Edvânia Tôrres Aguiar Gomes

Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Ciências Geográficas pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutorado na Universitat Leipzig (2009). Estágio no IFL - Leipzig. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Membro da Academia Pernambucana de Ciências - APC (2019 - atual). Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação- CPPG da Pro-reitoria de Pós-graduação - PROPG da UFPE. Membro do Comite Tecnologico Permanente - CTP do CREA - Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociencias de Pernambuco. (2021 - atual). Professora visitante conferencista com participação em projetos internacionais em diferentes países (Áustria, Alemanha, Colômbia, Equador e Suíça), Coordenadora do Escritório Brasileiro da Red Científica Alemania - Latinoamérica, Presidente Regional da Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha, Coordenadora brasileira do Programa de Intercâmbio Acadêmico UNIBRAL II. Coordenadora brasileira do curso internacional de especialização em Dynamics Urbains (Eramus + ).Coordenadora do Projeto "Pos-colonial Teaching in Geography", financiado pela SEED MONEY - Suiça, em parceria com a Universidade de Lucerna 2015-2016. Coordenadora do Projeto Cartografia e Territorios - Região Urabá - Colombia., em parceria com a Universidad Pontifica Bolivariana. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade Natureza - Nexus (UFPE) e atuou como Vice-coordenadora brasileira do Projeto Espaços Livres em Megacidades: Potencial para uma Vida Natureza-Orientada (BMBF). Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-MEC). Autora de materiais paradidáticos. Coordenadora do SP 7 no Projeto Innovate, Atuou como técnica do órgão metropolitano Agência Condepe-Fidem e da Agência de Meio Ambiente (CPRH) e atua como consultora nessas áreas. Possui experiência na área de Educação e Pesquisa, atuando em Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa Recursos Didáticos Pedagógicos, principalmente nos seguintes temas: Espaço Público, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Leste Europeu e América Latina, Cidades de Porte Metropolitano e Médio), Acessibilidade e Bacia Hidrográfica.  

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

UNVASF

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE (2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim - Colegiado de Geografia. Vice Coordenador do Colegiado de Geografia da UNIVASF (2016-2017); Coordenador do Colegiado de Geografia da UNIVASF (2017 a 2019); Coordenador do Laboratório de Geografia Humana do Curso de Geografia da UNIVASF (Desde 2018 ); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - UNIVASF (início 2016) e Vice-Líder do Grupo Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza - GTOSS - UNIVASF (início 2016); Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (Início 2016); Pesquisador da Rede de Pesquisadores - Itinerários da Educação Geográfica - RePEG, IFSertãoPE, UFRPE, UPE, UNIVASF (início 2020). Coordenador do Subprojeto Geografia do Programa de Iniciação à Docência - PIBID UNIVASF. Possui experiência de orientação de estudantes de Iniciação Científica, de Extensão, de Graduação e Especialização. Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Histórica, História do Pensamento Geográfico, Formação Econômica e Territorial do Brasil, Geografia Econômica, Geografia da População, Geografia Regional do Nordeste brasileiro, Geografia Urbana, Geografia Política, Epistemologia da Ciência Geográfica, Planejamento Regional, Geografia e Cultura, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Geografia do Envelhecimento e Envelhecimento Humano, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio à Educação Geográfica.

Maria Rita Ivo de Melo Machado

UFRPE

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013). Foi professora do ensino fundamental II e ensino médio pela rede do Estado de Pernambuco (2007 - 2009). Foi professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (2008-2009) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (abril de 2012 e fevereiro de 2013), onde atualmente é professora adjunta. Atualmente é Editora Assistente da Revista Rural & Urbano e membro dos Grupos de Pesquisa: Produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano e Rede de pesquisadores - Itinerários da Educação Geográfica.

Rosa Ester Rossini

USP

Rosa Ester Rossini é Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1970, e é Professora Titular desde 1991. Possui, graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docência em Geografia da População (1988). Ministra Disciplinas em nível de Pós-Graduação desde 1977. Aposentou-se em 2008. Desde 2011 é Professora Sênior junto ao Departamento de Geografia - FFLCH - USP, exercendo todas as atividades sem remuneração. Orienta estudantes em nível de Pós-Doctor, Doutorado, Mestrado, TGI e Iniciação Científica. Tem experiência em Geografia Agrária e da População, atuando nos temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão. Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq. Desde 1989 tem se dedicado também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC nos processos de seleção e avaliação de projetos. Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia em 2012; Homenageada pelo CNPq na página Pioneiras da Ciência do Brasil - 4ª Edição, inserida no site do CNPq em outubro de 2014; Doutora "Honoris Causa" pela Universidade Estadual do Ceará em 2015; Doutora "Honoris Causa" pela Universidade Federal do Piauí em 2015.

