Proponente: Profa. Dra. Etienne Lautenschlager (UFRN)

16:30 - 18:30 - Dia 26/11

Ementa: O que as ciências cognitivas explicam – ou deixam de explicar – sobre o aprendizado de matemática? O objetivo neste simpósio é possibilitar a divulgação e a discussão de estudos sobre os avanços, as descobertas e contribuições das Ciências Cognitivas para o processo de aprendizagem de matemática, uma vez que, entender o desenvolvimento do cérebro e da mente dos alunos é fundamental para informar a reflexão dos educadores sobre suas práticas. Serão aceitos trabalhos em perspectiva cognitiva valorizando as interações produtivas entre  neurociência cognitiva, psicologia cognitiva e psicologia da educação matemática, Esses trabalhos podem ser de natureza teórica ou de natureza empírica. Tanto numa como noutra, é necessário que a exposição contenha os fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos e os resultados obtidos considerando os objetivos estabelecidos.

1. Resolução de problemas: modelos teóricos, evidências empíricas e uso como recurso didático.    
Luiz Henrique Santana (USP)

2. Como Estudar de Modo Eficaz? Contribuições da Psicologia Cognitiva     
Vinícius Figueiredo de Oliveira (UFMG)

3. Discalculia do Desenvolvimento e a Neurobiologia da Aprendizagem Matemática    
Nicole Francisca Henriques dos Santos Castro (Instituto Butantã)

4. A importância de se conversar sobre neurociência cognitiva na formação do(a) professor(a) que ensina matemática    
Eneyse Dayane Pinheiro (UFRN) e João Paulo Silveira De Medeiros (UFRN)

5. Desvelando CRENÇAS acerca da matemática dos futuros pedagogos da Região do Seridó/RN
Etienne Lautenschlager e João Paulo Silveira De Medeiros (UFRN)

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