participou do Minicurso 3, intitulado "DESENVOLVENDO PLANOS DE AULA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS ESSENCIAIS", ministrado por Ruth de Carvalho Santos, Jaiane de Souza Benigna, Jeane Dantas da Silva e Maykon da Silva Bevenuto
- Ministrantes:
- Jaiane de Souza Benigna, estudante de graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Jeane Dantas da Silva, estudante de graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Maykon da Silva Bevenuto, estudante de graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Ruth de Carvalho Santosestudante de graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Resumo: O planejamento pedagógico é uma competência essencial para a prática docente, organizando o ensino e facilitando o processo de aprendizagem (LIBÂNEO, 1994). Este minicurso de 2 horas, intitulado “Desenvolvendo Planos de Aula: Fundamentos e Metodologias Essenciais”, tem como objetivo proporcionar aos participantes uma visão teórica e prática da elaboração de planos de aula eficazes, focados em objetivos claros e metodologias ativas. A primeira parte do curso explora os fundamentos do plano de aula, discutindo sua importância e os objetivos do planejamento como meio de promover uma aprendizagem estruturada e significativa. Na sequência, são apresentados os componentes essenciais de um plano de aula, abordando a definição de objetivos de aprendizagem, conteúdo, sequência didática, estratégias pedagógicas, seleção de recursos, e métodos de avaliação. A Taxonomia de Bloom (BLOOM et al., 1956) é utilizada como referência para a formulação de objetivos em diferentes níveis cognitivos, orientando os educadores na criação de metas mensuráveis e alinhadas com o desenvolvimento dos alunos. Além disso, o curso enfatiza a importância da prática na formação docente, oferecendo uma apresentação de exemplo real de plano de aula. Por fim, o curso inclui um momento de reflexão e revisão dos pontos abordados, com sugestões de ferramentas digitais e técnicas para otimizar o planejamento. Ao final, espera-se que os participantes adquiram habilidades essenciais para elaborar planos de aula estruturados e voltados para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo sua atuação pedagógica. Jaiane de Souza Benigna, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Jeane Dantas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Maykon da Silva Bevenuto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Ruth de Carvalho Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Local: Laboratório de Informática 2 - Bloco B