Alexandre Freitas Barbosa

USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP entre 2007 e 2009. É Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e coordena o Núcleo Temático "Repensando o Desenvolvimento" do LabIEB. Tem se dedicado a pesquisas sobre o mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; o pensamento sobre o desenvolvimento nacional na história brasileira; e a inserção externa da economia brasileira com foco nos impactos trazidos pela China. Publicou recentemente o livro "O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia". É bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

Gilberto de Mello Freyre Neto

Secretaria Estadual de Cultura - SECULT PE

Gilberto de Mello Freyre Neto é natural do Recife (PE), graduado em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Especialista em TI (2002) pela mesma universidade e em Gestão Cultural pela AGECIF-França (2002). Atualmente é Coordenador Geral de Projetos da Fundação Gilberto Freyre, fundador e sócio da GFN Consultoria e Assessoria Ltda. Tem experiência na área de Gestão Cultural, coordenando projetos e programas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, principalmente relacionados à economia criativa, restauro e conservação de bens e acervos, produção e difusão cultural, política cultural e turismo cultural e de base comunitária.

Christine Paulette Yves Rufino Dabat

UFPE

Com formação, até o mestrado em História, pela Universidade de Genebra e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), com pós-doutorado pela EHESS (2011), é professora titular do Departamento de História da UFPE. Tem experiência de pesquisa na área de História da Agricultura, com ênfase em História do Açúcar principalmente nos seguintes temas: história da sacaricultura; história das relações de trabalho na zona canavieira de Pernambuco; história fundiária e história das relações homem/natureza. Ministra também disciplinas em História Medieval e Introdução à História da China contemporânea. Tese publicada sob o título "Moradores de Engenho. Relações de trabalho e condições de vida dos trabalhadores rurais na zona canavieira de Pernambuco segundo a literatura, a academia e os próprios atores sociais". (2a ed. 2012). Tradutora de vários artigos, particularmente do Professor Sidney W. Mintz, publicados sob o título "O Poder Amargo do Açúcar", 2a ed. 2010; 3a edição ampliada em preparação). Coordena o Grupo de Estudos Trabalho e Ambiente na História das Sociedades Açucareiras UFPE (https://sites.google.com/site/trabalhoeambientenahitoria/trabalhoeambientenahistoria), bem como o Grupo de Estudos sobre a História da Ásia UFPE (https://sites.google.com/view/geshaufpe/p%C3%A1gina-inicial). Publicou o livro-texto "Mulheres no Movimento Revolutionário Chinês, com prefácio do sinólogo Jean François Billeter, 2006 (2a edição em preparação). Em preparação, um livro sobre a Reforma Agrária e a cooperativização agrícola na China no século XX.

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada II da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduação em Graduação Sanduiche - Technische Universitat Berlin (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela USP (2009). Pesquisadora-Visitante na Christian-Albrecht Universität - Kiel - Alemanha em 2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço, dinâmica socioespacial, relação rural-urbano, espaços livres públicos, história das cidades e história da cidade do Recife. Líder do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano (GPRU)". Editora-Chefe do Periódico "Rural & Urbano".

Raimunda Áurea Dias de Sousa

UPE

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada II-F/Livre docente da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

Claudio Ubiratan Gonçalves

UFPE

Graduado em licenciatura (1997) e bacharelado (1999) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (Graduação e Pós-Graduação). Membro do Grupo de Trabalho do CLACSO Pensamiento Geográfico Crítico Latinoamericano desde 2016. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ordenamento Territorial e Ambiental, atuando principalmente nos campos das Geografias Econômica, Política e Regional nas seguintes temáticas: Movimentos Sociais, Educação do Campo, Educação Popular, Desenvolvimento Territorial, Soberania Alimentar, Assentamentos Rurais, Conflitos pela terra e pela água, Questão Agrária, Ecologia Politica e Agroecologia. É coordenador do LEPEC - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato do CNPq.

