Dra. Márcia Regina Cubas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). Doutora em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (com bolsa CNPq). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde, da Escola Politécnica; e na graduação em Enfermagem, da Escola de Ciências da Vida. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e de Tecnologias em Saúde, principalmente nos seguintes temas: Terminologias em Enfermagem; Processo de Enfermagem; Saúde da Família; e Epidemiologia Social. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR. Fez parte da Comissão de Pesquisa da ABEn-nacional (gestões 2007/10 e 2010/13) e da Comissão de Sistematização da Prática de Enfermagem (gestões 2007/10; 2010/13 e 2013/16). Representou a a ABEn-nacional no Comitê gestor da Rede de Pesquisa em APS. Faz parte da Comissão Mista ABEn/PR e Coren/PR de Sistematização da Prática de Enfermagem, desde 2016; e do Comitê Assessor da área de saúde da Fundação Araucária, desde 2013. Editora Associada da Revista da Escola de Enfermagem da USP, desde 2018. Vice-presidente da Aben-seção PR (gestão 2017/20).

Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/EEUSP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (1987) e Especialização em: Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - Brasil (USP), Psicodrama - Foco Sócio-Educativo pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), Ativação em Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde pelo Ministério da Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública e Curso de Pedagogia Universitária (USP). Mestrado em Enfermagem pela USP (1999), doutorado em Enfermagem pela USP (2003) e Livre-Docência pela USP (2011). É professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Tem experiência na área de ensino de Enfermagem e na assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso. Desenvolve pesquisas relacionadas à educação em Enfermagem, a programas educativos voltados às doenças cardiovasculares. Foi mediadora e tutora do Curso de Pedagogia Universitária, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e oferecido aos docentes da USP. Coordenou o processo de reorientação curricular do bacharelado em Enfermagem da EEUSP. Coordenou o Grupo de Apoio Pedagógico da EEUSP (2007-2010). Foi presidente da Comissão de Graduação da EEUSP (2011-2015). Foi membro titular da Câmara de Avaliação e da Comissão Assessora de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação da USP. É membro do Grupo Coordenador da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE), vinculada à Organização Pan-Americana da Saúde (OPS). Organizou e coordena a RIIEE-Região Brasil. É membro do Conselho Executivo da Associación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE), como Vocal Segunda da Vocalia de Docencia. É Diretora do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs (JBI ? Brasil), sediado na EEUSP. É docente do JBI Evidence-Based Clinical Fellowship Program (Implementação de Evidências em Saúde) e do Comprehensive Systematic Review Training Program (Revisão Sistemática da Literatura) . É Diretora do Centro de Educação da ABEn Seção-SP (Gestão: 2016-2019). É orientadora de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado no PROESA-EEUSP (Nota 7 CAPES).

Dra. Inez Sampaio Nery

Universidade Federal do Piauí/UFPI

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1971), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/Escola de Enfermagem Ana Nery/EEAN (1980), Doutorado em Enfermagem pela UFRJ/EEAN (2000), Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro/UNI-RIO em 1990 e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará-UFC em 2015. Especialista em Metodologia do Ensino da Assistência de Enfermagem, Terapias Naturistas, Produtos Naturais, Administração Hospitalar(Executivos Hospitalares) e Acupuntura Sistêmica. Possui ainda Formação em Acupuntura pelo Centro de Acupuntura e Terapias Alternativas/CEATA-SP e Naturopatia (BIONAT/UESPI. Ex-chefe do Departamento e coordenadora do Curso de Enfermagem ? bacharelado da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Atualmente é Professora Titular, regime jurídico- dedicação exclusiva da UFPI. Docente da Graduação em Enfermagem no ensino, monitoria, extensão e pesquisa. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPI e atual coordenadora da Pós-Graduação ?Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica-Rede Cegonha CEEO/UFMG/UFPI(2014/18) e coordenadora CEEO/UFPI(2017-2018) e no Stricto Sensu: membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e de Políticas Públicas/UFPI. Líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem-NEPECHE, Ex-Presidente das entidades de classe: Associação Brasileira de Enfermagem- Seção Piauí ABEn-PI(gestão 1992-1995), Conselho Regional de Enfermagem do Piauí-COREN-PI(1985/1987) e Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras ? ABENFO-Piauí (1999/02 e 2011/12) Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica/CEEO/UFMG/UFPI (2014/18) e do CEEO/UFPI/MS(2017/19). Foi Consultora ah doc do CNPq, MEC, Pró-equidade de gênero/SPM, Fundação de Apoio a Pesquisa no Piauí- FAPEPI e da revistas da Escola de Enfermagem Anna Nery e REUFPI. E, atualmente das revistas REME, RENE, Temas em Saúde, OBJN, Santa Maria, Ciência, Cuidado e Saúde, Interface. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, Saúde Reprodutiva e Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Mulher e as Políticas Públicas, Gênero e Violência, Mortalidade Materna, Aborto, Câncer de mama e Cérvico-uterino,Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal, Enfermagem Ginecológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. As linhas de pesquisas na pós-graduação são: " Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Em Enfermagem e "Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais" no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UFPI.

MsC. Osvaldo Peralta Bonetti

Ministério da Saúde

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tecnologista do Ministério da Saúde. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Especialista em Bioética pela Cátedra da UNESCO da UNB. Possui experiência nos seguintes temas: políticas de saúde, gestão participativa, educação popular em saúde, participação social no SUS e direito à saúde.