fluminense

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense, foco em ensino de Ciências e Biologia.

Katia Cilene Tabai

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ. Tem experiência na área de Políticas de Alimentação e Nutrição, com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional. Fez pós-doutorado no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/Universidade de São Paulo - USP, doutorado em Alimentos e Nutrição na Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA/ Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado em Nutrição na FEA/UNICAMP e Licenciatura e Bacharelado em Economia Doméstica na ESALQ/USP. 

Kylderi Lima dos Santos Domingos

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Conclusão UNESA. Graduando em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (Ênfase em Psicologia e Saúde). Estagiou na área de Taxonomia de fanerógamas, no laboratório de Taxonomia Vegetal do Departamento de Botânica da UFRRJ e no LECA-Laboratório de Ecologia e Comportamento de Anfíbios Anuros do Departamento de Biologia Animal da UFRRJ em Ecologia, Comportamento e Bioacústica de História Natural de anfíbios Anuros e bolsista de Apoio Técnico - Acadêmico prestando auxilio na curadoria na coleção Eugêncio Izecksohn na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, foi bolsista do CAPES PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, atualmente Docênte Bolsista no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAP UERJ, é Professor de Biologia e Coordenador na ONG - SerCidadão, dinamizador de oficinas de desenvolvimento pessoal (Identidades, Sexualidade e diversidade Sexual).

Lana Cláudia de Souza Fonseca

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na área de Ensino de Ciências e Biologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, discutindo a relação entre os saberes populares e o conhecimento científico, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia, epistemologia e didática, educação popular e relação ciência/religião. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia.

Luiz José Soares Pinto

UFRJ/ Museu Nacional

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do Museu Nacional/UFRJ, enfocando estudos na área de Etnobotânica histórica. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biólogicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor docente i do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos e Etnobotânica, atuando principalmente nos seguintes temas: florística, Parque Estadual da Serra da Tiririca, São Gonçalo, plantas medicinais, mata atlântica, Etnobotânica histórica, Freire Allemão, Flora cearense.

Simone Teixeira Bonecker dos Santos

INCA - RJ

Doutora em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ), com ênfase em Biologia Molecular. Possui experiência na área de Genética Humana e em Onco-Hematologia, com ênfase nas neoplasias miéloides, através das metodologias de biologia molecular: PCR em tempo Real, digital e sequenciamento direto NGS (plataforma Ion e Illumina).

Maria Elizabeth Fernandes Correia

EMBRAPA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Fauna de Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, ecotoxicologia de solos e agroecologia.

Maron Galliez

IFRJ

Atualmente professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas áreas de Ecologia e Biologia da Conservação, com foco em populações de mamíferos. É biólogo licenciado (em 2004) e doutor em Ecologia (em 2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou  Pós-doutorado no Departamento de Ecologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outubro de 2012 e março de 2013. No momento desenvolve, entre outros, o projeto "Refauna: rede de reintrodução de fauna e restabelecimento de interações ecológicas na Mata Atlântica", com o objetivo final de restabelecer populações viáveis de mamíferos de médio e grande porte em unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro. 

Melanie Lopes da Silva

Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente é professora substituta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FFP e colaboradora do projeto de extensão Praia Limpa é a minha Praia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde são realizadas atividades de educação ambiental com a finalidade de preservar ambientes marinhos e costeiros. Cursa doutorado em Biologia Marinha e Ecossistemas Costeiros pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Biologia Marinha também pela Universidade Federal Fluminense; Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Melissa Carvalho Machado do Couto Chambarelli

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunto do Departamento de Parasitologia Animal, do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Concluiu Mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRRJ (2008) como bolsista CAPES, na área de helmintologia. Em 2011 concluiu a graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Castelo Branco. Possui Doutorado em Ciências Veterinárias pela UFRRJ (2012) bolsista CNPq, na área de protozoologia. Pós-doutorado na UFRRJ (2015), na área de protozoologia, bolsista CAPES/FAPERJ. Participa de Congressos e eventos científicos, publicando artigos em periódicos indexados nacionais e internacionais. Tem experiência na área parasitologia. Áreas de atuação: Helmintologia e Protozoologia, com ênfase no diagnóstico morfológico e molecular.