Kleber da Costa Silva

Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente efetivo desde 2010 no Curso de Geografia da UFAL, Campus Sertão, onde exerce a docência nas disciplinas de Introdução à Ciência Geográfica, Teoria e Método em Geografia, Geografia Urbana, Projetos Integradores, Geografia Cultural, Geografia do Turismo e Estágios Supervisionados. Ex-coordenador de Curso de Graduação em Geografia do Campus do Sertão e ex-coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na mesma instituição. Exerce ainda atividades de colaboração à gestão na forma de integrante de Colegiado de Curso e integrante de Núcleo Docente Estruturante. Coordena desde 2012 o Grupo de Estudos Sociedade e Natureza (GESN/UFAL) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise Regional (GEPAR/UFAL), bem como o Grupo de Pesquisa em Geografia e Meio Ambiente (GEOAMB/IFPB). Tem projetos na área de Geografia Regional e Urbana com foco em identidade territorial e centralidade simbólica de feiras populares, cidades e povoados do Sertão de Alagoas, além de trabalhar com temas ligados à filosofia da ciência, à teoria e à epistemologia da Geografia, bem como à formação docente e ao ensino de Geografia. É autor do livro Lições de Geografia Urbana e organizador de livros-coletânea relacionados ao ensino e à formação no campo das licenciaturas em Geografia.

Gevson Silva Andrade

UPE

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Geisteswissenschaft - Technische Universitaet Berlin (2011) Revalidado no Brasil pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (conceito 7-CAPES). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Bolsista EXP-B do CNPq, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Territorial (NEDET) para o Agreste Central e Setentrional de Pernambuco, é assessor de comunicação - Red Científica Alemania Latinoamérica, da Berlin Allumini Network e da AEBA-Recife (Associação dos Ex-bolsistas brasileiros na Alemanha, secção Recife). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem- fluxos, rede urbana, práticas sócio-espaciais, uso e ocupação do solo, migração, áreas periféricas, desenvolvimento territorial.

Tânia Bacelar de Araújo

UFPE

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife (1966), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1967), Diploma de Estudos Aprofundados - D.E.A. pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1977) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e organização do espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1979). Exerceu vários cargos públicos e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento.

Jacques Ribemboim

UFRPE

Graduado em engenharia mecânica (1982) e em cências econômicas (1995) pela UFPE, com especialização em engenharia de petróleo (Petrobras, 1983). Possui os títulos de Mestre em Economia Ambiental (MSc, University College London, 1994) e de Doutor em Economia (UFPE, 2000), com pós-doutorado na área de economia da energia renovável e sistemas produtivos localizados (Universidade Pièrre Mendes France, Grenoble, 2007-2008). Trabalhou como engenheiro de produção da Petrobras entre 1983 e 1999, atuando em campos terrestres e plataformas marítimas do Rio Grande do Norte e Ceará. Foi assessor especial do Ministro do Meio Ambiente e membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, ligada à presidência da República, entre os anos de 1995 e 1998. Ocupou o cargo de Diretor de Defesa e Fiscalização Agropecuária do estado de Pernambuco e de Diretor do Fundo de Terras de Pernambuco - FUNTEPE, entre os anos de 1999 e 2000. Lecionou em diversos colégios e faculdades do Recife e atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professor Visitante do Instituto de Ciências Políticas de Grenoble, França. Tem experiência profissional em Economia, Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo e Gás, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Econômica do Nordeste; Economia Ambiental, Economia da Energia Renovável, Economia da Pesca Sustentável, População e Desenvolvimento, Sistemas Produtivos Localizados e Teoria do Comércio Exterior. É presidente da "Civitate - Recuperando Espaços Urbanos", ONG que tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e o fortalecimento da cultura regional. É vice-presidente da Synagoga Israelita do Recife, entidade sócio-cultural e religiosa iniciada em 1910. Possui diversas publicações, destacando-se os livros "Mudando os Padrões de Produção e Consumo" (Org., Ed. Ibama, 1997), "Nordeste Independente" (Bagaço, 2002), "Economia da Pesca Sustentável" (Ed. Bagaço, 2009), "Manuel Correia de Andrade: um homem chamado Nordeste" (Org.; Ed. Bagaço, 2008) e Uma Olinda Judaica:1537-1631 (coautoria com José Alexandre Ribemboim, Ed Bagaço, 2012) De modo complementar à atividade profissional, mantém interesse em Judaísmo, Literatura e Arte, sendo membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da União Brasileira de Escritores.

