ST 1 - Juventudes, espacialidades e sociabilidades

Neste ST serão abordadas as diversas experiências de vinculação e pertencimento juvenil presentes no campo e/ou na cidade. A formação de grupos a partir de elementos simbólicos e materiais comuns compartilhados entre os pares permite ao jovem um senso de integração promovendo reconhecimento e visibilidade de suas práticas e visões de mundo. Sociabilidades urbanas e rurais, participação juvenil em coletividades políticas, religiosas e culturais, experiências de lazer em contexto de festa e de práticas esportivas são alguns dos temas abordados nessa sessão. Serão aceitas propostas que resultem de pesquisas em andamento ou  concluídas.

ST 2 - Juventudes, Gênero e Sexualidade

Neste ST serão privilegiadas discussões que problematizem experiências e percepções dos agentes jovens sobre as dimensões do gênero e da sexualidade, enfatizando a importância de marcadores como classe, raça e territorialidades.  Serão bem-vindos trabalhos  que resultem de pesquisas finalizadas ou de pesquisas que estejam em andamento. Homossociabilidades juvenis em contexto de lazer, direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes, gênero e sexualidade em contexto escolar, participação juvenil em movimentos feministas e LGBTTTQIA+, são alguns dos temas que poderão figurar nessa sessão.

ST 3 - Juventudes, Trabalho e Educação

Nesste ST o foco será a discussão em torno dos desafios e expectativas que o mundo do trabalho coloca para os jovens nos mais diferentes contextos . Trabalho e educação aparecem como elementos centrais das experiências juvenis a partir de conceitos como “qualificação”, “profissionalização” e “preparação para o mercado de trabalho”, ideias que vêm passando por mudanças em decorrência de transformações estruturais mais amplas, como também de alterações nas visões de mundo dos jovens.  Trabalhos que resultem de pesquisas concluídas ou em andamento serão bem-vindos, especialmente, aqueles que discutam: mercado de trabalho e informalidade, profissionalização e construção de carreiras, percepções juvenis sobre o espaço escolar, entre outros.

ST 4 - Juventudes, violência e direitos humanos

O ST em questão versará sobre o impacto das diversas formas de violência física e simbólica no cotidiano de homens e mulheres jovens nos diferentes contextos e situações, como também sobre as estratégias produzidas pelos agentes jovens e instituições para a diminuição dessas experiências de sofrimento, especialmente daqueles/as que vivem em condição de vulnerabilidade social . Precarização e pobreza, estigmas e estereótipos, participação de jovens no crime organizado e juvenicidio são alguns dos temas abordados nesse simpósio. Serão priorizadas pesquisas em andamento ou em conclusão.