Proponentes: Profa. Dra. Vera Pereira (UDESC/CNPq) e Profa. Dra. Angela Naschold (UFRN)

14:00 - 16:00 - Dia 26/11

Ementa: O objetivo deste simpósio é possibilitar a divulgação e a discussão de estudos sobre o aprendizado inicial da leitura considerando o processo de ensino e de aprendizagem realizado na escola. Para tal, serão apresentadas comunicações que abordam estudos desenvolvidos sobre o uso de metodologias e tecnologias do trabalho pedagógico que colaboram para o aprendizado da leitura tendo como referência a perspectiva cognitiva e as interações produtivas entre Linguística,  Educação, Psicologia, Computação,  Literatura e Neurociências.

1. O jogo de antecipação na compreensão de textos na escola
Caroline Borges (PUCRS); Danielle Baretta (Col Militar POA; e PUCRS); Vera Pereira (UDESC/CNPq)

2. O texto de curiosidades científicas na escola
Brendom Lussani (UNISC)

3. João e Maria, Livro Ecológico, Metáforas e Portfólios Didáticos na Alfabetização
Ruanna Maria do Nascimento (UFRN) e Angela Chuvas Naschold (UFRN)

4. Música e Neurociências da Leitura: uma parceria interdisciplinar na alfabetização inicial de crianças
Suzana Santos Nascimento Marques UFRN)  e Angela Chuvas Naschold (UFRN)

5. A experiência de desenvolvimento de um portfólio digital para o ensino remoto a partir do portfólio analógico “Pinote, o fracote e Janjão, o fortão”
Daniel Ícaro Faria Diniz (UFRN), Humberto Rabelo (UFRN) e Angela Chuvas Naschold (UFRN)

Compartilhe!