A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), atividade anual da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery do Rio de Janeiro, caracterizada como patrimônio cultural da entidade, tendo como idealizadora a então Diretora Laís Netto dos Reys. Desde então, a SBEn ocorre anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, sendo que no dia 12 comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 o dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Ainda como parte da história, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou em 1960 o Decreto 48.202, oficializando a Semana da Enfermagem.

No Estado do Maranhão junto a comemoração da SBEn a diretoria da ABEn Seção Maranhão e seus sócios efetivos fazem alusão à Jornada Maranhense de Enfermagem que no ano de 2019 encontra-se em sua 50ª edição discutindo a temática central: Os desafios da enfermagem para uma prática com equidade. A temática central será debatida em forma de conferências, rodas de conversa, sessão de pôsteres e de comunicação oral, minicursos e oficinas, direcionada aos trabalhadores e estudantes de enfermagem, além de outros profissionais da saúde, áreas afins e segmentos interessados.

A reflexão sobre esses desafios exige um posicionamento dos gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capaz de promover mudanças na qualidade e efetividade das ações de saúde, principalmente, das práticas da enfermagem. Assim, com a realização desse evento a ABEN-Seção MA cumpre uma das missões da entidade que desde sua origem, utiliza o mês de maio para realizar jornadas científicas e palestras em faculdades e estabelecimentos de saúde, para discutir entre seus pares questões específicas da profissão, bem como suscitar na população maranhense a importância da enfermagem para a sociedade.

Refletir sobre os desafios da enfermagem para uma prática com equidade remete a categoria profissional a considerar minimamente três aspectos: um olhar ampliado para as práticas concretas e para os ambientes onde as atividades profissionais são realizadas; considerar a diversidade e os valores culturais que orientam a tomada de decisão dos profissionais de enfermagem; e considerar os preceitos ético-legais da profissão, da saúde e da sociedade, valorizando as políticas públicas de cada momento histórico.

A relevância desse evento consiste em permitir a articulação dos profissionais de enfermagem que exercem cargos nas áreas de gestão, ensino e assistência, na defesa e na consolidação de políticas e programas que assegurem a equidade, universalidade e integralidade do cuidado de enfermagem aos vários segmentos da população maranhense, principalmente ao refletir sobre o cenário de prática social do enfermeiro que se constitui em um desafio constante partindo-se da compreensão de que a profissão requer atualização permanente, requer o pensar sobre o fazer, a produção de conhecimentos que fundamentem sua prática profissional e a tomada de decisão necessária para resolver problemas vigentes, fortalecendo conquistas e colaborando para a construção de um futuro promissor para a profissão.

Data do evento

13 de maio de 2019, 08h00 até 15 de maio de 2019, 18h00

LOCAL DO EVENTO

Centro Pedagógico Paulo Freire - Cidade Universitária Dom Delgado - Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga, São Luís - Maranhão