Os trabalhos submetidos ao evento serão apresentados no âmbito de sete eixos temáticos, que denominamos Grupos Temáticos (GT). São os Grupos Temáticos:

GT1 – EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PARA A SUSTENTABILIDADE: Este GT reunirá projetos e pesquisas que tenham como foco a relação entre educação e sustentabilidade, considerando-a em suas diversas dimensões - ecológica, econômica, social e cultural. Tem como objetivo abordar os desafios da educação/educação ambiental no que tange as questões acerca da diversidade/diferença e seus desafios em um planeta em constante transformação, na busca de relações mais justas, éticas e sustentáveis. Abarca desde o âmbito das políticas governamentais (macropolítica) às práticas cotidianas dentro e fora da escola (micropolítica).

PALAVRAS-CHAVES: Educação; Sustentabilidade; Diversidade; Inclusão; Justiça socioambiental.

GT2 – TERRITÓRIO, CONFLITOS E POLÍTICAS AMBIENTAIS: Este grupo de trabalho propõe analisar, discutir e problematizar pesquisas que tratem de questões voltadas aos territórios rurais e urbanos, conflitos socioambientais e políticas ambientais no que tange às políticas públicas, administração pública, gestão ambiental, movimentos sociais, conselhos e outras formas de participação social. As políticas ambientais são lugar de confluências entre diferentes campos do conhecimento, assim sendo, serão bem vindas discussões interdisciplinares e interseccionais das questões políticas. Desta forma, serão aceitos trabalhos que discutam resultados parciais ou finais de pesquisa ou ações que contribuam ao aprofundamento conceitual e crítico reflexivo das temáticas predominantes neste GT.

PALAVRAS-CHAVES: Participação social; Questão ambiental; Ação pública; Gestão ambiental; Conflitos socioambientais.

GT3 – CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL : Este grupo de trabalho se propõe a discutir assuntos voltados ao controle da qualidade ambiental. Serão aceitos trabalhos que estejam relacionados a qualquer um dos tópicos a seguir: Saneamento Básico, Gerenciamento e Tratamento de Efluentes e Águas nos Âmbitos Industrial e Domiciliar; Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais; Recursos Hídricos, Qualidade de Águas Superficiais e Subterrâneas, Bacias Hidrográficas; Legislação Ambiental e Licenciamento: avaliação de impacto ambiental e certificações; Química Ambiental: controle de poluentes orgânicos e inorgânicos em diferentes compartimentos ambientais; Meio Ambiente e Tecnologias Limpas: inovação para a sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVES: Gestão e Tratamento de Resíduos; Legislação; Saneamento; Controle de Poluentes Orgânicos e Inorgânicos; Recursos Hídricos.

GT4 – ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE : Este grupo de trabalho se propõe a discutir assuntos voltados à Ecologia e Biodiversidade. Serão aceitos trabalhos que estejam relacionados a qualquer um dos temas a seguir: Botânica, Conservação da Natureza, Interações Ecológicas, Ecologia Vegetal, Ecologia Animal, Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades, Ecologia de Ecossistemas, Ecologia da Restauração, Biologia da Conservação.

PALAVRAS-CHAVES: Ecologia; Conservação; Biodiversidade.

GT5 – TECNOCIÊNCIAS E GESTÃO DAS DINÂMICAS SOCIOECOLÓGICA E DO MEIO FÍSICO TERRESTRE : A busca de soluções para problemas socioambientais complexos que avultam no Século XXI exigem, cada vez mais, criatividade e inovação para integrar sociedade, natureza e economia ao gerenciamento de recursos ambientais. Estas, por sua vez, supõem a utilização de tecnologias ambientais e sociais na geração de conhecimentos cientificamente válidos e socioambientalmente relevantes, disponíveis para a gestão sustentável das mudanças globais. Esse eixo-temático visa fomentar e discutir o papel das tecnociências na gestão das mudanças ambientais globais-locais. Esse entendimento pressupõem o conhecimento das dinâmicas do meio físico e sociecológicas (evolução da cobertura vegetal, conversões de uso da terra, estruturação de sistemas de unidades de conservação, caracterização biorregional de paisagens naturais e culturais, etc.) que modelam/ram as mudanças geográficas e ambientais nas quais estamos imersos.

PALAVRAS-CHAVES: Gestão; Dinâmica Socioecológica; Meio Físico; Sustentabilidade.

GT6 – AGROECOLOGIA : Neste eixo temático objetiva-se abordar temas relacionados á Ciência Agroecologia, a qual envolve a produção de alimentos em sistemas de base ecológica; tecnologias do manejo agroecológico; diálogo de saberes tradicionais de agricultores familiares; equidade de gênero e inclusão produtiva; agrobiodiversidade; redes de produção, distribuição e comercialização de alimentos agroecológicos e estratégias abordadas; processos de certificação. PALAVRAS-CHAVES: Agriculturas de base ecológica; Produção de alimentos; Manejo Agroecológico; Agrobiodiversidade; Ecologia.

GT7 – O TURISMO RURAL E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL : O conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade tem sido apontado como uma alternativa para diversificação de renda e manter o homem no campo. Para que este setor econômico possa se constituir em um vetor do desenvolvimento, preservando o meio ambiente, a biodiversidade e a cultura local, deve ser sustentável, mantendo equilibrados os pilares econômico, social e ambiental. Também é imprescindível a existência e a articulação de políticas, assim como uma gestão eficiente e eficaz. Este grupo de trabalho propõe-se a contribuir com o debate sobre a atividade do turismo rural, seu planejamento e analisar possibilidades desse setor em contribuir com o desenvolvimento sustentável.

PALAVRAS-CHAVES: Meio rural; Políticas Públicas; Gestão do Turismo Rural; Empreendedorismo.