III Seminário Juventudes Contemporâneas: Resistências e Recrudescimentos em tempos de crise

INFORMACÕES IMPORTANTES PARA INSCRITOS!

ACESSO AOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS PARA QUEM NÃO IRÁ APRESENTAR TRABALHO

O Seminário Juventudes Contemporâneas é um evento organizado pela Rede de estudos e pesquisas sobre ações e experiências juvenis (REAJ) e tem o objetivo de reunir pesquisadores e pesquisadoras da área das Ciências Sociais e Humanas que se dedicam a refletir sobre o fenômeno da juventude em suas mais diversas manifestações. Em decorrência da situação de pandemia da Covid-19, a terceira edição que tem como tema "Resistências e Recrudescimentos em tempos de crise" acontecerá entre 12 e 14 de Maio de 2021 no formato online.

Jovens das mais diversas partes do país atravessam nesse momento um período bastante turbulento, fortemente marcado por perdas de familiares e amigos, mas também por problemas estruturais que têm impactado de maneira decisiva a vida desses agentes sob os mais diferentes aspectos. A escassez de recursos materiais, o desemprego em massa, o fechamento das escolas e a redução das possibilidades de lazer são algumas das questões que a juventude, especialmente aquela pobre e periférica, têm vivenciado de maneira mais intensa desde o ano passado, o que não significa afirmar em hipótese alguma que se trata de problemas novos. No contexto contemporâneo, a crise, que é econômica, política e social, se torna uma importante chave para a compreensão das práticas juvenis, uma vez que ela se apresenta como um cenário que potencializa a observação das dificuldades enfrentadas pelos(as) jovens, como também as estratégias e táticas mobilizadas por estes para existir e resistir a essas investidas.

Pensando nesse embate entre os obstáculos enfrentados(as) pelos jovens e as possibilidades de confrontação e superação destes, resolvemos batizar nosso terceiro seminário com o título "recrudescimentos e resistências em tempos de crise". A programação contará com duas conferências, duas mesas-redondas, quatro simpósios temáticos, além de oficinas e uma atividade de lançamento de livro.

Comissão organizadora:

João Bittencourt (UFAL)

Marco Aurélio Paz Tella (UFPB)

Vanderlan Silva (UFCG)

Comissão Científica:

Alexandre Barbosa Pereira (UNIFESP)

Breitner Tavares (UNB)

Camila Holanda (UECE)

Célio Silva (IFBA)

Fernando de Jesus Rodrigues (UFAL)

Frank Nilton Marcon (UFS)

Glória Diógenes (UFC)

Isaurora Martins (UEVA-CE)

João Bittencourt (UFAL)

Marco aurélio Paz Tella (UFPB)

Maria de Assuncão Lima de Paulo (UFCG)

Mylene Mizrahi (PUC-Rio)

Mônica Franch (UFPB)

Nécio Turra Neto (UNESP)

Vanderlan Silva (UFCG)

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Evento online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCDgeDZryEMSOF3c1xjO6RTQ