Proponentes: Profa. Dra. Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS), Profa. Dra. Clarice Staub Lehnen (UFRGS), Profa. Dra. Grasiela Bublitz (UNIVATES)

14:00 - 16:00 - Dia 26/11

Ementa: Este simpósio reúne trabalhos que tratam da importância da linguagem e da consciência linguística no percurso da alfabetização. Os trabalhos partem de reflexões teóricas, resultados de pesquisa que levam em conta desde a formação dos professores, concepções, metodologias até propostas de ação junto às escolas no contexto de ensino presencial e remoto. Os trabalhos apresentados são resultado de projetos de extensão e pesquisa envolvendo alunos, docentes, fonoaudiólogos da universidade e escolas parceiras.

1. Alfabetização no ensino remoto
Valéria de Pellegrin e Clarice Staub Lehnen (UFRGS)

2. Alfabeletrar: ações extensionistas durante a pandemia
Danise Vivian e Garine Keller (UNIVATES)

3. Escola remota, família presencial: o papel do professor alfabetizador nessa relação
Denise Balen Yates (UFRGS)

4. Projeto Alfabeletrando: intervenções pedagógicas para o desenvolvimento da alfabetização
Kári Lúcia Forneck e Natália Taís Scherer (UNIVATES)

5. A lingua(gem) no currículo do professor alfabetizador
Mayara Batista Pereira e Ana Paula Rigatti Scherer (UFRGS)

6. A consciência fonológica nos trabalhos de conclusão dos cursos de Letras e Pedagogia da Univates
Grasiela Kieling Bublitz (UNIVATES)

Compartilhe!