Proponentes: Doutoranda Aline E. Pereira (PPGL/Unisc) e Profa. Dra. Rosângela Gabriel (Unisc / CNPq)

Ementa: A leitura compartilhada (LC) é aquela realizada em conjunto, por um leitor mais experiente – em geral, pais e professores – e a criança, ou pelas crianças, antes mesmo de serem capazes de ler de forma autônoma ou de possuírem noções sobre o sistema de escrita da sua língua” (GABRIEL; MORAIS, 2017, p. 26). No contexto da LC, as crianças e o adulto leitor são sujeitos ativos na elaboração de um diálogo, que pode estar relacionado a conhecimentos que são novos para as crianças, à memória de experiências acionadas a partir da leitura, ao enredo, as personagens, à disposição do texto, a palavras específicas e a aspectos da linguagem escrita. A LC, quando bem conduzida, pode ser um meio eficaz para oferecer insumos e impulsionar o desenvolvimento linguístico das crianças. Evidências empíricas mostram os efeitos da LC no desenvolvimento da linguagem das crianças, desde a mais tenra idade, bem como no desenvolvimento da literacia emergente, ambas são fundamentais para a aprendizagem inicial da leitura. Entretanto, os efeitos da LC dependem da intencionalidade do educador e de estratégias (técnicas) que envolvam as crianças no contexto da leitura e que direcionam a atenção das crianças para determinados aspectos do livro. Mas como acontece e quais são as etapas de desenvolvimento da linguagem das crianças na primeira infância? Por que essa etapa é tão importante? Como as práticas de leitura compartilhada na educação infantil podem auxiliar na alfabetização posterior e o que uma coisa tem a ver com a outra? O que é literacia emergente? Perguntas como essas circulam em vários ambientes educacionais infantis e, por isso, neste workshop pretendemos familiarizar o educador da primeira infância com as aspectos científicos que envolvem o desenvolvimento da linguagem e literacia emergente das crianças; ampliar a compreensão sobre a importância da leitura compartilhada na educação infantil e enfatizar como pequenos ajustes no planejamento e napreparação do professor podem ter grandes impactos; oportunizar o encontro com manuais, construídos com base nas evidências científicas que envolvem a ciência da leitura, nos quais os educadores encontram uma variedade de sugestões, estratégias e atividades que podem ser desenvolvidas a partir da LC de um livro.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ufv_19kc09I

 

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