João Allyson Ribeiro de Carvalho

Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2001), Especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco e integrante do núcleo docente estruturante da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, Geociências e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação ambiental, Geografia e Ensino e monitoramento ambiental.

Paulo Teixeira Iumatti

Sorbonne

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutorado (2003) e Livre-Docência (2010) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (área de História). De 2003 a 2019, foi Professor do IEB-USP; em 2019, assumiu o posto de Professor Titular (Professeur des Universités) da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3) - onde é atualmente co-responsável pelo programa de Mestrado em estudos lusófonos e co-diretor do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL). De setembro de 2011 a julho de 2013, atuou no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros e no Centre de Recherches Latino-Américaines da Universidade de Poitiers (França); em outubro de 2016, como professor convidado na Universidade de Toulon (França). Foi líder do grupo de pesquisa Palavras, Imagens e Sons da Literatura de Cordel no Brasil, certificado pelo CNPq, entre 2007 e 2019. De 2006 a 2010, foi editor da Revista do IEB e, entre 2014 e 2018, vice-diretor do IEB-USP. Tem experiência nas áreas de historiografia, história das idéias, história da cultura, história do livro e arquivologia, trabalhando principalmente com história do Brasil República

Lucivânio Jatobá de Oliveira

Universidade Federal de Pernambuco

Possui Bacharelado em Geografia, pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizado no PRODEMA- UFPE, 2017.. É professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, na qual leciona desde o ano de 1977, no Departamento de Ciências Geográficas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Climatologia , atuando principalmente em: Ensino de Geografia, Geoecologia de Paisagens, , Geomorfologia, Geografia Física e Estruturação e Dinâmica Atual de Paisagens . E´autor de diversos livros que abordam temas relacionados à Geografia Física e ao Meio Ambiente, tais como: Introdução à Geomorfologia, Tópicos Especiais de Geografia Física e Litosfera- Minerais, Rochas e Relevo . Atualmente, é membro permanente do Corpo Docente do curso de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e Colaborador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambienta do Programa de Pós-Graduação PRODEMA da Universidade Federal de Pernambuco.

José Lacerda

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1974), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Ex-diretor-presidente da Fundação de Apoio á Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN, ex-secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Finanças do Estado do Rio Grande do Norte - SEPLAN. Ex-professor visitante Sênior CAPES na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e dinâmicas territoriais no Semi-árido - UERN Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, economia, cidade, território e lugar.

Manoel Fernandes de Sousa Neto

USP

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992, 1993), realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997, 2004) e pós-doutorado em História da Cartografia pela Universidade do Porto (2012-2013). Docente da Universidade Federal da Paraíba (1993-1998), Universidade Federal do Ceará (1998-2007) e da Universidade de São Paulo desde 2007 onde realizou Livre Docência em 2019 e é Professor Associado. Atuou como Professor Visitante na Université Cergy-Pontoise (2019) e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ANPEGE (2018-2019). Poeta-docente publicou livros, artigos e ensaios voltados à compreensão da história da geografia no Brasil, à geografia histórica do capitalismo, à história da cartografia e ao ensino de geografia.

José Borzacchiello da Silva

UFC

José Borzacchiello da Silva Professor Titular e Emérito da Universidade Federal do Ceará. Professor dos Programas de Pós Graduação em Geografia da UFC e PUC-RIO, Pós-doutor em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Coordenou a área de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidiu a AGB (1986-1988). Presidiu a ANPEGE (2003-2005). Atua na área de Geografia Urbana, especialmente no enfoque dos Movimentos Sociais. Associado Efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).] Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Exerceu a função de Assessor do Cearah Periferia. É conselheiro do CETRA. Realizou Expertise e Consultoria Internacional para o Conseil Scientifiqu da Open Edition que desenvolve a Plataforma Revue.org. Editou o livro French-Brazilian Geography - The Influence of French Geography in Brazil, pela Springer Briefs in Latin American Studies. Integra o projeto PRINT/CAPES Integrated socio-environmental technologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate change. Integra Comissão Editorial de revistas nacionais e estrangeiras.

João Correia de Andrade

Colégio Cognitivo

Professor de geografia. Conselheiro e fundador do Colégio Cognitivo.