Proponentes: Doutoranda Kadine Saraiva de Carvalho (PPGL/Unisc) e Profa Dra. Rosângela Gabriel (Unisc / CNPq)

Ementa: Os avanços tecnológicos das últimas décadas têm provocado mudanças marcantes em nossos hábitos de leitura e de escrita. Nas rotinas diárias, a caneta e o papel estão sendo substituídos pelo teclado ou pela tecnologia touch screen, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19, quando o ensino passou a ser remoto e as novas tecnologias de escrita se fizeram ainda mais presentes. Intensificam-se ainda mais os questionamentos: se os adultos escolarizados pouco escrevem à mão, é importante continuar ensinando as crianças pequenas a manusearem lápis e caneta? É a partir dessa pergunta, que esta oficina propõe uma discussão sobre as diferenças entre escrever à mão e digitar no processo de alfabetização, apresentando características próprias de cada um desses métodos de registro e suas implicações cognitivas, especialmente no que diz respeito à memória (LONGCAMP et al, 2005; SCLIAR-CABRAL, 2013; IZQUIERDO, 2018; SARAIVA; GABRIEL, 2020). A oficina tem como objetivo fundamentar o olhar dos educadores para a alfabetização, em especial para a importância do desenvolvimento da memória motora ligada à escrita, a partir de pesquisas das neurociências. A partir dos estudos apresentados, serão discutidas propostas pedagógicas alicerçadas na pesquisa científica e nos desafios pós-pandemia.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KR9kLUBcg6Q

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