Rede Fitovida

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Desde 2010, por conta da presença de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo turma Pronera, alguns professores do Instituto de Educação realizam atividades com membros comunitários integrantes da Rede Fitovida RJ. Promovemos desde aquele ano, diversos momentos de formação p estudantes da UFRRJ e da comunidade de Seropédica, com o intuito de divulgar os fitoterápicos como patrimônio cultural imaterial de conhecimentos populares ancestrais e de preparar os participantes para atuar com fitoterapia como práticas de educação e saúde popular em contexto de desassistência.

Priscilla Maria Peixoto Patricio

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-2015). Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possui experiência em Bem estar Animal, Comportamento Animal e Parasitologia Animal, com ênfase em ectoparasitas de Morcegos.

Rafael de Almeida Tubino

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e Doutorado em Biologia Marinha na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Biologia Animal. Credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiro da Universidade Federal Fluminense.

Rafael dos Santos

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cultura negra, avaliação qualitativa, educação e estudos culturais.Também é Especialista em Regulação das Atividades Cinematográfica e Audiovisual da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), desenvolve ações culturais diversas e é Diretor Cultural do Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador (G.R.E.S.U.I.G)

Rebeca Oliveira Castro

Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Biologia Marinha e Ecossistemas Costeiros pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2016). Graduada em Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Especialização em Educação Básica - Modalidade Biologia da instituição já citada (2014). Atuou como bolsista (CETREINA) do programa de estágio interno complementar no laboratório de Microbiologia Ambiental da UERJ-FFP e do programa de extensão na área da Educação Ambiental. Professora de Ciências e Biologia na Educação Básica. Atualmente é colaboradora no projeto de educação ambiental Praia Limpa é Minha Praia!

Suzana Machado Guimarães

Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Biológicas com Bacharel em Biologia Marinha (2008) e Licenciatura (2010) pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado e Doutorado concluídos em Biologia Marinha pela mesma Universidade. Possui experiência em estudo de comunidades, ecologia de populações, pesca artesanal, pesca industrial, tartarugas marinhas e Sistema de Informações Geográficas (SIG). Atual coordenadora técnica e científica do Projeto de Monitoramento de Tartarugas Marinhas da Baía e Guanabara e Adjacências (Projeto Aruanã). Atual coordenadora de trecho sênior do Programa de Monitoramento de Praias das Bacia de Santos - PMP-BS - Fase 2.

Túlio Vieira dos Santos

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interesse em desenvolver atividades relacionadas à investigação científica na área de Educação, Bioética e Metodologia Alternativa de Ensino e Pesquisa ao uso prejudicial de Animais.

Vinícius Siqueira Gazal

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Produção Vegetal- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e Doutorado em Produção Vegetal- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). Realizou pos-doutoramento (2010-2013) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Centro Integrado de Manejo de Pragas (CIMP), com o Professor Eurípedes Barsanulfo Menezes. Desde junho de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento e Ecologia Química de Cupins, forídeos, e formigas cortadeiras.

Rosemary Gomes Lopes

UERJ

Graduada em Letras (Português/Grego) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Educação Infantil da Prefeitura de Mesquita. Atua como docente em cursos livres e de Formação de Professores na área de Linguagens, Professora Colaboradora do Curso de Extensão para Formação Docente - PUC-RIO, Ministra oficinas sobre Gênero, sexualidade e diversidade sexual na ONG Ser Cidadão.

Gabriele de Almeida Liaño

Colégio Pedro II

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestre em Ecologia também pela UFRJ (2013). Atualmente é professora efetiva do Colégio Pedro II, atuando como docente de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio e como coordenadora pedagógica destas disciplinas do campus Realengo II. Tem experiência nas áreas de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, dinâmica de populações e reservatórios silvestres, ensino de ciências e biologia, educação à distância e produção de material didático adaptado tátil para o ensino de estudantes deficientes visuais.

Leandro Dorna dos Santos

Colégio Pedro II

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Biologia Marinha, pela Universidade Federal Fluminense (2008). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Marinha, Zoologia de grupos de Invertebrados Marinhos e Morfometria Geométrica.